You are on page 1of 3

TIPOS DE ORAMENTOS Uma empresa um sistema que aumenta os recursos nela investidos.

. Os recursos tm um valor econmico e, portanto, os resultados esperados em relao s atividades exercidas devem ser expressos em valores. O sistema de oramentos um instrumento de planejamento e controle de resultados econmicos e financeiros. um modelo de mensurao que avalia e demonstra, por meio de projees, os desempenhos econmicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compem, tendo como resultado final a projeo de sua Demonstrao de Resultado e Balano Patrimonial. Os oramentos expressam, quantitativamente, as polticas de compras, produo, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia. Os responsveis pelas unidades que compem a empresa devem implement-los de acordo com os planos de ao e acompanh-los com base em sistema de informaes gerenciais adequadamente estruturado. ORAMENTO DE PRODUO O oramento de produo para demonstrar a necessidade dos produtos e servios bsicos da organizao. Com este oramento a empresa estabelece polticas de nveis de produo desejveis, utilizao da capacidade de produo e nveis de estoque.

ORAMENTO DE MO-DE-OBRA DIRETA O oramento de mo-de-obra direta possibilita o fornecimento de dados para o planejamento da quantidade necessria de mo-de-obra direta, determinando o nmero de empregados exigidos bem como a estimativa do custo unitrio de cada produto.

ORAMENTO DE VENDAS A finalidade do Oramento de Vendas determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos, a partir de projees de vendas elaboradas pelas unidades de vendas e/ou executivos e especialistas em marketing. Caractersticas do oramento de vendas:

um plano de vendas futuras para um determinado perodo de tempo; Anlise dos fatores internos e externos; A estratgia empresarial referente s vendas s pode ser desenvolvida com base no conhecimento das limitaes externas e internas; A avaliao dos fatores internos e externos permite determinar as diretrizes empresariais. As decises sobre aumento de preos, diversificao dos produtos,, novos mtodos de venda, programas promocionais, etc.

ORAMENTO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS O Oramento de Despesas Administrativas tem a finalidade de determinar os recursos que sero despendidos com a gesto da empresa. Para exemplificar, consideramos a Companhia Industrial Nacional que tem em sua estrutura administrativa os seguintes departamentos: Administrao Contabilidade Pessoal Tesouraria A responsabilidade pela preparao desses oramentos cabe aos responsveis e a sua aprovao ao diretor administrativo. Os responsveis recebem do setor de oramento os dados histricos de seus custos e os dados dos outros oramentos para que possam conhecer o nvel de atividade geral que est sendo previsto e avaliar as implicaes para seus departamentos.

ORAMENTO DE PESSOAL O oramento de pessoal feito para conseguir e desenvolver os recursos humanos.

ORAMENTO DE INVESTIMENTO DE CAPITAL O oramento de investimento (ou de capital) visa determinar os valores de aquisies e baixas do ativo permanente, bem como apurar as cotas de depreciao, exausto e amortizao.

ORAMENTO DE RESULTADO (DRE) A Demonstrao de Resultado , talvez, a pea mais importante do Oramento, pois nessa demonstrao que se reflete o resultado final das operaes. As atividades de operaes so conduzidas enfim funo da ltima linha da Demonstrao de Resultado, que indica o lucro lquido ou prejuzo do perodo.

CONCLUSO SOBRE ORAMENTO O oramento uma parte integrante do sistema de planejamento e controle, e tem como objetivo quantificar e apresentar antecipadamente os planos, projetos e estratgias da empresa. A caracterstica principal do oramento a integrao de todas as atividades da empresa, estabelecendo relao entre as receitas, os custos, as despesas, os investimentos, comparando tambm os resultados previstos com os efetivamente realizados e principalmente pr-determinando operaes a serem realizadas. O oramento uma poderosa ferramenta de deciso, que possibilita aos gestores fixar objetivos e polticas concretas, atravs desta ferramenta possvel envolver todos os colaboradores para o mesmo objetivo. Desta forma, a utilizao do oramento imprescindvel para o crescimento e direcionamento da organizao.

You might also like