You are on page 1of 2

UFCG/CH/UAAC ESTRATGIA EM REDES EMPRESARIAIS ALUNO: REGINALDO BEZERRA DA SILVA Atividade Identificar pelo menos uma empresa para

a cada uma das estratgias de cooperao citadas: FRANQUIAS Guilherme Paulus, fundador da maior agncia de turismo do Pas, a CVC, que estava no conselho de administrao desde que vendeu 70% da companhia ao fundo de private equity Carlyle, em 2010, voltou ao comando da empresa no incio do ms. O motivo foi a sada repentina do presidente Xiko Lopes, que ficou pouco mais de um ano frente do negcio. A familiaridade de Paulus com a rede de franqueados pode ajudar em um trabalho que a CVC est tendo dificuldade em terminar: a uniformizao dos contratos com seus parceiros comerciais. Desde que assumiu a empresa, o Carlyle aplicou CVC plulas do receiturio clssico do private equity: profissionalizao da gesto, formalizao de contratos, acelerao do crescimento e preparao para uma oferta pblica de aes, que pode servir de porta de sada para o fundo recuperar os cerca de R$ 700 milhes que aplicou na companhia. No entanto, muitas das tentativas de dar um novo ritmo ao negcio esbarraram em dificuldades no ano passado, segundo fontes de mercado. Para comear, a entrada de Lopes, no incio de 2012, foi marcada por uma debandada de executivos, alguns dos quais se abrigaram em concorrentes, como a rival Flytour. Acostumados a uma relao de camaradagem com os nicos dois presidentes que a CVC havia tido em 40 anos de histria - Paulus e Valter Patriani -, a equipe se espantou com o estilo mais distante de Lopes, impresso que se espalhou para os franqueados, que sempre se consideraram crias do fundador, j que originalmente eram empregados da CVC. CONSRCIOS No ano de 1997, um grupo de empresrios do segmento de confeces do Distrito Federal, que atuava especificamente com moda praia, em Braslia conhecida como a capital da piscina percebeu que seu mercado de atuao encontrava-se em declnio e sua capacidade de produo, ociosa. Havia, portanto, a necessidade de tomarem-se medidas com vistas a aumentar sua produtividade. A exportao surgiu como uma possibilidade de mudar o "pano de fundo" daquele cenrio, porm eram microempresas que no tinham recursos financeiros disponveis e que atuavam isoladamente no mercado interno. Nasceu a, pela primeira vez, no Sindicato das Indstrias do Vesturio do Distrito Federal (SINDVEST), a ideia de formao de um consrcio de exportao. Desse modo, do desafio de empresas que se juntaram para conquistar novas fronteiras e com o apoio da APEX (Agncia de Promoo s Exportaes) e do Sebrae/DF (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal), surge o consrcio de exportao especializado em moda-praia, denominado Flor Brasil. Segundo a presidente do consrcio, Walquria Pereira Aires, "o consrcio surgiu, porque ns tnhamos produto e preo, mas no tnhamos condies de coloc-lo no mercado".

ALIANAS ESTRATGICAS Brasil e Mxico discutem uma aproximao entre seus empresrios, para estreitar as relaes comerciais. Os pases concordaram em "explorar janelas de oportunidade para estreitar os laos econmicos e comerciais, de tal forma que ambas as naes sigam um caminho comum de desenvolvimento", indica comunicado oficial do encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente Enrique Pea Nieto, divulgado pelo governo mexicano. Os presidentes tambm concordaram com a "aproximao" dos empresrios dos dois pases, a fim de "aumentar o intercmbio comercial e gerar um fluxo maior de investimentos", diz a nota. Enrique Pea Nieto anunciou ter discutido com a colega Dilma Rousseff uma possvel aliana estratgica entre a petroleira estatal mexicana Pemex e a Petrobras. "Concordamos em criar ou explorar alternativas para eventuais alianas estratgicas entre a Pemex e Petrobras, duas empresas nacionais que, a meu ver, tm a oportunidade de explorar possveis alianas com diferentes propsitos: intercmbio de tecnologia e desenvolvimento de projetos compartilhados", disse o presidente mexicano. J a presidente Dilma destacou a imagem positiva da economia mexicana, que, em 2012, cresceu 3,5%, e manifestou interesse em "procurar uma aproximao" entre o Brasil e a Aliana do Pacfico, bloco comercial formado por Mxico, Colmbia, Chile e Peru, que busca aproveitar em conjunto o mercado asitico. Os dois presidentes concordaram, ainda, com a necessidade de reforar a qualidade da educao como elemento-chave para o aumento da competitividade. JOINT-VENTURE Profarma anuncia joint venture com a Nutrilatina. A distribuidora farmacutica Profarma anunciou ao mercado a celebrao de uma joint venture com a FF Group Participaes S.A. ("Nutrilatina"). A distribuidora farmacutica Profarma anunciou ao mercado a celebrao de uma joint venture com a FF Group Participaes S.A. (Nutrilatina). O negcio cria a Supernova Comrcio Atacadista S.A. (Supernova), com capital social inicial de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). A Supernova ser uma plataforma de distribuio dos produtos da Nutrilatina, utilizando toda a expertise da Profarma no segmento. Com esta operao, a Profarma passa a comercializar com exclusividade os produtos Nutrilatina para o varejo farmacutico e marca sua entrada, tambm com distribuio exclusiva, em um novo canal que conta com cerca de 1.500 body shops - lojas de suplementos alimentares e esportivos.

You might also like