You are on page 1of 3

A Roma Antiga Alguns historiadores acreditam que Roma tenha se formado a partir de uma aldeia de agricultores e pastores, onde

teria sido erguidop uma fortificao para defender o territrio de invases. De uma pequena fortaleza, Roma acabou se transformando no centro de um vasto imprio. Essa trajetria pode ser dividida em 3 grandes perodos: Monrquicos, Repblica e Imperial. Nesta poca a cidade foi governada por reis de diferentes origens. Roma adquiriu o aspecto de cidade: foram realizadas diversas obras pblicas como a construo de templos, drenagem de pntanos e sistemas de esgoto. A sociedade romana estava assim dividida: Patrcios e nobres: descendentes das famlias que promoveram a ocupao inicial de Roma. Eram os grandes proprietrios de terra; Plebeus: eram pequenos agricultores, comerciantes, pastores e artesos. Constituam a maioria da populao e no tinham direitos polticos; Escravos: eram plebeus endividados e principalmente prisioneiros de guerra. Realizavam todo tipo de trabalho e eram considerados bens materiais. No possuam direitos civis e poltico. Perodo Republicano Repblica uma palavra de origem latina que significa coisa pblica. Nela, os patrcios tinham o poder e controlavam as instituies polticas e a justia. Eles exerciam o governo em benefcio prprio. Para os plebeus, sem direito participao poltica, restavam apenas deveres, como pagar impostos e servir o exrcito. medida que Roma foi crescendo e se tornando poderosa, as diferenas entre plebeus e patrcios foram se acentuando. Marginalizados, os plebeus desencadearam uma luta contra os patrcios, que se estendeu por cerca de dois sculos. Durante este perodo, os plebeus conquistaram vrios direitos. Entre eles, o de eleger seus prprios representantes, chamados de Tribunos da Plebe. Outras conquistas foram: a proibio da escravido por dvidas e o estabelecimento de leis escritas, vlidas tanto para plebeus quanto para patrcios. Conseguiram ainda a igualdade civil e a autorizao para casamentos entre plebeus e patrcios, alm de igualdade poltica e religiosa. Perodo do Imprio Entre 133 a.C. e 27 a.C., diversos conflitos sociais e disputas polticas agitaram Roma, provocando o fim da Repblica e o incio do Imprio. Colaboraram para essa transio o enfraquecimento das instituies republicanas e fortalecimento de lderes do exrcito, que ganharam popularidade com as vitrias nas guerras e conquistas.

Assim, diversos generais romanos sucederam-se no poder at a implantao definitiva do imprio. O perodo imperial, tradicionalmente, costuma ser dividido em dois momentos: Alto Imprio: perodo em que Roma alcanou esplendor (que vai at o sculo III d. C); Baixo Imprio: fase marcada por crises que conduziram desagregao do Imprio Romano (do sculo III ao sculo V). Economia Romana Na Roma antiga, a agricultura era a atividade econmica fundamental dos romanos, diferente de outros povos da poca, que preferiam dar maior importncia ao comrcio e ao artesanato. Mas isso se deve, em parte, geografia favorvel da pennsula Itlica, que, ao contrrio das terras da Grcia, por exemplo, permitia o trabalho agrcola em grande quantidade. Quanto mais terras voc possua, mais prestgio social teria, no mundo romano antigo. Essas terras, porm, podiam ser pblicas ou privadas. As terras privadas eram ocupadas por famlias romanas desde os primeiros tempos, e as terras pblicas, por sua vez, geralmente eram as conquistadas de outros povos durante a expanso romana. Normalmente, os pequenos proprietrios no possuam escravos, ao contrrio das famlias mais ricas, cuja produo era maior pelo uso da mo de obra escrava obtida nas guerras. As vivas e os filhos dos pequenos agricultores, no encontrando meios de cultivar suas propriedades, acabavam por desfazer-se delas. Para piorar essa situao, os produtos agrcolas importados das regies conquistadas chegavam por baixo preo, levando os pequenos agricultores a enfrentar situaes difceis, culminando em dvidas e na perda de suas prprias terras. A propriedade fundiria (de terra) era vista, na Roma antiga, como algo sagrado. Entre os princpios religiosos originais dos romanos, estava o de que a terra era confiada a um chefe de famlia pelos deuses e pelos antepassados, tornando-se inseparvel dele. Cultura e religio Romana A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos adotaram muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega. A lngua romana era o latim, que depois de um tempo espalhou-se pelos quatro cantos do imprio, dando origem, na Idade Mdia, ao portugus, francs, italiano, romeno e espanhol. Os romanos eram prticos e realizaram grandes obras de engenharia, construindo aquedutos que levavam gua para toda a cidade e uma rede muito eficiente de estradas. Os romanos comearam a urbanizao de Europa. Alm de Roma, eles fundaram Paris (Frana), Londres (Inglaterra), Lyon (Frana), Bordeaux, Cologne, Toledo (Espanha), e Milo (Itlia). Foram eles, tambm, que criaram o primeiro Cdigo de Direito Civil, preservado pelos Bizantinos e que serve de base para nossos cdigos de lei atuais.

A mitologia romana representava formas de explicao da realidade que os romanos no conseguiam explicar de forma cientfica. Trata tambm da origem de seu povo e da cidade que deu origem ao imprio. Entre os principais mitos romanos, podemos destacar: Rmulo e Remo. Desde os tempos da fundao de Roma, havia a crena em muitos deuses. Ao longo dos sculos, os romanos assimilaram numerosas influncias religiosas. Quando os romanos conquistaram a Grcia, acabaram por adotar os deuses gregos, mudando-lhes apenas o nome. Por exemplo, Zeus tornou-se Jpiter, Ares virou Marte, Afrodite passou a ser chamada de Vnus. Durante o perodo do Imprio, os romanos conheceram o Cristianismo. Os romanos perseguirem os cristos durante muitos anos, at que o Imperador Teodsio (379-395) se converteu ao Cristianismo, que passou a ser a religio do Imprio. O Fim do Imprio O Imprio Romano chegou ao fim no sculo V, quando a capital Roma foi tomada por povos brbaros que j h muitos anos vinham invadindo as terras do Imprio. O ltimo imperador romano, Rmulo Augusto, ainda bem jovem, foi destronado. Nesta poca o Imprio Romano estava dividido em duas partes: Roma Ocidental e Roma Oriental. A Roma Oriental, chamada Imprio Bizantino, ainda sobreviveria por mais 1000 anos.

You might also like