You are on page 1of 6

CURSO: CHOAE/2013 DISCIPLINA: DIREITO PENAL INSTRUTOR: 1 TEN PM ARLAN APLICAO DA LEI PENAL

A COMPLETA: dispensa complemento (ex. art. 121). B INCOMPLETA: depende de complemento normativo ou valorativo. Normativo: dado por outra norma. Valorativo: dado pelo juiz, quando aplicado ao caso concreto. Ex. crime culposo o caso de negligncia, imprudncia ou impercia deve ser apurado pelo juiz no caso concreto.

Resposta: H trs teorias para tipificar a lei penal quanto ao tempo de sua aplicabilidade: TEORIA DA ATIVIDADE: Considera-se praticado o crime no momento da conduta. TEORIA DO RESULTADO: Considera-se praticado o crime quando ocorrido o resultado. TEORIA MISTA: Considera-se praticado o crime no momento da conduta ou do resultado. O art. 4 CP adotou a Teoria da atividade Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Ex. se na poca da conduta o agente tinha 17 anos, mas, se por ocasio do resultado, o agente j tinha completado 18 anos, aplica-se o ECA. Nesse exemplo, se fosse adotada a Teoria do resultado, seria aplicado o CP.

Como decorrncia do principio da legalidade, aplica-se a lei penal vigente ao tempo do fato criminoso, ou seja, as leis penais regram fatos praticados a partir do momento que passam a ser leis penais vigentes. Contudo, essa regra cede diante de alguns casos, a excees fundamentadas em razes poltico-sociais.

Pergunta: No momento da conduta o agente era menor de 18 anos, e no momento do resultado o agente era maior de 18 anos. Nesse caso aplica-se o CP ou o Estatuto da Criana o do adolescente (ECA)? Resposta: aplica-se nesse caso o ECA. Art. 2, caput do CP: Tem a chamada abolitio criminis (supresso da figura criminosa). A inteno do legislador no considerar mais o fato como sendo criminoso Pergunta: Qual a natureza jurdica da abolitio criminis ? Resposta: 1 Corrente: Causa de extino da punibilidade. 2 Corrente: Causa de excluso de tipicidade (gerando, por conseguinte, a extino da punibilidade). Prevalece a 1 Corrente (art. 107, III, do CP). Extingue-se a punibilidade: I - pela morte do agente; II - pela anistia, graa ou indulto; III - pela retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso; Art. 2 do CP: Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Obs1: cessando em virtude dela a execuo - Significa dizer que a lei abolicionista no respeita a coisa julgada. Obs2: cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria Significa dizer que os efeitos extra penais permanecem, como: se perdeu o cargo, a lei abolicionista no tem o Poder de Reintegrar; coisa julgada com efeitos civis (Ex. condenao continua servindo como ttulo executivo judicial efeito extrapenal). Pergunta: O que abolitio criminis temporria? Situao interessante surgiu com o Estatuto do desarmamento ao estabelecer um prazo para que os possuidores e proprietrios de armas de fogo entregassem ou regularizassem o registro da arma. Durante este prazo, no incidiu o tipo penal respectivo. Esse prazo foi chamado de abolitio criminis temporria. Pergunta: Quem aplica a lei mais benfica depois do trnsito em julgado?

Resposta: Esta pergunta tem uma resposta dependendo do tipo de prova. Em prova objetiva, a resposta a estampada na Smula 611 do STF: Smula 611 TRANSITADA EM JULGADO A SENTENA CONDENATRIA, COMPETE AO JUZO DAS EXECUES A APLICAO DE LEI MAIS BENIGNA. Porm, numa prova escrita, devem ser mencionadas as duas correntes: 1 CORENTE: (Smula 611 STF) s esta se aplica. 2 CORRENTE: se a aplicao for meramente matemtica (ex. diminuio em razo da idade do agente) quem aplica o juzo da execues (Smula 611, STF). No entanto, se conduzir a juzo de valor, (ex. diminuio em razo do pequeno prejuzo), dever ingressar com a reviso criminal.

Ex. 5 furtos praticados em continuidade delitiva (art. 155 CP), prevalecendo-se o agente das mesmas circunstancias de tempo, lugar e modo de execuo = o agente responde por um s furto com a pena majorada. Se, no meio da continuidade delitiva, uma lei aumenta a pena do furto, aplica-se a Smula 711 STF . Smula 711 STF - A LEI PENAL MAIS GRAVE APLICA-SE AO CRIME CONTINUADO OU AO CRIME PERMANENTE, SE A SUA VIGNCIA ANTERIOR CESSAO DA CONTINUIDADE OU DA PERMANNCIA. Concluso: Nessa hiptese aplica-se a pena mais gravosa.

Ex: Lei A (pena de 2 a 4 anos e 100 dias multa) - Tempo da conduta. Lei B (pena de 3 a 8 anos e 50 dias multa) - Tempo da sentena.

H duas orientaes: 1 Corrente: No possvel, pois, se o juiz assim agir, eleva-se a legislador, criando uma terceira lei. Esse o entendimento de Nelson Hungria. 2 Corrente: diz que se o juiz pode aplicar o todo de uma lei para favorecer o agente. No existe razo para impedir que escolha a parte de uma e da outra para o mesmo. Nesse sentido: Delmanto, Rogrio Greco, Damsio, Luiz Flvio Gomes. No HC 95435, a 2 turma do STF, entendeu por possibilidade de combinar lei para favorecer o ru. No RHC 94. 802, a 1 turma do STF, entendeu no ser possvel combinar leis, nem mesmo para beneficiar o ru. Assim a questo est sendo analisado pelo pleno Informativo 611.

Sabendo que um fato punvel pode eventualmente atingir os interesses de dois ou mais Estados igualmente soberanos, o estudo da lei penal no espao procura descobrir

qual o mbito territorial de aplicao da lei penal brasileira, bem como de que forma o Brasil se relaciona com outros pases em matria penal.

Lei Penal no Espao Territorialidade (art. 5 CP): Local do crime Brasil Lei a ser aplicada Lei Brasileira Extraterritorialidade (art. 7 do CP): Local do crime: Estrangeiro Lei a ser aplicada: Lei brasileira Intraterritorialidade: Local do crime: Brasil Lei a ser aplicada: Lei estrangeira

PRINCPIO DA TERRITORIALIDADE: aplica-se a lei penal do lugar do crime. PRINCPIO DA NACIONALIDADE ATIVA: nos casos em que o interesse de punir desperta o interesse de vrias naes, aplica-se a nacionalidade do agente. PRINCPIO DA NACIONALIDADE PASSIVA : aplica-se a lei penal da nacionalidade do agente quando ofender um concidado; PRINCPIO DA DEFESA (OU REAL): aplica-se a lei penal da nacionalidade da vtima ou do bem jurdico; PRINCPIO DA JUSTIA UNIVERSAL: o agente fica sujeito lei do pas onde for encontrado pune os crimes em que o pases signatrios de um tratado se comprometem a punir onde quer que se encontrado o agente; PRINCPIO DA REPRESENTAO (OU DA SUBSIDIARIEDADE): a lei penal nacional aplica-se aos crimes praticados em aeronaves e embarcaes privadas, quando no estrangeiro, e ai no sejam julgados. O Brasil adotou o PRINCPIO DA TERRITORIALIDADE (mas de forma mitigada), conforme o art. 5 do CP: Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. Se a redao fosse Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira ao crime cometido no territrio nacional., teramos o principio da territorialidade pura. No entanto, em face da ressalva contida no referido preceito legal ...sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional..., de concluir que h a mitigao da intraterritorialidade do Direito Penal aliengena na lei penal brasileira. Ao adotar o princpio da territorialidade, limitou a aplicao da lei penal ao espao geogrfico + espao jurdico.

Quando os navios ou aeronaves Brasileiras forem pblicos ou estiverem a servio do governo brasileiro, quer se encontrem em territrio nacional ou estrangeiro, so considerados parte do nosso territrio; Se forem privados, quando em alto mar, seguem a lei da bandeira que ostentam. Quanto aos estrangeiros em territrio brasileiro, desde que pblicos, no so considerados parte do nosso territrio. 1 CASO: Uma embarcao brasileira privada em alto-mar que naufragou, um italiano matou um argentino sob os destroos. Qual lei aplica? (Lei Brasileira? Lei Italiana? Ou Lei Argentina?). Resposta: a lei que se aplica a brasileira, porque mesmo sobre os destroos, a embarcao ostenta a bandeira. 2 CASO: Uma embarcao privada brasileira colide com uma embarcao privada portuguesa em alto-mar. Dois dos sobreviventes, um argentino e um holands, constroem uma jangada com os destroos dos dois navios. S que na jangada o argentino mata o holands. Qual lei ser aplicada? (a lei Brasileira? A lei Portuguesa? A lei Argentina? ou a lei Holandesa?)

Resposta: O CP no tratou dessa situao especfica, na dvida aplica-se a nacionalidade do agente, o principio da nacionalidade ou real. 3 CASO: Uma embarcao pblico colombiano, atracado na costa brasileira. Nesse momento, ocorre um crime no interior do navio colombiano. Aplica-se que lei? Resposta: Aplica-se a lei Colombiana, pois o navio pblico da Colmbia. 4 CASO: Um marinheiro dessa embarcao pblica colombiana desce do navio e em solo brasileiro comete um crime. Que lei aplica? Resposta: Se o marinheiro estiver a servio da Estado Colombiano aplica-se a lei Colombiana. Se no estiver a servio aplica-se a lei Brasileira. 5 CASO: Uma brasileira sai do Brasil e vai at um navio particular holands que est em alto-mar (fora do mar territorial). Ao chegar em tal navio essa brasileira pratica um aborto e depois retorna ao territrio brasileiro. Essa Brasileira pode responder pelo crime de aborto, sabendo que na Holanda so permitidas determinadas formas de aborto? Resposta: A brasileira no responde pelo crime de aborto, pois em alto mar prevalece a lei da bandeira, e nesse caso a lei holandesa que permite o aborto em certas situaes. Ateno: para efeitos de aplicao da lei penal, considera-se alto-mar toda a faixa de mar compreendida alm das 12 milhas martimas que compreendem o mar territorial brasileiro e que no seja mar territorial de outro Estado. Obs.: Entende-se o espao terrestre, martimo ou areo, sujeito soberania do Estado (solo, rios, lagos, mares interiores, baas, faixa do mar exterior ao longo da costa 12 milhas martimas de largura, medidas a partir da linha de baixo-mar do litoral continente e insular e espao areo correspondente.

A Teoria da Atividade: Considera-se lugar do crime aquele que se desenvolveu a conduta; B Teoria do resultado: Considera-se lugar do crime aquele onde ocorreu o resultado (evento); C Teoria Mista (ou Ubiquidade): Considera-se lugar do crime aquele onde ocorreu a conduta, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. O CP Brasileiro adotou a Teoria Mista ou da Ubiquidade (art. 6 do CP) OBS.: Se no territrio brasileiro ocorre unicamente o planejamento ou preparao do crime, o fato no interessa ao Direito Brasileiro, salvo quando a lei brasileira punir atos preparatrios, por exemplo no crime de quadrilha. CASOS PRTICOS: 1 Caso: Conduta praticada no territrio Brasileiro e o resultado ocorreu no territrio portugus. Aplica-se que lei? Lei brasileira ou a Lei portuguesa? Resposta: Aplica-se a Lei Brasileira. 2 Caso: Conduta ocorreu em Portugal e o resultado ocorreu no Brasil. Aplica-se qual Lei? A Lei portuguesa ou a Lei brasileira? Resposta: Aplica-se a Lei brasileira. 3 Caso: Conduta ocorreu em Portugal e o resultado ocorreu fora de Portugal e tambm fora do Brasil, mas o destino era o Brasil aplica-se a Lei brasileira. Aplica-se qual Lei? A Lei portuguesa ou a Lei Brasileira? Resposta: Aplica-se a Lei Brasileira. ATENO: Imaginemos que, num navio portugus privado rumo ao Uruguai, acontece um crime. Quando o navio atravessa territrio nacional, apenas como passagem necessria para chegar ao seu destino, no se aplica a lei brasileira, mas o PRINCPIO DA PASSAGEM INOCENTE, estampado no art. 3 da Lei 8617/93 (Lei do Mar - Dispe sobre o mar territorial, a zona contgua, a zona econmica exclusiva e a plataforma continental brasileiros, e d outras providncias:

Art. 3 - reconhecido aos navios de todas as nacionalidades o direito de passagem inocente no mar territorial brasileiro. *******************

You might also like