You are on page 1of 8

ANEXO A

REMOO DO CERTIFICADO DIGITAL Para remover o Certificado Digital instalado em sua mquina basta seguir a seqncia de passos apresentada abaixo. importante lembrar que, em verdade, sero removidos TRS Certificados Digitais: a) o Certificado digital emitido especificamente para o rgo (por exemplo, PM DE AGUDO); b) b) dois Certificados Digitais pertencentes ao Tribunal de Contas do Estado, os quais o usurio no utiliza diretamente, mas que so necessrios operao e funcionamento do SISCOP (estes dois Certificados so: AC TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO e AC RAIZ TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO). Para maiores esclarecimentos, pedimos a leitura das instrues que seguem abaixo. 1. Abra o Internet Explorer. No necessrio, para a remoo do Certificado Digital, que o computador esteja conectado Internet. 2. Escolha , no menu principal do Internet Explorer, a opo Ferramentas. Um outro menu se abrir, como mostra a figura abaixo. Escolha a opo Opes da Internet....

3. Uma nova janela aparecer, tendo como ttulo Opes de Internet. Esta janela possui uma sria de abas (fichas) em sua parte superior. Uma destas abas tem como ttulo Contedo. A figura abaixo mostra referida janela e abas. Clique na aba Contedo.

SISCOP - Manual Tcnico - Testes de Consistncia e Mensagens de Erro

4. Ao clicar em Contedo, esta aba ser selecionada e se tornar ativa. Ser, ento, exibida ao usurio uma srie de botes. Clique no boto Certificados, como mostrado abaixo.

5. Uma nova janela ser exibida, tendo como ttulo Certificados. A figura abaixo mostra referida janela. Dentro do quadro principal desta janela sero exibidos todos os Certificados Pessoais do usurio. Selecione o Certificado Digital emitido especificamente para o seu rgo clicando sobre o nome ou sobre o smbolo verde esquerda deste nome.
SISCOP - Manual Tcnico - Testes de Consistncia e Mensagens de Erro

Na figura abaixo, a ttulo de exemplo, exibido o Certificado Digital da Prefeitura Municipal de Agudo. Neste exemplo, o usurio clicaria em PM DE AGUDO.

6. Clique no boto Remover situado logo abaixo do quadro de Certificados Pessoais. Se este boto se encontrar desabilitado porque nenhum Certificado ainda foi selecionado. Certifique-se de que selecionou o Certificado Digital. Ao clicar no boto Remover, a tela abaixo aparecer, informando ao usurio sobre as conseqncias relacionadas remoo do Certificado e perguntando se ele realmente deseja executar a remoo do Certificado. Clique no boto Sim, confirmando a remoo do Certificado Digital.

SISCOP - Manual Tcnico - Testes de Consistncia e Mensagens de Erro

7. O Certificado emitido para o rgo ser removido do quadro de Certificados, como a figura abaixo demonstra.

8. Em seguida clique na aba (ficha) Autoridades de certificao intermedirias. Esta aba situa-se logo acima do quadro de Certificados e direita da aba Pessoal. Uma nova lista de Certificados ser exibida. Seleciona o Certificado AC Tribunal de Contas do Estado e, em seguida, clique no boto Remover.

SISCOP - Manual Tcnico - Testes de Consistncia e Mensagens de Erro

9. Ao clicar no boto Remover, a tela abaixo aparecer, informando ao usurio sobre as conseqncias relacionadas remoo do Certificado e perguntando se ele realmente deseja executar a remoo do Certificado. Clique no boto Sim, confirmando a excluso.

10. Clique agora na aba (ficha) Autoridades de certificao raiz confiveis. Esta aba situa-se direita da aba Autoridades de certificao intermedirias. Uma nova lista de Certificados ser exibida. Seleciona o Certificado AC Raiz Tribunal de Contas do Estado e, em seguida, clique no boto Remover.

SISCOP - Manual Tcnico - Testes de Consistncia e Mensagens de Erro

11. Ao clicar no boto Remover, duas telas, uma aps a outra, aparecero informando ao usurio sobre as conseqncias relacionadas remoo do Certificado e perguntando se ele realmente deseja executar a remoo do Certificado. Em ambas as telas o usurio dever clicar no boto Sim, confirmando a excluso. Estas telas so mostradas nas figuras abaixo.

12. Todos os Certificados foram removidos. Resta agora fechar o Interner Explorer.

SISCOP - Manual Tcnico - Testes de Consistncia e Mensagens de Erro

ATENO: O USURIO DEVER FECHAR TODAS AS JANELAS DO INTERNET EXPLORER ANTES DE ADICIONAR UM NOVO CERTIFICADO. 13. Clique no boto Fechar da tela Certificados. Este boto fica na parte inferior direita da janela Certificados. O boto e referida janela so mostrados na figura abaixo.

14. A janela Certificados ser fechada. Clique agora no boto OK da janela Opes da Internet. Esta janela tambm ser fechada.

SISCOP - Manual Tcnico - Testes de Consistncia e Mensagens de Erro

15. Feche TODAS as janelas do Internet Explorer que porventura estejam abertas. A rea de trabalho do usurio no poder conter nenhuma janela do Internet Explorer aberta.

16. Pronto. O Certificado Digital foi removido com xito.

SISCOP - Manual Tcnico - Testes de Consistncia e Mensagens de Erro

You might also like