You are on page 1of 4

SIMULADO DE HISTRIA 1 ANO MANH PROF. ANTENOR FILHO 01.

(Mackenzie 2010)

Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termpilas, ocorrida em 438 a.C, na Grcia, para escrever Os 300 de Esparta. A adaptao da histria em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Sn der, com o ttulo 300. A respeito do contexto das Guerras Mdicas (500-479 a.C), tema abordado no filme, assinale a alternativa correta. a) O domnio e a expanso naval fencia ameaavam a hegemonia da Grcia sobre o mar Egeu, o que ocasionou a formao de uma aliana defensiva grega. b) Desenvolvendo uma poltica imperialista, Atenas entrou em conflito com Esparta que, agrria e oligrquica, permaneceu fechada expanso territorial. c) O expansionismo persa, que j havia dominado cidades gregas da sia Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do Oriente, ameaava a soberania da Grcia, tornando inevitvel o conflito grego-prsico. d) Esparta, por priorizar a formao fsica e militar, cultivando no indivduo o patriotismo incondicional ao Estado, liderou a ofensiva grega contra os assrios, que ameaavam as instituies democrticas gregas. e) O forte esprito militarista presente na cultura helenstica e difundida em todas as Plis gregas permitiu que, no conflito contra os medos, a Grcia obtivesse a supremacia militar e se sagrasse vencedora. 02. (FGV) A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.), que teve importncia fundamental na evoluo histrica da Grcia antiga, resultou, entre outros fatores, de a) um confronto econmico entre as cidades que formavam a Confederao de Delos. b) um esforo da Prsia para acabar com a influncia grega na sia Menor. c) um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligrquica, e Atenas, democrtica. d) uma manobra de Esparta para aumentar a sua hegemonia martima no mar Egeu. e) uma tentativa de Atenas para fracionar a Grcia em diversas cidades-estado.

03. (Mackenzie) Foram caractersticas econmicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no perodo Arcaico: a) a posio do indivduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista. b) as classes sociais ligadas ao comrcio, ao mesmo tempo em que adquiriam maior poder econmico, procuravam ampliar seu domnio social. c) a existncia de uma oligarquia aristocrtica, que monopolizava o poder militar, poltico e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis. d) a proibio da escravido por dvidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesos estrangeiros, a fim de promover o comrcio e atividades culturais. e) cidade martima dominada por camponeses proprietrios de minifndios, que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realizao de atividades culturais.

04. (PUC-RS) As chamadas Guerras Mdicas, contra


os persas, no sculo V. a.C., condicionaram uma srie de transformaes polticas, econmicas e sociais no mundo grego. Dentre essas transformaes correto apontar: a) a consolidao da hegemonia de Esparta sobre toda a Grcia, em virtude da forte concentrao militar produzida por aquela cidade na regio do Peloponeso. b) a relativa decadncia comercial de Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu. c) a formao da Confederao de Delos, uma liga militar de foras terrestres comandadas por Esparta. d) a intensificao da luta interna entre os partidos democrtico e aristocrtico em Atenas. e) a substituio do domnio econmico do setor agrcola pelo comercial, em Esparta. 05.(UDESC) So fontes indispensveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que viria a se constituir na civilizao grega os poemas "Ilada" e "Odisseia", atribudos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de episdios e consequncias relacionadas com a seguinte alternativa: a) o domnio do fogo ofertado aos homens por Prometeu; b) a longa guerra contra a cidade de Tria; c) a implantao da democracia em Atenas; d) os combates e batalhas da Guerra do Peloponeso; e) a conquista da Grcia pelas tropas romanas. 06. (UECE) A respeito da "Liga de Delos", que seria a base do imperialismo ateniense, podemos dizer corretamente: a) decorreu da aliana de cidades gregas e persas contra, a expanso macednica.

b) pretendia libertar algumas cidades gregas, lideradas pela cidade de Delos, da dominao espartana. c) surgiu de um processo de sujeio ou de domnio exercido por Atenas sobre as demais cidades da Liga d) definia-se, de incio, como uma aliana militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando Atenas o comando das operaes. e) mesmo sendo liderada por Atenas, Esparta apresenta grande influncia sobre ela. 07. (MACKENZIE) "Conta a histria que, com a ajuda de Atena, Epeu construiu um grande cavalo de madeira, onde escondeu guerreiros. Ulisses ardilosamente introduziu-o em Tria para que os guerreiros a saqueassem." Em sua obra, o autor transformou a luta pelo controle do estreito de Dardanelos (Helesponto) num conflito envolvendo deuses e heris. A obra e o respectivo autor so: a) A Repblica - Plato. b) dipo Rei - Sfocles. c) A Ilada - Homero. d) Os Sete Contra Tebas - squilo. e) A Histria da Guerra do Peloponeso Tucdedes

10. (Prof. Alfredo) A Guerra do Peloponeso era um conflito entre duas cidades Estado e suas respectivas aliadas, que cidades foram essas? a) Atenas e Tebas. b) Atenas e Becia. c) Corinto e Tebas. d) Drios e Aqueus. e) Esparta e Atenas.
11. (Antenor/2013) - Observe as figuras abaixo e identifique as divindades retratadas:

8) (FATEC) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoo do que os deuses do Olimpo, feitos imagem de brbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se no encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoo, fora de si mesma." (Toynbee, Arnold J. "Helenismo, histria de uma civilizao'') Na antiguidade clssica, as cidades-estados representavam a) uma forma de garantir territorialmente a participao ampla da populao na vida poltica grega. b) um recurso de expanso das colnias gregas. c) uma forma de assegurar a independncia poltica das cidades gregas entre si. d) uma caracterstica da civilizao helenstica no sistema poltico grego. e) uma instituio poltica helenstica no sistema poltico grego. 9) (FEI) Na Grcia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trgua nas guerras, a fim de que a populao pudesse participar dos jogos de Olmpia, competio que originou os modernos Jogos Olmpicos, e que eram realizados em honra de: a) Palas Atena; b) Zeus; c) Deuses de cada cidade; d) Dionsio e Afrodite; e) Hstia.

a) Zeus e Afrodite b) Poseidon e Dionsio c) Zeus e Eros

d) Poseidon e Eros e) Hefesto e Crono

12. (Antenor/2013) - Deusa protetora das mulheres: a) Hera d) Gaia b) Afrodite e) Circe c) rtemis 13. (Antenor/2013) - Marque a 2 coluna de acordo com a 1. ( 1 ) Apolo ( ) Planeta Terra ( 2 ) Ares ( ) Guerra ( 3 ) Hermes ( ) Beleza masculina ( 4 ) Afrodite ( ) Mens. dos deuses ( 5 ) Gaia ( ) Deusa do amor A sequncia correta : a) 2 3 1 5 4 d) 3 4 5 1 2 b) 5 1 4 3 2 e) 5 2 1 3 4 c) 1 2 5 4 3

14. (MACKENZIE) Assinale a alternativa que corresponde, na Histria da Antiga Grcia, II Guerra Mdica. a) Em 480 a.C., o rei Lenidas, no desfiladeiro das Termpilas, frente de 300 espartanos, reteve temporariamente o avano do poderoso exrcito de Xerxes. b) O general tebano Epaminondas venceu Esparta, na Batalha de Leutras em 371 a.C., impondo a supremacia de Tebas sobre a Grcia. c) Os espartanos, contando com um vultoso auxlio persa, construram uma esquadra e derrotaram a marinha ateniense comandada por Alcebades na Batalha de Egos-Potamos, em 404 a.C.. d) Felipe II, em 338 a.C., na Batalha de Queronia (na Becia), integrou a Grcia sua monarquia. e) A Ilada, poema pico de Homero, narra que o rapto de Helena por Pris levou Agamenon, rei de Micenas, a comandar os gregos na guerra contra Ilion. 15. (VUNESP) "A consequncia mais aparente das invases foi a destruio quase integral da civilizao micnica. No espao de um sculo, as criaes orgulhosas dos arquitetos aqueus, palcios e cidadelas, no so mais do que runas. Ao mesmo tempo vemos desaparecer a realeza burocrtica, a escrita, que no passava de uma tcnica de administrao, e todas as criaes artsticas..." (Pierre Lvque, A AVENTURA GREGA.) O texto refere-se s invases a) persas. b) germnicas. c) macednicas. d) drias. e) cretenses. 16. Observe a charge e leia o texto a seguir.

Com base no texto de Aristteles e na charge, correto afirmar: a) O texto de Aristteles confirma a ideia exposta pela charge de que a condio humana de ser poltico artificial e um obstculo liberdade individual. b) A charge apresenta uma interpretao correta do texto de Aristteles segundo a qual a poltica uma atividade nociva coletividade devendo seus representantes serem afastados do convvio social. c) A charge aborda o ponto de vista aristotlico de que a dimenso poltica do homem independe da convivncia com seus semelhantes, uma vez que o homem basta-se a si prprio. d) A charge, fazendo aluso afirmao aristotlica de que o homem um animal poltico por natureza, sugere uma crtica a um tipo de poltico que ignora a coletividade privilegiando interesses particulares e que, por isso, deve ser evitado. e) Tanto a charge quanto o texto de Aristteles apresentam a ideia de que a vida em sociedade degenera o homem, tornando-o um animal. 17. Clebre poeta do sculo IX a.C., autor dos poemas "Ilada" e "Odisseia". A tradio apresenta-o velho e cego. a) Homero b) Herdoto c) Safo d) Anacreonte e) Pndaro 18. No ms de julho de 2016, sero realizados os Jogos Olmpicos no Rio de Janeiro, no Brasil. Sobre a origem desses jogos correto afirmar: (01) os jogos olmpicos faziam parte de festejos sociais e polticos de cidades da Grcia antiga. (02) durante a realizao dos jogos olmpicos se estabelecia uma trgua entre as cidades em guerra. (04) os jogos olmpicos eram desprestigiados pelas autoridades poltico-militares da Grcia antiga. (08) os vencedores dos jogos eram festejados, premiados e tratados como heris das suas cidades. (16) o termo Olimpadas tem origem nos jogos quadrienais, realizados nas cidades gregas de Corinto e Delfos. Soma (11) 19. (TRF 2004 FCC) Observe a figura seguinte:

Animal Poltico. No alimente. Fonte: LAERTE. Classificados. So Paulo: Devir, 2001. p. 25.

evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da natureza, que o homem naturalmente um animal poltico, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e no porque qualquer circunstncia o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, um ser vil ou superior ao homem [...]. (ARISTTELES. A poltica. Trad. de Nestor Silveira Chaves. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p. 13.)

Qual figura igual figura acima representada? A) B) C)

D)

E)

You might also like