You are on page 1of 3

Moisés – Deus dirige os nossos passos, Creia! Exôdo 2.

1-10
Levi: o terceiro filho de Jacó, de Lia. Membro da tribo de Levi; servo ou sacerdote da antiga Jerusalém; responsáveis pelo tabernáculo. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Salmos 139.16 Betume: Esta substância era colhida na forma de lodo na região do mar Morto, e do Eufrates, e em outros lugares, sendo usada como cal nas construções (Gn 11.3) - era especialmente empregada para proteger da umidade em toda a extensão as camadas inferiores. Pez: Piche, substância negra, resinosa, muito pegajosa. Moisés - salvo das águas. (Êx 2.10) – mais provavelmente, porém, é termo egípcio, significando filho, criança. Foi o grande legislador dos hebreus, filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi. (Misericórdia de Deus e Javé É Glória) Ele nasceu precisamente no tempo em que o Faraó do Egito tinha resolvido mandar matar todas as crianças recém-nascidas do sexo masculino, pertencentes à família israelita (Êx 2.1 a 4 - 6.20 - At 7.20 - Hb 11.23).

A sua mãe colocou-o num „cesto de junco‟, à borda do Nilo. A filha de Faraó, que o salvou, deu-lhe o nome de Moisés, e educou-o como seu filho adotivo, de maneira que pôde ele ser instruído em toda a ciência dos egípcios (Êx 2.5 a 10 - At 7.21,22).

1. Cuidado com a incredulidade, pois ela produz: 1.1. Senso de fraqueza. Ex 3.11 1.2. Complexo de inferioridade. Ex. 3.13 1.3. Visão distorcida da realidade. Ex 4.10-14 II. OS EFEITOS DA INCREDULIDADE 1. Contagia e conduz ao desespero. 2. Contagia e conduz à murmuração. 3. Conduz à ingratidão. 4. Conduz à insolência contra. 5. Conduz à apostasia – Nm 14.3 – “Não nos seria melhor voltar ao Egito?” 6. Conduz à amotinação – 14.4 = Queriam outros líderes que os guiassem de volta ao Egito. Rebelaram-se contra Deus. 7. Conduz à rebeldia contra Deus – 14.9 = Amar mais o Egito que o Deus da promessa é rebeldia.

queriam mudar de liderança e se ver livre dela.24. 2. 6. Quebrantamento diante de Deus . Masaque. Deus perdoa o povo em resposta à oração e remove o castigo – 14.36-38 7. 3) Eles desprezaram a Deus – v. 31. Firmar-se na verdade que Deus diz. 4) Eles não terão o que desprezaram – v. Paulo em Jerusalém.10 = José. 31. A) Eles viram a glória de Deus.39-45 = a) Não há vitória e III. perseverou em seguir a Deus. 24 – Servo. 25. 2. 23. ENTÃO DEUS… 1) Mudou o rumo da viagem deles – v. tem outro espírito. 34. Daniel. Conduz ao medo do inimigo – 14. Deus mostra seu cansaço com a incredulidade do povo diante das evidências – 14. 4. Deus não retira as consequências do pecado – 14. 3. 2) Eles não obedeceram à voz de Deus – v. 3) Eles não veriam a terra – v. mas as cicatrizes ficam como advertência. Deus não aceita ativismo quando não existe santidade e obediência – 14. 5) Eles terão o que desejaram – morrer no deserto – v. 1) Eles puseram Deus à prova dez vezes – v. Pedro na prisão. eles seriam não seriam .22. 9. Mostrar ao povo como vencer os gigantes.10 = Não queriam mudar de vida.20 = Perdoados. 4. Como Deus trata a questão da incredulidade no meio do seu povo 1.9 = O medo vê fantasma. O que fazer na hora da epidemia da incredulidade 1. mas mesmo assim. Orar intercessoramente. como aconteceu com os discípulos no mar da Galileia.8. por isso. Deus julga com castigo os amotinadores que insuflaram o povo – 14. 5. mas custam anos de pagamento – v.18-20 IV. 29-31.27-35 = O pecado está perdoado. destruídos ali em Cades Barnéia. 2) Um ano/um dia – o pecado comete-se num momento.2123. Sadraque e Abede-Nego. Deus traz livramento aos que crêem na sua Palavra na hora H – 14. Conduz à perseguição contra os líderes – 14. Nm 14. Deus galardoa os que crêem – 14. B) Eles viram os prodígios de Deus. 22.25 = Calebe – v.11 3.

44. Avante. Terra farta. É hora de tapar os ouvidos às vozes agourentas do pessimismo e crer nas promessas infalíveis da Palavra de Deus. d) Não há compromisso de Deus de abençoar um povo que desobedece Sua Palavra – v. pois.prosperidade onde há desobediência – v. É hora de entrar na terra prometida da vida abundante. mas o SENHOR lhe dirige os passos. irmãos! O coração do homem planeja o seu caminho. É hora de deixar de lado a incredulidade e confiar no Deus dos impossíveis. onde mana. Pv 16:9 . 43. Às vezes a incredulidade nos impede de entrar nesta vida deleitosa. 41. c) Não há presença e nem vitória de Deus. leite e mel. CONCLUSÃO A terra prometida e Não o deserto é onde devemos viver. 42. onde as pessoas se desviam da vontade de Deus – v. É hora de desafiar os gigantes.45. b) Não há vitória onde o Deus da vitória está ausente – v.

Related Interests