You are on page 1of 7

MATRIA: Direito Civil Famlia e Sucesses PROFESSOR: Nelson Sussumo Anotador:Mauricio A. S.

Prado Data: 16/04/2011 Aula 2

Ler Lei 12.398/2011 de 29/03/2011, alterou o artigo 1589, acrescentando o pargrafo nico, dando direito de visitas aos avs.

EFEITOS PATRIMONIAIS DO CASAMENTO

REGIME DE BENS

- Pactos antenupciais servem para optar por regime diverso do legal. No pode estabelecer os deveres dos cnjuges, pois estes j esto estabelecidos no Cdigo Civil. Pode, no entanto, estabelecer indenizaes, no caso de regime de separao total de bens, etc. tudo que se ligue ao patrimnio.

Os regimes legais so: - comunho parcial de bens - separao obrigatria de bens O restante precisa de pacto antenupcial. O pacto antenupcial sempre feito por escritura pblica, lavrada no cartrio de notas, registrado no cartrio de registro de imveis do primeiro domiclio dos nubentes (art. 1657, CC). Nota no caso dos companheiros, pode ser por contrato particular.

- Mutabilidade do regime de bens Requisitos (art. 1639, 2, CC): - Tem que ser judicial - Tem que ser consensual - O pedido dever ser justificado, ou seja, motivado (para no fraudar terceiros).

MATRIA: Direito Civil Famlia e Sucesses PROFESSOR: Nelson Sussumo Anotador:Mauricio A. S. Prado Data: 16/04/2011 Aula 2

Se o casamento ocorreu antes da vigncia do novo cdigo. Art. 2039, CC diz que no pode mudar o regime de bens. H, no entanto, julgados permitindo a alterao do regime de bens para casamentos anteriores ao CC.

- Variedade do regime de bens

1- comunho parcial de bens A partir da Lei 6515/77, com vigncia na data de sua publicao, este o regime legal. Neste regime comunicam-se: - os bens adquiridos durante a constncia da unio e a ttulo oneroso. - os bens adquiridos por fato eventual, mesmo sem concurso de trabalho (ex. loterias, Big Brother, etc). - Bens adquiridos por juros, frutos, benfeitorias e acesses nos bens particulares (Ex. tenho 1 milho de reais antes de me casar, este dinheiro e a correo monetria no se comunicam, mas os juros, sim; Ex2 alugueres da casa de um dos cnjuges devem ser divididos, a no ser que prove que gastou com a famlia; Ex.3 constru uma piscina de 1 milho de dlares, o cnjuge tem direito metade da piscina; Ex4 acesso artificial construes. Tenho um terreno antes do casamento e construo uma casa nesse terreno. O cnjuge tem direito metade do valor da casa, no do terreno).

Bens que no se comunicam - bens adquiridos antes do casamento - bens adquiridos por doao, herana e subrrogados, mesmo na constncia do casamento, porque so adquiridos a ttulo gratuito, no oneroso. Subrrogao substituio. O difcil provar que o outro imvel foi comprado com o dinheiro da venda do primeiro imvel.

MATRIA: Direito Civil Famlia e Sucesses PROFESSOR: Nelson Sussumo Anotador:Mauricio A. S. Prado Data: 16/04/2011 Aula 2

Nota: a diferena se comunica. Ex. tinha imvel de 200 mil, vendeu e comprou outro de 400 mil, a diferena de 200 mil se comunica. - honorrios e salrio no se comunicam (art. 1659, VI, CC). Ex. a parcela do salrio que depositada em conta poupana particular no se comunica. Agora, se foi transformado em bens se comunica. Nota: Jurisprudncia do STJ diz que se comunica. - Instrumentos de trabalho no se comunicam; - Dividas que no se convertam em proveito comum no se comunicam. o caso das dvidas personalssimas (Ex. plstica da mulher que custou 1 milho de dlares, atravs de 10 cheques que no foram pagos. Penhora os bens do casal, mas o marido, atravs de embargos de terceiro tem direito a metade, porque a benfeitoria foi s para ela)

2 Comunho universal de bens Em regra tudo se comunica. Exceo (bens que no se comunicam): - instrumentos de profisso - proventos do trabalho - dvidas que no convertam em proveito comum - bens gravados com clusula de incomunicabilidade (Ex. pais deixam bens em herana com clusula de incomunicabilidade)

3 participao final nos aquestos Deve ser feito por pacto antenupcial. denominado no Brasil como regime misto, porque mistura dois regimes dentro dele: - Na constncia do casamento como se fosse separao total de bens

MATRIA: Direito Civil Famlia e Sucesses PROFESSOR: Nelson Sussumo Anotador:Mauricio A. S. Prado Data: 16/04/2011 Aula 2

- No final do casamento como se fosse comunho parcial de bens, porm se comunicam somente os frutos e juros dos bens particulares. um regime de negcios praticamente, a diviso dos lucros.

4 Separao de bens (Art. 1641, CC)

- obrigatria (art. 1641, II pessoas maiores de 70 anos antes era 60) - absoluta (pacto antenupcial)

Separao obrigatria: - maiores de 70 anos - todos que dependerem de autorizao para casar (ex. menor de 16 anos) Smula 377, STF comunicam-se os bens adquiridos na constncia do casamento.

Separao absoluta Nada se comunica. Mulher do lar s deve se casar nesse regime se tiver indenizao.

EC 66/10 alterou o artigo 226, 6, CF nova lei do divrcio. Lapso temporal: O antigo pargrafo 6: leitura. Necessitava de lapso temporal. Atualmente no existe necessidade de lapso temporal, posso casar hoje e separar amanh. o divrcio imediato. Pediu divrcio, o juiz tem que conceder. O direito ao divrcio seria um direito potestativo. No h o que contestar no divrcio, porque no se fala mais em culpa ou de lapso temporal. Partilha, alimentos, etc., resolve-se por ao autnoma.

MATRIA: Direito Civil Famlia e Sucesses PROFESSOR: Nelson Sussumo Anotador:Mauricio A. S. Prado Data: 16/04/2011 Aula 2

Guarda - natural - judicial

A guarda judicial pode ser: - nica/exclusiva Guardio hoje, em regra, a guardi a me. Tem a guarda fsica e o poder da imediatidade. Guarda fsica a posse do menor. Imediatidade o poder de escolhas imediatas e alguns dos direitos do poder familiar. Ex. escolher mdico, dentista, roupa, escola, ir a reunies de pais e mestres, etc. Por isso no existe prestao de contas em ao de alimentos. Se no estiver satisfeito cabe ao de alterao de guarda. Ex. da me que tirou a criana da escola particular e colocou na pblica para ficar com o dinheiro. O pai entrou com ao de alterao de guarda e ficou com a guarda do filho.

- Alternada o caso em que ambos os pais compartilham a guarda do menor. A me morava no Rio Grande do Norte e o pai morava no Rio Grande do Sul. Como a visita a cada 15 dias ficaria complicada, o juiz achou por bem, deixar a criana ficar 6 meses com cada pai. -Compartilhada Lei alterou os artigos 1583 e 1584, CC. Assim, a guarda compartilhada um sistema de corresponsabilizao dos pais separados perante seus filhos menores. H julgado do STJ dizendo que os avs tambm tm direito guarda compartilhada. Sistema de corresponsabilizao significa que a guarda fsica e o poder da imediatidade so simultneos de ambos os pais. difcil, mas o melhor para o menor.

MATRIA: Direito Civil Famlia e Sucesses PROFESSOR: Nelson Sussumo Anotador:Mauricio A. S. Prado Data: 16/04/2011 Aula 2

Requisitos: Alternncia de lares em perodos curtos. Ex. durante a semana com a me e com o pai durante o final de semana. Na casa tem que ter um quarto para o filho, roupas para ele, etc. ele tem que ir para a casa de qualquer dos pais com a roupa do corpo e ter as coisas dele l. A separao tem que ter sido consensual. Os pais tm que morar prximos (cidades prximas, bairros prximos, etc) Os pais tm que ter os mesmos valores morais, ticos, religiosos, etc. Para avaliar isso tem que ter laudo psicossocial. Ex.No podem ser fanticos por times de futebol diferentes, etc, Tudo isso para que a criana no vire joguete da briga do casal ou menino de recados entre eles.

Guarda de nidao a criana fica em uma casa e os pais que alternam a ocupao.

Alienao parental (Lei 12.318/10) a lei aplica-se apenas ao menor. Alienado o menor. Alienador so os pais, os avs paternos e maternos, algum que detenha a guarda.

Conceito a desqualificao dolosa e reiterada de um dos pais pelo outro, como se fosse o buling. O filho comea a ficar com raiva do outro pai. Depende de laudo psicossocial. Cerceamento de visitas d alienao parental. o caso da me que viaja no dia de visitas do pai; fala para a criana que o pai vem, em dia em que no de visita dele e fala que ele no gosta da criana. a criana no se recupera, fica para o resto da vida.

MATRIA: Direito Civil Famlia e Sucesses PROFESSOR: Nelson Sussumo Anotador:Mauricio A. S. Prado Data: 16/04/2011 Aula 2

Sanes: - suspenso do poder parental - modificao de guarda - extenso de visitas ou reduo - multa diria

You might also like