UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ENGENHARIA DE ELETRICIDADE DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA II PROFESSOR: VILEMAR GOMES

JOABE PEREIRA DA SILVA CÓDIGO: 2008009445

PRIMEIRO RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA Determinação de valores de parâmetros de um amplificador operacional

SÃO LUÍS-MA Maio/2013

Professor: Vilemar Gomes SÃO LUÍS-MA Maio/2013 . do curso de Engenharia de Eletricidade para Universidade Federal do Maranhão.JOABE PEREIRA DA SILVA CÓDIGO: 2008009445 PRIMEIRO RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA Determinação de valores de parâmetros de um amplificador operacional Relatório apresentado para obtenção de nota na disciplina Laboratório de Eletrônica II.

de compensação de entrada e de polarização de entrada). a instrumentação industrial. os sistemas de aquisição de dados. sendo o primeiro desses estágios um amplificador diferencial. composto por vários estágios acoplados diretamente entre si. . sob a forma de circuito integrado. Com os valores de e foram calculados os valores de correntes (das entradas inversoras e não inversoras. os valores de alguns de seus parâmetros. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O amplificador operacional é um amplificador DC de alto ganho. Inseriu-se na tabela 2. Implementou-se o circuito proposto no MULTISIM. Para especificação de um amplificador operacional é utilizada uma codificação que permite identificar o seu fabricante e suas características fornecidas nos manuais de fabricante. Os resultados obtidos estão abaixo. Depois. feitos a partir do valor de corrente fornecido. O valor de SR foi determinado de forma experimental utilizando-se a técnica descrita no roteiro. um mesmo amplificador operacional pode ser produzido por vários fabricantes.DETERMINAÇÃO DE VALORES DE PARAMÂMETROS DE UM AMPLIFICADOR OPERACIONAL 1 OBJETIVOS Apresentar os fundamentos do amplificador operacional e determinar. Dentre seus vários campos de aplicação. etc. estão os sistemas eletrônicos de controle industrial. a instrumentação médica. 3 MATERIAL  Plataforma MULTISIM 11 4 PROCEDIMENTO Identificou-se o valor de SR (SLEW-RATE) e Vi (offset) dado pela folha de dados do componente. Portanto. os equipamentos de telecomunicações. Vários fabricantes produzem amplificadores operacionais. calculam-se os valores de e . que é de . experimentalmente.

5 ANALISE DE RESULTADOS a) CORRENTES DE POLARIZAÇÃO E COMPENSAÇÃO DE ENTRADA Através dos valores indicados pelo fabricante na tabela abaixo. calculam-se as correntes: . podemos fazer uma comparação com os valores obtidos experimentalmente e perceber que não há uma grande diferença nos resultados. PARÂMETRO VALOR DO FABRICANTE VALOR OBTIDO E assim.

Na montagem do circuito a cima foi inserido um gerador para fornecer um sinal senoidal com frequência de 5khz e 250mv.5. temos: Diante do valor obtido. E assim foi calculado o valor de SR de forma experimental. Com a simulação pode-se encontrar um corte forte nos valores de picos do sinal de saída. e o osciloscópio com base de tempo cerca de 20 μs/div com sugerido. encontramos desta forma: E através da fórmula: . b) TENSÕES E AJUSTE DE OFF-SET A partir da implementação do circuito na plataforma. Desta forma. percebemos está próximo do valor indicado pelo fabricante que é 0.

conclui-se que através desse experimento pode-se entender e absorver conhecimento prático e teórico com relação aos efeitos e sua importância nos circuitos.6 CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo com o que foi apresentado e experimentado. pode-se compreender os fundamentos do amplificador operacional e determinado alguns de seus parâmetros. Por fim. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful