You are on page 1of 19

1

Apresentao
Aluno, Seu corao, certamente, j se emocionou com a letra de uma msica ou a leitura de um poema. Isso porque voc e todos ns temos sentimentos e vivemos, portanto, repletos de emoo. Neste mdulo, estudaremos a poesia e alguns de seus elementos. Com isso voc poder extravasar sua emoo e escrever um belo poema.

Legenda
Exerccio [faa no seu caderno]

Produo de texto [escreva no seu caderno]

Conceito [conceito importante que voc deve gravar]

Aprenda mais [faa no seu caderno]

Ler viver [leia e depois responda no seu caderno]

INTERPRETAO DE TEXTO

Soneto 11: AMOR FOGO QUE ARDE SEM SE VER Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder; querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade, Se to contrrio a si o mesmo Amor?
Cames, Lus de. Lrica. So Paulo, EDUSP, 1982.

Interpretao do texto 1- O poema de Cames fala sobre o amor, conceituando-o por oposies, como fogo que arde em oposio a no se sente. Faa uma lista das outras oposies que aparecem sobre o amor. 2- Na sua opinio, qual das oposies do poema define melhor o amor? Por qu? 3- Usando suas palavras, qual a interrogao do poema? Voc teria uma resposta para ela? Explique.

Curiosidade: Renato Russo, quando era integrante do grupo Legio Urbana, usou esse poema de Cames na msica que fez muito sucesso com o ttulo de Monte Castelo. Estudaremos agora a denotao e a conotao Para expressar suas idias, as pessoas empregam palavras objetivas, concretas, mostrando diretamente a realidade ou usam palavras subjetivas, com sentido figurado. No primeiro caso, o significado convencional, igual para todos os falantes da lngua, no permitindo mais de uma interpretao. o sentido denotativo (denota, indica realidade). Ex. Ao fazer o almoo, queimei minha mo no fogo. Picada de borrachudo pode se transformar em ferida. Assim: Denotao o significado objetivo da palavra. No segundo caso, a palavra utilizada com uma significao nova, simblica, raramente encontrada nos dicionrios. Descobre-se o significado dessas palavras ou expresses, observando o contexto em que aparecem. o sentido conotativo (figurado, representativo, que sugere a idia de forma indireta). Ex. Amor fogo que arde sem se ver ferida que di e no se sente O calor do fogo est associado ao calor do amor, paixo. A ferida de um machucado est associada aos machucados e s dores que o amor provoca. Assim: Conotao o significado subjetivo da palavra.

O sentido denotativo aparece na linguagem informativa, cientfica ou tcnica. O conotativo apropriado linguagem artstica, literria, em que as palavras mais sugerem do que informam. No dia-a-dia tambm usamos palavras no sentido conotativo. Ex.: Voc uma pgina virada na histria da minha vida. Meu chefe tem um corao de pedra.

1- Copie as frases e indique se as palavras destacadas foram empregadas no sentido conotativo ou denotativo. a) Ele tem um corao de ouro. b) Compraram jias e objetos de ouro. c) As ondas do mar quebravam o silncio da madrugada. d) Os vidros da janela foram estilhaados pela bola. e) Na fantasia das crianas habitam fantasmas, duendes, fadas. 2- Os textos publicitrios tambm usam a conotao. Indique no texto abaixo qual a palavra empregada em sentido conotativo.

3- Indique as palavras em sentido conotativo dos trechos abaixo: a) Minha vida, nossas vidas formam um s diamante (Carlos Drummond de Andrade). b) Eu acho coisas no meu sonho, no rico poro do sonho (Adlia Prado). c) E as mos da noite quebrando os talos do pensamento (Ceclia Meireles). d) A beleza um mergulho vivo no infinito (Affonso Romano de SantAnna) 4- Procure em jornais, revistas, nas ruas ou TV, um texto publicitrio em que haja palavra empregada em sentido conotativo. Cole-o no caderno ou escreva-o, grifando a (s) palavra (s). Vamos estudar: verso, estrofe e rima. Anteriormente j vimos que os textos podem ser literrios ou no. Os literrios podem assumir duas formas: prosa e verso. Os textos em verso constituem os poemas. Dentro do poema, h a poesia que, geralmente, transmite as emoes e os sentimentos do ser humano diante da vida. Observe: estrofe Amor fogo que arde sem se ver, ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer, rima rima verso verso verso verso

ver / doer sente / descontente Ento:

Poema um agrupamento de estrofes; constitui um texto em versos.

Verso cada linha de um poema.

Estrofe o agrupamento de versos.

Rima a semelhana de sons no final ou no interior dos versos. Observe a classificao das rimas. Quanto distribuio nas estrofes, as rimas podem ser: 1- emparelhadas sucedem-se duas a duas, como mostra o exemplo (1 verso com 2, 3 com 4 e assim sucessivamente). Usamos letras do alfabeto para visualizar melhor a distribuio das rimas na estrofe. Era ao cair do sol no viso das montanhas! (a) Era ao chegar da noite as legies estranhas. . . Ao farfalhar das sombras a tribo sussurrante aves da escurido que descem do levante. Do vale no turbulo embala-se a neblina. . . (c) Soam no bosque as harpas em trmula surdina. (a) (b) (b) (c)

(Alves, Castro)

2- cruzadas ou alternadas o 1 verso rima com o 3; o 2 com o 4 etc. Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto, (b) Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, plido de espanto. . . (b) (a) (a)

(Bilac, Olavo)

3- interpoladas

o 1 verso rima com o 4; o 2 com o 3, etc. (a) (b) (a) (b)

Amo-te, minha Lngua Portuguesa, Doce, maviosa, rica e feiticeira, De todas do Universo s a primeira, Que nenhuma haver de mais beleza.
(Gomes, Lindolfo)

4- misturadas

no seguem esquema regular. (a) (b) (c) (d) (d) (b) (a) (c)

Em Josefina Modos, linguagem, Ar, expresso, Olhos e risos, Riso e sorriso, tudo imagem Graciosa e fina Do corao.

(Bandeira, Manuel)

Observao: No a rima que faz um poema. todo o conjunto de ritmo e sonoridade, emoo e expresso. Os poetas modernistas nem sempre usam a rima. Seus poemas so em versos brancos. Um dos nossos maiores poetas Carlos Drummond de Andrade (1902/1987) por vezes abandonou a rima. Nem por isso deixou de fazer poesia, e boa poesia: A morte desembestada com quatro patas de ferro a cavalo de galope foi levando minha vida.
(Andrade, Carlos Drummond de)

1- Leia o poema de Gonalves Dias, poeta brasileiro do sculo passado:

a) Quantas estrofes existem no poema? b) Quantos versos h em cada estrofe? c) Indique as palavras que rimam em cada estrofe e classifique-as. 2- Muitas letras de msica so belos poemas. Copie uma de sua preferncia e indique se h rimas e quais so.

10

3- A literatura brasileira possui excelentes poetas. Veja a lista de alguns abaixo. Encontre um poema de um deles, copie em seu caderno e explique do que mais gostou nele. Castro Alves Casimiro de Abreu Fagundes Varela Olavo Bilac Raimundo Correia Alberto de Oliveira Cruz e Sousa Vicente de Carvalho Gonalves Dias Jorge de Lima Murilo Mendes Emiliano Perneta Mrio Quintana Carlos Drummond de Andrade Joo Cabral de Mello Neto Vinicius de Moraes Ceclia Meireles Manuel Bandeira Guilherme de Almeida Olegrio Mariano Murilo Arajo Toms Antnio Gonzaga Menotti Del Picchia Cassiano Ricardo, etc. . .

1- D uma rima para cada uma das palavras abaixo: a) b) c) d) e) desce morta carinho satisfeito formosa

2- Copie as frases abaixo no caderno e complete os pontilhados dos versos, de maneira que a estrofe tenha sentido, rimando ou no. a) Camponesa, camponesa ah! Quem contigo . . . . . . . . . . . dia e noite e amanhecesse ao sol de tua . . . . . . . . .

11

b) Simpatia o . . . . . . . . . Que nasce num s momento, Sincero, no . . . . . . . . . So dois olhares . . . . . . Bem juntos, unidos, . . . . . . . Numa mgica atrao. 3- Use todas as palavras abaixo para fazer um pequeno poema. como um quebra cabea. Voc vai juntando as palavras. No pode tirar nem acrescentar. Voc pode usar e duas vezes e no porque esto na lista. pedras mim alta floreado alto ajuntei vieram que todas teci sonho perdi levantei escada muito tapete sobre - as e e no no me um uma subi 4- Agora, bem livre, crie um poema, com rimas ou no. O importante a emoo. Escolha um dos temas: o canto dos pssaros a vida o presente a tristeza da perda a alegria de vencer

Depois de pronto, d um ttulo ao seu poema.

FAZ ou FAZEM duas semanas? FAZ hoje duas semanas que minha amiga partiu. FAZEM hoje duas semanas que minha amiga partiu. (certo) (errado)

12

Quando o verbo fazer indicar passagem de tempo, dever permanecer no singular. Exemplo: Faz trinta anos que trabalho aqui.

Escolha a forma correta entre parnteses: a) ______ amanh quatro anos que retornei ao Brasil. b) ______ oito meses que aqui chegamos. (Faz Fazem) c) Ontem _______ oito dias. (fizeram fez) d) Disse-me que _______ muitos anos que no vai ao cinema. (faz fazem) (Faro - Far)

INTERPRETAO DE TEXTO

13

14

Voc notou que o poeta usou o recurso da rima dentro dos versos, por exemplo: poeta, reta, quieta, discreta, para deixar mais bonito o poema? Ento responda: Qual o trecho da rua imaginadaque chamou mais sua ateno? Por qu? Leia os poemas abaixo simplesmente por prazer: As sem-razes do amor

15

AMOR O amor tem feito coisas que at mesmo Deus duvida j curou desenganado j secou tanta ferida... O amor junta os pedaos quando o corao se quebra, mesmo que seja de ao mesmo que seja de pedra... Fica to cicatrizado que ningum diz que colado foi assim que fez em mim foi assim que fez em ns este amor iluminado.

O guardador de rebanhos II O meu olhar ntido como um girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para a direita e para a esquerda, E de vez em quando olhando para trs... E o que vejo a cada momento aquilo que nunca antes eu tinha visto, E eu sei dar por isso muito bem... Sei ter o pasmo essencial Que tem uma criana se, ao nascer, Reparasse que nascera deveras... Sinto-me nascido a cada momento Para a eterna novidade do Mundo...

Letra da Msica de Ivan Lins e Vitor Martins.

PESSOA, Fernando. Obra potica. Rio de Janeiro, Aguilar, 1972.

16

Gabarito
p. 04 1- ferida que di e no se sente contentamento descontente dor que desatina sem doer no querer mais que bem querer solitrio andar por entre a gente contentar-se de contente ganha em se perder preso por vontade servir a quem vence, o vencedor ter com quem nos mata lealdade 2- Resposta pessoal 3- Resposta pessoal p. 05 1) a- conotativo p.06 2) embarque 3) a- diamante 4) Resposta pessoal p. 09 1) a- 5 b- 1 e 2 e 4 estrofes 4 versos 3 e 5 estrofes 6 versos c- 1 estrofe Sabi l (cruzadas ou alternadas) 2 estrofe l - sabi (cruzadas ou alternadas) 3 estrofe l - c - sabi (cruzadas ou alternadas) 4 estrofe flores amores (cruzadas ou alternadas) 5 estrofe c l sabi (cruzadas ou alternadas) 2) Resposta pessoal. p. 10 3) Resposta pessoal. p.10 1) a- Resposta pessoal. b- Resposta pessoal. c- Resposta pessoal. d- Resposta pessoal e- Resposta pessoal 2) a- Resposta pessoal p. 11 b- Resposta pessoal 3) Resposta pessoal 4) Resposta pessoal p. 12 a) Far p. 14 Resposta pessoal b) Faz c) fez d) faz b- poro c- mos, quebrando, talos d- mergulho b- denotativo c- conotativo d- denotativo e- conotativo

17

Bibliografia
O Texto: Da Teoria Prtica Subsdios Proposta Curricular para o Ensino de Lngua Portuguesa Ensino Fundamental Secretaria de Estado da Educao So Paulo Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas 2 ed. So Paulo 1998. Parmetros Curriculares Nacionais Portugus e Apresentao dos Temas Transversais Ministrio da Educao e do Desporto Secretaria de Educao Fundamental Braslia 1997. Proposta Curricular para o ensino de Lngua Portuguesa Ensino Fundamental Secretaria de Estado da Educao So Paulo Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas - 4 ed. So Paulo 1998. ALMEIDA, Maria Aparecida e FERREIRA, Givan - Falando a Mesma Lngua. So Paulo: FTD, 1994. BASSI, Cristina M. e LEITE, Mrcia - Leitura e Expresso. Atual Editora, 1992. CARDOSO, Eloisa G. e DONADIO, Miriam G. - Portugus Projeto Alternativo. Ed. do Brasil, 1989. CARVALHO, Carmen Silvia C. Torres de; PANACHO, Dborah; KUTNIKAS, Sarina Bacellar; SALMASO, Silvia Maria de Almeida Construindo a escrita: Gramtica/ ortografia. So Paulo: tica, 1997. CARVALHO, Carmen Silvia C. Torres de; PANACHO, Dborah; KUTNIKAS, Sarina Bacellar; SALMASO, Silvia Maria de Almeida Construindo a escrita: Leitura e interpretao de textos. So Paulo: tica, 1997. COLEO PARA GOSTAR DE LER : Ed. tica, 1994. CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley - Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. ENCICLOPDIA BRITNICA DO BRASIL Rio de Janeiro, 1997. FARACO, Carlos Emlio e MOURA, Francisco Marto de - Gramtica Nova. So Paulo: tica, 1992. FARACO, Carlos Emlio e MOURA, Francisco Marto de - Linguagem Nova. So Paulo: tica, 1997. FVERO, Leonor L. - Coeso e coerncia textuais. 3 ed. So Paulo: tica, 1995. FVERO, Leonor L. e KOCH, Ingedore G. V - Lingustica textual: introduo. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1994.

18

GARCIA, Othon M. - Comunicao em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1975. GONALVES, Maria Silvia e RIOS, Rosana - Portugus Em Outras Palavras. 2 ed. Ed. Scipione, 1997. GRANATIC, Branca - Tcnicas bsicas de redao. 4 ed. So Paulo: Scipione, 1997. INFANTE, Ulisses - Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. So Paulo: Scipione, 1998. JORNAIS: O Estado de So Paulo, Cruzeiro do Sul, Folha de So Paulo, Dirio de Sorocaba. KLEIMAN, Angela - Texto e leitor. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 1995. LUFT, Celso Pedro e CORREA, Maria Helena - A Palavra Sua. 3 ed. So Paulo: Ed. Scipione, 1997. MAIA, Joo D. - Literatura: Textos e tcnicas. So Paulo: tica, 1996. MIRANDA, Claudia e RODRIGUES, Maria Luiza Delage - Linguagem viva. 3 ed. So Paulo: tica, 1997. NICOLA, Jos De e INFANTE, Ulisses - Palavras e Idias. So Paulo: Scipione, 1995. PERINI, Mario A. - Por uma nova gramtica. 4 ed. So Paulo: tica, 1989. PROENA, Graa e HORTA, Regina - A Palavra Portugus. 3 ed. Ed. tica, 1997. REVISTAS: Veja, Isto , Manequim, Nova Escola, Cludia. SARGENTIM, Hermnio G. - Atividades de Comunicao em Lngua Portuguesa. So Paulo: IBEP. SILVA, Antonio de Siqueira e BERTOLIN, Rafael - A Construo da Linguagem. So Paulo: IBEP. SOARES, Magda - Portugus Atravs de Textos. 3 ed. So Paulo: Ed. Moderna, 1993. TRAVAGLIA, Luiz C. - Gramtica e interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1997. TEATRO DA JUVENTUDE Governo do Estado de So Paulo/ Secretaria da Cultura. Ano 2 Nmero 14 Outubro/1997. TESOTO, Ldio - Novo Texto e Contexto. So Paulo: Ed. do Brasil, 1994. TUFANO, Douglas - Curso Moderno de Lngua Portuguesa. 2 ed. reformulada. So Paulo: Moderna, 1991.

19

Equipe de Portugus
Antonia Gilmara Biazotto de Souza Rodrigues Aparecida Ferreira Ladeira Edna Gouva Maria Alice Pacos

Coordenao
Cheila Fernanda Rodrigues

Superviso
Terezinha Hashimoto Bertin

Colaborao especial
Neide Giamboni Lopes

Direo
Rita de Cssia Fraga Costa

Capa
Criao: Lopes e Vilela

Observao Importante
Este material foi elaborado pelos professores de Portugus/ Sorocaba, para uso exclusivo de CEES. proibida a sua comercializao.

Observao
Estes Mdulos foram feitos com base na nova L D B, Parmetros Curriculares, Proposta CENP.

You might also like