You are on page 1of 15

Fundamentos do design

•Origens do design •Conceitos de design

Conceitos de do design Fundamentos design

A origem da palavra... ...A palavra inglesa "design" descende do italiano "disegno", conceito utilizado sobretudo a partir da Renascença, para definir uma metodologia, uma atitude projectual, um processo de concepção. Assim, design, designa a atitude projetual. Considera-se que mesmo o homem do paleolítico resolvia um problema de design, quando lascava uma pedra que utilizava como uma extensão tecnológica do seu corpo, afim de responder às suas necessidades de caça.

2

Restr. (. Desenho industrial. 3 . 3.. O produto desse planejamento..Conceitos de do design Fundamentos design “Etimologia (. Desenho de produto. Programação visual. Indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo 2. é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica. Restr. Desenhista industrial. Restr.)” ETIMOLOGIA DA PALAVRA Design [Ingl. Restr. Restr... 4. planejamento. 2.] 1. Restr.) é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem. 3. Concepção de um projeto ou modelo. Desenhista de produto. 5. 2. 4. Por outras palavras. Conceitos de do design Fundamentos design Designer [Ingl.] 1. Programador visual.

] 1. determinar. Dar a conhecer. Qualificar.] 1. denominar. Nomear (para cargo ou emprego) 5. nomear. Fixar.] 1. marcar. determinar.-lat. designiu. Ser o sinal. projeto. assinalar 4. designante. Conceitos de do design Fundamentos design Designar [Do lat.Conceitos de do design Fundamentos design Desígnio [Do b. designatore. Fixar. assinalar 6. Intento. marcar. plano. o símbolo de 3. intenção. designare. Que ou aquele que designa ou indica. indicar 2. classificar 4 . propósito Designador [Do lat.

Fig. Intento. A disciplina relativa à arte e à técnica do desenho (1 e 2) 5. e se relaciona com a estratégia de construção da imagem de uma empresa. pontos e manchas. esboço. plano 7.Conceitos de do design Fundamentos design Desenho [Dev. Delineamento. configuração 8. Design de embalagem – “veste o produto. esboço. por meio de linhas. estudo 6. ou técnico 2. artístico. Traçado. Toda obra de arte executada segundo as condições acima descritas 4. brindes. propósito. Design editorial – projeta livros. projeto. com objetivo lúdico. desígnio Conceitos de Design Conceitos de do design Fundamentos design Áreas do design O Design gráfico é uma forma de comunicação visual. expressando a forma e geralmente abandonando a cor 3. etc.] 1. revistas e jornais. Fig.. Design de material promocional – cartazes de filmes. Versão preparatória de um desenho artístico ou de um quadro. Representação de formas sobre uma superfície. Vertentes: Design institucional – lida com a identidade corporativa. A arte e a técnica de representar. responsável pelas marcas e logotipos. Forma. pincel. elaboração 9. com lápis. um tema real ou imaginário. gerando catálogos ou outros materiais Impressos. risco. pena. de desenhar. feitio. 5 . científico.

Vertentes: Design de jogos Web Design –Projeto de sites Design de interface .Conceitos de do design Fundamentos design Áreas do design Design de Hipermídia Linguagem híbrida. *Bens de capital são aqueles utilizados no processo produtivo. gerando uma nova linguagem. entre outras. essencialmente a produção de bens de consumo ou de capital*. produtivos. formada através da junção do hipertexto com diversas linguagens (texto. potencialidade. sons. Conceitos de do design Fundamentos design Áreas do design Design de Produto Trata do projeto de produtos industriais. não-linearidade. com diversas características próprias como o hibridismo. respondendo às necessidades do usuário. vídeo. mercadológicos e sociais que envolvem o produto. animação etc.Projeta as telas dos programas de computador. metamorfose. consciente dos aspectos econômicos.). e às possibilidades de produção. 6 . imagens. interatividade. ergonômicos. um híbrido de linguagens multimídias em arquiteturas hipertextuais.

melhorando a exposição dos produtos. que o design pode estar em quase qualquer lugar. Conceitos de do design Fundamentos design Áreas do design Até mesmo na comida podemos encontrar o design: no projeto de um novo tipo de massa caseira.Projeta palcos para teatro.Procura reduzir o impacto causado pela produção em escala industrial sobre o meio ambiente. combina diferentes matérias primas e evita o desperdício. esta deverá ser bonita. atraindo consumidores e facilitando as vendas. de rápido cozimento e fácil de embalar. 7 . Da cabine das naves espaciais aos aparelhos de barba descartáveis. balé. DESIGN CÊNICO .É aplicado nas lojas. DESIGN DE VITRINES . Percebe-se. Promove a utilização de materiais alternativos.Conceitos de do design Fundamentos design Áreas do design DESIGN AMBIENTAL . cenários para cinema e produções de TV. então. música.

Conceitos de do design Fundamentos design Design e áreas correlatas •Arquitetura •Artes Plásticas •Engenharia •Publicidade •Marketing •Cinema •TV •Decoração Conceitos de do design Fundamentos design Conceitos de design 8 .

a confecção de um croqui.(.) o design é uma idéia. permitir a sua transmissão aos outros. O design constituiria então na corporificação desta idéia para. mediante a construção e configuração resultando em um produto industrial passível de produção em série. o célebre teórico de design Gui Bonsiepe. o conceito de design compreende a concretização de uma idéia em forma de projetos ou modelos.)” Lobach. um projeto ou um plano para a solução de um problema determinado. todo design é design de interfaces. com a ajuda dos meios correspondentes.. projetos. Já que nossa linguagem não é suficiente para tal. Para o autor... mas a interação do produto com o usuário. modelos constitui o meio de tornar visualmente perceptível a solução de um problema. amostras. 2001 Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design Segundo.FUNDAMENTOS DO DESIGN Fundamentos do design Conceito de design “(. programação. Assim. 9 . entre outras áreas de desenvolvimento). design consiste no "domínio no qual se estrutura a interação entre usuário e produto. no sentido de que o designer não vai produzir a forma que o produto funciona (tarefa da engenharia. para facilitar ações efetivas"..

técnicoconstrutivos. técnicoprodutivos e técnico-distributivos) ICSID International Council os Societies of Industrial Design Criado em 1957 para promover a atividade do desenho industrial 10 ... fruição (aproveitamento) e consumo individual ou social do produto (fatores funcionais... técnico-sistemáticos.) Isto se refere tanto a fatores relativos ao uso. dominar técnicas e ter bom senso para aplicar o seu conhecimento na hora de expressar as suas idéias. integrar e articular todos aqueles fatores que. de uma maneira ou de outra. 1958) Projetar a forma significa coordenar. observar e destacar coisas que pessoas comuns não percebem..Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design “. simbólicos ou culturais) quanto aos que se referem à sua produção (fatores técnico-econômicos.. a fim de mostrar o óbvio sem ser óbvio.” Andrej Grujic Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design (ICSID.Para se fazer um bom design é necessário conhecer muito bem o produto que se está trabalhando. deve procurar expressar suas idéias através de formas e cores. participam no processo constitutivo da forma do produto (. Um bom designer deve saber escutar.

as relações estruturais e funcionais que dão coerência a um objeto tanto do ponto de vista do produtor quanto do usuário. 1961) Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design O que se exige para poder considerar que um objeto pertence ao desenho industrial é: 1) a sua fabricação em série. e um momento repetitivo de produção mecanizada e em série. (Gillo Dorfles. (Tomás Maldonado.Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design Design é uma atividade projetual que consiste em determinar as propriedades formais dos objetos a serem produzidos industrialmente.. 1963) 11 . (. Eis por que razão não é lícito pensar em desenho industrial em relação aos objetos pertencentes a épocas anteriores à revolução industrial. de criação pelo desenho.) em cuja base existe sempre um momento de projeto. Por propriedades formais entende-se não só as características exteriores. mas. 2) a sua produção mecânica. devido ao fato de ter sido inicialmente projetado e não a uma sucessiva intervenção manual.. e 3) a presença nele de um quociente estético. sobretudo.

ou sistemas de produtos. compatibilizando exigências técnicofuncionais com restrições de ordem técnico-econômicas... (Gui Bonsiepe.Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design Design é o processo de adaptação do entorno objetual às necessidades físicas e psíquicas dos indivíduos da sociedade. Sua maior contribuição está na melhoria da qualidade de uso e da qualidade estética de um produto. 1982) 12 . (Bernd Löbach. É parte integrante de uma atividade mais ampla denominada desenvolvimento de produtos. estruturais e estéticoformais de um produto. para fabricação em série. responsável pela determinação das características funcionais. 1976) Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design O desenho industrial é uma atividade projetual.) Design de produto é o processo de adaptação de produtos de uso de fabricação industrial às necessidades físicas e psíquicas dos usuários e grupos de usuários. (.

(Philip Kotler. 1989) Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design O design é o domínio no qual se estrutura a interação entre usuário e produto. combinando de maneira inovadora os cinco principais componentes do design: performance. aparência e custo. arquitetura. mas inclui também sistemas que determinam a identidade pública da empresa (design gráfico. (Gui Bonsiepe. durabilidade. publicidade.Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design Design é a tentativa de conjugar a satisfação do cliente com o lucro da empresa. O domínio do design não se limita aos produtos. Design industrial é essencialmente design de interfaces. para facilitar ações efetivas. embalagens. decoração de interiores das fábricas e dos pontos de vendas). qualidade. 1992) 13 .

de 1996. design é o fator central da humanização inovadora das tecnologias e o fator crucial das trocas econômicas e culturais. criativo e artístico. (Projeto de Lei nº 1.965.. sociais. Assim. com vistas à concepção e desenvolvimento de projetos de objetos e mensagens visuais que equacionem sistematicamente dados ergonômicos.) Design trata de produtos. serviços e sistemas concebidos através de ferramentas. processos. econômicos.Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design O design é uma atividade especializada de caráter técnico-científico.. que visa regulamentar a profissão no Brasil) Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design Design é uma atividade criativa cujo propósito é estabelecer as qualidades multi-facetadas de objetos. (ICSID. serviços e seus sistemas de ciclos de vida. organizações e da lógica introduzidas pela industrialização – não somente quando são produzidos em série. tecnológicos. culturais e estéticos. que atendam concretamente às necessidades humanas. (. 2000) 14 .

com a preposição ablativa do latim DE. dividir). organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação. significação etc. 2001) Icograda (International Council of Graphic Design Associations) Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design Design relaciona a palavra signo tanto do latim (signum – que deu origem a significado.) quanto do grego (secnon – extrair. Ao designer gráfico cabe a tarefa de fornecer respostas aos problemas de comunicação de todo tipo em todos os setores da sociedade.Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design Design gráfico é uma atividade intelectual. traduzindo DE + SIGN: falar conforme o signo. Envolve também repertório do intérpetre que elabora determinada visão do objetos atualizadas no signo. — Lucrécia D Alessio Ferrara 15 . seja na esfera dos negócios. Informação e comunicação são as bases de um modo de vida global interdependente. de acordo com o signo Design envolve uma operação crítica sobre as atividades do signo. separar. tirar de. mas à análise. (Icograda. cultural ou social. técnica e criativa concernente não somente à produção de imagens.

criativo e artístico. relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional. econômicos. — André Villas-Boas Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design “Design é uma atividade especializada de caráter técnico-científico. sociais.” Alexandre Guedes Müssnich 16 . culturais e estéticos que atendam concretamente às necessidades humanas.Conceitos de do design Fundamentos design Conceito de design Design gráfico se refere à área de conhecimento e à prática profissional específicas. com vistas à concepção e desenvolvimento de projetos de objetos e mensagens visuais que equacionam sistematicamente dados ergonômicos. tecnológicos.