6a IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO GRANDE PROJETO ESPERANÇA ATIVIDADE: ENCONTRO SEMANAL DA CÉLULA

ESTUDO 4

O EVANGELHO E A LEI
Texto Bíblico: Gálatas 3:1-25
O CONTEXTO    Paulo está transtornado porque as igrejas da Galácia estavam invertendo a verdade do evangelho, que traz graça e paz aos cristãos, e glória a Deus. Deus esteve em ação na vida de Paulo antes mesmo de salvá-lo, e o treinou para pregar o evangelho. Sua viagem à Jerusalem provou que o evangelho apostólico fala da fé em Cristo em sua própria essência. Quando Pedro não viveu toda a sua vida em linha com o evangelho da justificação pela fé, Paulo o desafiou a deixar que o evangelho modulasse suas atitudes e ações.

FALANDO A RESPEITO 1. Qual é o ponto central da lei de Deus?

INVESTIGUE  Leia: Gálatas 3:1-5 2. Quais são as respostas às questões de Paulo nos versículos 1-5? -

Que ponto ele está levantando para os Gálatas?

APLIQUE 3. O que esses versículos falam sobre a formo como nós crescemos em nossa vida cristã?

INVESTIGUE  Leia: Gálatas 3:6-14 4. Como Abraão se tornou reto (justo) com Deus (vs.6)?

-

Como isso serviu como um modelo para os Gálatas – pessoas que não eram judeus, vivendo cerca de 1500 anos depois de Abraão?

1

É este o tipo de fé para a qual Deus responde. 46) – Ele estava confiando que Deus cumpriria suas promessas (ver Gn 12:1-3). 13)? - O que é que o confiar nisto nos dá? Por que isso é emocionante? TRAZENDO PARA CORAÇÃO    Você consegue ter uma atitude de apreciação pelo fato de que se você confia em Deus. esperando por sua felicidade e plenitude. “Viver” por algo significa depender daquilo pelo que você vive. e cheio do Espírito Santo. o ajudará a dirigir suas emoções?  Ler Gálatas 3:15-25 Deus deu a lei a Moisés 430 anos depois das promessas de salvação feitas a Abraão.6a IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO GRANDE PROJETO ESPERANÇA ATIVIDADE: ENCONTRO SEMANAL DA CÉLULA EXPLORE MAIS  Leia: Genesis 15:1-21  O que Abraão cria que Deus faria apesar do fato dele estar perto dos 100 anos de idade? (vv. 17)? Quem não passa (v. Se o versículo 10 é verdadeiro. Assim não foi a lei uma forma de melhorar ou substituir as promessas? Se foi. O que passa através dessa passagem (v. 12)?! O que Deus está mostrando sobre quem manterá esta aliança? Por que aquilo é as boas novas por o imperfeito Abraão?   No versículo 12. como Deus pode nos ter como justos sem ser injusto (v. Usualmente. É aquilo que dá a você significado. O que Abraão tem que fazer (Gn 12:9-11)? O fogo é um sinal da presença de Deus. nós precisamos de obedecer a lei para sermos salvos! 2 . confiança e definição de vida. A que é que nos conduz o viver. 6). você está vivendo uma vida de bênção e que não está sob qualquer maldição divina ou emocional? O que causa em você a ansiedade. o depender e o observar a lei? - Por que? 6. ambas as partes envolvidas em uma aliança passariam as peças dos animais pelo fogo. ou a inveja.justas (v. Paulo diz: “Aquele que faz estas coisas viverá por elas”. declarando as pessoas retas . como uma maneira de dizer que elas morreriam se o pacto fosse por eles quebrado. 5. ou o desespero? Como é que o fato de você ser lembrado de que você está redimido e abençoado por Deus por meio de Jesus Cristo. A passando os pedaços dos animais pelo fogo era uma forma antiga de selar uma aliança – um pacto.

e também dado a você. 13-14). 22-23)? Qual é.. Como Paulo responde esta objeção (v. finalmente.amar Jesus? . “Nós não estamos mais sob a supervisão da lei”. Por que as pessoas precisam saber que Deus é um Deus que tem leis antes que eles pudessem entender a razão pela qual a morte de Jesus são boas novas? 11. Como um cristão pode colocar-se sob a maldição da lei sem perceber que isto esteja ocorrendo? - O que você diria a alguém que tem feito isso? TRAZENDO PARA O CORAÇÃO Como esta passagem motivou você a: . Pode-se dizer que isso significa que os cristãos não deveriam se preocupar em obedecer a lei? Por que sim. 15-18)? 8. o ponto da Lei (v.6a IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO GRANDE PROJETO ESPERANÇA ATIVIDADE: ENCONTRO SEMANAL DA CÉLULA 7. Ele nos redimiu a fim de que a bênção dada a Abraão possa alcançar os gentios por meio de Jesus Cristo” (v.Obedecer a lei? . por que não? (2:19-20 deve ajudalos nesta resposta) APLICAÇÃO 10. 24-25)? 9. no Senhor Jesus. 21)? - O que a Lei alcança (v.Falar aos outros sobre o evangelho? ORAÇÃO “Cristo nos redimiu da maldição da lei tornando-se ele mesmo maldição por nós .. Coordenador do estudo. 3 . solicite aos membros do grupo que dedique um momento para agradecer a Deus por tudo que ele tem tomado de você. O que a Lei não alcança (v.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful