You are on page 1of 2

Elias – I Reis 17.1-7 Autor – Atribuído a Jeremias. Livro – Histórico Elias – Significa “O Senhor é Deus” ou o “Senhor é o meu Deus”.

Tisbita - Cidade de Tisbe, em Gileade. Região montanhosa e florestal que ficava a leste do Jordão (Gn 31.21) Baal - Principal deus dos povos cananeus. O culto a Baal era uma constante tentação para os israelitas. (Juízes 6:25). Os cananeus acreditavam que Baal controlava as chuvas. Elias prova que o Senhor Deus de Israel quem controlava tudo, inclusive a chuva v.1. Querite – “cortante ou Separação” v.3. Milagres – Multiplica alimento na casa da viúva – Ressuscita filho da viúva. I Reis 17.22 - O Sacrifício consumido 1Rs 18.38 - Volta da chuva 1Rs 18.45 - Capitães e soldados mortos 2Rs 1.10 - Jordão dividido 2Rs 2.8 - Arrebatado aos céus 2Rs 2.11 Aplicação para: Os dias de hoje Deus buscou e encontrou um homem que sacudiu os alicerces do seu tempo: a história não foi à mesma depois de Elias! Mas onde estão os homens e as mulheres que irão sacudir a sociedade de hoje? Em que épocas surgem os “Elias” de Deus? Tudo o que o rei fazia a sociedade copiava; tudo o que ele dizia a sociedade realizava. Quem você tem copiado?

Igreja Deus nos leva para essa escola não para nos exaltar, mas para nos humilhar. Três verdades importantes: 1. Deus está mais interessado em quem somos, fala-nos ao coração, nos restaura. O Deus da obra é mais importante do que a obra de Deus. 2. Na escola do deserto aprendemos a depender mais do provedor do que da provisão. Deus o sustentaria ou ele pereceria. Deus nos leva para o deserto para nos mostrar que dependemos mais dos seus recursos do que dos nossos próprios recursos. 3. Na escola do deserto aprendemos que o treinamento de Deus tem o propósito de nos capacitar para uma grande obra. Moisés foi treinado por Deus quarenta anos no deserto, pôde libertar Israel da escravidão e guiar esse povo rumo à terra prometida. Paulo passou três anos no deserto da Arábia, ele foi preparado por Deus para ser o maior líder do Cristianismo. Elias foi graduado na escola do deserto pôde enfrentar, com bravura, a fúria do ímpio rei Acabe e trazer de volta a nação apóstata para a presença de Deus. Vida: Tenha no seu coração que onde o Senhor é o guia, Ele sustenta. Ele provê. A fé nos mostra que a ameaça de privação não muda o que o Senhor estabeleceu. Opte em crer mesmo quando você está privado de algo. Ap. Paulo estava privado da liberdade porém, no livro de Filipenses, diz que ora pelos Filipos e sempre o faz com alegria.

Os Elias de Deus  São dependentes de Deus. (Não se preocupam com o que comer e vestir Lc 12 . 22 a 34)  São ousados. Falam verdades a quem quer que seja v1.  São de oração. Depois do desafio do Carmelo, ora I Reis 18.42