You are on page 1of 3

O modelo de crescimento americano e o momento brasileiro Enviado por luisnassif, sab, 29/06/2013 - 07:26 Da Folha Poder dos EUA

foi construdo com crises e Estado, dizem acadmicos ELEONORA DE LUCENA

DE SO PAULO

As enormes desigualdades e inseguranas promovidas pelo capitalismo provocam protestos e revoltas que so terreno frtil para que ideias de alternativas ao modelo sejam replantadas. H muitos sinais de exausto da crena nos mercados e uma crescente impacincia com as instituies polticas que promovem a globalizao. A afirmao est na concluso de "The Making of Global Capitalism, the Political Economy of American Empire" (A Construo do Capitalismo Global, a Poltica Econmica do Imprio Americano, editora Verso), dos canadenses Leo Panitch e Sam Gindin.

No, esse no um livro sobre os atuais protestos no Brasil ou em outros lugares. Trata da histria e da economia norte-americana desde o final do sculo 19 at os dias de hoje. Mostra os passos para a construo do poder dos EUA, enfatizando o papel do Estado no processo.

Panitch cientista poltico, e Gindin, economista. Ambos so professores da Universidade de York, em Toronto (Canad) e estruturaram o livro seguindo linhas marxistas.

At chegar concluso acima, descrevem momentos de exuberncia, crises, resgates. Ressaltam a importncia do Tesouro e do Banco Central (Fed) na definio de polticas que consolidaram a fora norte-americana no mundo.

ESTADOS E MERCADO

Os autores comeam desconstruindo a "falsa dicotomia entre Estados e mercados". Narram como o Estado atuou para estabelecer regras para a propriedade e competio que facilitaram a expanso das empresas dos EUA e a acumulao de capital.

Tarifas de proteo produo nacional, programas de infraestrutura, financiamento inovao: tudo foi usado para a montagem do poder americano no incio do sculo 20. Na rea externa, deu apoio a ditadores locais e a proprietrios de terras, o que ajudou a bloquear desenvolvimento.

Fornecedor vital de materiais e dinheiro na Primeira Guerra Mundial, os EUA deslancharam o seu papel de potncia mundial nos anos 1920. No final daquela dcada, produziam mais de 80% dos carros do mundo.

Veio a crise de 29, o New Deal, a Segunda Guerra Mundial. O livro aponta que o acordo de Bretton Woods significou a institucionalizao do papel predominante dos EUA na gesto monetria internacional e o Plano Marshall enquadrou a Europa.

Na crise dos anos 1970, quando os lucros das empresas caam, os autores afirmam que "a principal ameaa ao capitalismo global foi o nmero crescente de expropriaes por ano de investimentos no Terceiro Mundo". Elas passaram de uma mdia de seis, na primeira metade dos anos 60, para 56 na primeira metade dos anos 1970.

O livro aborda os emprstimos de petrodlares das instituies norte-americanas "a ditaduras latino-americanas". O lucro era tentador. Segundo os autores, atingiu o pico de 233% de capitais e reservas dos bancos em 1981.

A partir da crise dos anos 1970, transformaes ocorreram no campo das finanas e das estruturas de produo. O poder de reivindicao dos trabalhadores foi enfraquecido e houve a exploso das tecnologias digitais.

CRISE

Panitch e Gindin analisam o desmoronamento das hipotecas nos EUA e mostram como o Estado salvou bancos e lanou "o maior estmulo fiscal da histria norte-americana em tempos de paz". Para eles, "a crise refora o papel do imprio dos EUA".

Sem se aprofundar em avaliaes sobre outros pases, os intelectuais canadenses dizem que a China est longe de ameaar a hegemonia dos EUA: avaliam que ela parece duplicar o papel suplementar que o Japo desempenha no modelo.

Talvez esse seja um ponto que merecesse maior anlise. Assim como os aspectos polticos e militares. No conjunto, porm, o livro expe algumas razes globais do mal-estar de hoje.

The Making of Global Capitalism AUTORES Sam Gindin e Leo Panitch EDITORA Verso QUANTO US$ 29,95 (R$ 65,40, 464 pgs.)

You might also like