You are on page 1of 5

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Processo nmero: ... Autora: Amanda de Jesus Rus: Antnio Fulano de Tal e outro.

PARECER EM AO DE USUCAPIO

Meritssimo Juiz: Trata-se de Ao de Usucapio ajuizada por Amanda de Jesus em face de Antnio Fulano de Tal e sua me Maria Fulano de Tal, sob o fundamento do art. 1.238 do Cdigo Civil de 2002. Alega a Requerente ter sido responsvel pelo inventrio e conservao dos bens de Fulano de Tal, que deixou como herdeiros seu filho Antnio e sua esposa Maria, lavrando escritura em cartrio. Aps 18 anos, Antnio e sua Me quiseram recuperar a posse dos mesmos. A Requerente acredita que os requisitos da usucapio foram preenchidos e requer que 75% da rea em questo seja usucapida e que haja o ressarcimento de 25% das benfeitorias necessrias. Aduz que usou o terreno para moradia, fazendo benfeitorias necessrias e dando destinao social durante o perodo em que o mesmo esteve sob sua responsabilidade. Em contestao, os Requeridos alegam que a Requerente mera detentora do bem em questo, no tendo animus domini e agindo de m-f, pois se comprometeu a conservar o bem e devolv-lo assim que o herdeiro tivesse capacidade plena para a sucesso. o relatrio, no essencial. Passo a opinar. Preliminarmente, verifica-se dos autos haver irregularidades no que tange ao preenchimento dos requisitos necessrios propositura da ao, sem os quais no h como prosseguir regularmente o feito.

Tratando-se de Ao de Usucapio, faz imprescindvel a presena de: a) Planta do imvel, no restando suficiente para a demonstrao a simples juntada de croqui, nos termos dos artigos 942 combinado com 283, ambos do Cdigo de Processo Civil; b) Requerimento de citao daquele em cujo nome estiver registrado o imvel usucapiendo, com seu respectivo endereo, conforme disposio do artigo 942, do Cdigo Processualista; c) Pedido de citao dos confinantes e, por edital, dos rus em lugar incerto e dos eventuais interessados, segundo o art. 942 do Digesto Processual; d) Pedido de intimao, por via postal, para que manifestem interesse na causa, os representantes da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, de acordo com o artigo 943 do Repositrio Adjetivo; e) Demonstrao das provas que pretendem produzir para embasar a veracidade dos fatos, ex vi do artigo 282, VI, do Pergaminho Processualista. Cumpre ressaltar que tratam-se de irregularidades sanveis, devendo ser ofertada a possibilidade de emenda inicial, por parte da autora, no prazo legal de 10 (dez) dias, nos termos do artigo 284, do Papiro Processual, sob pena de indeferimento da proemial com base nos artigos 295, I combinado com 267, I, ambos do supracitado codex. Noutro ponto, vislumbra-se haver a meno, por ambas as partes, de um mandato conferindo poderes Autora para praticar atos em nome daqueles, sobretudo no que diz respeito responsabilizao quanto feitura do inventrio do de cujus, bem como ao zelo pelos bens do falecido, at que sobreviesse a cessao da incapacidade do ento menor. Destarte, em ateno letra do artigo 283 do Diploma Adjetivo, devido obscuridade de informaes, entende este Parquet ser necessria a

juntada do referido mandato ao presente caderno processual, sob pena de indeferimento da pea prtica, para verificar os requisitos de validade, principalmente se forjado por documento pblico, a teor do expresso nos artigos 654 e 657, do Cdigo Processual, uma vez que a R Maria analfabeta, sendo portanto, relativamente incapaz. No mrito, sanadas as irregularidades anteriormente citadas, conclui este rgo Ministerial pela parcial procedncia da demanda. Ante a possibilidade de o imvel ser usucapido, no podem prosperar as alegaes da parte autora, por faltarem requisitos para concesso da medida. Inicialmente, verifica-se que houve entre as partes, ainda que verbal, um contrato de comodato, para que a parte autora residisse no imvel e o administrasse at a maioridade do Ru, quando este passaria a geri-lo. Contudo, aps a advir a maioridade do Ru, a Autora recusou-se a devolver o bem para as partes, requerendo, judicialmente, a declarao de sua propriedade sobre o bem, por meio da Ao de Usucapio. Observa-se, assim, que se trata de posse injusta, em razo da sua precariedade, nos termos do artigo 1.200 do Cdigo Civil; e de m-f, haja vista que a Autora tinha conhecimento de que deveria devolver o bem aps o trmino do prazo estabelecido. Tal recusa no dever de restituir o bem, assim como a atitude da Autora de reconhecer os Rus como verdadeiros proprietrios impedem a usucapio do bem, pois a ningum dado faz-lo contra o prprio ttulo, faltando Autora o requisito mais bsico para a aquisio da propriedade, que a posse justa. Na mesma esteira, ainda que se desconsiderasse o fato de terem as partes firmado um contrato de comodato, a relao da Autora para com o bem seria de mera deteno, tendo em vista que apenas era permitida ou tolerada a sua residncia no imvel por parte dos Rus, o que, de per si, no induz a posse, ex vi do artigo 1.208, do Cdigo Civil.

Ademais, impede a Usucapio, in casu, a ausncia do tempo adequado para que se erigisse tal direito, posto que, enquanto o menor permaneceu nesta condio, nos termos do artigo 198, I, do Cdigo Civil, no se possibilitava contar o tempo, elemento objetivo indispensvel para a configurao do instituto, no cabendo, assim, o deferimento da medida. Assim sendo, conclui-se que a Autora no faz jus aos requisitos essenciais para a procedncia da demanda, conforme inteligncia do artigo 1.238 do Cdigo Civil. Noutro ponto, entende este Parquet, que a Autora tem direito ao ressarcimento referente ao pedido da exordial das benfeitorias necessrias realizadas no imvel, no perodo em que permaneceu neste, ainda que injusta e de m-f a sua posse, tudo em conformidade com o artigo 1.220 do Cdigo Civil, necessitando, entretanto, fazer prova das suas alegaes e dos valores por ela despendidos, devendo ser determinada a percia nos bens, caso imprescindvel. Ex positis, opina o Ministrio Pblico, inicialmente, pela intimao da parte autora para emendar a pea vestibular, sob pena de indeferimento desta, nos termos do dos artigos 295, I, combinado com 267, I, ambos do Cdigo de Processo Civil, e, no mrito, sanadas as irregularidades, opina pela parcial procedncia do pedido, para que sejam ressarcidas autora as benfeitorias necessrias comprovadas realizadas no imvel, julgando-se, entretanto, improcedente o pedido relativo usucapio da rea alegada, haja vista a ausncia de preenchimento dos requisitos necessrios.

Manaus, 03 de junho de 2003.

Amanda Katherine Oliveira Indiana Machado Mauriane Bezerra Teixeira

Gabriela Abreu Gerth Mariana Ceclia Albuquerque Nathalia Nery Santos Silva

Promotoras de Justia

You might also like