You are on page 1of 3

Reflexes sobre Centros e Museus de Cincias

Gustavo Rubini, Grazielle Rodrigues Pereira e Ceclia Cavalcanti Os Centros e Museus de Cincia so um importante espao de divulgao e educao cientfica. Prova disso, foi a representativa presena de divulgadores cientficos dos cinco continentes, no 4 Congresso Mundial de Centros e Museus de Cincias (4 SCWC), ocorrido no Riocentro, de 11 a 14 de abril de 2005, organizado pela FIOCRUZ e pelo Museu da Vida. Nestes quatro dias, foram debatidos poltica, economia, crenas, educao e os desafios da divulgao cientfica dentro dos Centros e Museus de Cincias, nos dias de hoje. Paralelamente ao 4 SCWC, uma Exposio - Expo-Interativa - juntou num mesmo pavilho do Riocentro, vrios museus, transformando o local num grande centro de Cincias. E, se as escolas pblicas foram convocadas a visitarem a Expo-interativa, o 4 SCWC ficou restrito participao de estrangeiros, poucos cientistas e diretores e pessoal dos museus e centros brasileiros. Tendo como principal tema dos debates o papel dos Centros e Museus de Cincias na educao cientfica, causou estranheza a ausncia de setores representativos da educao, alm do baixo nmero de professores, principalmente do ensino fundamental e mdio, entre os corredores e salas de conferncias e reunies, durante o evento. A falta de integrao da Educao revela a existncia de um grande abismo entre o ensino de cincias nas escolas e a transformao da conscincia cientfica do cidado, fundamental para tomadas de deciso e desenvolvimento. Entretanto, mesmo sabendo que ainda h muito a ser feito para melhorar a alfabetizao cientfica e o ensino nas escolas de uma maneira geral, indiscutvel o fato de se aprender durante uma visita a um espao no formal de aprendizagem que o aprendizado pode ser divertido e, que ensino formal e no formal se complementam. Apesar dos alunos compreenderem as Cincias como o estudo da Natureza, verificavase tambm, que os mesmos tm dificuldades em estabelecer relaes entre os conhecimentos que lhes so transmitidos em sala de aula e suas respectivas aplicaes no cotidiano. A maioria dos nossos professores que atuam nessa rea, apenas transmite contedos excessivamente descritivos e mecnicos, no tendo a preocupao em mostrar a natureza emprica das Cincias. Paulo Freire dizia que saber ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua prpria produo e construo. Entretanto, a cincia

tem sido mistificada, confundida e pouca exposta, causando desconfiana e at medo nas pessoas. A cincia deve estar associada a aspectos mais construtivos e profundos da vida, sem mistrios e caricaturas que envolvem tanto os cientistas como a cincia em geral. Para isso, os divulgadores da cincia precisam romper a barreira que separa a cincia e a comunidade. Este o desafio atual dos Centros e Museus de Cincias. Vrios programas e exibies nos Centros de Cincias na maioria dos pases, tm como proposta principal estimular o encontro entre a sociedade e a comunidade cientfica, numa arena de debates e de conhecimento. O objetivo, em ltima instncia, estimular, provocar, at mesmo instigar os visitantes, de forma que os faam a fazer mais perguntas. E, para despertar o interesse em aprender cincia, de suma importncia que se busque cativar, aguar a curiosidade e, principalmente, interagir com o visitante, envolvendo-o nas atividades e na constante busca do saber. Em cada pas buscam-se frmulas de trabalho com as comunidades carentes, levandose em considerao seu conhecimento nativo e suas crendices. No Brasil, a iniciativa de popularizar a cincia apenas atitude de poucos. Mesmo com programas isolados voltados a comunidades carentes locais, a divulgao cientfica parece mais restrita aos campus universitrios. J na ndia, o misticismo o maior problema, onde existem pessoas que se denominam homens-deuses e alegam possurem poderes sobrenaturais. Para combater este tipo de crendices, cientistas disfaram-se de homens-deuses e viajam pelo pas realizando proezas mgicas. Aps as demonstraes de poder, revelam os truques populao. De uma s vez, o misticismo fica em descrdito e desmistifica-se a cincia. Dentro de uma realidade no muito diferente, onde cresce o criacionismo, os pases desenvolvidos comeam a perceber que no basta apenas dar s pessoas o acesso informao. O uso da Internet, por exemplo, como fonte de informaes cientficas cresce rapidamente. No Canad, a porcentagem da populao que utiliza a rede mundial de computadores para obter informaes cientficas cresceu de 3% em 1997, para 24% em 2005. A informao est mais globalizada, sem dvida, mas, ao mesmo tempo, mais padronizada, correndo-se o risco inclusive dos grandes avanos tecnolgicos serem criadouros de mitos modernos mais poderosos e mais difceis de serem superados do que os antigos. As atividades propostas dentro dos Centros e Museus de Cincias devem filtrar este conhecimento, dando maior qualidade informao cientfica, integrando a cultura local cincia, explicitando os pontos coerentes e conflitantes entre ambas.

J nos pases pobres ou em desenvolvimento, o Brasil inclusive, os Centros e Museus de Cincias tm sua importncia redobrada, j que grande parte da populao no tem acesso sequer ao ensino formal. E, se realmente deve-se mostrar a cincia como uma atividade humana, essencial que haja contato humano neste processo. Enquanto isto no for feito, continuaro a existir dois mundos: o dos laboratrios, no qual a cincia imprescindvel, e o real, no qual ela simplesmente suprflua. Romper barreiras para engajar cidados, tema do 4 SCWC, nos leva a acreditar que os Museus e Centros de Cincias devam ser reinventados, transformando-se mais em um berrio de idias, oficinas de criao e local de formao de pessoal, alm de encontros de cincia e arte. Talvez, os Centros e Museus de Cincias no devem estar restritos a um local fsico, e sim ser uma casa sem portas e sem paredes e, como o artista, todo cientista devesse ir, onde o povo est, transformando-se em ns de uma ampla rede de educao cientfica. No final do sculo XIX, a fsica possua apenas duas nuvens em seu horizonte problemas cujas solues ainda eram desconhecidas. Estas nuvens se revelariam como sendo a relatividade restrita e a fsica quntica. As tempestades causadas por elas mudaram nossas vidas. A relao entre cincia e pblico constitui a nuvem atual no horizonte dos centros e museus de cincias. Um dilvio de idias criativas geradas a partir dessa unio nos aguarda no futuro.

You might also like