You are on page 1of 2

UN I V E RS ID A DE FED E R AL DO PA R A N Á E N G E NH A R I A E LÉ T R IC A

Especificação Expressão Gráfica

Descrição
Desenvolver o projeto elétrico de uma planta residencial, tendo como base algumas normativas da NBR5410, que serão apresentadas no tópico de especificação. A premissa básica do projeto é permitir a fácil manutenção e o uso adequado das estruturas desenvolvidas.
O trabalho poderá ser desenvolvido de em equipes de até 2 pessoas. A escolha da planta é livre, sendo, no entanto, solicitado que a planta residencial contemple pelo menos 1 banheiro e outros 3 cômodos. Regras a serem consideradas:
 A NBR 5410 estabelece os seguintes critérios para iluminação: A quantidade mínima de pontos de luz deve atender às seguintes condições: “Em cada cômodo ou dependência deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor (9.5.2.1.1)”  Condições para estabelecer a quantidade mínima de tomadas de uso geral (TUG´s): o número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos que podem ser aí utilizados, observando-se no mínimo os seguintes critérios (9.5.2.2.1). Em Banheiros: deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório. Em varandas: deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada. Em salas e dormitórios: devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração, de perímetro, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível. Em cada um dos “demais” cômodos e dependências de habitação: o Um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for igual ou inferior a 2,25 m2. Admite-que esse ponto seja posicionado externamente ao cômodo ou dependência, a até 0,80 m no máximo de sua porta de acesso o Um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for superior a 2,25 m2 e igual ou inferior a 6 m2 o Um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração, de perímetro, se a área do cômodo ou dependência for superior a 6 m2, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível

Especificação do Trabalho

As tomadas de uso especifico são aquelas destinadas a ligação de equipamentos fixos ou estacionários, que, embora possam ser removidos, trabalham sempre em um determinado local. Condições para estabelecer a quantidade mínima de tomadas de uso específico (TUE´s): A quantidade de TUE´s e estabelecida de acordo com o número de aparelhos de utilização, com corrente nominal superior a 10A.

na próxima data de aula.. . em não havendo aula nesta data. A nota será atribuída em função da completude do projeto. as normas aplicáveis. A avaliação consistirá de dois momentos: apresentação e a avaliação dos entregáveis. 1 por equipe. a Avaliação. bem como na clareza da documentação (especialmente no respeito às normas). A entrega e apresentação ocorrerá no dia 16/07. Composição das notas O trabalho que se apresenta formará 40% da nota da segunda parcial. no formato PDF. em formato adequado. ou. caberá ao aluno levar pendrive com a apresentação em formato PDF.PÁGINA 2 ESPECIFICAÇÃO Avaliação O trabalho consistirá da entrega do Memorial do projeto (indicando os critérios utilizados. deverá ser entregue junto a apresentação.. O trabalho deve ser desenvolvido com base nas normas da ABNT. na dimensão definida. O projeto impresso. O tempo de apresentação é de 5 minutos.. As plantas devem seguir todas as normatizações estabelecidas para este fim: legenda. com o projeto elétrico em si. cotas. resumo com o número de pontos e outras informações relevantes que não ao constam das plantas) e as plantas. Entrega O arquivo digital. deverá ser entregue via moodle.