You are on page 1of 6

Diagramas de Sequência e de Estados

Análise e Projeto de Sistemas

Jean J.
21/11/2012

Quando um objeto desaparece. muitas vezes porque sua utilização leva a um grande número de setas no diagrama. existe um "X" na parte inferior da barra. Este tipo de mensagem não é frequentemente representada nos diagramas. Uma condição é representada por uma mensagem cujo rótulo é envolvido por colchetes. Características: Em um diagrama de sequência. Mesagens de retorno são representadas por linhas horizontais tracejadas. Linhas horizontais ou diagonais representando mensagens trocadas entre objetos. Estas linhas verticais são preenchidas por barras verticais que indicam exatamente quando um objeto passou a existir. baseia-se em um caso de uso definido pelo diagrama de mesmo nome e apoia-se no diagrama de classes para determinar os objetos das classes envolvidas em um processo. Este tipo de mensagem só deve ser mostrada quando forfundamental para a clareza do diagrama. atrapalhando o entendimento do mesmo. opcionalmente. Exemplo: 1 . e determinar como o processo deve se desenrolar e ser concluído por meio da chamada de métodos disparados por mensagens enviadas entre os objetos.Diagrama de Sequência Objetivo: O diagrama de sequência é um diagrama comportamental que preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um determinado processo. Em geral. Um diagrama de sequência costuma identificar o evento gerador do processo modelado. bem como o ator responsável por esse evento. Estas linhas são acompanhadas de um rótulo que contém o nome da mensagem e. os parâmetros da mesma. Observe que também podem existir mensagens enviadas para o mesmo objeto. os seguintes elementos podem ser encontrados:      Linhas verticais representando o tempo de vida de um objeto (lifeline). representando uma iteração.

Outro Exemplo .Emitir Saldo: 2 .

as suas transições e os estados em que ele está entre estes eventos. Uma máquina de lavar pode possuir os seguintes estados: colocar em molho. As transições de um estado para outro nem sempre são lineares como representado para este exemplo. lavar. A representação UML que captura este comportamento chama-se diagrama de estado e esta representado abaixo: O símbolo no topo da figura representa o inicio do estado e o símbolo na base da figura representao fim do estado.Diagrama de Estados Objetivo: O objetivo do diagrama de estado ilustra os eventos e os estados interessantes de um objeto e o comportamento de um objeto em reposta a um evento. enxaguar e centrifugar ou desligar. Exemplo: Em um determinado momento um objeto possui um estado particular. criança. adolescente ou adulto. No caso de uma pessoa ela pode ser: recém-nascida. mostrando o ciclo de vida de um objeto. 3 . os eventos pelos quais ele passa.

Aguardando Liberação. Neste diagrama podemos mostrar qual o estado em que o nosso objeto esta naquele momento. Crédito não aprovado. Este objeto pode ter vários estados:       Em Análise de Crédito.Outros modelos de Diagrama de Estados: Podemos ver o diagrama de estados como um complemento para o diagrama de classes. Podemos representar aqui o ciclo de vida dos objetos e como são afetados pelos eventos (erros. Os diagramas de estado começam com um estado inicial (um circulo preto todo preenchido) e podem ter várias saídas (um circulo com um X) ou fins (Um circulo com outro circulo menor preenchido). Cancelado. Neste caso teremos que representar também algumas condições e transições de um estado para outro. Pedido Entregue. Vamos pensar em um objeto que faz pedidos de venda. mensagens. O diagrama de estado deve ser construído para os objetos que tem seus estados definidos e onde o comportamento do objeto muda por causa de um determinado estado. Crédito Aprovado. Vamos ver como fica nosso diagrama 4 . condições).

o (Aqui podemos usar os diagramas de interação para nos ajudar) Defina os eventos e estados que o objeto vai ter. Ajudam a visualizar a complexidade do sistema de forma simples. se possível na ordem em que acontecem. Estabeleça os estados de seu objeto. 5 . Como fazer     Defina o objeto que irá representar. Estabeleça o início e fim do seu objeto.Características:    Demonstrar os estados possíveis de um objeto. Demonstrar a transição de um objeto para outro.