You are on page 1of 8

||SESAES13_071_79N815959||

CESPE/UnB SESA/ES/2013

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 31

Texto para as questes de 33 a 36 Para publicar suas observaes, Roentgen passou a empregar placas fotogrficas na revelao das imagens que conseguia com a exposio de objetos radiao, em substituio ao detector fluorescente. Essas placas fotogrficas possuam nitrato de prata. Sob ao da radiao, o on Ag+ se reduzia a Ag, clareando a parte exposta que foi atravessada e sofreu ao direta da radiao, e mantendo escura a parte mais densa do corpo em estudo, a qual sofreu menos ao da radiao. A revelao da placa produzia um tipo de registro permanente, capaz de comprovar seus estudos. Foi utilizando esta tcnica que, em 22/12/1895, produziu uma das mais famosas fotografias que caracterizam bem aquela descoberta: a imagem dos ossos da mo de sua mulher, Anna Bertha Roentgen (1839-1919), com seu anel de casamento, que considerada a primeira radiografia da histria.
Rodrigo da Silva Lima, Jlio Carlos Afonso e Luiz Cludio Ferreira Pimentel. Raios-X: Fascinao, Medo e Cincia. Qumica Nova [online]. 2009, vol. 32, n. 1, p. 263-70 (com adaptaes).

A proteo radiolgica dos trabalhadores ocupacionalmente expostos radiao ionizante (raios X diagnsticos, medicina nuclear, radioterapia e odontologia) essencial para minimizar o surgimento de efeitos deletrios das radiaes. As formas de se reduzir a possvel exposio dos trabalhadores so: tempo, distncia e blindagem.
Marcelo Costa Seares, Carlos Alexsandro Ferreira. A Importncia do Conhecimento sobre Radioproteo pelos Profissionais da Radiologia. CEFET/SC, Ncleo de Tecnologia Clnica, Florianpolis, Brasil (com adaptaes).

Considere as seguintes afirmativas: I) Quanto menor for o mAs utilizado na execuo de uma imagem, menor ser a dose no paciente, no trabalhador e no pblico. II) Se uma fonte de irradiao gera 4R a 2 m de exposio, ento a irradiao gerada por essa fonte a 4 m de exposio ser de 1R. III) Pacientes no devem utilizar avental de chumbo, mesmo que este esteja protegendo apenas reas fora da regio a ser irradiada. Tendo o texto como referncia inicial e considerando as afirmativas acima, assinale a opo correta. A A afirmativa I est correta e est relacionada forma de radioproteo tempo. B A afirmativa II est correta e est relacionada forma de radioproteo blindagem. C A afirmativa III est correta e est relacionada forma de radioproteo blindagem. D A afirmativa I est incorreta, considerando as trs formas de radioproteo citadas no texto. E A afirmativa II est correta e justifica a afirmativa III, que est relacionada forma de radioproteo distncia.
QUESTO 32

QUESTO 33

Os filmes radiogrficos modernos se assemelham com os utilizados por Roentgen em 22/12/1895. Acerca desse tema, correto afirmar que os filmes radiogrficos modernos A podem ser reutilizados aps uma lavagem cuidadosa. B podem gerar uma imagem por raios X, na qual as regies mais atingidas pela radiao ficam mais claras e as menos atingidas ficam mais escuras. C possuem uma emulso que mais sensvel luz visvel do que aos raios X. D so sensveis ao efeito Bremsstrahlung gerado pelo feixe de raios X incidente, formando assim a imagem. E utilizam ons de chumbo que, quando oxidados pela radiao, se fixam na base do filme.
QUESTO 34

Acerca da operao de equipamentos e radioproteo, assinale a opo que apresenta procedimento radiogrfico padro para trax de um paciente com suspeita de pneumonia. A Posicionar o raio central em nvel da T7, abrindo os colimadores de forma a cobrir a maior rea possvel, reduzindo assim a dose de exposio nica no paciente. B Posicionar o paciente em PA, sem rotao, com o raio central em nvel da T7, abrindo os colimadores o suficiente para imagear todo o volume dos pulmes e sem o uso de proteo para o paciente. C Posicionar o paciente em AP para que o corao no aparea ampliado na imagem, utilizar entre 150 e 200 kV e colimar de C1 a C12. D Posicionar o paciente em PA para que o corao no aparea ampliado na imagem, utilizar um mAs suficiente para permitir uma boa qualidade de imagem, irradiando o mnimo possvel o paciente, escolher tamanho de campo suficiente para imagear todo o volume dos pulmes e utilizar um avental plumbfero ou outro acessrio para proteger as regies que no devem ser irradiadas, como as gnadas. E Utilizar kV e mAs maiores do que em um procedimento de mo, gerando assim uma dose menor no paciente.

Para melhor utilizao no setor de radiologia de um hospital, atualmente, os filmes fotogrficos utilizados para radiografias so colocados dentro de caixas cassete (K7) ou chassis. Com base nessas informaes correto afirmar que os chassis A B C D E servem como suporte e proteo contra os raios X para o filme. so desnecessrios quando o bucky possui suporte adequado. no so utilizados para imageamento na estativa. no devem ser utilizados em seriografia. servem como suporte e proteo contra a luz para o filme.

QUESTO 35

Uma inovao que reduziu o tempo e a dose de radiao em pacientes foram os crans. Com base nessa informao, correto afirmar que os crans A possuem um material ativo cintilador que produz mais raios X, ajudando a sensibilizar o filme. B so peas metlicas que endurecem o feixe de raios X. C no so utilizados em mamografia. D so peas metlicas que deixam o feixe de raios X mais moles. E possuem um material ativo, com propriedade de fluorescncia, que transforma raios X em luz visvel.
8

||SESAES13_071_79N815959||
QUESTO 36 QUESTO 40

CESPE/UnB SESA/ES/2013

No que diz respeito s etapas de revelao dos filmes radiogrficos, assinale a opo que apresenta a sequncia correta do processamento do filme radiogrfico. A B C D E revelao, fixao, lavagem e secagem lavagem, fixao, revelao e secagem acidulao, gasificao, revelao e secagem fixao, lavagem, secagem e revelao acidulao, revelao, gasificao e secagem

Um procedimento radiogrfico de coluna cervical bsica AP deve A ter raio central com uma angulao de 15 a 20, incidindo prximo a C5. B apresentar na imagem de T1 at T7. C utilizar cerca de 20 kVp. D ter rotao de 30 para esquerda. E ter raio central paralelo LGM.
QUESTO 41

QUESTO 37

O efeito andico uma consequncia da geometria de construo dos equipamentos de raios X. Este efeito ocasiona uma maior produo de raios X em um lado especfico do campo de radiao. Com base no exposto, correto afirmar que o efeito andico A pode ser empregado de forma a gerar benefcios em qualquer procedimento radiogrfico. B necessariamente piora a qualidade da imagem. C obriga o posicionamento da parte mais espessa (e/ou densa) do corpo voltada para a extremidade andica. D influencia o posicionamento da incidncia de fmur AP e lateral, devendo o operador colocar os ps do paciente voltados para a extremidade andica. E influencia o posicionamento da incidncia de coluna torcica AP, devendo o operador colocar a cabea do paciente voltada para a extremidade andica.
QUESTO 38

Em geral, as clnicas reservam um local dentro da prpria cmara escura para a armazenagem dos filmes radiogrficos ainda no expostos. Conforme o item 4.11 da Portaria SVS/MS n 453, de 1 de junho de 1998, esses locais devem A manter os filmes em posio vertical, afastados de fontes de radiao e em condies de temperatura e umidade compatveis com as especificaes do fabricante. B manter os filmes junto ao equipamento de raios X, em ambiente refrigerado, longe de agentes qumicos. C manter os filmes aquecidos em estufa de atmosfera controlada. D manter os filmes dentro das caixas originais, em estufas climatizadas. E manter os filmes dentro dos chassis, dentro de locais fechados a prova de luz.
QUESTO 42

Uma exigncia de qualidade da imagem a presena da identificao dessa imagem. Em sistemas convencionais filme/chassis, essa identificao A deve ser posicionada sobre a estrutura a ser imageada. B recomendada que tambm seja escrita mo sobre o filme com caneta permanente. C pode ser produzida tanto por marcadores radiopacos quanto por equipamentos que emitem luz diretamente sobre o filme. D deve estar posicionada sempre no lado cranial esquerdo. E deve conter unicamente o nmero de registro do paciente.
QUESTO 39

O filamento emissor de um tubo de raios X um componente que, quando aquecido, emite eltrons pelo efeito terminico. Em geral, os equipamentos convencionais possuem dois destes filamentos: um menor, conhecido como foco fino, e outro maior, conhecido como foco grosso. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A O feixe de eltrons gerado pelo nodo. B O filamento maior normalmente escolhido quando se necessita de detalhes na radiografia. C O filamento menor produz um feixe mais estreito que atinge uma regio menor do nodo, podendo assim gerar imagens de maior resoluo. D O foco fino escolhido quando so necessrias exposies com alto mAs em exposies com o menor tempo possvel. E O foco grosso normalmente selecionado em exames de mos e punhos.
9

Assinale a opo que apresenta o resultado esperado de um exame radiogrfico torcico de um paciente com suspeita de atelectasia pulmonar. A B C D espaamento da coluna torcica aumentado perda de volume pulmonar aumento do volume do pulmo estruturas em formato de teia de aranha dentro da regio pulmonar E colapso cardaco

||SESAES13_071_79N815959||

CESPE/UnB SESA/ES/2013
QUESTO 47

Texto para as questes de 43 a 45 Desde os primeiros estudos acerca das consequncias biolgicas das radiaes ionizantes, sabe-se que no h dose segura do ponto de vista gentico, ou seja, apesar da probabilidade ser extremamente baixa, um nico fton de raios X pode causar um cncer fatal. Dessa forma, devem-se tomar atitudes para proteger pacientes, pblico e trabalhadores.
QUESTO 43

A formao da imagem no filme radiogrfico convencional decorrente da interao da radiao ionizante com a emulso fotogrfica do filme. A informao contida no filme depende da densidade das estruturas na qual a radiao incidiu. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A As prteses metlicas aparecero em cor branca, devido sua alta condutividade eltrica. B Tecido mole e ar apresentam o mesmo tom de cinza na imagem. C O contraste iodado no inico aparece enegrecido na imagem. D A regio do filme correspondente ao osso ficar branca, devido sua alta densidade. E A regio do filme correspondente ao ar ficar enegrecida, devido alta absoro dos raios X por esse material.
QUESTO 48

Considerando o texto acima, assinale a opo que apresenta atitude que protege os pacientes, o pblico e os trabalhadores de raios X. A Realizar imagens sem a autorizao de um mdico. B Permitir a presena do acompanhante dentro da sala, mesmo quando no houver necessidade de conteno ou acompanhamento do paciente. C Manter a porta da sala do equipamento emissor fechada durante o disparo dos raios X. D Repetir procedimentos radiogrficos devido a erros de conduta que podiam ser evitados. E Permitir a presena de mais de um paciente dentro da sala durante um procedimento.
QUESTO 44

Considerando ainda o texto inicial, assinale a opo que contm um exemplo que leva em conta a importncia de se manter o mais baixo possvel as doses de radiao para todas as pessoas expostas aos raios X. A B C D E o acrnimo ALARA efeito Compton dosmetro pessoal efeito fotoeltrico utilizao do bucky

Uma das possveis consequncias da interao da radiao com a matria o efeito Compton. Esse efeito um dos principais responsveis pela necessidade de se manter as portas das salas de imagem fechadas durante a irradiao, de se esconder atrs de um biombo e de outros procedimentos de proteo contra a radiao. A respeito desse tema, assinale a opo que apresenta a reao encontrada pelo raio X quando ele interage por efeito Compton. A Promove uma transio eletrnica sem remover o eltron orbital, gerando uma fluorescncia caracterstica. B Gera um par eltron-psitron. C Remove um prton orbital. D Altera a configurao nuclear do tomo, deixando-o radioativo. E Remove um eltron do tomo, preferencialmente das camadas mais externas, emitindo uma radiao eletromagntica de energia menor do que o fton incidente, espalhando a radiao.
QUESTO 49

QUESTO 45

Um paciente com suspeita de traumatismo foi encaminhado para a radiologia para realizar uma imagem por raios X do ombro. Com base nessas informaes, assinale a opo que apresenta uma rotina a ser solicitada pelo mdico. A B C D E projeo axial, nfero-superior (mtodo de west point) projeo lateral com rotao externa projeo AP com rotao interna projeo AP com rotao externa projeo AP com rotao neutra

QUESTO 46

Um mdico solicitou uma imagem para visualizao do septo nasal sseo pela projeo PA com mtodo de Caldwell na estativa. Para executar esse procedimento, o operador deve A posicionar o raio central perpendicular ao chassis ou LIOM. B centralizar o raio central na proeminncia zigomtica. C utilizar o raio centralizado ao chassis, saindo no nsio, angulado 15 caudal. D centralizar o raio central na linha glabeloalveolar. E alinhar o raio central perpendicular ao filme.

O contraste final na imagem radiogrfica depende no somente do contraste intrnseco do paciente, mas tambm de uma srie de fatores extrnsecos. Entre esses fatores est o kVp, que pode ser controlado pelo operador do equipamento emissor de raios X. Considerando esse assunto, assinale a opo correta acerca do motivo pelo qual um aumento no valor do kVp reduzir o contraste entre as estruturas do paciente visualizadas na imagem. A O filme radiogrfico no sensvel aos raios X gerados por um alto kVp. B O cran funciona melhor para kVp acima de 120 kV. C A densidade do paciente muda com aumento do kVp. D Reduz a intensidade do feixe de raios X para um mesmo mAs. E Quanto mais alta a energia do feixe de raios X, maior a probabilidade de ocorrncia do efeito Compton.
10

||SESAES13_071_79N815959||
QUESTO 50 QUESTO 53

CESPE/UnB SESA/ES/2013

Todas essas tecnologias foram desenvolvidas, principalmente, visando melhoria da qualidade da imagem e realizao de novos exames. O uso de colimadores e de grade antidifusora um bom exemplo, pois eram utilizados visando reduo da radiao espalhada no paciente e melhoria da qualidade da imagem, em equipamentos sem nenhuma proteo da ampola, que emitia radiao em todas as direes.
M.V.T. Navarro. Risco, radiodiagnstico e vigilncia sanitria [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, 166 p.

O dano biolgico causado a um ser humano devido exposio radiao ionizante pode ser classificado em determinstico, estocstico (ou aleatrio), somtico e hereditrio. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A possvel estabelecer a provvel gravidade de um efeito determinstico pela dose recebida. B Cncer o principal efeito determinstico esperado para irradiaes de corpo inteiro com altas doses. C A probabilidade de ocorrncia dos efeitos hereditrios independe da dose. D A gravidade dos efeitos estocsticos aumenta com a dose. E Efeitos somticos ocorrem por irradiao das clulas germinativas.
QUESTO 54

Assinale a opo que apresenta o motivo pelo qual a grade antidifusora, tambm conhecida como bucky, melhora a qualidade da imagem. A Equipamentos modernos emitem raios X em todas as direes. B A radiao espalhada no paciente melhora a imagem. C A grade confeccionada de modo que seus septos acompanhem a projeo cnica do feixe principal, dificultando a passagem da radiao espalhada. D A grade confeccionada com placas de chumbo que s retm a radiao espalhada. E Equipamentos modernos no geram radiao espalhada.
QUESTO 51

Na rotina hospitalar, a diferena de potencial eltrico entre o ctodo e o nodo referida como kV e determina a energia do feixe que emerge do equipamento de raios X. Considerando esse assunto, correto afirmar que, medida que o valor de kV aumenta, A menor a energia adquirida pelos eltrons no trajeto entre o ctodo e o nodo. B maior a energia dos raios X produzidos por bremsstrahlung (radiao de frenagem) no ctodo. C menor a energia da radiao X que chega ao filme. D menor a energia dos raios X caractersticos produzidos no nodo. E maior a energia mdia do feixe de raios X emitidos.
QUESTO 55

Na rotina hospitalar e no meio acadmico, comum classificar os raios X como duros ou moles. Acerca desse assunto, assinale a opo que apresenta a justificativa para a utilizao dessa classificao. A A intensidade dos raios X produzidos, pois a dureza dos raios X est diretamente ligada ao mAs. B O poder de penetrao dos raios X, pois quanto mais duros eles forem, menos eles penetraro na matria. C A intensidade dos raios X produzidos, pois os raios X duros so quase totalmente retidos dentro do tubo. D O poder de penetrao dos raios X, pois quanto maior a energia, mais duros eles sero. E O uso de filtros, uma vez que eles amolecem os feixes polienergticos de raios X.
QUESTO 52

Aps os raios X serem produzidos, eles precisam atravessar uma srie de barreiras antes de chegarem ao paciente para ento atingir o chassi com o filme. Ao atravessar essas barreiras, que no podem ser alteradas pelo operador, o feixe de raios X A possui sua energia mdia aumentada, sendo este processo conhecido como filtragem inerente. B aumenta sua intensidade. C reduz sua energia mdia devido ao efeito bremsstrahlung. D tem sua atividade radioativa reduzida pela metade. E gera eltrons por espalhamento coerente.
QUESTO 56

Ao se planejar uma rotina de exames radiolgicos de uma clnica, deve-se estabelecer, entre outros fatores, quais sero os valores padro de kV e mAs para as principais incidncias a serem realizadas. Apesar de serem estabelecidos com base na literatura e na experincia clnica com o equipamento, esses valores so frequentemente alterados dependendo do porte fsico, do grau de obesidade e da idade do paciente. Com relao aos fatores que influenciam no valor padro de kV, assinale a opo correta. A Incidncias de mo e punho demandam maior valor de kV do que incidncias de coluna lombar. B Reduzir o valor de kV para um paciente obeso provavelmente melhorar o contraste da imagem. C Incidncias de coluna lombar so as nicas que no necessitam de alterao no valor de kV para pacientes obesos. D Incidncias de abdome em pacientes peditricos devem ter o valor de kV aumentado. E Estruturas mais espessas exigem maior valor de kV para produo de uma imagem satisfatria.

Os exames de radiografias simples so parte integrante da avaliao dos pacientes no contexto ambulatorial e hospitalar. Com relao identificao dos filmes radiogrficos, assinale a opo correta. A A identificao dos filmes deve ser feita, por conveno, do lado esquerdo do paciente. B O filme radiogrfico no deve ser identificado com o registro do paciente, evitando-se, assim, quebra de sigilo dos exames entre pacientes atendidos no servio de radiologia. C Nas radiografias em ortostatismo, a identificao deve ser posicionada no canto superior direito do filme. D Quando a radiografia for realizada com paciente em decbito dorsal, sua identificao dever estar localizada, por conveno, no canto superior direito do paciente. E A radiografia realizada com o paciente sentado deve ter identificao direita do paciente, porm no canto inferior no filme.
11

||SESAES13_071_79N815959||
QUESTO 57 QUESTO 60

CESPE/UnB SESA/ES/2013

Algumas sinalizaes que informam sobre a segurana dos pacientes e acompanhantes em relao radiao devem estar disponveis para a informao dos pacientes no servio de radiodiagnstico. Acerca desse tema, assinale a opo correta. A Para prpria segurana, os pacientes devem estar, preferencialmente, com acompanhante durante o exame radiogrfico. B Os acompanhantes no tm o direito de exigir vestimenta plumbfera, pois tal proteo restrita aos pacientes. C No h obrigatoriedade de a paciente informar ao mdico ou ao tcnico em radiologia gravidez ou suspeita de gestao antes do exame. D Faz parte da atribuio dos tcnicos em radiologia acompanhar o paciente durante a realizao dos exames com radiao ionizante. E Quando o tcnico em radiologia precisar auxiliar o paciente durante a realizao de exame com radiao ionizante, deve obrigatoriamente portar o dosmetro sobre o avental plumbfero.
QUESTO 58

Os exames contrastados para avaliao do sistema urinrio so amplamente utilizados na prtica clnica. Acerca dos aspectos tcnicos relacionados a esses estudos, assinale a opo correta. A Deve-se realizar radiografia panormica abdominal aps retirada da compresso abdominal no exame padro de urografia excretora, aps cerca de dois minutos da injeo intravenosa do contraste iodado. B No h contraindicaes para a compresso abdominal na urografia excretora. C A radiografia realizada na fase miccional no exame de uretrocistografia miccional deve incluir a uretra posterior, rins e ureteres. D A primeira etapa na realizao da urografia excretora consiste na aquisio de radiografia simples da pelve. E O contraste iodado deve ser aplicado IV, lentamente, no exame de urografia excretora.
QUESTO 61

Acerca dos exames contrastados do aparelho digestivo, assinale a opo correta. A No necessrio realizar radiografia simples do abdome em AP antes do clister opaco. B O exame de clister opaco com duplo contraste pressupe a utilizao de brio, como contraste negativo, e de ar ambiente, como contraste positivo. C Na posio oblqua anterior direita, ou posio de Shatzki, avalia-se o bulbo duodenal e antro gstrico, no exame de seriografia de esfago, estmago e duodeno. D A documentao das imagens do bulbo e antro duodenal usualmente realizada num filme 24 30 transversal, com diviso para quatro imagens. E As radiografias no exame de seriografia de esfago, estmago e duodeno devem ser feitas com respirao livre, considerando-se que o exame dinmico.
QUESTO 59

Embora a maioria dos exames contrastados tenha como objeto de avaliao os sistemas urinrio e digestivo, outros estudos para avaliao do sistema msculo-esqueltico, genital feminino e da regio da cabea e pescoo tambm so teis e muitas vezes indispensveis na avaliao e diagnstico correto dos pacientes. Com relao aos demais exames contrastados utilizados no radiodiagnstico, assinale a opo correta. A Alergia ao contraste iodado contraindicao para realizao de histerossalpingografia. B Na pneumoartrografia do joelho, aps a injeo intra-articular de contraste iodado e ar ambiente, deve-se solicitar ao paciente que se mantenha em repouso absoluto. C A radiografia mais importante na dacriocistografia realizada aps injeo do contraste, na incidncia em AP. D O objetivo da dacriocistografia a avaliao por exame contrastado dos ductos das glndulas salivares. E Na histerossalpingografia, realizada radiografia em incidncia PA aps injeo do contraste no colo uterino, para avaliao da permeabilidade das trompas uterinas.

Com base na figura acima, assinale a opo correta. A A seta preta em destaque na figura aponta a aorta ascendente. B A estrutura apontada pela seta branca curta em destaque na figura a veia zigo. C Trata-se de exame de ressonncia magntica do trax. D correto afirmar que no foi utilizado contraste intravenoso nesse exame. E A estrutura anatmica apontada pela seta branca curta em destaque na figura a artria pulmonar principal direita.
12

||SESAES13_071_79N815959||
QUESTO 62 QUESTO 65

CESPE/UnB SESA/ES/2013

Durante a realizao do exame de mamografia, indispensvel a compresso adequada das mamas. Acerca desse assunto, assinale a opo que apresenta os efeitos desejados em virtude da manobra de compresso. A aumento da dose de radiao a que a paciente submetida B aumento da espessura e maior uniformidade do tecido mamrio a ser avaliado C melhora da resoluo espacial s custas de reduo da resoluo de contraste D densidade ptica da imagem mais uniforme E aumento da chance de subexposio do tecido mamrio mais profundo, prximo parede torcica
QUESTO 63

A mamografia uma importante ferramenta utilizada no rastreamento de cncer de mama. Acerca da tcnica do exame mamogrfico, assinale a opo correta. A As incidncias com compresso focal ou spot permitem melhor caracterizao da morfologia global das mamas. B Na incidncia mdio-lateral oblqua, o msculo peitoral maior deve ser identificado no nvel ou abaixo do nvel do mamilo e ter aparncia cncava. C Em geral, obtm-se melhor compresso da mama na incidncia mdio-lateral oblqua do que na incidncia crnio-caudal. D Na incidncia de rolamento lateral, as leses mais superiores se movem lateralmente. E A incidncia crnio-caudal utilizada para avaliao do fenmeno de estratificao em microcalcificaes.
QUESTO 66

A respeito das normas padronizadas de identificao dos filmes radiogrficos, assinale a opo correta. A Quando a radiografia colocada no negatoscpio, o numerador dever estar localizado esquerda do observador. B Se o paciente estiver em AP, o numerador posicionado no chassi de forma que no seja possvel ler a marcao. C Nas incidncias em perfil, o numerador deve estar posicionado obrigatoriamente na poro superior direita do filme. D Na incidncia obliqua anterior direita, o numerador dever ser posicionado na regio superior direita do chassis. E Se a radiografia for realizada com o paciente de p, o numerador dever ser posicionado na parte mais baixa do chassi.
QUESTO 64

Com relao aos aspectos tcnicos envolvidos no exame mamogrfico, assinale a opo correta. A O controle de qualidade da processadora deve ser realizado semanalmente. B A movimentao da mama no interfere na avaliao de microcalcificaes. C As imagens em crnio-caudal devem incluir toda a mama, preferencialmente com o mamilo posicionado na extremidade do filme. D Pregas cutneas so indesejveis, sobretudo na avaliao das regies axilares. E A identificao utilizada no filme de mamografia deve conter dados sobre a incidncia obtida e sobre qual a mama estudada.
QUESTO 67

Acerca dos cuidados e da rotina relativos ao encaminhamento de exames radiolgicos para laudo e posterior arquivamento, assinale a opo correta. A Quando disponvel, o exame ser entregue ao paciente, que dever retir-lo na recepo geral do hospital. B Aps a realizao do exame, o filme radiogrfico colocado em um envelope contendo dados para identificao do paciente. C O envelope que contm o filme radiogrfico deve ser encaminhado para a cmara escura para emisso do laudo pelo mdico radiologista. D Aps a conferncia do laudo emitido, o digitador poder assinar e liberar o laudo mdico. E O laudo liberado e o envelope contendo as pelculas do exame so encaminhados para o arquivo morto do hospital.

A tomografia computadorizada do trax largamente empregada na propedutica de avaliao de diversas doenas mediastinais e pulmonares. A respeitos dos aspectos tcnicos relacionados a esse tema, assinale a opo correta. A O uso de contraste intravenoso opcional na propedutica radiolgica de avaliao da embolia pulmonar. B Como o objeto final na avaliao tomogrfica para tromboembolia pulmonar o mediastino, e no o parnquima pulmonar, no h necessidade de aquisio das imagens em apneia inspiratria. C Imagens com reconstruo com algoritmo de alta resoluo espacial permitem a avaliao das estruturas que compem o lbulo pulmonar secundrio. D A opacificao das artrias pulmonares ocorre aps a opacificao da aorta no exame com tcnica tima para deteco de embolia pulmonar. E O paciente poder respirar livremente durante a aquisio das imagens.
13

||SESAES13_071_79N815959||
QUESTO 68 QUESTO 72

CESPE/UnB SESA/ES/2013

O elevado rudo na imagem tomogrfica est relacionado piora na qualidade da imagem e interferncia na capacidade diagnstica do exame. Acerca desse assunto, assinale a opo que indica a modificao de parmetros que reduz o rudo na imagem tomogrfica. A reduo do mA B reduo da espessura do corte C aumento do tamanho da matriz da imagem D reduo do FOV da imagem E modificao do algoritmo de reformatao das imagens
QUESTO 69

A respeito da fluoroscopia digital, assinale a opo correta. A A aquisio de imagens que serviro de mscara para a subtrao digital deve ocorrer na fase tardia da injeo do meio de contraste. B Uma desvantagem potencial do mtodo a elevao da dose de radiao final a que o paciente esteja submetido. C Embora as imagens paream contnuas ao serem observadas no vdeo, elas so na realidade intermitentes. D As imagens focais digitais so de difcil aquisio nesse processo. E A subtrao digital hbrida utiliza apenas a tcnica de subtrao temporal.
QUESTO 73

Nas sequncias de ressonncia magntica, alguns parmetros podem ser ajustados para otimizar a relao sinal/rudo, proporcionando, assim, maior qualidade da imagem adquirida. Acerca desse assunto, assinale a opo que indica a modificao do parmetro que acarreta em um aumento na relao sinal/rudo. A aumento da espessura de corte B aumento do TE C aumento do tamanho da matriz D reduo do FOV E reduo do TR
QUESTO 70

Com o objetivo de aperfeioar a qualidade da imagem, alguns parmetros tcnicos e conceitos de qualidade de imagem devem ser bem compreendidos pelo tcnico em radiologia. Com relao a esse assunto, assinale a opo correta. A Como regra geral, a resoluo espacial da radiografia inferior da tomografia computadorizada. B A relao sinal/rudo da mamografia inferior da ressonncia magntica. C Quanto presena de artefatos, o desempenho do mtodo de radiografia simples superior ao mtodo da tomografia computadorizada. D A baixa resoluo de contraste caracterstica inerente tomografia computadorizada. E Imagens de alta resoluo requerem maiores doses de radiao.
QUESTO 74

O tcnico de radiologia deve estar atento s questes ticas pertinentes ao exerccio de sua profisso, primando sempre pelo cuidado com o paciente. Considerando-se o cdigo de conduta do exerccio de sua profisso, vedado ao tcnico em radiologia A apontar e denunciar, sempre que necessrio, erros tcnicos, no se mantendo omisso. B cumprir com rigor a escala proposta de trabalho. C posicionar-se contrrio a infraes ou irregularidades observadas no ambiente de trabalho. D orientar os pacientes quanto conduta e posicionamento durante os exames a serem realizados. E fornecer informaes no especficas de sua formao ao paciente.
QUESTO 71

Pacientes e profissionais gestantes compem um grupo que requer ateno especial quanto aos cuidados com a radiao ionizante. A respeito desse tema, assinale a opo correta. A A tcnica de radiologia deve informar ao seu supervisor assim que for confirmada a gestao. B O perodo mais crtico para a irradiao do embrio nas primeiras duas semanas de gestao, justificando a necessidade de maior ateno do tcnico em radiologia quanto s pacientes que informam atraso menstrual. C H grande preocupao quanto possibilidade de induo de anormalidades congnitas quando a exposio radiao ocorre nas primeiras duas semanas de gestao. D Quando houver necessidade de radioproteo em procedimentos desempenhados pela tcnica de radiologia gestante, os coletes de chumbo de 0,1mm de espessura sero suficientes para a proteo do feto. E A tcnica de radiologia gestante deve utilizar um dosmetro adicional, acima do colete de chumbo, para monitorizao da radiao na sua regio abdominal.
14

Nos procedimentos de radiologia intervencionista, como a cineangiocoronariografia, o tubo tpico de raios X adaptado para proporcionar A disposio de geradores de baixa voltagem. B magnificao. C suporte a baixas temperaturas. D baixa resoluo espacial. E baixa resoluo temporal.

||SESAES13_071_79N815959||
QUESTO 75 QUESTO 78

CESPE/UnB SESA/ES/2013

Existem algumas contraindicaes para a realizao do exame de ressonncia magntica, relacionadas incompatibilidade de certos dispositivos utilizados pelo paciente com o ambiente da ressonncia. Considerando essa informao, assinale a opo que indica situao compatvel com a realizao do exame de ressonncia magntica. A clipes de aneurisma cerebral B implantes cocleares C stents na aorta torcica D marca-passo cardaco E marca-passo para controle de dor com eletrodo implantado de localizao intradural
QUESTO 76

Artefatos nas imagens de ressonncia magntica so ocorrncias relativamente comuns, e em alguns casos podem ser minimizados com o ajuste de alguns parmetros tcnicos. A respeito dos artefatos nas imagens de ressonncia magntica, assinale a opo correta. A Os artefatos de desvio qumico determinam o aparecimento de faixas brancas e pretas nas bordas dos rins e margens dos corpos vertebrais. B Artefatos de desvio qumico resultam da grande diferena na frequncia de ressonncia dos prtons da gua e da gordura. C Artefatos de movimentao do paciente so acentuados em sequncias com menor tempo de aquisio. D Artefatos de fluxo liqurico e vascular so muito tnues e no interferem na avaliao das imagens. E Artefato de aliasing ocorre quando o FOV maior do que a estrutura analisada.
QUESTO 79

Acerca dos aspectos tcnicos relacionados ressonncia magntica, assinale a opo correta. A Imagens ponderadas em T2 so obtidas com um TR curto, menor que 600 ms. B Imagens ponderadas em densidade de prtons so obtidas com um TR longo, maior que 2.000 ms. C Tcnicas de gradiente eco utilizam TR longo. D A tcnica de inversion recovery enfatiza a diferena T2 entre os tecidos. E Imagens ponderadas em T1 so obtidas com um TR longo, maior que 600 ms.
QUESTO 77

Em um exame de trax, uma imagem tomogrfica documentada com janela de cerca de 1600 UH e nvel de aproximadamente 600 UH. Nesse caso, o tcnico em radiologia pretende demonstrar para avaliao a estrutura anatmica A B C D E das artrias pulmonares. das mamas. do pulmo. do corao. da coluna torcica.

QUESTO 80

No que concerne aos aspectos tcnicos relacionados mamografia, assinale a opo correta. A As grades tm o efeito de maximizar a qualidade da imagem mamogrfica, aumentando a radiao espalhada. B A imagem com magnificao utilizando foco grosso melhora a resoluo espacial da imagem mamogrfica. C Os filmes mamogrficos dispem de duas camadas de emulso. D Os exames de mamografia so realizados utilizando-se uma grade fixa. E As grades podem no ser utilizadas em alguns casos selecionados, em que a mama, aps a compresso, apresenta espessura muito fina. Com base na figura acima, assinale a opo correta. A Trata-se de um exame de tomografia computadorizada da pelve. B A glndula adrenal esquerda est assinalada pela seta preta maior. C A imagem mostra um estudo com contraste, na fase portal. D A veia cava inferior est assinalada pela seta preta menor. E Entre as indicaes do estudo dinmico com contraste do abdome superior, destaca-se a caracterizao dos ndulos adrenais.
15

You might also like