You are on page 1of 6

Ingredientes

:
Farinha de Centeio Farinha de milho Sal Água a ferver

Em primeiro lugar, dentro de uma masseira é colocado o crescente, que terá de ficar a repousar de um dia para o outro. No dia seguinte logo pela manhãzinha, são aquecidos os fornos a lenha, tarefa que demorará cerca de duas horas.

acrescenta-se ao crescente farinha de centeio. A farinha de milho é sempre metade da farinha de centeio. água a ferver e sal. De seguida são retiradas as brasas do forno. farinha de milho. Depois. . todos estes ingredientes são amassados numa máquina chamada Amassadeira. São adicionados 2 sacos de farinha de centeio mais 1 saco de farinha de milho.De seguida. mas é deixada uma pequena porção de brasas a um canto na entrada do forno de forma a mantê-lo forno quente.

essa massa já “moldada” é colocada numa pá de madeira e levada até ao interior do forno. De seguida. mais ou menos.Depois de amassados os ingredientes. são retiradas pequenas porções dessa massa que são colocadas em escudelas (pequenos cocos de madeira). . com o seu formato redondo. sendo moldadas juntamente com pequenas porções de farinha até ficarem.

Todo este trabalho é feito por 6 pessoas .

são abertos os fornos e retiradas as broas com a ajuda de uma pá de madeira. .Passadas mais ou menos 4 horas.

sal e água a ferver. A quantidade de farinha de milho é metade da de centeio. moldamos a massa de forma a ficar redonda e levamo-la ao forno de lenha. Quantas fornadas de broa faz por dia? Fazemos quatro fornadas diárias. o sal. Quais os dias em que a Broa de Avintes é mais procurada? A broa é mais procurada à Sexta-feira e ao Sábado. a broa grande e a broa baixa. Clotilde Almeida Baptista Há quanto tempo fabrica a Broa de Avintes? Eu já vendo a Broa de Avintes há cerca de 40 anos. 11ºG . A partir desse dia nunca mais parei de fabricar esta broa que é procurada por muitas pessoas em todas as épocas. juntamos ao crescente farinha de centeio. a água a ferver e o crescente do dia anterior. De seguida. João e na tradicional festa da Broa. Qual o tipo de Broa mais procurada? Sem dúvida que a broa mais procurada é a broa Especial. esta última mais conhecida por broa especial. Das primeiras vezes. João. por isso senti-me “obrigada” a tentar outro tipo de broa e comecei a experimentar diversos tipos e formas de fazer broa. as broas desfaziam-se quando as retirávamos do forno. Como é aquecido o forno? Quanto tempo demora o aquecimento? O forno é aquecido a lenha e demora cerca de duas horas a aquecer. outras não tinham bom gosto. Todos estes ingredientes são misturados numa máquina chamada amassadeira. Tem conhecimento do local mais longínquo onde esta broa é consumida? Não. muitas delas no dia seguinte estavam duras. que se realiza nos primeiros dias de Setembro aqui em Avintes. Que tipos de farinha são utilizados no fabrico da Broa de Avintes? As farinhas que utilizamos são a de centeio e a de milho. como fui tentando e tentando.Entrevistada: Srª D. encontrei a maneira ideal de fazer broa ao gosto dos clientes. Trabalho realizado por Renata Nídia. mas também é procurada no S. principalmente no S. e. As broas demoram a cozer cerca de quatro horas. mas sei que é levada pelos consumidores para muitas partes do mundo. Quais os ingredientes e as quantidades utilizadas? Os ingredientes são as farinhas de milho e de centeio. Fechamos o forno e passadas mais ou menos quatro horas está pronta a ser tirada. Como é fabricada a Broa de Avintes? Fazemos o crescente no dia anterior e deixamo-lo repousar até ao dia seguinte. No dia seguinte. em que a padaria se torna muito pequena para tantas pessoas. Que tipo de Broa de Avintes fabrica? Fabrico a broa alta. farinha de milho. No início eu fabricava um tipo de broa que não agradava muito às pessoas.

Related Interests