You are on page 1of 3

www.tiexpert.

net

Pg. 1 de 3

JOptionPane
Uma Introduo Programao Visual
Aps apresentarmos os conceitos estruturais principais de linguagem, a idia de orientao a objeto e as classes que mais utilizaremos como String e Numbers, passaremos agora a focar numa programao mais voltada a prticas possveis, demonstrando classes com funes mais avanadas e importantes, alm de abandornamos um pouco o visual de console e partirmos para a programao visual de Java. Para introduzir esta nova fase, iniciaremos descrevendo um pouco sobre JOptionPane do pacote visual Swing. A classe JOptionPane nos proporciona uma srie de mtodos estticos que ao serem invocados criam caixas de dilogos simples e objetivas. Para usar JOptionPane temos sempre que importar o pacote javax.swing.JOptionPane primeiro.

Caixas de Dilogo Input Text


As caixas de dilogo de entrada de texto ou Input Text Dialog servem para fazer uma requisio de algum dado ao usurio de forma bem simples e direta. O que digitado pelo usurio retornado pelo mtodo em forma de string. Existem mais de 10 mtodos sobrecarregados para invocar uma caixa de dilogo Input Text, mas, a princpio, usaremos a mais simples. O mtodo showInputText recebe um argumento que a string contendo a informao desejada, o que na maioria das vezes uma pergunta ou pedido. O exemplo abaixo demonstra um programa pedindo para que digite seu nome. import javax.swing.JOptionPane; public class CaixasDeDialogo { public static void main(String[] args) { JOptionPane.showInputDialog("Qual o seu nome?"); } } Ser apresentada uma janela a seguir.

Caixas de Dilogo Confirm


Outra caixa de dilogo simples e objetiva do JOptionPane a caixa de dilogo de confirmao ou Confirm Dialog. A Confirm Dialog (caixa de confirmao) consiste de uma caixa contendo uma mensagem, um cone e trs botes: sim, no e cancelar. Apesar deste ser o aspecto padro, esta caixa, como qualquer outra de JOptionPane, pode ser facilmente configurada (assunto que ser tratado com mais detalhes nas prximas pginas). No mtodo padro chamado showConfirmDialog usamos dois argumentos: 1. O primeiro a dependncia ou frame pai, ou seja, de qual janela esta confirmao est sendo gerada. Como nossos exemplos iniciais no possuem nenhuma dependncia, ento, sempre usaremos null neste argumento. http://www.tiexpert.net/programacao/java/joptionpane.php

www.tiexpert.net
2. O segundo argumento a mensagem que desejamos mostrar ao usurio.

Pg. 2 de 3

O mtodo showConfirmDialog sempre retorna uma constante que a resposta clicada pelo usurio, que so: Valor 0 1 2 Nome da Constante YES_OPTION NO_OPTION CANCEL_OPTION Equivale ao clicar no boto Yes (sim) ao clicar no boto No (no) ao clicar no boto Cancel (cancelar)

Melhorando o exemplo anterior ficaria assim. import javax.swing.JOptionPane; public class CaixasDeDialogo { public static void main(String[] args) { String nome = null; nome = JOptionPane.showInputDialog("Qual o seu nome?"); JOptionPane.showConfirmDialog(null, "O seu nome " + nome + "?"); } } A caixa de confirmao pareceria da seguinte forma:

Caixa de Dilogo de Mensagem


A caixa de dilogo de mensagem uma caixa que serve apenas para emitir uma mensagem. Esta caixa tambm muito configurvel e verstil, pois serve para muitas situaes distintas como uma mensagem de erro, um alerta, ou simplesmente uma informao. O mtodo showMessageDialog responsvel em trazer a caixa de mensagem, o qual pode ter muitos argumentos, porm, vamos nos ater ao mais simples. Assim como o mtodo showConfirmDialog, usaremos null como valor de nosso primeiro argumento, pois, por enquanto, no h dependncia de outras janelas em nosso programa. O segundo argumento a mensagem que desejamos emitir. Para finalizar nosso exemplo, incluiremos as caixas de mensagem de acordo com as respostas. import javax.swing.JOptionPane; public class CaixasDeDialogo { public static void main(String[] args) { String nome = null; int resposta; nome = JOptionPane.showInputDialog("Qual o seu nome?"); resposta = JOptionPane.showConfirmDialog(null, "O seu nome " + nome + "?"); if (resposta == JOptionPane.YES_OPTION) { // verifica se o usurio clicou no boto YES JOptionPane.showMessageDialog(null, "Seu nome " + nome); } else { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Seu nome no " + nome); } } } http://www.tiexpert.net/programacao/java/joptionpane.php

www.tiexpert.net

Pg. 3 de 3

Abaixo est um exemplo de como ir ficar a caixa de mensagem caso clique no boto YES.

Autor: Denys William Xavier Este artigo est sob Licena Creative Commons Para ver uma cpia desta licena, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/ ou envie uma carta para Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA.

http://www.tiexpert.net/programacao/java/joptionpane.php

You might also like