You are on page 1of 9

CAPA

Material do aluno Fundamental II e Mdio

Ol, Com este material voc poder desenvolver mais o conhecimento obtido durante a visita s exposies: Bom de Bola de Felipe Barbosa e a exposio: CONSTRUIR PARA VER E SENTIR, SENTIDOS TUDO E SINTONIA, IMAGEM E INFORMAO do artista Genival Nunes em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste. As atividades que propomos serviro como introduo ao mundo da arte, as tcnicas, procedimentos e conceitos utilizados pelos artistas abordadas nesta mostra. Seja bem vindo ()

TEMTICA DAS EXPOSIES:

A exposio BOM DE BOLA reflexo das produes artsticas contemporneas que se utilizam das mltiplas possibilidades de uso e funo nas pesquisas referentes aos suportes e materiais na composio de suas obras. decorrente do movimento construtivista ao utilizar a geometria como sntese, ao modo de confeco e pensamento formal tcnico das relaes encontradas nos elementos da sintaxe visual.

As obras do artista Genival Nunes, trazem como reflexo a releitura e transposio do sistema de escrita Braile, para a materialidade dos objetos artsticos em significados ldicos. Tambm, nos apresenta criticamente atravs de seus objetos/ pinturas as relaes de poder na comunicao das publicidades entre imagem e palavra nos convidando a fazer uso de nossa capacidade de fruio dos cdigos simblicos da leitura visual.

INTRODUO

Considerando que voc viu as exposies, registre aqui sua primeira impresso do que viu? A primeira ideia ou imagem, as sensaes... _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(Texto sobre o artista Felipe Barbosa)

Mos obra!
1) Cada material tem qualidade especficas, que podem mudar quando um colocado do lado do outro. O que aconteceria se pudssemos interferir no trabalho Gravatas do artista Felipe Barbosa. Qual material voc utilizaria para dar uma sensao de aspereza e viscosidade? No quadrado vazio registre suas ideias, ou ilustre seu projeto!

Gravatas. Tcnica. Dimenso, ano?

VOC SABIA... As mandalas so encontradas em quase tudo o que existe no mundo. Elas representam a estabilidade, equilbrio, proporo e simetria nas simbologias e cosmologia dos povos antigos como tambm no mundo moderno. So configuradas sempre partindo de um ponto central, e se expandem geometricamente ou organicamente de forma circular. J sabe do que estou falando? Relacionou com alguma coisa?

2) Represente aqui a sua mandala utilizando seus conhecimentos e materiais que mais gosta!

3) Na exposio BOM DE BOLA, voc ir encontrar um objeto que paixo nacional! Descreva abaixo as transformaes e leituras que voc fez sobre a obra Distenso e Contrao. Quais os procedimentos que o artista utilizou para criar seu objeto? Voc saberia dizer o que a obra sugere a partir de seu ttulo? Vamos l! _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

The Wave. Tcnica. Dimenso, 2011. 4) Ao observar a obra The Wave voc consegue dizer se isto uma pintura ou uma escultura? Qual a diferena entre ambas? Se voc pudesse criar um som para esta imagem, que som teria? A partir dos espaos vazios abaixo, copie as formas encontradas na imagem separando-as da maneira que desejar criando grupos de relao e afinidades para sua composio sonora!

EXPOSIO

CONSTRUIR PARA VER E SENTIR, SENTIDOS TUDO E SINTONIA, IMAGEM E INFORMAO.


Texto sobre o artista

Sentidos tudo. Instalao. Caixa de compensado pintada, adesivo vinlico, emborrachado, aparelho de som e fones de ouvido. 60 x 90 x 15 cm, 2011.

5)

Toda palavra pode ser associada a difrentes imagens. Experimente pegar uma palavra do glossrio e usar como termo para uma pesquisa em um site de buscas de imagens. Quantas imagens voc encontrou? Elas s parecidas? Escolha dez imagens diferentes entre si e monte um painel como um outdoor com elas. O que faz todas elas estarem juntas?

______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

6)

A obra anterior traz como reflexo as formas de apreenso do mundo atravs dos sentidos: viso, tato e audio. Na sua opinio, voc acha que a capacidade de um sentido humano pode substituir outro? Imagine que voc est no escuro, quais os sons deste espao? Voc consguiria distinguir um objeto sem toc-lo? Invente uma histria a partir dos contos e lendas de seus avs ou familiares mais velhos. Pea que eles relembrem casos e causos existentes nos modos de vida quando no existiam lmpadas eltricas. Depois compartilhe sua histria!

A obra ao lado, uma representao da escrita Braile. ...Utilizando da semelhana com as celas Braille, correspondendo

exatamente s mesmas duas colunas de trs lacunas do bloco para

construo, fez com que pudesse representar a frase construir para ver

e sentir com pequenas pores de


massa de cimento colocadas nas lacunas criando a mesma aparncia de alto relevo que tem os sinais braille de alguns blocos formando a letra braille em cada face do bloco selecionado. (Texto do artista)

Construir para ver e sentir. Blocos de cermica e massa de biscuit. 154 x 81 x 20 cm, 2011

7)

A linguagem artstica utilizada foi a instalao (a relao entre obra e espao ganha fora neste tipo de linguagem artstica) que composto pelos objetos como parte integral desta modalidade/ categoria. Se voc pudesse criar uma instalao que expressasse a ideia de escrita ou alfabeto, qual alfabeto voc escolheria? E que materiais melhor representariam esta escolha? E o lugar/ espao, qual seria? Voc conseguiria estabelecer relaes entre arte rupestre e o grafite/ pichao nas cidades?

Registre suas ideias

8)

Se a obra anterior Construir para ver e sentir estivesse desenhada ou colocada no cho a sua forma, poderia ser criado um jogo! Que tal criar um jogo inspirado na escrita braile. Aproveite para aprender um pouco mais sobre este universo, e seja um multiplicador deste conhecimento! No se esquea de criar as regras! Ah, poderia ser a partir do ttulo da obra que faz todo sentido para a proposta Braile.

Bons estudos!

You might also like