You are on page 1of 11

Educandário Santa Maria Goretti Aluno (a) ____________________________________________________ Período: Integral

Questionário de História/Geografia

Dos Sertões de dentro do Piauí

Livro de História

1. Qual o principal motivo que leva os colonizadores ao interior do Brasil? R. O principal motivo foi a expansão da pecuária por meio das bandeiras.

2. O que eram as bandeiras? R. As bandeiras foram expedições de exploração econômica que visavam desbravar e explorar territórios, além de caçar, aprisionar e comercializar os indígenas.

3. Por quem foram criadas as bandeiras? R. Elas foram criadas e patrocinadas pela coroa portuguesa e por proprietários de terras.

4. Entre as muitas pessoas envolvidas na ocupação do território interiorano do Brasil, quais os dois bandeirantes que tiveram registro especial? R. Os bandeirantes foram Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Mafrense.

5. Os bandeirantes comandaram várias expedições que chegaram ao Piauí. Era chamado de bandeirismo de preação. Com que finalidade deram esse nome? R. Esse nome foi dado com a finalidade de capturar e aprisionar índios para a escrividadão-chamada de “bandeira de caça ao indígena”.

6. Em 1619, os bandeirantes passavam a atacar as organizações jesuítas com o objetivo de escravizar os índios já adaptados às atividades agrícolas. Mas nem todos os índios do Piauí tornavam escravos dos bandeirantes. O que aconteceu com os índios que não foram escravos dos bandeirantes?

o qual ficou conhecido como a revolta Mandu Ladino. O resultado disso foi um verdadeiro genocídio. Os índios do território do Piauí eram perseguidos tanto pelos criadores de gado que desejavam o seu desaparecimento como pelos religiosos que defendiam a catequese deles. Quais terras do Piauí foram ocupadas pelos bandeirantes paulistas Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Mafrense? R. 10. 8.no território do Piauí. 12. Pernambuco. Em quais atividades os índios escravizados eram utilizados? R. Como base nessa informação explique o que é genocídio. Muitos indígenas piauienses foram escravizados e vendidos nos mercados da Bahia. Em 1712 e 1713. outros morrem lutando contra os bandeirantes. R. eram guias nos desbravamentos e na exploração das riquezas naturais do território. Quem era Mandu Ladino? R. Eram utilizados em diversas atividades ligadas à pecuária. a destruição física de grupos humanos e de suas manifestações culturais. tornando vítimas do choque cultural e da exploração econômica. significa. que resultou em uma vitória importante para os índios. também vigiavam fazendas. da etinia dos Avanis.R.durante a colonização ocorreu um conflito entre os índios tapuias do norte e os colonizadores. As terras das bacias dos rios Parnaíba e Canindé. dando origem aos núcleos de povoação. 9. Como iniciou a ocupação do atual território do Piauí? R. rebanhos e seus proprietários. Qual foi a atividade econômica responsável pela ocupação da região que hoje é nosso Estado? . 7. 11. Iniciou-se com o aumento do número de expedições para o interior do Nordeste. e outros embrenhavam-se no mato a dentro ao Maranhão e das terras do Ceará. Ceará. que organizou e executou uma armadilha para os colonizadores naquela região. Mandu Ladino era um indígena. Genocídio é um crime contra a humanidade. muitas vezes.

Com o aumento do número de fazendas e de pessoas nas áreas interioranas do Nordeste. pimenta. 14. Quais os três elementos básicos que constituíram a formação da sociedade piauiense? R. Agora responda: a) Como era a relação dos índios com a natureza? . de que viviam os grupos nativos (índios)? R. Qual o nome dessa técnica? R. Milho. 13. tomate. mandioca. Os grupos indígenas brasileiros. pimentão e castanha. Histórias e Tradições dos povos nativos piauienses 1.O Piauí foi colonizado do interior para o litoral. amendoim. A maneira como os nossos antepassados indígenas desempenhavam a tarefa de cultivar alimentos é hoje tida como rudimentar. Contudo os índios usavam várias técnicas de plantio que até hoje são praticadas. principalmente no Piauí. 3.R. Os três elementos básicos que constituíram nosso povo foram os brancos europeus. os indígenas nativos e os negros africanos. políticas e religiosas. cacau. 2. Na época da chegada dos portugueses nas terras que seriam chamadas de Brasil. Como colonizado o Piauí? R. 4. da agricultura de milho e mandioca e da coleta de raízes sementes e frutas. Que alimentos de origem indígena estão presentes no cardápio regular dos brasileiros. 5. Igreja Nossa Senhora da Vitória. abacate. primeira igreja criada no território piauiense. R. Qual o nome dessa igreja? R. batata. assim como os europeus que aqui chegaram.A atividade econômica foi a pecuária. feijão. principalmente no interior do Brasil. a igreja católica criou as margens do Riacho da Mocha (hoje Oeiras) uma igreja. tinham uma relação baseada em regras sociais. abacaxi. Caivara que consiste na derrubada da mata e queimada a fim de limpar o solo para o plantio. Viviam da caça.

como a maioria das populações nativas brasileiras e americanas. b) E dos europeus? R. pois organiza e orienta os indígenas. milho e batata doce para se alimentar. Quando iam para as festas ou para guerras como os índios se enfeitavam? R. possuíam laços familiares – as aldeias. Quais eram seus instrumentos de guerra? R. Viviam da agricultura rudimentar. a guerra e a derrubada de árvores. Quais as quatro etnias que haviam no Piauí? R. E o que um indígena carcaça era distribuído para todo o grupo. Ele também é o curandeiro pois conhece todas as ervas para curar doenças. 10. 6. Os indígenas viviam em comunidade onde as pessoas em geral. além da caça e da pesca. R. plantava mandioca. Que pessoas são essas e quais as suas funções dentro da tribo? R. Usavam flechas. As quatro etnias que haviam no Piauí são: Jê. O trabalho era feito por todos. O pajé – o sacerdote que conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. 9. a pesca. Cariri e Tupi. Como viviam os índios no Piauí. Jaraíba. Eles retiravam da natureza tudo o que era preciso para se tornarem mais ricos e influentes. 11. 7. só retiravam da natureza o necessário para sobreviver. para poder subjugar outros seres humanos. viviam nus e tinham cabelos compridos. O cacique – faz o papel de chefe. As mulheres eram responsáveis pelas crianças e pelo plantio e os homens eram encarregados do trabalho pesado: a caça. Como os indígenas viviam socialmente? R.R. 12. . 8. Como eles faziam a divisão do trabalho na aldeia? R. Era uma relação de respeito. lanças e chaporras. Existiam duas pessoas muito importantes na organização dos grupos étnicos. Eles enfeitavam-se com as penas de araras e tucano e outras plumagens coloridas.

O que nós herdamos desses bravos nativos do Piauí? R. morte e fuga dos indígenas que moravam em nosso Piauí. festas. 17. O que eles aprendiam nesses aldeamentos? R. Utilizá-los como guias nas matas na busca por metais e pedras preciosas. a revolta liderada por Mandu Ladino. Quais as cidades do Piauí que se originaram de aldeamentos. Pimenteiras. dormir em redes. Utilizá-los na captura de outros indígenas. usar costumes e cultura. caçar. Foram colocados em aldeamento que eram controlados e administrados pelo governo colonial.13. Escravizá-los para trabalhar nas grandes fazendas de gado e lavouras de cana de açúcar. 14. As cidades são: Jaicós. Utilizá-los nas batalhas contra outras aldeias. . 18. Viviam durante algum tempo às margens do Rio Parnaíba e retiraram-se para o Maranhão após. c) Gamelas. Viviam nos limites com Pernambuco. Expulsar os indígenas de suas terras. Habitavam a região central do Estado do Piauí. tomar banho de rios. como crendices. Amarante. Usá-los para tomar as ricas terras dos nativos do Piauí. b) Gueguês R. Herdamos as tradições. pescar. R. As bandeiras foram responsáveis pela escravidão. 15. além do traço mestiço. resultado entre nativo e nativa que é a etnia piauiense. Indique como viviam as tribos: a) Pimenteiras R. O que aconteceu com os nativos que não foram mortos pelos Bandeirantes? R. Qual era realmente o objetivo dessas bandeiras? R. Eles aprendiam a falar português e eram obrigados a se batizar. Aroazes. Jenipapo e Guaranis R. 16. comer beiju de mandioca. tornando-se católicos.

R. Cite o nome de duas lendas piauiense. Benin e Costa da Marfim. Quais são essas etnias? R. 5. 2. avós. em quais atividades os negros trabalhavam? . As etnias são: pardos. As mais comuns são a linguagem. Eles vieram em navios negreiros. da fome e da saúde. Nós piauienses somos o resultado da convivência de diferentes etnias e todas elas contribuíram para a nossa formação histórica. Eles vieram para o Brasil escravizados para trabalharem nas lavouras de cana de açúcar. Muitas características podem distinguir os grupos étnicos uns dos outros. e até o jeito de vestir. Que punições marcaram essa raça aqui no Brasil? R. c) Como eles vieram? R. Com base nessa afirmação responda: a) Os negros africanos eram originários em sua maioria de quais lugares. bisavós. pais. No Piauí. Moçambique. Congo. tataravós. a religião. 4.19. Entre elas quais as mais comuns? R. b) O que eles vieram fazer no Brasil? R. cultural e religiosa. brancos e indígenas. Miridam e Macyrajara. R. Após chegarem ao Brasil os negros eram submetidos ao trabalho escravo e sofriam inúmeras formas de punição. também chamados de “tunabeiros”. Os negros foram o último grupo em grande número a se inserir no processo de constituição da população brasileira durante o período colonial. As formas de punições foram: física. a história dos antepassados. A influência Africana 1. psicológica e emocional. negros. Eram originários da Angola. 3. chamado assim por causa do número de pessoas que morriam durante a viagem pelas péssimas condições de higiene. Nigéria.

comandado por Zumbi. 10. Pedro II. que em 1770 já lutava contra os maus tratos e denunciava as desigualdades. Onde os negros eram confinados pelos capatazes das fazendas. em 13 de Maio de 1888 assinou uma lei que aboliu oficialmente a escravidão do Brasil. regente do Brasil em lugar do pai D. Essa lei é em homenagem a quem? R. Não. Eles recebiam salários? R. Qual o nome dessa Lei? R. 9. 7. 8. Essa lei é em homenagem a escrava piauiense Esperança Goncior. onde eles podiam vivenciar sua cultura. Eram confinados nas senzalas. qual foi o nome do quilombo mais famoso e quem o comandava? R. apenas moradia. O quilombo dos palmares. c) Quem foi contratado para acabar com o quilombo? R. como ferreiros e carpinteiros e algumas mulheres trabalhavam no interior das casas dos senhores como cozinheiras. falar sua língua e praticar seus rituais religiosos. Lei Áurea. Sobre os quilombos responda: a) No Brasil. b) Em qual Estado ficava esse quilombo? R. . Eram comunidades organizadas pelos negros fugitivos. R.R. Foi contratado o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho que na época morava no Piauí. 11. E no Brasil o dia da consciência negra é em homenagem a Zumbi. A princesa Isabel. Ficava em território pernambucano. Eles trabalhavam em todas as atividades desde a lavoura e criação de gado até os serviços domésticos. 6. hoje pertencente ao estado de Alagoas. arrumadeiras e até mesmo dama de leite. O que era os quilombos? R. O Piauí instituiu a data 6 de Setembro como dia Estadual da Conciência Negra. roupas e alimentação quase sempre precária.

d) No Piauí há vinte comunidades quilombralos. Domingos Mafrense instalou a primeira fazenda de garoto nas atuais terras piauiense. Hoje em dia o racismo se refere a que? R. Nossa Língua: palavras como oxalá. O que é pecuária extensiva? R. quiabo. 12. Religião: orixás. O racismo se refere às diferenças de características físicas. 2. Pecuária extensiva é a atividade em que os animais são criados soltos no pasto e sem cuidados veterinários. canjica. onde existe a crença de que algumas pessoas são superiores a outras. Em que região isso aconteceu? . samba. Dança: capoeira. mangugá. A comunidade Mimbó. fica em Amarante. A prática do racismo tem a ver com a nossa história colonial e cultural. maxixe. O objetivo era encontrar ouro e pedras preciosas. quando havia distinção entre raça branca e raça negra. Esse processo se deu por meio das sesmarias (extensas faixas de terras doadas aos fazendeiros pela coroa portuguesa). 4. Culinária: quibebe caruru. Qual delas é a mais conhecida e onde fica? R. conquistar temas e apresar índios para o trabalho escravo. Nas terras nordestinas como se deu essa ocupação? R. 13. Após várias batalhas com os índios. congo. Qual o objetivo dos colonizadores ao ocupar e explorar as regiões interioranas do Brasil? R. pagode. Que heranças os negros nos deixaram? R. Livro de Geografia 1. 3. Domingos Mafrense e Domingos Jorge Velho foram os desbravadores das terras piauiense. canjica.

Dê o significado: R. Santo Antônio do Campo Maior (atual Campo Maior). Das fazendas. Vindo da Casa da Torre na Bahia. estreito no litoral e alargado nas regiões sul e sudeste. 7.R. 5. São João da Parnaíba (atual Parnaíba). O Piauí está dividido em regiões menores. Qual o critério adotado pelo IBGE para regionalizar o Piauí em mesorregiões? R. Coo se configura nosso estado. São 4 as mesorregiões – Norte. O IBGE regionalizou as unidades federativas de acordo com suas características naturais e econômicas. Quem elevou Oeiras à condições de cidade foi João Pereira Caldas. Marvão (atual Castelo do Piauí). Sudeste e Sudoeste. as mesorregiões. É dividido em 5 regiões e 27 unidades federativas sendo 26 Estados e um Distrito Federal. 10. hoje Oeiras. Nossa Senhora do Livramento do Parnaguá (atual Parnaguá). Quem elevou Oeiras à cidade? R. instalou-se e criou as primeiras fazendas de gado na região da atual cidade de Valença do Piauí. 11. surgiram as vilas como a vila da rocha. Regionalizar: Dividir o espaço geográfico em regiões. João Pereira Caldas instalou seis vilas. R. quais são elas: R. 9. IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. as microrregiões. O Brasil é dividido de acordo com o IBGE em quantas regiões e quantas unidades federativas. Sendo que cada mesorregião é dividida em partes menores ainda. 6. Jerumenha. 8. . Valença (atual Valença do Piauí). Centro-este. Como está dividido o Piauí? R. R.

Qual a função do perfeito? R. Na esfera federal tem duas casas legislativa que são o senado federal e a câmara federal onde trabalham os deputados federais. Qual a finalidade da lei orgânica do município. 15. Já nos estados temos a assembleia legislativa onde trabalham os deputados estaduais e no município. 14. há a câmara municipal onde trabalham os vereadores. É o conjunto de leis de um país. aplicar as penalidades aqueles cidadãos que não cumprirem as leis. coleta de lixo. Administrar o funcionamento dos serviços públicos como pavimento. Possui o poder de julgar com base nas leis criadas pelo poder legislativo e executadas pelo poder executivo. Qual a função do judiciário? R. .12. mas através de concursos. saúde. Quem faz parte desse poder? R. 16. as pessoas votam em candidatos de dois poderes. 18. O que é Constituição? E quando foi promulgada. estadual (governador). O Poder Legislativo é responsável por criar leis e cuidar para que elas passam ser executadas. estado e município. Qual o nome da Vila que deu origem a Teresina? R. transporte. Foi promulgada em 1989. municipal (prefeito). Os três poderes 13. limpeza de ruas. O nome é Vila do Poty. 17. As eleições em nosso país acontece de 4 em 4 anos. O poder judiciário não somos nós que colocamos os juízes nos poderes. educação etc. R. O poder executivo existe em três esferas: federal (presidente). Quais são esses poderes? R.

. Garantir a organização político administrativa do municípios. direitos e deveres de seus habitantes.R.