You are on page 1of 112

3 Gerao

Verso Intermediria para Aplicao-Piloto

Patrocinadores
Patrocnio

Ita Unibanco
O Ita acredita que a sustentabilidade parte essencial da gesto estratgica das organizaes. Ao mesmo tempo, sabemos que s possvel gerenciar aquilo que mensurvel e pode ser monitorado. Essa a principal motivao para apoiarmos os Indicadores Ethos 3 Gerao, ferramenta que possibilita um diagnstico e monitoramento das questes de sustentabilidade, e dessa forma contribui para que o tema seja incorporado agenda estratgica das organizaes.

Shell
No existe uma receita nica para a sustentabilidade. Para alcan-la, necessrio compreender as dinmicas da sociedade e refletir sobre como as aes de negcio as influenciam, e vice-versa. Nesse caminho, as decises conjuntas e as parcerias precisam ser valorizadas. O lanamento dos Indicadores Ethos 3 Gerao oferece-nos uma excelente base para a reflexo e o debate construtivo, aspectos fundamentais para o estabelecimento de premissas bsicas para uma atuao responsvel e das formas adequadas de atingi-las.

Apoio

Instituto Abradee
As empresas distribuidoras de energia eltrica associadas Abradee ocupam posio de liderana na gesto da sustentabilidade, em relao a outros setores da economia. Essa liderana fruto da constncia de propsito, avaliao permanente, cooperao entre as distribuidoras e compromisso na busca da sustentabilidade. O caminho foi iniciado quando a Abradee adotou e recomendou o uso dos Indicadores Ethos como ferramenta de gesto e benchmarking de Responsabilidade Socioambiental do setor de distribuio de energia eltrica. O setor de distribuio foi o primeiro a adotar os Indicadores Ethos e o primeiro na criao de indicadores setoriais.

Parceiros Institucionais

Alcoa
A Alcoa tem um relacionamento de longa data com o Instituto Ethos e sempre o considerou uma referncia para gerir seus negcios com responsabilidade social. A Plataforma em questo tem um objetivo ambicioso e um privilgio para a Alcoa ajudar a criar uma economia inclusiva, verde e responsvel. Acreditamos que a sustentabilidade se aprende e se pratica no dia a dia e deve ser baseada em valores. Apesar do tamanho do desafio, a Alcoa no se exime da responsabilidade de comear e espera que a sociedade brasileira abrace essa ideia e torne o Brasil uma liderana nessa nova economia.

CPFL
A construo de uma nova economia pede mobilizao. Somente com a pluralidade de vises e interesses dos diversos agentes da sociedade conseguiremos caminhar para uma realidade includente, verde e responsvel. Como uma empresa de energia, a CPFL reconhece o papel preponderante das fontes limpas e renovveis na construo de uma economia de baixo carbono e sabe que, ao trabalhar em conjunto com outras empresas, estar, de fato, contribuindo para a extenso dessa cadeia de valor.

Natura
Para a Natura, as empresas tm seu valor e sua longevidade associados sua capacidade de contribuir para a evoluo da sociedade e seu desenvolvimento sustentvel. Oportunamente, a Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsvel se revela um caminho possvel para estabelecermos novas prticas empresariais e influenciarmos polticas pblicas comprometidas com o desenvolvimento sustentvel do pas. Estamos confiantes e dispostos a empreender esforos para o sucesso dessa iniciativa.

Suzano
A Suzano traz a sustentabilidade em sua estratgia, como pode ser visto em nossa Viso, Misso e Valores e tambm em nossas prticas cotidianas. Entretanto, entendemos que a sustentabilidade no se faz sozinha. preciso que outras empresas e a sociedade participem para que os resultados possam converter-se em benefcios efetivos ao planeta. A Plataforma Ethos vai nesse sentido, convocando a sociedade e o governo para, juntos, construirmos uma economia inclusiva, verde e responsvel.

Vale
A Vale entende que o setor privado tem um papel essencial para o desenvolvimento da economia de baixo carbono. A criao da plataforma do Instituto Ethos por uma economia verde, inclusiva e responsvel ilustra o parecer de empresrios sobre a necessidade de romper paradigmas. A plataforma fundamental para o fomento de um novo padro de desenvolvimento. A iniciativa do Ethos refora aquilo em que a Vale acredita: a construo multilateral dessa nova economia.

Walmart
No Walmart, a sustentabilidade parte da nossa estratgia de negcio e estamos comprometidos com uma srie de iniciativas de carter socioambiental, envolvendo todos os nossos funcionrios no Brasil, bem como os diferentes pblicos de interesse da empresa. Por isso acreditamos que esta Plataforma, somada aos esforos de todos os parceiros institucionais e da sociedade em geral, sem dvida ser um passo fundamental para a criao de uma economia que no seja apenas verde, mas inclusiva e responsvel. Esperamos contribuir com esse trabalho por meio da construo de uma agenda consistente, desafiadora e alinhada aos preceitos de uma nova era.

Expediente

Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial


Indicadores Ethos 3 Gerao Verso Intermediria para Aplicao-Piloto uma publicao do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, distribuda gratuitamente a seus associados. Realizao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Rua Dr. Fernandes Coelho, 85, 10 . andar 05423-040 So Paulo, SP Tel.: (11) 3897-2400 Fax: (11) 3897-2424 E-mail: atendimento@ethos.org.br Visite nosso site: www.ethos.org.br Patrocnio Ita Unibanco e Shell Apoio Instituto Abradee de Energia Parceiros Institucionais Alcoa, CPFL Energia, Natura, Suzano Papel e Celulose, Vale e Walmart Brasil Apoio para a Estruturao do Projeto 2010 Instituto Abradee de Energia e BP Biofuels Brasil Pesquisa e Desenvolvimento (verso original) Instituto Ethos: Valdemar de Oliveira Neto e Vivian P.B. Smith Consultores: Jos Edson Bacellar Jr. e Paulo Knrich, Fundao Dom Cabral e Pact Colaboradores do Instituto Ethos Adriana Alves dos Santos, Aldo Malta, Ana Leticia Silva, Ana Lucia de Melo Custodio (coordenao), Benjamin Gonalves, Betina Sarue, Caio Magri, Daniela Damiati, Felipe Saboya, Graziela Camina Lechi, Graziele Campos da Silva (analista em gesto sustentvel), Heloisa Eiko Shiota, Ivanaira Oliveira Nascimento, Joao Serfozo, Juliana Soares de Brito, Lidia Rapuano Mandur (captao de recursos), Luciana de Souza Aguiar, Margarida Curti Lunetta, Mariana dos Santos Parra, Patricia Saito, Patricia Scaciotti Franco, Paula Scalco dos Santos, Paulo Itacarambi (direo editorial), Regi Magalhes, Renato Moya, Solange Rubio (gerente-executiva), Tatiana Donato Trevisan, Tereza Cristina Rosa Farache e Tiago Jos Cocco Liberatori (analista em gesto sustentvel). Consultoria Vereda Consultoria Michelle G. Shayer e Vivian P.B. Smith Edio e Reviso de Texto Mrcia Melo Projeto e Produo Grfica Open Box

Expediente

Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial


Agradecimentos Aos membros do Conselho Diretor, pelas diretrizes, crticas, sugestes e recomendaes dadas primeira etapa dos Indicadores Ethos 3 Gerao. Aos parceiros realizadores do Programa Latino-Americano de RSE (Plarse): Forum Empresa, Fundao AVINA e Organizao Intereclesistica de Cooperao para o Desenvolvimento (ICCO); e aos membros do programa: Asociacin de Empresarios Cristianos (ADEC, Paraguai), Consejo Empresarial Colombiano para Desarrollo Sostenible (CECODES, Colmbia), Consorcio Ecuatoriano para la Responsabilidad Social (CERES, Equador), Corporacin Boliviana de RSE (COBORSE, Bolvia), Deres (Uruguai), Instituto Argentino de RSE (IARSE, Argentina), Per2021 (Peru) e Unin Nicaragense para la RSE (UniRSE, Nicargua). A todos os participantes das oficinas e eventos de consulta, cujos nomes podem ser encontrados em www.ethos.org.br/indicadores. Aos colaboradores na concepo da proposta e facilitadores das oficinas realizadas: Carla Stoicov, Giuliana Ortega Bruno, Glaucia Terreo, Gustavo Ferroni, Joo Gilberto Azevedo e Tarcila Reis. Aos colaboradores da Global Reporting Initiative: sthildur Rutten-Hjaltadttir, Glaucia Terreo e Nelmara Arbex. So Paulo, agosto de 2011. permitida a reproduo do contedo desta publicao desde que citada a fonte e com autorizao prvia do Instituto Ethos. Esclarecimentos sobre as atividades do Instituto Ethos: 1. O trabalho de orientao s empresas voluntrio, sem nenhuma cobrana ou remunerao. 2. No fazemos consultoria e no credenciamos nem autorizamos profissionais a oferecer qualquer tipo de servio em nosso nome. 3. No somos entidade certificadora de responsabilidade social nem fornecemos selo com essa funo. 4. No permitimos que nenhuma entidade ou empresa (associada ou no) utilize a logomarca do Instituto Ethos sem nosso consentimento prvio e expressa autorizao por escrito. Para esclarecer dvidas ou nos consultar sobre as atividades do Instituto Ethos, contate-nos pelo servio Fale conosco, do site www.ethos.org.br.

Apresentao
com muita satisfao que apresentamos o resultado da primeira etapa para desenvolvimento dos Indicadores Ethos 3 Gerao, um amplo processo de reviso dos Indicadores Ethos, iniciado em outubro de 2010. O objetivo construir, por meio da criao de um espao multistakeholder de troca e aprendizagem, a terceira gerao dos Indicadores Ethos, garantindo sua institucionalizao no plano nacional e internacional e fortalecendo seu carter de gesto, por meio da consolidao de sua estrutura temtica e metodolgica, de modo a potencializar sua utilizao como ferramenta de gesto para o diagnstico e planejamento das prticas de responsabilidade social empresarial (RSE). Esse processo inova ao ampliar a governana dos Indicadores Ethos, que passa a ser compartilhada com organizaes da sociedade civil e conta com instncias e etapas de consulta peridicas, de modo a garantir a representatividade das partes interessadas1 na participao desse processo e a legitimidade nas mudanas propostas. Entendemos, no momento em que realizamos a reviso dos Indicadores Ethos, que esta ferramenta de aprendizado e autoavaliao da gesto da empresa, no que se refere incorporao de prticas de RSE, passou por duas etapas fundamentais, a primeira e a segunda gerao:

3 Gerao
1 Gerao
(2006 2010)
Gesto e engajamento da cadeia de valor para a RSE Adaptao latino-americana por meio do Programa LatinoAmericano de RSE (Plarse)2 ndice de Desenvolvimento Infantil, em parceria com o Unicef

2 Gerao

(2010 >>)

(2000 2006)
Reconhecimento do tema por parte das empresas Concretizao da discusso sobre responsabilidade social empresarial em empresas de diferentes portes Apoio ao trabalho de indutores de RSE: academia, mdia, grandes empresas e entidades empresariais

Mobilizao setorial Plataforma de organizao das iniciativas do Instituto Ethos

1 Parte interessada, ou stakeholder, o termo usado para designar qualquer indivduo ou grupo que possa afetar o negcio, por meio de suas opinies ou aes, ou ser por ele afetado: pblico interno, fornecedores, consumidores, comunidade, governo, acionistas etc. H uma tendncia cada vez maior para considerar parte interessada quem se julgue como tal e, em cada situao, a empresa deve procurar fazer um mapeamento dos stakeholders envolvidos. 2 O Programa Latino-Americano de Responsabilidade Social Empresarial (Plarse) tem como objetivo fortalecer o movimento de responsabilidade social empresarial na Amrica Latina, por meio do compartilhamento de conhecimento e experincias entre as organizaes participantes e pela consolidao de parcerias que contribuam para a criao de um ambiente favorvel gesto socialmente responsvel na regio.

01

Apresentao

Com o avano do movimento de responsabilidade social, no Brasil e na Amrica Latina, propomos a 3 Gerao, com a finalidade de: Transformar os Indicadores Ethos em uma plataforma de prticas luz da Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR 26000; Aplicar a linguagem da Global Reporting Initiative, de modo a concretizar a integrao com essa ferramenta; Utilizar os Indicadores Ethos como ferramenta de gesto para o diagnstico e planejamento das prticas de RSE, com aperfeioamento do sistema on-line; Incorporar o aprendizado do Programa Latino-Americano de RSE (Plarse), para uma melhor fundamentao e manuteno da base latino-americana; Consolidar a abordagem de uso dos Indicadores Ethos no desenvolvimento da cadeia de valor; Promover maior integrao e esclarecimento conceitual entre RSE e Sustentabilidade, especialmente no mbito da discusso sobre a transio para uma nova economia, includente, verde e responsvel.

Plataforma por uma Nova Economia Inclusiva, Verde e Responsvel


A Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsvel uma iniciativa do Instituto Ethos, em parceria com a Alcoa, a CPFL, a Natura, a Suzano, a Vale, o Walmart e a Roland Berger. Rene um conjunto de ideias e propostas que o Instituto Ethos e as parceiras institucionais vm desenvolvendo ao longo dos ltimos anos com o objetivo de estimular as empresas e o Brasil a promover a transio para uma economia includente, verde e responsvel. Sua construo fundamentou-se em amplo processo de consulta e debates com associados e parceiros do Instituto Ethos, participantes do movimento brasileiro de responsabilidade social empresarial (RSE) e sustentabilidade. As reflexes e os debates realizados durante a reunio anual do Conselho Internacional do Instituto Ethos e na 10 Conferncia Internacional Ethos, em So Paulo, em maio de 2010, trouxeram contribuies relevantes ao documento, que foi finalizado em comum acordo entre as empresas parceiras participantes do Conselho Orientador do Plano Ethos 10 anos. Essa plataforma ser utilizada pelo Instituto Ethos, como referncia bsica para o desenvolvimento de suas atividades, inclusive para os Indicadores Ethos 3 Gerao, e permanecer aberta ao recebimento de sugestes de associados e parceiros, podendo ser atualizada periodicamente para incorporar as reflexes acumuladas no perodo.

Ressaltamos que o documento ora apresentado uma verso em construo, a ser utilizada como piloto pelas empresas e cujo contedo ficar disposio de todos que tenham interesse em aplic-la, a seu critrio. Queremos conhecer os resultados dessa aplicao para aprimoramento dos Indicadores Ethos 3 Gerao, a serem lanados oficialmente em outubro de 2012. Solicitamos, assim, que quaisquer dvidas, sugestes e crticas a respeito deste documento sejam enviadas ao e-mail indicadores@ethos.org.br.
02

Apresentao

Processo de Reviso
O processo de reviso foi concebido com um carter amplamente participativo. Est organizado em duas grandes etapas: ETAPA 1 (2010/2011): definio da relao sinrgica com outras iniciativas e instrumentos de gesto da responsabilidade social, em especial diretrizes GRI e Norma ABNT NBR ISO 26000. Lanamento da verso intermediria para aplicao-piloto em agosto de 2011. ETAPA 2 (2011/2012): reviso do contedo para atualizao da ferramenta, com a mesma perspectiva de estabelecer convergncia com outros instrumentos e de modo a promover a Plataforma para uma Economia Inclusiva, Verde e Responsvel. Lanamento dos Indicadores Ethos 3 Gerao previsto para outubro de 2012. Na primeira etapa, iniciamos os trabalhos com uma consulta virtual para levantar as expectativas das partes interessadas quanto reviso da ferramenta, assim como oficinas de consulta para aferir a compreenso dos stakeholders, de qual seria a melhor forma de integrar aos Indicadores Ethos a Norma ABNT NBR ISO 26000 e as diretrizes GRI.

Conselho Diretor
Compusemos, ainda, o Conselho Diretor do processo de reviso, que a instncia responsvel por dar orientaes estratgicas para a terceira gerao dos Indicadores Ethos. Nessa etapa, norteou e aconselhou o Instituto Ethos quanto ao desenvolvimento do projeto. So membros do Conselho Diretor:

Aron Belinky Bastian Buck Carlos Eduardo Lessa Brando Clovis Scherer Cristina Montenegro Eduardo Schubert Marcela Zonis Mario Monzoni Milton Milioni Paulo Itacarambi Paulo Sergio Muouah Ricardo Corra Martins Snia Consiglio Favaretto

Grupo de Articulao das ONGs Brasileiras para a ISO 26000 Global Reporting Initiative (GRI) Instituto Brasileiro de Governana Corporativa (IBGC) Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (DIEESE) Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Instituto Akatu Princpios para o Investimento Responsvel (PRI) Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundao Getlio Vargas (GVces) Associao dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Organizao Internacional do Trabalho (OIT Brasil) Fundao Nacional da Qualidade (FNQ) BMF& Bovespa

03

Apresentao

Elaborao da Verso Intermediria para Aplicao-Piloto


Com os insumos produzidos a partir das consultas, virtuais e presenciais3, alm das anlises tcnicas para verificar as possibilidades de trabalho, atualizamos o questionrio dos Indicadores Ethos com a seguinte lgica: Indicadores Ethos & Norma ABNT NBR ISO 26000: os Indicadores Ethos foram revistos com base na Norma ABNT NBR ISO 26000, para a proposio de prticas de gesto com responsabilidade social. Ao questionrio foram incorporados conceitos, princpios e propostas de aes, o que alterou, inclusive, sua prpria organizao, que passa a ter dois eixos (mais informaes na seo Organizao do Questionrio). Sua atualizao pode ser verificada pela reformulao e criao de indicadores. A ISO 26000 traz conceitos importantes para a gesto com responsabilidade social, mencionados no questionrio. So conceitos dinmicos, que devem ser aplicados constantemente para uma melhor gesto da responsabilidade social. Entenda melhor a que eles se referem:

Gesto com Responsabilidade Social


Esclarecimento sobre conceitos da ISO 260004 incorporados nos Indicadores Ethos
RELACIONAMENTO O reconhecimento das trs relaes fundamentais da RSE (da empresa com a sociedade, da empresa com suas partes interessadas e destas com a sociedade) de extrema importncia para a gesto com responsabilidade social. por meio do relacionamento e do engajamento de suas partes interessadas que a empresa alcana melhores resultados. ESFERA DE INFLUNCIA Amplitude das relaes polticas, contratuais, econmicas, entre outras, por meio das quais uma empresa tem a capacidade de afetar as decises ou atividades de indivduos ou organizaes, ainda que a capacidade de influenciar no implique, em si, a responsabilidade de exercer influncia.

DUE DILIGENCE Esse termo no foi traduzido para o portugus na verso brasileira da Norma ISO 26000. Refere-se ao processo em que a empresa ou organizao identifica os impactos ambientais, econmicos e sociais negativos de suas decises e atividades ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto ou atividade, visando evit-los ou mitig-los. Convm que esse processo seja abrangente e proativo, no sentido de considerar no apenas os impactos negativos reais, mas tambm aqueles potenciais.

RELEVNCIA Os temas propostos pela ISO 26000 so centrais, mas nem todos so relevantes. A empresa precisa fazer um levantamento que a conduza identificao da relevncia dos temas, com base nas atividades por ela realizadas e em sua ESFERA DE INFLUNCIA que tenham impacto em responsabilidade social, somadas s expectativas da sociedade em relao a esses impactos.

PRIORIDADES A empresa, para integrar a responsabilidade social a sua gesto, necessita estabelecer prioridades a partir do levantamento das questes que lhe so relevantes e significantes. importante que a organizao considere a perspectiva das partes interessadas para estabelecer suas prioridades.

SIGNIFICNCIA Uma vez identificadas as questes relevantes a suas atividades, a empresa deve analisar cuidadosamente cada uma delas e desenvolver critrios para decidir que temas centrais e questes so mais importantes para a organizao.

3 4

Informaes e resultados sobre as etapas e eventos de consulta podem ser encontrados em www.ethos.org.br/indicadores Esclarecimentos extrados, parcial e integralmente, da norma de responsabilidade social ABNT NBR ISO 26000.

04

Apresentao

Consulte o anexo desta publicao e encontre as anlises de correlao entre os Indicadores Ethos Verso Intermediria para Aplicao-Piloto, a Norma ABNT NBR ISO 26000 e as Diretrizes GRI.
Indicadores Ethos & Diretrizes GRI para Relatrios de Sustentabilidade: a proposta de convergncia entre os Indicadores Ethos e as Diretrizes GRI no se limitou a uma correspondncia de contedo. Alm de completar os Indicadores Ethos com aspectos abordados pela GRI G3, fizemos reflexes de como apoiar a melhor gesto da responsabilidade social com ambos os instrumentos, cuja relao intrnseca de complementaridade. A proposio de novos indicadores seguindo o que abordado na GRI se deu considerando a GRI G3 e GRI G3.1. Para a prxima etapa dos Indicadores Ethos 3 Gerao, est prevista a ampliao da convergncia por meio de reflexes da relao desse instrumento com a proposta de atualizao GRI G4, na perspectiva da gesto com responsabilidade social integrada.

O Autodiagnstico no Processo de Gesto da Responsabilidade Social


A GRI prope, para o processo de elaborao do relatrio de sustentabilidade, cinco fases: Prepare, Conecte-se, Defina, Monitore e Relate. O diagnstico, nessa proposta, deve ser contemplado na fase Prepare, uma vez que a empresa poder identificar quais so seus pontos mais fracos e mais fortes quanto ao desempenho geral em responsabilidade social. Esse levantamento ampliado lhe permitir estruturar melhor seu processo de relato, bem como sua prpria gesto com responsabilidade social.

Sugesto de Processo5
Global Reporting InitiativeTM
planeje o relatrio, reflita, trace o plano de ao.

PREPARE:

priorize as partes interessadas, dialogue.

CONECTE-SE:

selecione os temas, debata, faa mudanas.

DEFINA:

desenvolva o relatrio, garanta o contedo.

MONITORE:

redija, finalize, publique.

RELATE:

Gesto Multistakeholder: propusemos um novo olhar para a relao da empresa com suas partes interessadas de modo a dar-lhes visibilidade, pela nova organizao dos stakeholders e pela abordagem de partes interessadas no tratadas anteriormente no instrumento, aspecto que ser aprofundado na segunda etapa dos Indicadores Ethos 3 Gerao.
5

Adaptado da publicao Caminhos Ciclo preparatrio para elaborao de relatrios de sustentabilidade da GRI: Manual para pequenas (e nem to pequenas) organizaes, Global Reporting Initiative (www.globalreporting.org).

05

Organizao do Questionrio
O questionrio da verso intermediria para aplicao-piloto foi dividido em dois eixos:

Primeiro Eixo:

Avaliao da Gesto com Responsabilidade Social

Trata da gesto da responsabilidade social como um todo na organizao, a partir da definio de princpios que balizaro a conduta de seus empregados e a atuao da empresa em sua esfera de influncia, assim como os mecanismos e processos de gesto que garantiro integrar a responsabilidade social gesto, considerando as expectativas e perspectivas das partes interessadas. Apresenta os seguintes temas: Incorporao dos Princpios de Responsabilidade Social Prticas de Gesto Relacionamento com Partes Interessadas

Segundo Eixo: Avaliao

dos Temas Centrais da Responsabilidade Social

Aborda de que maneira a empresa trata os temas centrais da responsabilidade social, elencados inicialmente por temas e, posteriormente, seguindo a consolidada organizao dos Indicadores Ethos em partes interessadas. Est dividido nos seguintes temas: Governana Direitos Humanos Pblico Interno Meio Ambiente Cadeia de Valor Comunidade e Sociedade Governo Mercado

Tipos de Indicador
Ao longo dos questionrios, sero encontrados os seguintes tipos de indicador: Questo de Profundidade (ou Indicador de Profundidade): permite avaliar o estgio atual da gesto da empresa em relao a determinada prtica. representado por quatro quadros contguos, que apresentam estgios dessa prtica, cujo nvel de desempenho evolui do primeiro at o quarto, permitindo empresa situar-se facilmente na escala. Esses quatro estgios tm a seguinte interpretao:

06

Organizao do Questionrio
Estgio intermedirio de aes, no qual a empresa mantm uma postura defensiva sobre os temas, mas j comea a encaminhar mudanas e avanos em relao conformidade de suas prticas.
Estgio 2

Estgio bsico de aes da empresa, no qual ela ainda se encontra em nvel reativo s exigncias legais.

Estgio avanado de aes, no qual j so reconhecidos os benefcios de ir alm da conformidade legal, preparando-se para novas presses regulamentadoras do mercado, da sociedade, etc. A responsabilidade social e o desenvolvimento sustentvel6 so tidos como estratgicos para o negcio.
Estgio 3

Estgio proativo, no qual a empresa atingiu padres considerados de excelncia em suas prticas, envolvendo fornecedores, consumidores, clientes, a comunidade, e tambm influenciando polticas pblicas de interesse da sociedade.
Estgio 4

Estgio 1

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Apenas um dos quatro estgios pode ser escolhido, devendo-se optar por aquele que mais se aproxima da realidade da empresa. Nessa avaliao, preciso considerar que a escolha de um estgio pressupe o cumprimento do nvel anterior. Na hiptese de nenhuma das opes corresponder realidade da empresa, deve-se assinalar um dos seguintes motivos: No havamos tratado antes desse assunto ou No vemos aplicao disso em nossa empresa. Assinalando a segunda opo, a empresa deve apresentar uma justificativa no espao reservado para comentrios. Se optar por uma dessas alternativas, as questes adicionais correspondentes sero automaticamente consideradas como no aplicveis. Questes Binrias (ou Indicadores Binrios): composto de questes binrias (sim ou no), que qualificam a resposta escolhida no indicador de profundidade. Contm elementos de validao e aprofundamento dos aspectos ou estgio de responsabilidade social identificados pela empresa e ajudam a entender quais prticas devem ser incorporadas gesto dos negcios. Esses indicadores devem ser obrigatoriamente preenchidos, exceto nos casos em que o assunto do indicador de profundidade correspondente no foi tratado antes pela empresa ou no aplicvel sua realidade. Questes Quantitativas (ou Indicadores Quantitativos): prope o levantamento sistemtico de determinados dados, que podem ser avaliados segundo sries anuais e cruzados com outros. Nem todos os indicadores apresentam dados quantitativos. No entanto, os que existem devem ser levantados precisamente, pois sero teis, sobretudo no monitoramento interno da empresa.

A ausncia de dados quantitativos no influencia o desempenho final da empresa em seu Relatrio de Diagnstico. Entretanto, ressaltamos que o monitoramento desses nmeros contribuir muito para consistncia do planejamento das melhorias propostas por meio dos Indicadores Ethos.
6

De acordo com o Relatrio Brundtland (www.brundtland-net.com/brundtlandreport.htm), desenvolvimento sustentvel aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades. Esse conceito alerta para o cuidado com a explorao irracional dos recursos naturais, com os direitos humanos, com o resgate da cidadania e com o acesso ao consumo de bens e servios.

07

Estrutura do Questionrio
Eixo de Avaliao Tema Subtema
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema PBLICO INTERNO SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 24:

Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade

Indicador Correlaes Enunciado

ISO 26000 Item 6.4.7; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Treinamento e Educao e Diversidade e Igualdade de Oportunidades

Para desenvolver seus recursos humanos, a empresa:


Mantm atividades sistemticas de desenvolvimento e capacitao, visando ao aperfeioamento contnuo de todo o seu pessoal e considerando a aplicabilidade em sua funo atual.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto .

Promove atividades de treinamento pontuais, focadas no desempenho de tarefas especficas.

Oferece a seus empregados bolsas de estudos ou similares para a aquisio de conhecimentos com impacto positivo em sua empregabilidade, independentemente da aplicabilidade em sua funo atual, e encoraja a cadeia de valor a fazer o mesmo.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Promove capacitao contnua em todos os nveis hierrquicos e oferece a seus empregados bolsas de estudos ou similares para a aquisio de conhecimentos, com impacto positivo em sua empregabilidade, independentemente da aplicabilidade em sua funo atual, e encoraja a cadeia de valor a fazer o mesmo.
Estgio 4

Indicadores de Profundidade Estgios

Estgio 1

Informaes adicionais

A empresa:
24.1. Analisa periodicamente o perfil socioeconmico de seus empregados para balizar suas estratgias de remunerao e benefcios e de educao e desenvolvimento profissional. 24.2. Mantm programa de erradicao do analfabetismo (absoluto e/ou funcional), educao bsica ou ensino supletivo entre seus empregados, com metas e recursos definidos36. 24.3. Possui programa de mapeamento para identificao de competncias potenciais a serem desenvolvidas. 24.4. Possui programas de aconselhamento sobre o planejamento de carreiras, para auxiliar os empregados na reflexo sobre suas funes e identificao de objetivos em longo prazo. 24.5. Considerando seu papel social em relao aos estagirios, oferece-lhes boas condies de trabalho, aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal em suas respectivas reas de estudo, com o devido acompanhamento. 24.6. Ao encerrar o perodo referente ao programa de estgio, procura empregar os estagirios na prpria empresa; quando isso no possvel, busca para os que precisam colocao em empresas ou organizaes parceiras. 2009 24.7. Quantidade de horas de desenvolvimento profissional por empregado/ano: 24.8. Percentual do faturamento bruto gasto em desenvolvimento profissional e educao: 24.9. Total de analfabetos na fora de trabalho: 2010

Sim

No

Indicadores Binrios

2011

Indicadores Quantitativos

58

A estrutura do questionrio permite que a empresa planeje o modo de fortalecer seu compromisso com a responsabilidade social. A disposio em escala dos indicadores de profundidade fornece parmetros para os passos subsequentes e, junto com os indicadores binrios e quantitativos, aponta diretrizes para o estabelecimento de metas de aprimoramento dentro do universo de cada tema.

Glossrio de Conceitos e Definies


Est disponvel no site dos Indicadores Ethos, em www.ethos.org.br/indicadores, um glossrio de conceitos e definies dos termos mais relevantes para a compreenso das questes apresentadas em cada indicador, facilitando assim o preenchimento do questionrio.

Processo de Preenchimento
O processo de preenchimento da verso intermediria dos Indicadores Ethos 3 Gerao ser feito por meio de aplicao-piloto, com um conjunto de empresas que demonstrarem interesse em faz-lo. Todas sero orientadas no processo de preenchimento e recebero um relatrio analtico, resultado de seu exerccio de autoavaliao7. Mais esclarecimentos sobre esse tpico podem ser encontrados em www.ethos.org.br/indicadores.
7

O Instituto Ethos no utiliza os dados recebidos das empresas para nenhum tipo de premiao ou confeco de ranking.

08

Indicadores Ethos: Transio da Segunda para a Terceira Gerao


A transio da verso atual dos Indicadores Ethos para a sua 3 Gerao ser feita de forma progressiva, para que as empresas tenham tempo para se adaptar nova verso, cujo lanamento est previsto para outubro de 2012. A verso atual, portanto, ser mantida para preenchimento do questionrio ciclo 2011, por meio do sistema on-line, encontrado em www.indicadoresrse.org, com o mesmo compromisso de sigilo e confidencialidade. O Relatrio de Diagnstico, oferecido gratuitamente, apresenta informaes sobre o desempenho da empresa, comparando-o com o das demais participantes no Brasil e nos pases integrantes do Programa Latino-Americano de RSE (Plarse) e com iniciativas relevantes para a gesto com responsabilidade social: Diretrizes para Relatrio de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), Norma ABNT NBR ISO 26000, Norma SA 8000, Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) e Pacto Global. Alm disso, continuaro disposio das empresas todos os desdobramentos dos Indicadores Ethos acumulados ao longo de seus dez anos de existncia Indicadores Ethos-Sebrae de RSE para Micro e Pequenas Empresas, Indicadores Ethos Setoriais, ndice de Desenvolvimento Infantil Empresarial (IDI-E) e Uso dos Indicadores Ethos na Gesto da Cadeia de Valor.

Indicadores Ethos-Sebrae de RSE para Micro e Pequenas Empresas


Visando incentivar a incorporao da RSE pelo universo das micro e pequenas empresas, o Instituto Ethos e o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolveram em 2003 duas publicaes: Ferramenta de Auto-Avaliao e Planejamento Indicadores EthosSebrae de RSE para Micro e Pequenas Empresas e Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas Passo a Passo. Em 2006, o contedo da primeira foi revisto, dando origem publicao Indicadores Ethos-Sebrae de RSE para Micro e Pequenas Empresas 20068, disponvel para preenchimento no sistema dos Indicadores Ethos de RSE, em www.ethos.org.br. Por meio desse sistema, as micro e pequenas empresas podem enviar seus dados ao Instituto Ethos e receber seu relatrio personalizado, num processo semelhante ao dos Indicadores Ethos.

Est prevista para outubro de 2012 a atualizao do questionrio para micro e pequenas empresas, de modo a contemplar esse segmento nos Indicadores Ethos 3 Gerao.

Indicadores Ethos Setoriais


Com o objetivo de fornecer s empresas a possibilidade de um autodiagnstico mais preciso e aprofundado, o Instituto Ethos vem desenvolvendo indicadores especficos para abranger dilemas e peculiaridades de cada setor empresarial. Esses questionrios so complementares aos Indicadores Ethos de RSE gerais e possibilitam empresa avaliar as oportunidades e desafios tpicos do segmento em que atuam. Para maior legitimidade e engajamento das empresas nesse trabalho, o Instituto Ethos procura realiz-lo em parceria com entidades setoriais que representam nacionalmente as empresas.
8

As publicaes Ferramenta de Auto-Avaliao e Planejamento Indicadores Ethos-Sebrae de RSE para Micro e Pequenas Empresas 2003, Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas Passo a Passo e Indicadores Ethos-Sebrae de RSE para Micro e Pequenas Empresas 2011 esto disponveis em www.ethos.org.br.

09

J foram contemplados com indicadores prprios os setores9 de distribuio de energia eltrica, panificao e restaurantes e bares, minerao e papel e celulose, transporte de passageiros terrestres, petrleo e gs, construo civil, varejo, jornais e franquias e o financeiro. Os questionrios desenvolvidos para o setor da construo civil, o financeiro, os de franquias, jornais, minerao, papel e celulose, petrleo e gs, transporte de passageiros terrestres e varejo podem ser preenchidos por meio do sistema dos Indicadores Ethos. Ao cadastrar a empresa no sistema on-line, o usurio dever indicar a que setor pertence. Caso seja um dos setores mencionados, o sistema incorporar automaticamente as questes setoriais ao questionrio, como perguntas binrias.

A atualizao dos Indicadores Ethos Setoriais tambm est prevista no mbito do processo de reviso que dar origem aos Indicadores Ethos 3 Gerao. Ser feita de forma progressiva e participativa, envolvendo as empresas e entidades setoriais dos suplementos j desenvolvidos nesse processo. Organizaes dos demais setores que tenham interesse em desenvolver indicadores prprios, no mbito da 3 Gerao dos Indicadores Ethos, devem entrar em contato com o Instituto Ethos, pelo e-mail indicadores@ethos.org.br.

ndice de Desenvolvimento Infantil Empresarial (IDI-E)


Os especialistas so unnimes em afirmar que os primeiros anos de vida da criana so fundamentais e no apenas para ela, mas para toda a sociedade. preciso, portanto, proteg-la desde sua formao e desenvolvimento, garantindo-lhe cuidado e afeto, bem como o direito a brincar, e a participao dos pais e da famlia em sua vida. Sensveis a essa questo, o Instituto Ethos e o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef) criaram o ndice de Desenvolvimento Infantil Empresarial (IDI-E), com o propsito de levar s empresas formas concretas de colaborao com o desenvolvimento dos filhos de seus empregados, contribuindo assim para que sejam alcanados os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM). O contedo do IDI-E e seu monitoramento vo orientar as empresas na criao de polticas e programas dirigidos ao desenvolvimento infantil, aferir os resultados na vida das crianas e identificar boas prticas e lies teis a todas as organizaes. Ao responder integralmente s questes quantitativas referentes ao ltimo ano do indicador Compromisso com o Desenvolvimento Infantil (indicador 10 na verso da 2 Gerao e indicador 28 na verso para aplicao-piloto), a empresa levantar as informaes necessrias para o clculo do ndice. O IDI-E da empresa ser informado junto com o Relatrio de Diagnstico dos indicadores e ser considerado de acordo com trs diferentes contextos: o dos empregados em regime CLT de contratao, o dos empregados terceirizados e o dos empregados autnomos ou comissionados. Para que a empresa entenda melhor seu desempenho em relao a essa questo, sugerimos que seu IDI-E seja comparado com o ndice de Desenvolvimento Infantil (IDI) do municpio em que est localizada. Recomendamos ainda a consulta s publicaes do Unicef sobre a situao da infncia brasileira em www.unicef.org.br.

Os questionrios referentes aos Indicadores Ethos Setoriais esto disponveis em www.ethos.org.br/indicadores

10

Uso dos Indicadores Ethos na Gesto de RSE das Cadeias de Valor


O sistema dos Indicadores Ethos permite s organizaes que queiram acompanhar a gesto da responsabilidade social de seus fornecedores e clientes o acesso s informaes enviadas por eles, desde que obtenham seu consentimento. Por seu lado, os fornecedores e clientes, ao preencher o questionrio dos Indicadores Ethos, podem autorizar, pelo sistema, o acesso a seus dados cadastrais, s respostas aos Indicadores Ethos e ao Relatrio de Diagnstico por parte das empresas com as quais mantm contrato de fornecimento. Essa iniciativa, disponvel apenas para a verso referente 2 Gerao dos Indicadores Ethos, visa estimular e facilitar os processos de gesto socialmente responsvel nas cadeias de valor das empresas j comprometidas com o tema que esperam ampliar os resultados de suas aes por meio de seus fornecedores e clientes. O sistema permite apontar prioridades, estabelecer metas e iniciativas conjuntas, facilitar o acompanhamento das aes por meio de avaliaes peridicas e possibilitar que a empresa e sua cadeia de valor evoluam juntas, a caminho da sustentabilidade. Se sua empresa tem interesse em desenvolver essa iniciativa, com o apoio do Instituto Ethos, ou deseja mais informaes, entre em contato conosco pelo e-mail indicadores@ethos.org.br.

Instrues para Preenchimento dos Indicadores


A mobilizao de profissionais da empresa para responder aos Indicadores Ethos de RSE deve ser entendida como o incio de um processo de autodiagnstico. Este, combinado com a misso e estratgia geral da empresa, possibilita identificar aspectos da gesto que necessitam de acompanhamento detalhado, de novas metas e de profissionais focados. Tais metas devem ser preferencialmente includas no planejamento seguinte. Um aspecto a ser enfatizado nesse processo a importncia do dilogo com representantes dos pblicos com os quais a empresa se relaciona suas partes interessadas para avaliar os impactos de suas aes, buscar solues e definir metas. Para essa fase de preenchimento, recomendam-se as seguintes premissas: Cada unidade de negcios deve responder a seu prprio questionrio. aconselhvel que a empresa indique um coordenador para centralizar e sistematizar as informaes e facilitar o dilogo interno. Devido abrangncia dos temas, o processo de preenchimento deve envolver a participao de vrias reas e nveis da empresa. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas no processo de preenchimento e quanto mais diversificados forem os nveis hierrquicos e os departamentos aos quais pertenam, maior ser a representatividade das respostas e mais profunda a reflexo interna, garantindo um melhor autodiagnstico. muito importante que a direo da empresa acompanhe o processo e conhea os resultados.
11

A operacionalizao do preenchimento poder seguir as indicaes do quadro abaixo. 1. Definio do(s) facilitador(es) interno(s) e externo(s) do processo10. 2. Capacitao do(s) facilitador(es) interno(s) e externo(s) sobre os Indicadores Ethos. 3. Evento de conscientizao geral, durante o qual a empresa pode esclarecer s principais partes interessadas a razo para o preenchimento dos Indicadores Ethos e engaj-las no processo. 4. Estabelecimento de comits internos por tema, destaque de lideranas formais e informais, definio da agenda de trabalho, etc. 5. Reunies de discusso por tema e preenchimento dos indicadores. 6. Reunio final de consolidao dos temas e identificao de fatores crticos de sucesso. 7. Envio dos dados ao Instituto Ethos e autorizao de acesso, por meio do sistema dos Indicadores Ethos. 8. Obteno do respectivo Relatrio de Diagnstico, tambm pelo sistema dos Indicadores Ethos. 9. Avaliao e apresentao do relatrio para os envolvidos, identificando os pontos fortes e fracos e definindo as prioridades. 10. Planejamento e definio das metas com relao s informaes levantadas. 11. Implementao das aes estabelecidas como prioritrias. 12. Avaliao das aes implementadas, elaborao do relatrio de sustentabilidade e reincio do processo.

Cada empresa desenvolve o prprio modo de preenchimento e muitas optam por contratar profissionais externos para auxili-las nesse trabalho. A forma como o Instituto Ethos procura ajud-las por meio de programas de capacitao para profissionais da prpria empresa.

Programa do UniEthos para Implementao dos Indicadores Ethos


O UniEthos Educao para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentvel uma instituio sem fins lucrativos, fundada por iniciativa do Instituto Ethos e voltada para pesquisa, produo de conhecimento, instrumentalizao e capacitao para o meio empresarial e acadmico nos temas da responsabilidade social empresarial e do desenvolvimento sustentvel. Uma das solues educacionais desenvolvidas pelo UniEthos o Programa de Facilitao para Implementao dos Indicadores Ethos. Seu objetivo capacitar os empregados da empresa para a implementao dos Indicadores Ethos por meio da facilitao do processo de preenchimento da ferramenta. Para mais informaes sobre este e outros programas do UniEthos, acesse www.uniethos.org.br.

10

Entende-se como facilitador interno a pessoa da empresa que esteja, no momento, mais relacionada com o tema e tenha uma viso integrada das reas e facilidade para coletar, sistematizar e interpretar dados para uso na gesto estratgica da empresa. O Instituto Ethos aconselha que o processo envolva participantes externos apenas para legitimar a reflexo propiciada pelos Indicadores Ethos de RSE. Sugerimos como participantes externos as principais partes interessadas da empresa, que devem ser envolvidas principalmente nos temas em que so mais impactadas.

12

Construindo a 3 Gerao
Para dar sequncia s atividades de desenvolvimento da 3 Gerao dos Indicadores Ethos, prevemos constituir, ao longo de 2011, as seguintes instncias de governana, com seus respectivos objetivos:

Instncia

Comit Consultivo Tcnico (CCT)

Comit Consultivo Plarse (CCP)


Garantir que a reviso dos Indicadores Ethos no Brasil seja coerente com o processo de adaptao da ferramenta nos pases que participam do programa. consultado pelo Conselho Diretor, pelo CCT, pelos GTTs e pela coordenao do projeto, sempre que necessrio, para emitir seu parecer sobre questes que impactem o desenvolvimento dos Indicadores de RSE locais.

Grupos de Trabalho Temticos (GTTs)


Discutir os indicadores quanto a adequaes, excluses e/ou incluses de novos, respeitando a estrutura geral proposta para os Indicadores Ethos 3 Gerao e as diretrizes estratgicas definidas pelo Conselho Diretor, pautados prioritariamente pelo debate da Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsvel.

Objetivo

Oferecer informao de nvel tcnico ao processo, orientado pelas diretrizes definidas pelo Conselho Diretor, para garantir sua qualidade e coerncia. Faz recomendaes coordenao do projeto e consultas ao CCP, quando necessrio.

Com a constituio dos comits e grupos de trabalho temticos, sero propostas alteraes a esta verso que marca a transio da ferramenta para a terceira gerao. O esforo de trabalho ter como meta possibilitar a maior abrangncia possvel aplicao de seu contedo, alcanando diferentes realidades empresariais. De forma participativa, pretendemos definir indicadores mnimos comparativos, essenciais a todo tipo de empresa. Tambm sero criados indicadores para aprofundar a autoavaliao, considerando seja o tamanho, seja o setor, seja o tema de interesse da empresa. Acompanhe e participe desse processo. Mais informaes podem ser encontradas em www.ethos.org.br/indicadores.

Contate-nos
Para obter quaisquer informaes sobre os Indicadores Ethos de RSE, entre em contato com o Instituto Ethos pelo e-mail indicadores@ethos.org.br.

13

ndice do Questionrio
Primeiro Eixo de Avaliao

AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL


TEMA
Indicador 1 Indicador 2

INCORPORAO DOS PRINCPIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Princpios da Responsabilidade Social.............................................................................. 19 Comportamento tico....................................................................................................... 21

TEMA
Indicador 3 Indicador 4 Indicador 5 Indicador 6 Indicador 7 Indicador 8 Indicador 9

PRTICAS DE GESTO
Delimitao da Esfera de Influncia.................................................................................. Determinao de Relevncia e Significncia...................................................................... Estabelecimento de Prioridades........................................................................................ Due Diligence................................................................................................................... Prticas para Integrar a Responsabilidade Social na Gesto.............................................. Anlise e Aprimoramento da Gesto.................................................................................. 22 23 24 25 26 27

Participao em Iniciativas Voluntrias.............................................................................. 28

TEMA
Subtema
Indicador 10 Indicador 11

RELACIONAMENTO COM PARTES INTERESSADAS


Engajamento DAS partes interessadas
Engajamento das Partes Interessadas: etapa de planejamento.......................................... 29 Engajamento das Partes Interessadas: etapa de implementao........................................ 31

Subtema
Indicador 12 Indicador 13

Comunicao com partes interessadas


Comunicao com Responsabilidade Social...................................................................... 33 Relatrio de Sustentabilidade............................................................................................ 34

14

ndice do Questionrio Segundo Eixo de Avaliao

AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


TEMA
Indicador 14

GOVERNANA
Governana Corporativa.................................................................................................... 40

TEMA
Indicador 15

DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos na Empresa.......................................................................................... 42

TEMA
Subtema
Indicador 16

PBLICO INTERNO
Dilogo Social
Relaes com Sindicatos.................................................................................................. 44

Subtema
Indicador 17 Indicador 18 Indicador 19

No discriminao e Valorizao da Diversidade


Valorizao da Diversidade............................................................................................... 45 Compromisso com a Equidade e No Discriminao Racial............................................... 47 Compromisso com a Promoo da Equidade de Gnero.................................................... 49

Subtema
Indicador 20 Indicador 21 Indicador 22 Indicador 23 Indicador 24 Indicador 25 Indicador 26 Indicador 27 Indicador 28

Prticas de trabalho
Compromisso com a Gesto Participativa.......................................................................... Relao com Trabalhadores Terceirizados, Temporrios ou Parciais................................... Poltica de Remunerao, Benefcios e Carreira................................................................ Cuidados com Sade, Segurana, Higiene e Condies de Trabalho.................................. Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade............................ Comportamento frente a Demisses.................................................................................. Preparao para a Aposentadoria..................................................................................... Compromisso com o Futuro das Crianas......................................................................... Compromisso com o Desenvolvimento Infantil................................................................... 51 52 54 56 58 60 61 62 63

TEMA
Subtema
Indicador 29 Indicador 30 Indicador 31

MEIO AMBIENTE
Polticas e Gesto Ambiental
Poltica Ambiental............................................................................................................. 67 Sistema de Gesto Ambiental............................................................................................ 68 Adoo de Medidas de Mitigao e Compensao............................................................ 69
15

ndice do Questionrio
Indicador 32 Indicador 33 Indicador 34 Preveno da Poluio .................................................................................................... 70 Uso Sustentvel dos Recursos.......................................................................................... 71 Governana das Aes Relacionadas s Mudanas Climticas.......................................... 73

Subtema
Indicador 35 Indicador 36

Proteo do Meio Ambiente


Compromisso com a Proteo da Biodiversidade e Restaurao dos Habitats Naturais...... 74 Educao e Conscientizao Ambiental............................................................................ 75

TEMA
Subtema
Indicador 37 Indicador 38 Indicador 39 Indicador 40

CADEIA DE VALOR
Relaes com Fornecedores
Parceria na Seleo e Avaliao de Fornecedores............................................................. Trabalho Forado (ou Anlogo ao Escravo) na Cadeia Produtiva........................................ Comunicao Estruturada com Fornecedores................................................................... Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores...................................................................... 76 78 79 80

Subtema
Indicador 41 Indicador 42 Indicador 43 Indicador 44

Relaes com Consumidores e Clientes


Estratgia de Comunicao Comercial............................................................................... Gesto do Relacionamento com o Consumidor.................................................................. Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais de Produtos e Servios.................. Educao para o Consumo Sustentvel............................................................................. 81 82 84 86

TEMA
SubtemA
Indicador 45 Indicador 46

COMUNIDADE E SOCIEDADE
Relaes com a Comunidade Local
Gerenciamento do Impacto da Empresa na Comunidade de Entorno................................. 87 Desenvolvimento da Comunidade Local............................................................................ 89

Subtema
Indicador 47 Indicador 48 Indicador 49

Relaes com a Sociedade (comunidade ampliada)


Gesto das Aes Sociais.................................................................................................. 90 Liderana e Influncia Social............................................................................................ 92 Apoio ao exerccio da Cidadania........................................................................................ 93

TEMA
Subtema
Indicador 50 Indicador 51 Indicador 52

GOVERNO
Relaes com Governo
Contribuies para Campanhas Polticas........................................................................... 94 Prticas Anticorrupo e Antipropina................................................................................ 95 Participao no Desenvolvimento de Polticas Pblicas..................................................... 96
16

ndice do Questionrio

TEMA
Subtema
Indicador 53

MERCADO
Relaes com Concorrentes
Concorrncia Leal............................................................................................................. 97

Subtema
Indicador 54

Relaes com Investidores


Relaes com Investidores................................................................................................ 98

Anexos
Anexo A............................................................................................................................................ 102
Correlaes entre os Indicadores Ethos 3 Gerao Verso Intermediria para Aplicao-Piloto, Norma ABNT NBR ISO 26000 e Diretrizes para Relatrio de Sustentabilidade GRI

Anexo B............................................................................................................................................ 111


Referncias Bibliogrficas

17

Primeiro Eixo de Avaliao

AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL


TEMA
Indicador 1 Indicador 2

INCORPORAO DOS PRINCPIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Princpios da Responsabilidade Social Comportamento tico

TEMA
Indicador 3 Indicador 4 Indicador 5 Indicador 6 Indicador 7 Indicador 8 Indicador 9

PRTICAS DE GESTO
Delimitao da Esfera de Influncia Determinao de Relevncia e Significncia Estabelecimento de Prioridades Due Diligence Prticas para Integrar a Responsabilidade Social na Gesto Anlise e Aprimoramento da Gesto Participao em Iniciativas Voluntrias

TEMA
Subtema
Indicador 10 Indicador 11

RELACIONAMENTO COM PARTES INTERESSADAS


Engajamento DAS partes interessadas
Engajamento das Partes Interessadas: etapa de planejamento Engajamento das Partes Interessadas: etapa de implementao

Subtema
Indicador 12 Indicador 13

Comunicao com partes interessadas


Comunicao com Responsabilidade Social Relatrio de Sustentabilidade

18

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema INCORPORAO DOS PRINCPIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Indicador 1:

Princpios da Responsabilidade Social

ISO 26000 Item 4.1, Princpios 4.2, 4.3, 4.5, 4.6, 4.7 e 4.8; GRI Parte 2 Estratgia e anlise: 1.1 e 1.2; Forma de Gesto: todas as categorias relevantes

Com relao adoo de valores e princpios fundamentais, a empresa:


Mantm programa de orientao e treinamento para os empregados de todos os nveis hierrquicos, a fim de garantir que seus valores e princpios fundamentais estejam incorporados aos processos de trabalho e a atitudes/ comportamento das pessoas. Tais aes esto formalmente a cargode uma pessoa ou rea responsvel.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Identifica e declara em carta ou declarao seus valores e princpios fundamentais a todas as partes interessadas.

Formaliza os valores e princpios fundamentais em um cdigo de conduta (em portugus e adaptado ao contexto local, no caso de multinacionais) e conta com um processo sistemtico para sua difuso.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Promove a participao das principais partes interessadas na reviso do cdigo de conduta/tica e o submete a controle e auditoria peridicos. A responsabilidade por essas aes est formalmente a cargo de uma equipe multidisciplinar.
Estgio 4

Estgio 1

Informaes adicionais

A empresa:
1.1. Reconhece sua responsabilidade pelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente, especialmente consequncias negativas significativas. 1.2. responsiva e presta contas de seus impactos sociais, ambientais e econmicos (conhecidos e provveis) aos controladores da organizao, s autoridades legais e s demais partes interessadas afetadas por suas decises e atividades. 1.3. Responsabiliza-se e presta contas das medidas tomadas para evitar a repetio de impactos negativos no intencionais ou imprevistos. 1.4. Cumpre requisitos legais em todas as jurisdies em que opera, mesmo que essas leis e regulamentos no sejam fiscalizados adequadamente. 1.5. Avalia periodicamente sua conformidade com leis e regulamentos aplicveis. 1.6. Respeita as normas internacionais de comportamento, ao mesmo tempo em que adere ao princpio de respeito pelo estado de direito. 1.7. Em situaes em que a legislao brasileira, ou sua implementao, est aqum das normas internacionais de comportamento, segue as exigncias previstas nas normas internacionais de comportamento. 1.8. Estimula os parceiros externos a replicar seus procedimentos de adoo de princpios e valores fundamentais em toda a cadeia de valor. 1.9. Avalia periodicamente as organizaes com as quais se relaciona e evita ser cmplice de atividades de outras organizaes que no sejam consistentes com as normas internacionais de comportamento. 1.10. Tem procedimentos para que todos os seus empregados conheam as leis a que esto submetidos, tanto as que se referem s atividades profissionais quanto as que os beneficiam, para que possam cumpri-las integralmente. 1.11. Estimula a coerncia entre os valores e princpios ticos da empresa e a atitude individual de seus empregados. 1.12. Vincula expressamente a atuao das assessorias jurdica e contbil ao cdigo de conduta/declarao de princpios.

Sim

No

A carta de princpios/declarao de valores e/ou cdigo de conduta/tica da empresa11:


1.13. Contemplam as seguintes partes interessadas: empregados, fornecedores, organizaes no governamentais representantes das questes ambientais, consumidores/clientes, comunidade, governo, sindicatos, investidores, mdia e acionistas minoritrios. 19

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema INCORPORAO DOS PRINCPIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Sim 1.14. Probem expressamente a utilizao de prticas ilegais (como suborno, corrupo, extorso, propina e caixa dois) para obteno de vantagens comerciais. 1.15. So explcitos quanto ao compromisso de tica na gesto das informaes privilegiadas ou de carter privado obtidas durante os processos da empresa em sua interao com seus diversos pblicos (clientes, empregados, fornecedores, etc.). 1.16. So explcitos quanto ao compromisso de transparncia e veracidade das informaes prestadas a todas as partes interessadas.

No

A carta de princpios/declarao de valores e/ou cdigo de conduta da empresa cobrem assuntos como:
1.17. Cumprimento das leis e pagamento de tributos. 1.18. Reconhecimento e enfrentamento de situaes em que no haja leis e ou regulamentos locais que preveem salvaguardas socioambientais adequadas. 1.19. Concusso, pagamentos ou recebimentos questionveis. 1.20. Regras explcitas no relacionamento com agentes pblicos. 1.21. Conflito de interesses. 1.22. Doaes. 1.23. Corrupo ativa e passiva. 1.24. Improbidade administrativa. 1.25. Preveno e tratamento de fraudes. 1.26. Fraude em concorrncia pblica. 1.27. Limites das atividades e contribuies polticas. 1.28. Nepotismo. 1.29. Relaes com a comunidade. 1.30. Preservao da identidade da cultura local. 1.31. Normas para pesquisa envolvendo seres humanos. 1.32. Respeito ao bem-estar dos animais, quando sua vida e sua existncia forem afetadas.

A empresa transparente em relao:


1.33. A seu propsito de negcio, natureza e localizao de suas atividades. 1.34. A seus compromissos ticos e os expe por meio de material institucional, pela internet ou de outra maneira adequada s partes interessadas. 1.35. identificao de qualquer controle acionrio na atividade da empresa. 1.36. A como suas decises so tomadas, implementadas e analisadas, incluindo a definio de papis, responsabilidades e autoridades nas diferentes funes dentro da empresa. 1.37. Aos padres e critrios usados para avaliar o prprio desempenho em responsabilidade social. 1.38. A seu desempenho em questes relevantes e significativas da responsabilidade social. 1.39. A seu desempenho em direitos humanos. 1.40. A origens, montantes e aplicaes de seus recursos financeiros.

20

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema INCORPORAO DOS PRINCPIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Indicador 2:

Comportamento tico

ISO 26000 Princpios 4.4 e 4.7; GRI Parte 2: Governana, Compromissos e Engajamento: 4.1 a 4.10

Com relao adoo e promoo de padres de comportamento tico, a empresa:

Identifica, adota e aplica padres de comportamento tico apropriados a seus propsitos e atividades.

Define, comunica e promove ativamente os padres de comportamento tico esperados de sua estrutura de governana e das partes interessadas, como empregados, fornecedores, terceirizados, proprietrios e gerentes.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Desenvolve e utiliza estruturas de governana que ajudem a promover o comportamento tico e sua observncia dentro da empresa, no processo decisrio e em interaes com as partes interessadas.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Cria e mantm mecanismos de superviso e controle para monitorar, apoiar e exigir o cumprimento dos padres de comportamento tico da empresa.

Estgio 1

Estgio 4

Informaes adicionais

Os padres de comportamento tico da empresa:


2.1. Baseiam-se nos valores de honestidade, equidade e integridade. 2.2. Referem-se especialmente s partes interessadas que tm a oportunidade de influenciar significativamente os valores, a cultura, integridade, estratgia e operao da empresa. 2.3. So abordados em pesquisas de clima organizacional, por avaliao 360 graus ou ferramentas similares. 2.4. So demonstrados com familiaridade pelos empregados no seu dia a dia.

Sim

No

A empresa:
2.5. Previne conflitos de interesse e promove a soluo dos que poderiam levar a um comportamento antitico. 2.6. Cria e mantm mecanismos para facilitar a denncia do comportamento antitico e do desrespeito ao cdigo de conduta, sem medo de represlias. 2.7. Verifica e audita periodicamente a adoo desses padres de comportamento tico12. 2.8. Adota e aplica normas reconhecidas internacionalmente ao realizar pesquisa que envolvam seres humanos. 2.9. Respeita o bem-estar dos animais e fornece condies decentes para manuteno, criao, produo, transporte e uso de animais. 2.10. Possui comit, conselho ou responsvel(is) formal(is) por questes ticas reconhecido(s) internamente. 2.11. Possui comit, conselho ou responsvel(is) formal(is) por questes ticas reconhecida(s) externamente.

A empresa orienta suas operaes em concordncia com:


2.12. As diretrizes para empresas multinacionais da Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). 2.13. Os princpios da OCDE de Governana Corporativa (2004). 2.14. Os princpios do Pacto Global ou em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM). 21

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Prticas de Gesto

Indicador 3:

Delimitao da Esfera de Influncia


ISO 26000 Itens 5.2.3 e 7.3.3; GRI Parte 1: Princpio Abrangncia

Considerando as caractersticas do negcio, a empresa:

Reconhece sua influncia nas organizaes nas quais exerce controle formal ou de fato13.

Avalia seu grau de influncia em organizaes e partes interessadas com as quais possui relao econmica.

Orienta o comportamento socialmente responsvel das organizaes com as quais possui relao econmica, por meio de clusulas contratuais e incentivos.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Analisa sua influncia em outras partes interessadas e na opinio pblica em geral. Compartilha conhecimentos e se prope a conduzir projetos conjuntos.

Estgio 1

Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Estgio 4

Informaes adicionais

A atuao da empresa em sua esfera de influncia:


3.1. Busca o estabelecimento do dilogo. 3.2. orientada por diretrizes claras e expressas de comportamento tico. 3.3. Promove boas prticas de gesto com responsabilidade social. 3.4. Estabelece parcerias com associaes setoriais, organizaes comunitrias, da sociedade civil, entre outras.

Sim

No

22

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Prticas de Gesto

Indicador 4:

Determinao da Relevncia e Significncia


ISO 26000 Itens 5.2.2 e 7.3.2; GRI Parte 1: Princpio Materialidade

Considerando a temtica da responsabilidade social, a empresa:


Classifica as questes levantadas em suas anlises a partir da extenso de seus impactos sobre as partes interessadas e o desenvolvimento sustentvel. Alm disso, incorpora a anlise de relevncia, os riscos para o desenvolvimento sustentvel e o nvel de preocupao das partes interessadas a seus processos de tomada de deciso.
Estgio 4

Desenvolve aes relacionadas aos temas centrais da RSE14 e procura responder s demandas das partes interessadas, sem definir critrios para isso.

Faz um levantamento de suas atividades e o correlaciona aos temas centrais da responsabilidade social, analisando os impactos para o desenvolvimento sustentvel de suas atividades cotidianas e de seus produtos.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto

Adiciona anlise as atividades das organizaes de sua esfera de influncia, incluindo sua cadeia de valor, e determina quais temas centrais poderiam emergir quando se trata das atividades dessas organizaes.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique)

Estgio 1

Informaes adicionais

A empresa:
4.1. Tem mapeadas suas partes interessadas. 4.2. Conhece as atividades das organizaes de sua esfera de influncia. 4.3. Realiza anlises para verificar os impactos para o desenvolvimento sustentvel de suas decises. 4.4. Analisa de que maneira suas partes interessadas podem afetar suas decises, atividades e planos. 4.5. Consulta suas partes interessadas para identificar suas expectativas quanto a suas questes relevantes e significantes.

Sim

No

23

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Prticas de Gesto

Indicador 5:

Estabelecimento de Prioridades
ISO 26000 Item 7.3.4; GRI Parte 2: Parmetros para o relatrio: 3.5

Considerando os temas centrais da responsabilidade social, a empresa:

Trata os temas conforme demandas pontuais e reage a presses conforme sua capacidade de resposta.

Estabelece prioridades a partir das anlises de relevncia e significncia das questes de responsabilidade social em relao as suas atividades e impactos.

No planejamento e nos processos de tomada de deciso sobre atividades futuras, inclui as anlises de relevncia e significncia e o estabelecimento de prioridades.
Estgio 3

Periodicamente reavalia e atualiza suas prioridades e envolve suas partes interessadas nesse processo.

Estgio 1

Estgio 2

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

Ao estabelecer prioridades para a gesto com responsabilidade social, a empresa considera:


5.1. Seu desempenho atual relativo ao cumprimento de leis, normas internacionais, normas internacionais de comportamento, tecnologia avanada e melhores prticas existentes. 5.2. Se a questo pode afetar significativamente a capacidade da organizao de atingir objetivos importantes. 5.3. O efeito potencial de uma determinada ao em comparao com os recursos necessrios para a sua implementao. 5.4. O tempo necessrio para atingir os resultados desejados. 5.5. Se pode haver implicaes de custo significativas se no tratadas rapidamente. 5.6. A facilidade e rapidez da implementao, que podem trazer um aumento da conscientizao e motivao para aes de responsabilidade social na empresa.

Sim

No

A empresa:
5.7. Estabelece prioridades para aes futuras, considerando questes de responsabilidade social no planejamento de atividades e novos negcios.

24

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Prticas de Gesto

Indicador 6:

Due Diligence

ISO 26000 Itens 2.4 e 7.3.1

Considerando seus impactos econmicos, sociais e ambientais no planeta e na sociedade, a empresa:

Identifica esporadicamente seus impactos econmicos, ambientais e sociais, positivos e negativos, conforme demandas pontuais.

Avalia seus impactos internos e externos reais, de toda a empresa, sistematicamente por meio de processos formais e peridicos.

Avalia impactos potenciais de novos empreendimentos, tomadas de deciso e investimentos, elabora anlises de riscos e estabelece mecanismos para integrar os temas centrais da responsabilidade social por toda a organizao.
Estgio 3

Proativamente, elabora estratgias e implementa planos de ao com o propsito de evitar, minimizar e compensar seus impactos.

Estgio 1

Estgio 2

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
6.1. D tratamento aos impactos negativos de suas decises e atividades. 6.2. Busca entender os desafios e dilemas do ponto de vista dos grupos e indivduos potencialmente prejudicados para identificar possveis reas de ao. 6.3. Possui polticas que orientam seus empregados e pessoas diretamente ligadas organizao sobre como agir no que diz respeito a suas questes relevantes e significantes. 6.4. Avalia como as atividades existentes podem afetar os objetivos dessas polticas. 6.5. Avalia como as atividades propostas podem afetar os objetivos dessas polticas. 6.6. Usa seu conhecimento e experincia em responsabilidade social para favorecer o fortalecimento em RSE daquelas organizaes com as quais possui laos estreitos.

Sim

No

25

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Prticas de Gesto

Indicador 7:

Prticas para Integrar a Responsabilidade Social na Gesto


ISO 26000 Itens 7.1 e 7.4; GRI Estratgia e anlise: 1.1 e 1.2, Forma de Gesto: todas as categorias relevantes

No que diz respeito maneira como a responsabilidade social tratada em sua gesto, a empresa:

Realiza aes de responsabilidade social empresarial de forma pontual ou em resposta a uma demanda especfica.

Elabora polticas corporativas para tratar das questes relevantes e significantes da responsabilidade social tanto para a empresa como para as partes interessadas.

Incorpora a responsabilidade social aos sistemas e procedimentos, desde a alta administrao e a governana corporativa at o monitoramento peridico dos impactos das atividades.
Estgio 3

Desenvolve uma liderana ativa, que promove modelos e exemplos para a criao de uma cultura de gesto da responsabilidade social na empresa, em sua cadeia de valor e na sociedade.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 2

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
7.1. Inclui nos documentos de declarao de viso e misso da organizao referncias ao modo como pretende que a responsabilidade social influencie suas atividades. 7.2. Desenvolve esforos de conscientizao de todos os nveis hierrquicos da empresa, a fim de envolv-los e gerar compreenso e comprometimento em relao s aes de responsabilidade social. 7.3. Elabora e aplica programas de capacitao e formao de competncias nos temas da responsabilidade social e da sustentabilidade, de forma a proporcionar uma aprendizagem contnua na empresa.

Sim

No

Ao determinar sua direo rumo responsabilidade social e sustentabilidade, a empresa:


7.4. Inclui a responsabilidade social como elemento essencial na estratgia da empresa por meio de sua integrao nos processos decisrios. 7.5. Traduz as prioridades de ao nos temas e questes da responsabilidade social em objetivos organizacionais gerenciveis, com planos, processos, alocao de recursos e prazos. 7.6. Estabelece objetivos especficos, mensurveis e verificveis s suas estratgias de responsabilidade social.

Ao integrar a responsabilidade social aos sistemas e procedimentos internos, a empresa:


7.7. Assegura-se de que prticas de gesto estabelecidas reflitam e abordem a responsabilidade social da organizao. 7.8. Identifica como os princpios da responsabilidade social e os temas centrais se aplicam s diferentes reas da organizao. 7.9. Cria departamentos ou grupos internos, conforme o porte e a natureza da empresa, para analisar e revisar procedimentos operacionais, para que sejam consistentes com os princpios e temas centrais da responsabilidade social. 26

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Prticas de Gesto

Indicador 8:

Anlise e Aprimoramento da Gesto

ISO 26000 Item 7.7; GRI Estratgia e anlise: 1.1 e 1.2, Forma de Gesto: todas as categorias relevantes

Para a anlise e aprimoramento da gesto, a empresa:

Avalia os resultados das prticas de responsabilidade social que realiza.

Avalia periodicamente seu desempenho nas questes significativas para determinar seu progresso em responsabilidade social e a necessidade de mudanas em programas e procedimentos.
Estgio 2

Obtm a anlise das partes interessadas quanto a seu desempenho em responsabilidade social e realiza mudanas nos procedimentos e prticas para a correo de rumos e a melhoria contnua do desempenho.
Estgio 3

Assegura a realizao das atividades de responsabilidade social conforme previsto e identifica novas oportunidades para ampliar seus esforos.

Estgio 1

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
8.1. Identifica crises e imprevistos, pois monitora as condies internas e externas, as expectativas das partes interessadas, as alteraes legais ou regulatrias que afetem a responsabilidade social da empresa. 8.2. Identifica e gerencia riscos que afetem a gesto com responsabilidade social. 8.3. Analisa e examina periodicamente seus sistemas de coleta, registro e armazenamento de dados, a fim de aumentar a exatido e confiabilidade da gesto. 8.4. Inclui a viso das partes interessadas nas anlises para aprimoramento das aes. 8.5. Relaciona o alcance de objetivos especficos de responsabilidade social com suas avaliaes do desempenho anual ou peridico de altos executivos e gerentes.

Sim

No

27

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Prticas de Gesto

Indicador 9:

Participao em Iniciativas Voluntrias


ISO 26000 Item 7.8; GRI Parte 2: Compromissos com Iniciativas Externas (Itens 4.11 e 4.13)

Considerando sua participao em iniciativas voluntrias, a empresa:


Avalia como a responsabilidade social tratada, os processos de engajamento das partes interessadas da iniciativa e os respectivos sistemas multipartite de governana e desenvolvimento. Envolve-se em iniciativas que lhe fornecero orientaes para ajud-la a abordar um tema central ou uma questo particular.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Envolve-se em iniciativas sem estabelecer critrios para isso.

Verifica os interesses comerciais e econmicos da iniciativa e avalia os potenciais conflitos de interesse entre a empresa, a iniciativa e os princpios de responsabilidade social.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Periodicamente avalia as iniciativas oferecidas no mercado e na sociedade, do ponto de vista de seu valor, relevncia e/ou aplicabilidade para polticas pblicas.
Estgio 4

Estgio 1

Informaes adicionais

A empresa avalia periodicamente, ao participar de iniciativas voluntrias:


9.1. Apenas a acessibilidade, ou seja, se preciso assinar um contrato ou se h custos para se associar iniciativa. 9.2. Como sustentabilidade, economia verde e demais conceitos do movimento de responsabilidade social so tratados e traduzidos em prticas de gesto interna e projetos. 9.3. Os processos de engajamento das partes interessadas da iniciativa e os respectivos sistemas multipartite de governana e desenvolvimento. 9.4. As iniciativas oferecidas no mercado e na sociedade, do ponto de vista de seu valor, relevncia e/ou aplicabilidade para polticas pblicas. 9.5. Se a iniciativa fornece orientaes prticas e valiosas para ajudar a empresa a abordar um tema central ou uma questo particular e/ou integrar a responsabilidade social em todas as suas atividades. 9.6. Se a iniciativa ajudar a organizao a atingir grupos especficos de partes interessadas. 9.7. Se a iniciativa foi elaborada para seu tipo especfico de empresa ou suas reas de interesse. 9.8. O histrico e os tipos de organizao que fundaram, desenvolveram e dirigiram a iniciativa anteriormente, tais como governos, ONGs, organizaes, sindicatos, do setor privado ou instituies acadmicas.

Sim

No

A empresa participa de:


9.9. Sistemas especficos de certificao e obteno de normas e selos. 9.10. Compromissos ou pactos empresariais voltados a questes de interesse pblico, como pela erradicao do trabalho forado (ou anlogo ao escravo), pela integridade e combate corrupo, pelo combate ao desmatamento, entre outros15. 9.11. Compromissos ou pactos empresariais voltados ao tratamento de questes crticas ao desenvolvimento sustentvel em seu setor de atuao.

28

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Relacionamento com Partes Interessadas SUBTEMA ENGAJAMENTO das PARTES INTERESSADAS

Indicador 10:

Engajamento das Partes Interessadas: etapa de planejamento


ISO 26000 Caracterstica 3.3.3, Princpio 4.5 e Item 5.3.2; GRI Parte 2: Engajamento dos Stakeholders (Itens 4.1 e 4.17)

Considerando seus impactos sobre distintos grupos da sociedade, a empresa:

Est consciente da importncia do dilogo e do engajamento das partes interessadas para o sucesso do negcio e a efetivao da gesto com responsabilidade social, porm no identifica as partes interessadas de seu negcio.
Estgio 1

Identifica os indivduos e/ou grupos que so ou podem ser afetados pelas decises, atividades e impactos da empresa e seleciona as partes interessadas prioritrias.
Estgio 2

Periodicamente, investiga e mapeia os dilemas especficos e atributos das partes interessadas prioritrias. Monitora seus interesses, direitos legtimos, posicionamentos e histrico de relacionamento com a empresa.
Estgio 3

Identifica motivos, propsitos e necessidades de engajamento da empresa e define as partes interessadas com as quais pretende se engajar, conforme seus objetivos estratgicos e de negcios.
Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa, ao identificar partes interessadas, contempla os grupos e indivduos que:


10.1. Possuem obrigaes legais estabelecidas com ela. 10.2. Poderiam ser positivamente afetados pelas atividades ou decises da empresa. 10.3. Poderiam ser negativamente afetados pelas atividades ou decises da empresa. 10.4. Provavelmente expressariam preocupao com as decises e atividades da empresa. 10.5. Estiveram envolvidos quando preocupaes semelhantes, no passado, precisaram ser tratadas. 10.6. Podem ajudar a empresa a cuidar de impactos especficos. 10.7. Podem afetar a capacidade da empresa de arcar com suas responsabilidades. 10.8. So significativamente impactados por sua atuao e seriam desfavorecidos se fossem excludos do engajamento. 10.9. So afetados na cadeia de valor.

Sim

No

A empresa, ao identificar partes interessadas:


10.10. Considera os pontos de vista das partes interessadas quando seus interesses podem ser afetados por uma deciso ou atividade, mesmo que no tenham um papel formal na governana da empresa ou no estejam conscientes desses interesses. 10.11. Reconhece a diferena entre parte interessada e sociedade e a possibilidade de interesses conflitantes entre ambas. 10.12. Examina a credibilidade e representatividade de grupos que dizem falar em nome de partes interessadas especficas ou que defendem causas especficas.

29

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Relacionamento com Partes Interessadas SUBTEMA ENGAJAMENTO das PARTES INTERESSADAS

Sim 10.13. No d preferncia a partes interessadas mais amigas nem negligencia as silenciosas. 10.14. No apoia grupos especficos para dar a entender que tem parceiros no dilogo, quando de fato a empresa e os grupos so independentes.

No

A empresa, ao planejar o engajamento:


10.15. Investiga diferentes abordagens e tipos de engajamento, conforme as necessidades de relacionamento de cada parte interessada. 10.16. Elabora plano estratgico de engajamento das partes interessadas periodicamente, incluindo a frequncia do engajamento por tipo e por grupo de parte interessada. 10.17. Elabora plano ttico de engajamento das partes interessadas, com definio dos tipos de engajamento para cada uma, cronograma, responsabilidades, alocao de recursos e indicadores de monitoramento. 10.18. Conta com os conhecimentos tcnicos da rea de comunicao para, por exemplo, mapear grupos de interesse ou identificar riscos, ameaas e oportunidades. 10.19. Reavalia seus planos e pressupostos de engajamento periodicamente.

As partes interessadas definidas nos planos estratgicos e tticos de engajamento da empresa so:
10.20. Empregados; 10.21. Fornecedores; 10.22. Consumidores/Clientes; 10.23. Organizaes representantes e/ou defensoras das questes ambientais; 10.24. Comunidade local; 10.25. Governo; 10.26. Sindicatos; 10.27. Investidores; 10.28. Acionistas; 10.29. Mdia; 10.30. Outros (especifique).

30

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Relacionamento com Partes Interessadas SUBTEMA ENGAJAMENTO das PARTES INTERESSADAS

Indicador 11:

Engajamento das Partes Interessadas: etapa de implementao

ISO 26000 Caracterstica 3.3.3, Princpio 4.5, Itens 5.3.3 e 7.6.3; GRI Parte 1: Princpio Incluso dos Stakeholders e Parte 2: Engajamento dos Stakeholders (Itens 4.14 e 4.17)

Ao engajar as partes interessadas, a empresa:


Inicia um processo de dilogo entre a organizao e uma ou mais de suas partes interessadas para, primeiro, ouvir suas opinies, de modo a obter uma base slida para as decises da empresa. Sua caracterstica principal a comunicao de via dupla.
Estgio 1

Estabelece mecanismos de dilogo e envolvimento das partes interessadas prioritrias para remediar impactos socioambientais ocasionados por suas atividades, por meio de equipes preparadas para os planos de contingncia necessrios.
Estgio 2

Possui estratgia e processos de gesto contnua dos relacionamentos com partes interessadas. Gerencia, armazena e relata as informaes coletadas nesses processos.
Estgio 3

Por meio de ferramentas e polticas especficas, envolve as partes interessadas de forma estruturada em reflexes prvias sobre suas atividades, processos e aes, de forma a prever, minimizar ou eliminar seus impactos socioambientais negativos.
Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
11.1. Levanta os principais temas e preocupaes das partes interessadas e comunica quais medidas tem adotado para trat-los. 11.2. Est aberta a crticas de grupos ou partes interessadas sobre a natureza de seus processos, produtos ou servios. 11.3. Tem poltica e/ou procedimentos de relacionamento para responder prontamente a qualquer sugesto, apelo, esforo ou demanda das partes interessadas. 11.4. Conta com indicadores de desempenho para monitoramento das relaes, no processo de dilogo e engajamento das partes interessadas. 11.5. Tem poltica para que os indicadores/dados/informaes advindos do processo de dilogo e engajamento das partes interessadas sejam comparveis, confiveis, relevantes e compreensveis pelas partes interessadas. 11.6. Utiliza esses indicadores/dados/informaes em seu processo de planejamento geral. 11.7. Insere esses indicadores/dados/informaes nos relatrios e demonstrativos da empresa. 11.8. Aplica metodologias de dilogo estruturado com as partes interessadas ou princpios sistemticos ou amplamente aceitos, como a norma AA100016 ou similar. 11.9. Tem seu processo de dilogo e engajamento auditado por terceiros. 11.10. Tem processo de dilogo independente e divulga de forma transparente qualquer suporte financeiro ou apoio similar. 11.11. Implementa as aes de engajamento contando com sua rea de comunicao, que lhe proporciona instrumentos, tcnicas, materiais e recursos humanos.

Sim

No

No processo de engajamento a empresa assegura que:


11.12. Os interesses das partes interessadas so relevantes e significativos para o desenvolvimento sustentvel. 11.13. As partes interessadas tm informao e conhecimento necessrio para tomar suas decises. 11.14. O processo de engajamento seja documentado. 31

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Relacionamento com Partes Interessadas SUBTEMA ENGAJAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS

No processo de engajamento a empresa assegura que:


11.15. As necessidades de informao das partes interessadas sejam adequadamente compreendidas. 11.16. Identificou os subsdios diretos dados pelas partes interessadas, assim como expectativas legitimamente estabelecidas pela sociedade e os considerou no planejamento estratgico da empresa.

Sim

No

A empresa desenvolve e emprega os seguintes mecanismos para soluo de conflitos e desavenas com as partes interessadas:
11.17. Discusses diretas com as partes interessadas. 11.18. Fornecimento de informaes por escrito para tratar de mal-entendidos. 11.19. Fruns em que as partes interessadas e a organizao possam apresentar seus pontos de vista e buscar solues. 11.20. Procedimentos para lidar com queixas formais. 11.21. Procedimentos de mediao e/ou arbitragem. 11.22. Sistemas que permitam denncia sem medo de represlias.

32

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Relacionamento com Partes Interessadas SUBTEMA COMUNICAO COM PARTES INTERESSADAS

Indicador 12:

Comunicao com Responsabilidade Social


ISO 26000 Itens 7.5 e 7.6

Para contemplar a responsabilidade social em sua comunicao corporativa17, a empresa:


Preocupa-se com o contedo de sua comunicao, visando conscientizar e mobilizar as partes interessadas por meio da difuso de informaes para, assim, incentivar as mudanas de comportamento.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Aplica princpios da responsabilidade social somente a produtos e peas de comunicao, visando minimizar os impactos negativos dos formatos e materiais utilizados.
Estgio 1

Considera tambm, no contedo de toda a sua comunicao, a exigncia de prestar informaes sobre a gesto com responsabilidade social de sua empresa ou seja, comunicar o que faz, como faz e por que faz, de forma transparente, constante e voluntria.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Considera a responsabilidade social de forma transversal em todas as prticas de comunicao. Assim, os propsitos, usos e processos de comunicao so definidos conforme o princpio do respeito s partes interessadas, internas e externas, compartilhando informaes e promovendo o dilogo e a participao.
Estgio 4

Informaes adicionais

A empresa considera que as prticas de comunicao para gesto com responsabilidade social esto presentes nas seguintes reas funcionais:
12.1. Recursos Humanos; 12.2. Finanas; 12.3. Comunicao Corporativa; 12.4. Jurdico; 12.5. Operacional/Engenharia; 12.6. Compras; 12.7. Marketing e vendas; 12.8. Desenvolvimento e Pesquisa; 12.9. Outra (especifique).

Sim

No

A empresa, por meio da comunicao:


12.10. Aborda requisitos legais para a divulgao de informaes relacionadas responsabilidade social e sustentabilidade. 12.11. Mostra como a organizao est cumprindo seus compromissos de responsabilidade social e de sustentabilidade e respondendo aos interesses das partes interessadas e s expectativas da sociedade em geral. 12.12. Fornece informaes sobre os impactos das atividades, produtos e servios da organizao, inclusive detalhes de como os impactos mudam ao longo do tempo. 12.13. Facilita a comparao com organizaes pares, o que pode estimular melhoria de desempenho em responsabilidade social e sustentabilidade. 12.14. Ajuda a engajar e motivar empregados e outros para apoiar as atividades de responsabilidade social da organizao. 12.15. Fortalece a reputao da organizao no que se refere ao responsvel, franqueza, integridade, responsividade e prestao de contas, para fortalecer a confiana das partes interessadas na empresa.

A empresa:
12.16. Inclui os profissionais das reas referentes comunicao organizacional nos processos de tomada de deciso sobre as estratgias de sustentabilidade e de responsabilidade social. 33

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Relacionamento com Partes Interessadas SUBTEMA COMUNICAO COM PARTES INTERESSADAS

Indicador 13:

Relatrios de Sustentabilidade18

ISO 26000 Item 7.6.2 e Box 15; GRI Parte 1: Definio de Contedo, Qualidade e Limite do Relatrio (Itens 1.1 e 1.3)

Com relao elaborao de relatrio sobre os aspectos econmicos, sociais e ambientais de suas atividades, a empresa:
Produz, com amplo envolvimento interno, um relatrio de sustentabilidade facilmente acessvel, que aborda aspectos sociais, ambientais e econmicos de suas atividades, contendo exclusivamente resultados favorveis.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Elabora sem regularidade definida um relatrio de sustentabilidade com informaes sobre suas aes sociais e ambientais.

Elabora periodicamente um relatrio de sustentabilidade, descrevendo suas aes sociais e ambientais e incorporando aspectos quantitativos.

Elabora relatrio de sustentabilidade com envolvimento de partes interessadas externas, integrando a dimenso social, a ambiental e a econmica de suas atividades e incluindo resultados desfavorveis e os respectivos desafios, com metas para o prximo perodo.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Informaes adicionais Sim 13.1. As informaes sobre a situao econmico-financeira das atividades da empresa so auditadas por terceiros. 13.2. As informaes sobre aspectos sociais e ambientais das atividades da empresa so auditadas por terceiros. 13.3. No processo de elaborao do relatrio de sustentabilidade, a empresa envolve pelo menos quatro das seguintes partes interessadas: comunidade, pblico interno, consumidores e clientes, fornecedores, governo e sociedade em geral (por meio, por exemplo, de contatos com organizaes de defesa do meio ambiente, sindicatos, entidades voltadas para a sade pblica ou de defesa dos direitos humanos, entre outros). 13.4. A empresa incorpora ao relatrio de sustentabilidade crticas, sugestes e depoimentos de partes interessadas. 13.5. O processo de divulgao do relatrio de sustentabilidade contempla pelo menos quatro das seguintes partes interessadas: pblico interno, comunidade, consumidores e clientes, fornecedores, governo e sociedade em geral. 13.6. A empresa expe na internet dados sobre aspectos econmico-financeiros, sociais e ambientais de suas atividades. 13.7. A empresa contempla em seu relatrio de sustentabilidade dados e indicadores de monitorao da distribuio de riqueza a Demonstrao do Valor Adicionado (DVA), por exemplo. 13.8. A empresa desenvolve modelo de relatrio integrado para reportar as informaes financeiras e no financeiras. 13.9. Os dados coletados e utilizados para o relatrio de sustentabilidade so empregados no planejamento estratgico da empresa. 13.10. A empresa equilibra as vises conflitantes ou expectativas distintas das partes interessadas nas decises tomadas na elaborao do relatrio de sustentabilidade. No

Ao produzir o relatrio de sustentabilidade, a empresa leva em considerao os princpios19 de:


13.11. Incluso; 13.12. Materialidade ou Relevncia e Significncia; 13.13. Contexto da Sustentabilidade; 34

Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Relacionamento com Partes Interessadas SUBTEMA COMUNICAO COM PARTES INTERESSADAS

Sim 13.14. Abrangncia; 13.15. Equilbrio; 13.16. Comparabilidade; 13.17. Exatido; 13.18. Periodicidade; 13.19. Clareza; 13.20. Confiabilidade.

No

2009 13.21. Nmero de partes interessadas (pblico interno, fornecedores, comunidade, governo e sociedade, etc.) envolvidas na elaborao do relatrio de sustentabilidade: 13.22. Nmero de partes interessadas contempladas no demonstrativo de distribuio de riqueza:

2010

2011

35

Notas

11

Sobre esse tema, veja a publicao do Instituto Ethos Formulao e Implantao de Cdigo de tica em Empresas Reflexes e Sugestes, disponvel em www.ethos.org.br. Conhea tambm o Centro de Estudos de tica nas Organizaes (Cene), da Fundao Getulio Vargas (www.fgvsp.br/cene). Essa auditoria deve ser feita, interna ou externamente, por um consultor ou profissional especializado. Controle de fato refere-se s situaes em que uma organizao tem a capacidade de ditar as decises e atividades de uma outra parte, mesmo quando ela no tiver a autoridade legal ou formal para tanto. (ABNT NBR ISO 26000, pginas 16 e 76).

12 13

14 So considerados temas centrais da RSE na ABNT NBR ISO 26000: Governana Organizacional, Direitos Humanos, Prticas de Trabalho, Meio Ambiente, Prticas Leais de Operao, Questes Relativas ao Consumidor e Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade. Para os propsitos deste questionrio, e considerando as consultas realizadas entre os usurios e partes interessadas dos Indicadores Ethos, incorporamos os temas centrais da RSE na perspectiva das partes interessadas, com exceo dos temas Governana Organizacional e Direitos Humanos. 15

O Instituto Ethos entende que a incorporao de objetivos sociais e ambientais s metas econmicas das empresas parte indispensvel do modelo de desenvolvimento de uma sociedade sustentvel, cuja construo requer uma nova dinmica na relao entre Estado, mercado e sociedade civil. Para isso, promove discusses e prope pactos entre as partes interessadas, como a Carta Aberta ao Brasil sobre Mudanas Climticas, a Carta Empresarial pela Conservao e Uso Sustentvel da Biodiversidade, o Pacto da Madeira, o Pacto da Pecuria, o Pacto da Soja, o Pacto pela Erradicao do Trabalho Escravo, o Pacto pela Integridade e contra a Corrupo, entre outros. Mais informaes esto disponveis em www.ethos.org.br. A AA1000 (Accountability 1000) uma norma internacional para a gesto da contabilidade, auditoria e relato da responsabilidade corporativa. Por meio do dilogo e do engajamento em vrios passos do processo, a organizao que utiliza essa norma obtm a credibilidade perante suas partes interessadas. Mais informaes em www.accountability21.net. Para saber mais, consulte o Manual de Comunicao e Sustentabilidade do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentvel (CEBDS, 2010) em http://www.cebds.org.br.

16

17 18

Sobre o tema, veja as Diretrizes e demais documentos da Global Reporting Initiative (GRI) em http://www.globalreporting.org e o Guia de Elaborao do Balano Social 2007, disponvel em www. ethos.org.br, item Publicaes Ethos, entrada Guias.

19

Para mais informaes sobre os princpios para elaborao de balano social, veja o Guia de Elaborao do Balano Social 2007 e as Diretrizes para Relatrios de Sustentabilidade, da Global Reporting Initiative (GRI), ambos disponveis em www.ethos.org.br, item Publicaes Ethos, entrada Guias.

36

Segundo Eixo de Avaliao

AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


TEMA
Indicador 14

GOVERNANA
Governana Corporativa

TEMA
Indicador 15

DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos na Empresa

TEMA
Subtema
Indicador 16

PBLICO INTERNO
Dilogo Social
Relaes com Sindicatos

Subtema
Indicador 17 Indicador 18 Indicador 19

No discriminao e Valorizao da Diversidade


Valorizao da Diversidade Compromisso com a Equidade e No Discriminao Racial Compromisso com a Promoo da Equidade de Gnero

Subtema
Indicador 20 Indicador 21 Indicador 22 Indicador 23 Indicador 24 Indicador 25 Indicador 26 Indicador 27 Indicador 28

Prticas de trabalho
Compromisso com a Gesto Participativa Relao com Trabalhadores Terceirizados, Temporrios ou Parciais Poltica de Remunerao, Benefcios e Carreira Cuidados com Sade, Segurana, Higiene e Condies de Trabalho Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade Comportamento frente a Demisses Preparao para a Aposentadoria Compromisso com o Futuro das Crianas Compromisso com o Desenvolvimento Infantil

37

Segundo Eixo de Avaliao

AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


TEMA
Subtema
Indicador 29 Indicador 30 Indicador 31 Indicador 32 Indicador 33 Indicador 34

MEIO AMBIENTE
Polticas e Gesto Ambiental
Poltica Ambiental Sistema de Gesto Ambiental Adoo de Medidas de Mitigao e Compensao Preveno da Poluio Uso Sustentvel dos Recursos Governana das Aes Relacionadas s Mudanas Climticas

Subtema
Indicador 35 Indicador 36

Proteo do Meio Ambiente


Compromisso com a Proteo da Biodiversidade e Restaurao dos Habitats Naturais Educao e Conscientizao Ambiental

TEMA
Subtema
Indicador 37 Indicador 38 Indicador 39 Indicador 40

CADEIA DE VALOR
Relaes com Fornecedores
Parceria na Seleo e Avaliao de Fornecedores Trabalho Forado (ou Anlogo ao Escravo) na Cadeia Produtiva Comunicao Estruturada com Fornecedores Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores

Subtema
Indicador 41 Indicador 42 Indicador 43 Indicador 44

Relaes com Consumidores e Clientes


Estratgia de Comunicao Comercial Gesto do Relacionamento com o Consumidor Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais de Produtos e Servios Educao para o Consumo Sustentvel

38

Segundo Eixo de Avaliao

AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


TEMA
SubtemA
Indicador 45 Indicador 46

COMUNIDADE E SOCIEDADE
Relaes com a Comunidade Local
Gerenciamento do Impacto da Empresa na Comunidade de Entorno Desenvolvimento da Comunidade Local

Subtema
Indicador 47 Indicador 48 Indicador 49

Relaes com a Sociedade (comunidade ampliada)


Gesto das Aes Sociais Liderana e Influncia Social Apoio ao Exerccio da Cidadania

TEMA
Subtema
Indicador 50 Indicador 51 Indicador 52

GOVERNO
Relaes com Governo
Contribuies para Campanhas Polticas Prticas Anticorrupo e Antipropina Participao no Desenvolvimento de Polticas Pblicas

TEMA
Subtema

MERCADO
Relaes com Concorrentes
Concorrncia Leal

Indicador 53

Subtema
Indicador 54

Relaes com Investidores


Relaes com Investidores

39

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema GOVERNANA

Indicador 14:

Governana Corporativa20

ISO 26000 Item 6.2; GRI Parte 2: Governana, Compromissos e Engajamento (4.1 e 4.10); Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Diversidade e Igualdade de Oportunidades

Com relao estrutura organizacional e prticas de governana corporativa:

Alm de atuar de acordo com a legislao em vigor, a empresa controla formalmente seus processos operacionais (controles internos) e prepara demonstraes financeiras mnimas.
Estgio 1

A empresa possui Conselho de Administrao ou Conselho Consultivo (Conselho)21 e tem suas demonstraes financeiras auditadas por auditoria externa independente.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Existem dispositivos que garantem o tratamento justo e equitativo dos scios e mecanismos de resoluo de conflitos societrios.

A alta administrao (Conselho e Diretoria Executiva) leva em conta critrios de ordem socioambiental na definio e gesto do negcio e define as partes interessadas com as quais manter dilogo.
Estgio 4

Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais Sim 14.1. A alta administrao da empresa (Diretoria Executiva e, caso exista, Conselho) conta com mecanismos ou sistemas formais para avaliao peridica dos seus integrantes. 14.2. A empresa possui estrutura de governana que contempla um Conselho (Conselho de Administrao ou Conselho Consultivo). 14.3. A empresa possui auditoria externa independente que responde ao Conselho. 14.4. Ao nomear os membros do Conselho, os scios da empresa levam em considerao habilidades, conhecimentos, especializao e independncia para orientar o direcionamento estratgico da organizao, assim como a capacidade de lidar com questes relativas a oportunidades e riscos socioambientais e de monitorar a atuao dos gestores (Diretoria Executiva). No

A alta administrao:
14.5. Inclui o respeito aos direitos humanos como critrio formal em suas decises de investimento e aquisio de participaes societrias22. 14.6. Cria estratgias, objetivos e metas que reflitam seu compromisso com o desenvolvimento sustentvel. 14.7. Cria um sistema de incentivos econmicos e no econmicos relativos ao desempenho socioambiental. 14.8. Promove oportunidade justa para que grupos sub-representados ocupem cargos de chefia na organizao. 14.9. Estabelece os nveis de alada das pessoas que tomam decises em nome da organizao. 14.10. Acompanha a implementao das decises para assegurar que sejam seguidas de forma scio e ambientalmente responsvel e determina a prestao de contas dos resultados das decises e atividades da empresa, sejam positivos, sejam negativos. 14.11. Analisa e avalia periodicamente os processos de governana da empresa, ajusta os processos de acordo com os resultados das anlises e comunica as mudanas a toda a empresa. 14.12. O Conselho incorpora e assegura-se de que a Diretoria Executiva tambm incorpora consideraes de ordem social e ambiental na definio dos negcios e das operaes. 40

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema GOVERNANA

Sim 14.13. O Conselho orienta o processo de definio das ferramentas e os indicadores de gesto, incluindo remunerao, de modo a vincular os temas da sustentabilidade s escolhas estratgicas e refleti-los nos relatrios peridicos. 14.14. A postura prevista nos itens 14.12 e 14.13 disseminada ao longo de toda a cadeia produtiva, por meio de mecanismos formais, como contratos ou acordos de parceria. 14.15. A empresa prepara relatrios peridicos de acordo com padres internacionalmente aceitos, no que diz respeito contabilidade e s diretrizes para elaborao de relatrios que incluam aspectos econmico-financeiros, sociais, ambientais e de Governana Corporativa (seguindo, por exemplo, as diretrizes da GRI Global Reporting Initiative).

No

2009 14.16. Total de membros do Conselho: 14.17. Percentual do Conselho formado por conselheiros independentes23: 14.18. Percentual de mulheres no Conselho. 14.19. Percentual de negros (pretos e pardos) no Conselho. 14.20. Reunies formais do Conselho por ano.

2010

2011

41

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema DIREITOS HUMANOS

Indicador 15:

Direitos Humanos na Empresa

ISO 26000 Princpio 4.8 e Item 6.3; GRI Direitos Humanos (HR) Aspectos: Prticas de Investimento e de Processos de Compra, No Discriminao, Trabalho Infantil, Prticas de Segurana, Avaliao e Remediao

Com relao ao respeito aos direitos humanos, a empresa:


Elabora poltica de direitos humanos para orientar o pblico interno e partes interessadas e a integra s estratgias e processos de toda a empresa. Tambm implementa aes para abordar impactos negativos de suas atividades aos direitos humanos.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Atende legislao brasileira e respeita normas internacionais, principalmente em situaes em que a legislao ou implementao no prevejam proteo adequada aos direitos humanos.
Estgio 1

Identifica, previne e aborda impactos negativos reais ou potenciais aos direitos humanos resultantes de suas atividades existentes e propostas ou de atividades das organizaes de sua esfera de influncia24.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Monitora e mede seu desempenho em direitos humanos ao longo do tempo e instala mecanismos eficazes para atendimento de queixas e de remediao de violao de direitos humanos para uso prprio e das partes interessadas.
Estgio 4

Informaes adicionais

A empresa:
15.1. Analisa, de forma regular, quais so seus impactos potenciais em direitos humanos .
25

Sim

No

15.2. Inclui, em suas avaliaes de impacto em direitos humanos, consulta direta s partes interessadas. 15.3. Possui poltica especfica para tratar de questes relacionadas aos direitos humanos. 15.4. Vincula a atuao de sua rea jurdica a essa poltica. 15.5. Integra formalmente o tratamento de questes de direitos humanos em sua gesto, constituindo rea ou designando responsvel pelo tema internamente. 15.6. Investiga e reconhece situaes de risco de violao dos direitos humanos em suas atividades e contrata organizao independente para avaliao desses impactos. 15.7. No admite cumplicidade direta ou indireta, vantajosa e silenciosa de colaborao em cometimento de atos indevidos por outros que no respeitem os direitos humanos. 15.8. Verifica se seus servios de segurana esto em conformidade com direitos humanos. 15.9. Garante no fornecer bens ou servios a uma entidade que os use para cometer violaes dos direitos humanos. 15.10. Garante que no cmplice em deslocamento de pessoas de sua terra, a menos que esteja em conformidade com leis nacionais e normas internacionais, o que inclui a busca de todas as solues alternativas e a garantia de que as partes afetadas obtiveram compensao adequada. 15.11. Paga remunerao justa pela propriedade que adquira ou use. 15.12. Considera as expectativas da sociedade, os direitos humanos e as necessidades bsicas do indivduo ao exercer e proteger seus direitos de propriedade intelectual e fsica. 15.13. Faz declaraes pblicas ou toma outra medida para indicar que no coaduna com violaes de direitos humanos. 15.14. Evita relacionamento com entidades engajadas em atividades antissociais. 15.15. Implementa polticas e prticas que promovam respeito pelos direitos de propriedade e conhecimento tradicional. 42

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema DIREITOS HUMANOS

Sim 15.16. Assegura-se de no praticar discriminao contra empregados, parceiros, clientes, partes interessadas, conselheiros, scios, acionistas ou qualquer outro com quem a empresa tenha contato ou em quem possa causar impactos negativos, incluindo sua esfera de influncia. 15.17. Respeita os direitos econmicos, sociais e culturais. 15.18. Tem como prtica proceder periodicamente pesquisa, verificao e relatrios sobre sua cadeia produtiva, realizando inspees in loco e exigindo documentao comprobatria da no existncia de mo de obra infantil. 15.19. Promove, em sua esfera de influncia, a conscientizao sobre direitos humanos e sobre aqueles com potencial de impacto entre quem os detem.

No

A empresa respeita os direitos civis e polticos de todas as partes interessadas, como o direito a/ao:
15.20. Vida dos indivduos; 15.21. Liberdade de opinio; 15.22. Liberdade de reunio pacfica e associao; 15.23. Liberdade de buscar, receber e divulgar informaes e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras nacionais; 15.24. Propriedade, individualmente ou em conjunto com outros, e liberdade contra ser arbitrariamente privado de sua propriedade; 15.25. Acesso ao devido processo legal e direito a uma audincia justa antes que sejam tomadas quaisquer medidas disciplinares internas, e sem que estas jamais envolvam punio fsica ou tratamento desumano e degradante; 15.26. A empresa trata das questes dos direitos humanos sob trs dimenses: prevenir, respeitar e remediar.26

2009 15.27. Total de autuaes por uso de mo de obra infantil na cadeia produtiva:

2010

2011

43

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico Interno SUBTEMA DILOGO SOCIAL

Indicador 16:

Relaes com Sindicatos

ISO 26000 Itens 6.3.10.3, 6.4.4.2 e 6.4.5; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Relaes entre os Trabalhadores e a Governana

Quanto participao de empregados em sindicatos e ao relacionamento com seus representantes27, a empresa:

Permite a filiao e envolvimentos sindicais sem presses ou represlias.

Permite a atuao dos sindicatos no local de trabalho, fornece informaes sobre as condies de trabalho e se rene periodicamente com os sindicatos para ouvir sugestes e negociar reivindicaes.
Estgio 2

Possui canal de comunicao consolidado com os sindicatos, mantendo-os informados e fornecendo-lhes dados financeiros e relativos a objetivos estratgicos que afetem os trabalhadores, para subsidiar as discusses.
Estgio 3

Incorpora a suas decises estratgicas o resultado das comunicaes com os sindicatos.

Estgio 1

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
16.1. Fornece informaes que afetem os trabalhadores em tempo hbil para que o sindicato e os trabalhadores se posicionem. 16.2. Possui acordo coletivo com o sindicato da categoria principal. 16.3. Possui comisso de fbrica ou de abrangncia empresarial garantida por acordo coletivo. 16.4. Caso atue em diferentes regies, negocia com o conjunto de sindicatos dessas regies um patamar mnimo de benefcios comuns. 16.5. Disponibiliza informaes bsicas sobre direitos e deveres da categoria, tais como dissdio, contribuies sindicais, etc.

Sim

No

44

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico Interno SUBTEMA NO DISCRIMINAO E VALORIZAO DA DIVERSIDADE

Indicador 17:

Valorizao da Diversidade28

ISO 26000 Itens 6.3.7 e 6.3.10.2; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Diversidade e Igualdade de Oportunidades; Direitos Humanos (HR) Aspectos: No Discriminao e Remediao

Reconhecendo a obrigao tica das empresas de combater todas as formas de discriminao e de valorizar as oportunidades oferecidas pela riqueza da diversidade de nossa sociedade, a empresa:
Promove a diversidade por meio de normas escritas que probem prticas discriminatrias aplicveis aos processos de seleo, admisso e promoo, bem como mobilidade interna, com orientao sobre o encaminhamento de possveis denncias.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Segue a legislao nacional relacionada discriminao29 e declara-se contra comportamentos que no promovam igualdade de oportunidades no ambiente interno e na relao com seus clientes, fornecedores e comunidade de entorno.
Estgio 1

Possui normas escritas e canais para possveis denncias contra prticas discriminatrias, realiza treinamentos e seminrios de conscientizao especficos sobre o tema e utiliza indicadores para identificar reas problemticas e estabelecer estratgias de recrutamento e promoo.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Estende essas aes a toda a cadeia de valor, encorajando-a a adot-las.

Estgio 4

Informaes adicionais Sim 17.1. A empresa respeita costumes religiosos, tradicionais e nacionais dos trabalhadores nos locais onde opera. 17.2. A poltica de valorizao da diversidade e no discriminao consta no cdigo de conduta e/ou na declarao de valores da empresa. No

Essa poltica contempla explicitamente a questo:


17.3. tnico-racial; 17.4. De gnero; 17.5. De idade; 17.6. Religiosa; 17.7. Da orientao sexual; 17.8. Da origem geogrfica; 17.9. Da classe social; 17.10. Da deficincia; 17.11. Da aparncia fsica. 17.12. Nos processos e ferramentas de gesto de pessoas, a empresa insere quesitos para monitorar a diversidade de seu quadro e possveis desigualdades em relao aos segmentos em desvantagem. 17.13. Da poltica de valorizao da diversidade e no discriminao derivam procedimentos formais para processos de seleo, admisso, promoo e mobilidade interna e demisso. 45

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico Interno SUBTEMA NO DISCRIMINAO E VALORIZAO DA DIVERSIDADE

Sim 17.14. Nessa poltica esto claramente previstos os mecanismos e canais formais para denncia, encaminhamento, anlise e apurao de fatos que envolvam possveis casos de discriminao, sem perigo de retaliaes. 17.15. A empresa possui programa especfico de contratao de pessoas com deficincia e atende legislao de cotas de vagas para esse pblico. 17.16. Da poltica de valorizao da diversidade e no discriminao derivam procedimentos especficos para melhorar a qualificao e promover pessoas com deficincia. 17.17. A empresa promoveu ou est promovendo as adaptaes necessrias para favorecer a acessibilidade, de acordo com a legislao em vigor. 17.18. Da poltica de valorizao da diversidade e no discriminao derivam polticas para a contratao de pessoas com idade superior a 45 anos. 17.19. A empresa procura evitar a demisso de indivduos com idade superior a 45 anos. 17.20. A empresa oferece oportunidade de trabalho para ex-detentos. 17.21. Da poltica de valorizao da diversidade e no discriminao derivam polticas especficas para trabalhadores indgenas e de comunidades tradicionais.

No

2009 17.22. Percentual de pessoas com deficincia na empresa: 17.23. Percentual de pessoas com deficincia em cargos executivos: 17.24. Percentual de pessoas com deficincia em cargos de coordenao e chefia: 17.25. Salrio mdio mensal de pessoas com deficincia: 17.26. Salrio mdio mensal de pessoas com deficincia em cargos executivos: 17.27. Salrio mdio mensal de pessoas com deficincia em cargos de coordenao e chefia: 17.28. Percentual de pessoas com idade superior a 45 anos:

2010

2011

46

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico Interno SUBTEMA NO DISCRIMINAO E VALORIZAO DA DIVERSIDADE

Indicador 18:

Compromisso com a Equidade e No Discriminao Racial30

ISO 26000 Itens 6.3.7 e 6.3.10; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Diversidade e Igualdade de Oportunidades; Direitos Humanos (HR) Aspectos: No Discriminao e Remediao

Considerando a formao da sociedade brasileira e as persistentes desvantagens que caracterizam a situao da populao negra (pretos e pardos) no pas, a empresa:
Segue a legislao relacionada proibio da discriminao e declara-se contra qualquer tipo de preconceito, exigindo em contrato que a legislao contra a discriminao seja cumprida rigorosamente tambm pelos empregados terceirizados.
Estgio 1

Realiza censo interno peridico para avaliar necessidades, situaes ou reas crticas em relao equidade racial. Essas informaes so utilizadas para subsidiar o planejamento de aes afirmativas, reforar as campanhas de conscientizao, rever processos e polticas, etc.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Possui polticas formais de gesto de pessoas que garantam oportunidades iguais a negros nos processos de admisso, promoo e mobilidade interna.

Alm de manter programas de desenvolvimento profissional voltados a empregados negros, estimula a promoo da igualdade racial em toda a sua cadeia produtiva e investe em programas para a comunidade que tenham o mesmo objetivo.
Estgio 4

Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais Sim 18.1. A poltica de promoo da equidade e no discriminao racial formal e consta no cdigo de conduta e/ou na declarao de valores da empresa. 18.2. Da poltica de promoo da equidade e no discriminao racial derivam procedimentos especficos para melhorar a qualificao e o desenvolvimento na carreira de empregados negros. 18.3. A poltica de promoo da equidade e no discriminao racial explicita no que se refere a salrios e benefcios, previdncia privada e acesso a treinamentos e bolsas de estudos. 18.4. A empresa realiza campanhas internas de conscientizao (seminrios, fruns ou encontros especficos) para melhorar a compreenso de seus empregados sobre a importncia da equidade e no discriminao racial. 18.5. A empresa tem metas para promover a equidade racial nos processos de admisso, promoo e treinamento, em todos os nveis hierrquicos e em todas as reas. 18.6. A poltica de promoo da equidade e no discriminao racial garante a participao de negros nos processos decisrios e na gesto, em todos os nveis hierrquicos e em todas as reas da empresa. 18.7. A promoo da equidade e no discriminao racial uma das dimenses da poltica de comunicao estratgica da empresa. 18.8. A poltica de comunicao comercial tem como premissa no utilizar figuras estereotipadas ou que atentem contra a dignidade dos negros (pretos e pardos). No

2009 18.9. Percentual de negros (homens e mulheres) em relao ao total de empregados: 18.10. Percentual de mulheres negras em relao ao total de mulheres na empresa:

2010

2011

47

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico Interno SUBTEMA NO DISCRIMINAO E VALORIZAO DA DIVERSIDADE

2010

2011

18.11. Percentual de mulheres negras em cargos executivos em relao ao total de cargos executivos disponveis: 18.12. Percentual de mulheres negras em cargos de coordenao e chefia em relao ao total de cargos de coordenao e chefia disponveis: 18.13. Percentual de homens negros em relao ao total de homens na empresa: 18.14. Percentual de homens negros em cargos executivos em relao ao total de cargos executivos disponveis: 18.15. Percentual de homens negros em cargos de coordenao e chefia em relao ao total de cargos de coordenao e chefia disponveis: 18.16. Salrio mdio mensal de mulheres brancas em reais: 18.17. Salrio mdio mensal de mulheres negras em reais: 18.18. Salrio mdio mensal de homens brancos em reais: 18.19. Salrio mdio mensal de homens negros em reais: 18.20. Salrio mdio mensal de mulheres brancas em cargos executivos em reais: 18.21. Salrio mdio mensal de mulheres negras em cargos executivos em reais: 18.22. Salrio mdio mensal de homens brancos em cargos executivos em reais: 18.23. Salrio mdio mensal de homens negros em cargos executivos em reais: 18.24. Salrio mdio mensal de mulheres brancas em cargos de coordenao e chefia em reais: 18.25. Salrio mdio mensal de mulheres negras em cargos de coordenao e chefia em reais: 18.26. Salrio mdio mensal de homens brancos em cargos de coordenao e chefia em reais: 18.27. Salrio mdio mensal de homens negros em cargos de coordenao e chefia em reais:

48

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico Interno SUBTEMA NO DISCRIMINAO E VALORIZAO DA DIVERSIDADE

Indicador 19:

Compromisso com a Promoo da Equidade de Gnero31

ISO 26000 Itens 6.3.7 e 6.3.10; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Sade e Segurana no Trabalho, Treinamento e Educao, Diversidade e Igualdade de Oportunidades e Igualdade de Remunerao entre Mulheres e Homens; Direitos Humanos (HR) Aspecto: No Discriminao

Com o objetivo de cooperar para combater o preconceito, ampliar as chances das mulheres no mercado de trabalho e sua capacitao para funes especializadas, a empresa:
Segue rigorosamente a Constituio Brasileira, que probe a discriminao de gnero e declara-se contra qualquer tipo de preconceito, exigindo em contrato que a legislao seja cumprida tambm pelos empregados terceirizados.
Estgio 1

Realiza censo interno peridico para avaliar necessidades, situaes ou reas crticas em relao equidade de gnero. Essas informaes so utilizadas para subsidiar o planejamento de aes afirmativas, campanhas de conscientizao, rever processos e polticas, etc.
Estgio 2

Possui polticas formais de gesto de pessoas que garantam oportunidades iguais a mulheres e homens nos processos de admisso, promoo e mobilidade interna.

Alm de manter programas de desenvolvimento profissional especfico para mulheres, a fim de estimular a formao de lideranas femininas na empresa, estimula o desenvolvimento da equidade de gnero em toda sua cadeia produtiva e investe em programas da comunidade que tenham por objetivo a valorizao da mulher.
Estgio 4

Estgio 3

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais Sim 19.1. A poltica de promoo da equidade de gnero formal e consta no cdigo de conduta e/ou na declarao de valores da empresa. 19.2. Da poltica de promoo da equidade de gnero derivam procedimentos especficos para melhorar a qualificao das mulheres e promov-las. 19.3. A poltica de promoo da equidade de gnero probe expressamente a contratao, demisso ou promoo de mulheres baseada em seu estado civil ou condio reprodutiva. 19.4. A poltica de promoo da equidade de gnero explicita igualdade de condies para homens e mulheres no que se refere a salrios e benefcios, previdncia privada e acesso a treinamentos e bolsas de estudos. 19.5. A empresa realiza campanhas internas de conscientizao (seminrios, fruns ou encontros especficos) para melhorar a compreenso de seus empregados sobre a importncia da valorizao da mulher. 19.6. O plano de sade da empresa tem adaptaes especficas para manuteno e cuidados da sade da mulher. 19.7. A empresa tem metas de contratao, treinamento e mobilidade interna (horizontal e vertical) visando promoo da equidade de gnero em todos os nveis hierrquicos e em todas as reas. 19.8. A poltica de promoo da equidade garante a participao feminina nos processos decisrios e na gesto, em todos os nveis hierrquicos e em todas as reas da empresa. 19.9. A empresa promove, quando necessrio, a adequao de espaos de trabalho e de equipamentos s condies fsicas das mulheres. 19.10. A poltica de promoo da equidade de gnero probe expressamente atividades que possam intimidar ou constranger as mulheres no ambiente de trabalho. 19.11. A promoo da equidade de gnero uma das dimenses da poltica de comunicao estratgica da empresa. 19.12. A poltica de comunicao comercial tem como premissa no utilizar a figura feminina de maneira estereotipada ou que atente contra a dignidade das mulheres. 19.13. A poltica de promoo da equidade de gnero probe expressamente a discriminao contra mulheres com problemas de sade, incluindo as soropositivas. No

49

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico Interno SUBTEMA NO DISCRIMINAO E VALORIZAO DA DIVERSIDADE

A empresa:
19.14. Tem procedimentos que garantem a proteo das mulheres e dos homens contra a violncia e o assdio psicolgico, moral, fsico e sexual no local de trabalho e na locomoo entre casa e empresa (quando sob sua responsabilidade). 19.15. Promove campanhas de sensibilizao entre os homens quanto importncia da diviso das tarefas domsticas e sobre a paternidade responsvel. 19.16. Tem procedimentos de identificao e orientao em casos de violncia domstica.

Sim

No

2009 19.17. Percentual de mulheres em relao ao total de empregados: 19.18. Percentual de mulheres em cargo executivo em relao ao total de cargos executivos disponveis: 19.19. Percentual de mulheres em cargos de coordenao e chefia em relao ao total de cargos disponveis nesse nvel hierrquico: 19.20. Salrio mdio mensal de mulheres em cargos executivos em reais: 19.21. Salrio mdio mensal de homens em cargos executivos em reais: 19.22. Salrio mdio mensal de mulheres em cargos de coordenao e chefia em reais: 19.23. Salrio mdio mensal de homens em cargos de coordenao e chefia em reais:

2010

2011

50

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 20:

Compromisso com a Gesto Participativa

ISO 26000 Princpio 4.3, Itens 5.3.3, 6.4.5 e 7.6.3; GRI Parte 2: Governana, Compromissos e Engajamento: 4.4; Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Treinamento e Educao

Quanto ao envolvimento dos empregados na gesto, a empresa:


Disponibiliza para a comunidade externa dados relevantes sobre a empresa no tocante a propsito, natureza e identificao das atividades, controle acionrio na atividade da organizao, modo de tomadas de deciso, padres e critrios de desempenho socioambiental e seu desempenho frente ao tema, origens, montantes e aplicaes de seus recursos financeiros.
Estgio 4

Disponibiliza informaes relevantes sobre a estrutura acionria, econmica e de gesto da empresa e treina os empregados para que possam compreend-las e analis-las.

Tem um processo estruturado de discusso e anlise das informaes econmicofinanceiras com seus empregados, a fim de prepar-los para contriburem com o comit de gesto ou nas decises estratgicas, apresentando informaes importantes para a gesto de riscos e oportunidades.
Estgio 2

Permite que representantes dos empregados participem ativamente dos comits de gesto ou das decises estratgicas e tenham comunicao regular com os membros da governana.

Estgio 1

Estgio 3

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais Sim 20.1. Todos os integrantes de comisses de trabalhadores Comisso Interna de Preveno de Acidentes (Cipa), Comisso de Conciliao Prvia (CCP), comisso de participao nos lucros e resultados, etc. so eleitos pelos trabalhadores, sem interferncia da empresa. 20.2. A empresa possui polticas e mecanismos formais para ouvir, avaliar e acompanhar posturas, preocupaes, sugestes e crticas dos empregados, garantindo no represlias contra crticas, e com o objetivo de agregar novos aprendizados e conhecimentos. 20.3. A empresa possui programa de incentivo e reconhecimento das sugestes dos empregados para melhoria dos processos internos. No

51

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 21:

Relaes com Trabalhadores Terceirizados, Temporrios ou Parciais

ISO 26000 Item 6.4.3.2; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Relaes entre os Trabalhadores e a Governana, Sade e Segurana no Trabalho, Treinamento e Educao, Diversidade e Igualdade de Oportunidades e Igualdade de Remunerao entre Mulheres e Homens

Em suas relaes com trabalhadores terceirizados, temporrios ou parciais e/ou com os fornecedores desses servios, a empresa:

Monitora periodicamente o cumprimento dos requisitos estabelecidos na contratao, exigindo que sejam feitos ajustes que garantam o correto cumprimento da legislao.

Alm de monitorar o cumprimento da legislao, negocia com seus fornecedores para que proporcionem a seus empregados nveis salariais compatveis com as mdias de mercado.
Estgio 2

Oferece ao trabalhador terceirizado ou parcial as mesmas condies de sade e segurana e o acesso a benefcios bsicos gozados pelos empregados regulares, como transporte, alimentao, creche, ambulatrio, etc.
Estgio 3

Oferece ao trabalhador terceirizado ou parcial condies de capacitao e desenvolvimento profissionais e mantm canal consolidado de dilogo.

Estgio 1

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais Sim 21.1. A empresa mantm relao contratual dentro dos parmetros legais de corresponsabilidade pelo cumprimento das obrigaes trabalhistas e previdencirias. 21.2. O cdigo de conduta e/ou a declarao de valores da empresa contemplam questes referentes no discriminao dos trabalhadores terceirizados, temporrios ou parciais. No

A empresa:
21.3. Possui um nmero de trabalhadores terceirizados inferior a 20% do total de contratados. 21.4. Possui poltica de integrao dos trabalhadores terceirizados com a cultura, valores e princpios da empresa.

2009 21.5. Total de trabalhadores (mulheres e homens) terceirizados, temporrios ou parciais:

2010

2011

Do universo de trabalhadores terceirizados:


21.6. Percentual de mulheres em relao ao total de trabalhadores terceirizados: 21.7. Percentual de mulheres negras em relao ao total de trabalhadores terceirizados: 52

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

2010

2011

21.8. Percentual de homens negros em relao ao total de trabalhadores terceirizados: 21.9. Percentual de pessoas com deficincia: 21.10. Percentual de pessoas acima de 45 anos: 21.11. Salrio mdio mensal de mulheres brancas em reais: 21.12. Salrio mdio mensal de mulheres negras em reais: 21.13. Salrio mdio mensal de homens brancos em reais: 21.14. Salrio mdio mensal de homens negros em reais:

53

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 22:

Poltica de Remunerao, Benefcios e Carreira

ISO 26000 Item 6.4.4.2; GRI Parte 2: Governana, Compromissos e Engajamento: 4.4. Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Relaes entre os Trabalhadores e a Governana e Treinamento e Educao

Em sua poltica de remunerao, benefcios e carreira, a empresa:


Trata os empregados como um recurso, estimulando-os por meio da remunerao e do investimento em seu desenvolvimento profissional, segundo poltica estruturada de carreira e levando em conta as habilidades necessrias para seu desempenho atual.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Paga salrios de acordo com o mnimo legal e estabelecidos em pisos e acordos de categoria.

Valoriza competncias potenciais, estimulando os empregados por meio da remunerao e do investimento em seu desenvolvimento profissional e levando em conta sua capacidade de crescimento e o desenvolvimento de novas habilidades.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Trata os empregados como scios e estabelece mecanismos para que seus representantes participem da formulao de polticas de remunerao e benefcios, desenvolvimento profissional e mobilidade interna.
Estgio 4

Estgio 1

Informaes adicionais

A empresa:
22.1. Alm de respeitar o mnimo salrio legal, leva em conta, ao pag-lo, o nvel geral do salrio mdio no pas, custo de vida, benefcios de seguridade social e os padres de vida relativos de outros grupos sociais. 22.2. Verifica se esses critrios acima descritos atendem s necessidades do trabalhador e de sua famlia. 22.3. Paga salrios diretamente aos trabalhadores envolvidos, descontando apenas parcelas e valores permitidos por lei, regulamentos ou acordos coletivos. 22.4. Respeita as responsabilidades familiares dos empregados, tendo programa de incentivo ao equilbrio entre trabalho e vida pessoal. 22.5. Tem plano de cargos e salrios transparente e abordado em seu cdigo de conduta e/ou em sua declarao de valores. 22.6. Sua remunerao varivel representa menos de 20% da massa salarial. 22.7. Possui polticas com metas para reduzir a distncia entre a maior e a menor remunerao pagas (monitoradas pelo ndice resultante da diviso da maior remunerao pela menor, em espcie, incluindo participao nos resultados e programa de bnus). 22.8. Nos ltimos dois anos, aumentou o menor salrio da empresa em relao ao salrio mnimo vigente. 22.9. Realiza pesquisas para medir a satisfao dos empregados quanto sua poltica de remunerao e benefcios.

Sim

No

O programa de participao nos resultados da empresa, caso o possua:


22.10. Foi estabelecido por meio de negociao com uma comisso de empregados ou sindicato e em conformidade com a legislao aplicvel.

O programa de bonificao da empresa, caso o possua:


22.11. Foi estabelecido por meio de negociao com uma comisso de empregados ou sindicato e em conformidade com a legislao aplicvel. 22.12. Oferece aos empregados bnus adicionais orientados por elementos de sustentabilidade, como xitos a mdio e longo prazo ou o alcance de metas relacionadas ao desempenho social e ambiental.

54

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

2010

2011

22.13. Total anual da folha de pagamentos e benefcios em reais: 22.14. Diviso do menor salrio da empresa pelo salrio mnimo vigente:

Com relao ao programa de participao nos resultados da empresa:


22.15. Percentual dos valores distribudos em relao massa salarial: 22.16. Percentual de empregados beneficiados:

Com relao ao programa de bonificao da empresa:


22.17. Percentual de valores distribudos em relao massa salarial: 22.18. Percentual de empregados beneficiados: 22.19. Percentual de aes da empresa em poder dos empregados:

55

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 23:

Cuidados com Sade, Segurana, Higiene e Condies de Trabalho


ISO 26000 Item 6.4.4.2 e 6.4.6.2; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Sade e Segurana no Trabalho

Visando assegurar boas condies de trabalho, sade e segurana, a empresa:

Cumpre rigorosamente suas obrigaes legais e tem planos e metas para alcanar os padres de excelncia em sade, segurana e condies de trabalho em seu setor.

Possui indicadores para monitorar os planos e metas para ultrapassar os padres de excelncia em sade, segurana e condies de trabalho em seu setor.

Desenvolve campanhas regulares de conscientizao e pesquisa o nvel de satisfao dos empregados em relao ao tema, evidenciando reas crticas.

Contempla a participao dos empregados na definio das metas e indicadores de desempenho relacionados a condies de trabalho, sade e segurana, os quais so includos no planejamento estratgico e divulgados amplamente.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
23.1. Foi certificada pela norma SA800032, pela BS 880033, pela OHSAS 1800134 ou por norma equivalente. 23.2. Oferece programa de preveno e tratamento para dependncia de drogas e de lcool. 23.3. Oferece programa especfico para portadores de HIV/AIDS. 23.4. Possui em seu cdigo de tica uma poltica de respeito privacidade de seus empregados no que se refere a informaes sensveis (incluindo mdicas) obtidas e mantidas sob responsabilidade da rea de recursos humanos. 23.5. Prev nessa poltica a no discriminao por HIV/AIDS. 23.6. Possui normas e processos para combater situaes de assdio sexual e moral35, os quais so divulgados e devidamente amparados por estrutura formal e neutra de denncia e apurao de fatos. 23.7. Promove exerccios fsicos no horrio de trabalho. 23.8. Promove programa de combate ao estresse para os empregados, especialmente para os que desempenham funes mais estressantes (como atendentes de call center, caixas, etc.). 23.9. Possui programa de orientao alimentar e nutricional. 23.10. Possui poltica de equilbrio trabalho-famlia que aborde questes relativas a horrio de trabalho e horas extras. 23.11. Permite o relato de eventos relacionados sade e segurana por parte de empregado a autoridades competentes, assegurando que no haver represlias. 23.12. Possui poltica de compensao de horas extras para todos os empregados, incluindo gerentes e executivos. 23.13. Aborda de forma especfica como os riscos de sade e segurana no trabalho afetam diferentemente mulheres e homens ou trabalhadores em circunstncias especiais (como pessoas com deficincia e mais jovens/inexperientes). 23.14. Mensura e visa eliminar os perigos psicossociais no local de trabalho que levem a estresse e/ou doena ou contribuam para sua manifestao.

Sim

No

56

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

2010

2011

23.15. Mdia de horas extras por empregado/ano: 23.16. Mdia de acidentes de trabalho por empregado/ano: 23.17. Percentual dos acidentes que resultaram em afastamento temporrio de empregados e/ou de prestadores de servio: 23.18. Percentual dos acidentes que resultaram em mutilao ou outros danos integridade fsica de empregados e/ou de prestadores de servio, com afastamento permanente do cargo, incluindo leses por esforo repetitivo (LER): 23.19. Percentual dos acidentes que resultaram em morte de empregados e/ou de prestadores de servio:

57

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 24:

Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade

ISO 26000 Item 6.4.7; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Treinamento e Educao e Diversidade e Igualdade de Oportunidades

Para desenvolver seus recursos humanos, a empresa:


Mantm atividades sistemticas de desenvolvimento e capacitao, visando ao aperfeioamento contnuo de todo o seu pessoal e considerando a aplicabilidade em sua funo atual.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Promove atividades de treinamento pontuais, focadas no desempenho de tarefas especficas.

Oferece a seus empregados bolsas de estudos ou similares para a aquisio de conhecimentos com impacto positivo em sua empregabilidade, independentemente da aplicabilidade em sua funo atual, e encoraja a cadeia de valor a fazer o mesmo.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Promove capacitao contnua em todos os nveis hierrquicos e oferece a seus empregados bolsas de estudos ou similares para a aquisio de conhecimentos, com impacto positivo em sua empregabilidade, independentemente da aplicabilidade em sua funo atual, e encoraja a cadeia de valor a fazer o mesmo.
Estgio 4

Estgio 1

Informaes adicionais

A empresa:
24.1. Analisa periodicamente o perfil socioeconmico de seus empregados para balizar suas estratgias de remunerao e benefcios e de educao e desenvolvimento profissional. 24.2. Mantm programa de erradicao do analfabetismo (absoluto e/ou funcional), educao bsica ou ensino supletivo entre seus empregados, com metas e recursos definidos36. 24.3. Possui programa de mapeamento para identificao de competncias potenciais a serem desenvolvidas. 24.4. Possui programas de aconselhamento sobre o planejamento de carreiras, para auxiliar os empregados na reflexo sobre suas funes e identificao de objetivos em longo prazo. 24.5. Considerando seu papel social em relao aos estagirios, oferece-lhes boas condies de trabalho, aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal em suas respectivas reas de estudo, com o devido acompanhamento. 24.6. Ao encerrar o perodo referente ao programa de estgio, procura empregar os estagirios na prpria empresa; quando isso no possvel, busca para os que precisam colocao em empresas ou organizaes parceiras. 2009 24.7. Quantidade de horas de desenvolvimento profissional por empregado/ano: 24.8. Percentual do faturamento bruto gasto em desenvolvimento profissional e educao: 24.9. Total de analfabetos na fora de trabalho: 2010

Sim

No

2011

58

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

2010

2011

24.10. Percentual de mulheres analfabetas na fora de trabalho: 24.11. Percentual de mulheres com ensino fundamental I (1 . ao 5 . ano)37 completo na fora de trabalho: 24.12. Percentual de mulheres com ensino fundamental II (6. ao 9 . ano) completo na fora de trabalho: 24.13. Percentual de mulheres com ensino mdio completo na fora de trabalho: 24.14. Percentual de mulheres com ensino superior completo na fora de trabalho: 24.15. Percentual de homens analfabetos na fora de trabalho: 24.16. Percentual de homens com ensino fundamental I (1 . ao 5 . ano) completo na fora de trabalho: 24.17. Percentual de homens com ensino fundamental II (6 . ao 9 . ano) completo na fora de trabalho: 24.18. Percentual de homens com ensino mdio completo na fora de trabalho: 24.19. Percentual de homens com ensino superior completo na fora de trabalho:

59

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 25:

Comportamento frente a Demisses

ISO 26000 Item 6.4.3; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Relaes entre os Trabalhadores e a Governana e Treinamento e Educao

Para conduzir processos demissionais, a empresa:


Possui polticas e processos demissionais que permitem que as decises sejam tomadas com base em avaliaes por competncia tcnica, psicolgica e comportamental, garantindo a impessoalidade da deciso e o acesso s informaes que balizaram o processo, como forma de propiciar o crescimento profissional da(s) pessoa(s) demitida(s). Caso haja necessidade de demisso em massa, analisa indicadores socioeconmicos (idade, estado civil, nmero de dependentes, etc.) para orientar prioridades.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Segue a legislao em vigor e, em caso de necessidade de reduo de pessoal, procura analisar alternativas como verificar com outras empresas a possibilidade de transferncia temporria do excedente de empregados, diminuio da carga horria, conteno de despesas, etc. para evitar demisso em massa.
Estgio 1

Oferece servios de recolocao e manuteno de benefcios por tempo determinado ao trabalhador demitido sem justa causa. Caso haja necessidade de demisso em massa, realiza previamente um programa de demisso voluntria, oferecendo a manuteno de benefcios por tempo determinado, salrio por ano de casa, etc.
Estgio 3

Financia a recapacitao (mentoring, coaching, etc.) dos trabalhadores demitidos sem justa causa.

Estgio 4

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
25.1. Teve reclamaes trabalhistas relacionadas demisso nos ltimos trs anos. 25.2. Acompanha e avalia periodicamente a rotatividade de empregados e tem poltica para minimizar e melhorar esse indicador. 25.3. Busca estabelecer dilogo estruturado com instncias do governo local, especialistas, ONGs e sindicatos para conhecer, entender, prever e reduzir o impacto de um possvel fechamento de unidades de negcios ou plantas ou da eventual necessidade de corte de pessoal. 25.4. Busca parcerias com organizaes especializadas para desenvolver programas de capacitao e de estmulo ao empreendedorismo. 25.5. Diante da necessidade de reduo de pessoal, prev uma comunicao dirigida aos empregados remanescentes sobre as razes que balizaram a deciso tomada. 2009 25.6. Total de empregados no final do perodo: 25.7. Total do passivo trabalhista no final do perodo: 25.8. Total de processos trabalhistas em aberto no final do perodo: 25.9. Total de demisses no perodo: 25.10. Total de admisses no perodo: 25.11. Percentual de demitidos acima de 45 anos de idade em relao ao nmero total de demitidos: 2010

Sim

No

2011

60

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 26:

Preparao para a Aposentadoria

ISO 26000 Item 6.4.4.1; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego e Treinamento e Educao

Visando preparar seus empregados para a aposentadoria, a empresa:

Oferece informaes bsicas quanto obteno da aposentadoria.

Orienta e oferece assessoramento regular quanto a modificaes na legislao, alternativas e procedimentos administrativos necessrios para a obteno da aposentadoria.
Estgio 2

Desenvolve atividades sistemticas de orientao (coletiva e individual), aconselhamento e preparao para a aposentadoria, discutindo seus aspectos psicolgicos e de planejamento financeiro.
Estgio 3

Possui programa sistemtico de preparao interna e oferece oportunidades de aproveitamento da capacidade de trabalho dos aposentados.

Estgio 1

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
26.1. Oferece programa de previdncia complementar a todos os seus empregados. 26.2. Envolve familiares dos empregados no processo de preparao para a aposentadoria. 26.3. Participa da elaborao de polticas pblicas com foco em idosos. 26.4. Participa ou apoia programas e campanhas pblicas ou privadas de valorizao dos idosos.

Sim

No

2009 26.5. Nmero de empregados que participaram do programa de preparao para a aposentadoria: 26.6. Nmero de lideranas e chefias treinadas quanto questo do impacto emocional da aposentadoria e importncia da preparao do empregado:

2010

2011

61

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 27:

Compromisso com o Futuro das Crianas

ISO 26000 Item 6.3.10.3 e Box 7; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Emprego ; Direitos Humanos (HR) Aspecto: Trabalho Infantil

No tratamento da questo do combate ao trabalho infantil, a empresa:

Respeita a legislao brasileira, que probe o trabalho a pessoas com menos de 16 anos, exceto na condio de aprendiz entre os 14 e 18 anos, e discute internamente a importncia da educao e as consequncias do trabalho infantil.
Estgio 1

Possui projetos que contribuem para o desenvolvimento dos filhos de seus empregados, incluindo terceirizados, com estmulo a suas competncias tcnicas e psicossociais (cidadania, esportes, artes etc.).
Estgio 2

Desenvolve ou apoia projetos para crianas e adolescentes da comunidade.

Coordena seus projetos com outros realizados na comunidade, atua junto ao poder pblico em benefcio da criana e do adolescente e estimula a replicao, em toda a cadeia produtiva, de polticas e programas da empresa relacionados ao tema.
Estgio 4

Estgio 3

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
27.1. Discute com outras empresas ou apresenta propostas prticas para o combate ao trabalho infantil em seu setor (ou de maneira geral). 27.2. Tem programa especfico para contratao de aprendizes38. 27.3. Considerando seu papel social em relao aos aprendizes, oferece-lhes boas condies de trabalho e desenvolvimento profissional e pessoal, com o devido acompanhamento, avaliao e orientao. 27.4. Ao encerrar o perodo referente ao programa de aprendizagem, procura empregar os beneficiados na prpria empresa; quando isso no possvel, busca colocao em empresas ou organizaes parceiras.

Sim

No

62

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

Indicador 28:

Compromisso com o Desenvolvimento Infantil

ISO 26000 Item 6.4.4; GRI Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego e Sade e Segurana no Trabalho

Entendendo que a proteo maternidade e infncia um direito das geraes presentes e futuras e uma contribuio fundamental para seu desenvolvimento, a empresa:
Cumpre a legislao em vigor relativa proteo da maternidade, paternidade, amamentao e creche e probe formalmente qualquer tipo de discriminao empregada gestante e a empregados com filhos menores de 6 anos em processos admissionais, em promoes ou na mobilidade interna.
Estgio 1

Possui polticas e/ou iniciativas para facilitar a consulta pr-natal e o acompanhamento da infncia dos filhos de seus empregados, alm de oferecer meios que permitam a participao masculina no acompanhamento desses perodos.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Integra o desenvolvimento dessas polticas e/ou iniciativas s aes destinadas ao desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados e estende a discusso do tema a seus fornecedores.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Envolve-se na elaborao de polticas pblicas voltadas promoo dos direitos da infncia e na conscientizao da sociedade sobre o tema.

Estgio 4

Informaes adicionais

A empresa:
28.1. Oferece programa de orientao aos empregados sobre como se d o desenvolvimento integral da criana por meio do fortalecimento das competncias familiares39 (cuidados com o nascimento, alimentao saudvel, preveno de doenas, proteo integridade da criana e estmulo ao seu desenvolvimento cognitivo e emocional). 28.2. Oferece programa especfico para a sade da mulher gestante. 28.3. Promove campanhas de imunizao dos empregados e seus dependentes com vacinas no oferecidas pela rede pblica de sade (a antigripal, por exemplo). 28.4. Faz acompanhamento peridico da cobertura vacinal e do crescimento e desenvolvimento dos filhos dos empregados, solicitando e verificando a Caderneta de Sade da Criana do Ministrio da Sade. 28.5. Faz acompanhamento da incluso dos filhos dos empregados na escola, por meio de solicitao de comprovantes de matrcula (particularmente das crianas com deficincia). 28.6. Possui poltica especfica para os empregados que sejam pais de crianas com deficincia, ou responsveis por elas, garantindo-lhes a possibilidade de acompanhar seu desenvolvimento de forma adequada. 28.7. Contribui com fundos geridos pelos conselhos dos direitos da criana e do adolescente, destinando para esse fim 1% do Imposto de Renda devido. 28.8. Informa e estimula os empregados a destinar at 6% do Imposto de Renda devido contribuio com fundos geridos pelos conselhos dos direitos da criana e do adolescente. 28.9. Informa e estimula os fornecedores e empresas parceiras a destinar 1% do Imposto de Renda devido contribuio com fundos geridos pelos conselhos dos direitos da criana e do adolescente.

Sim

No

A empresa oferece aos empregados (mulheres e homens) de todos os nveis hierrquicos os seguintes benefcios:
28.10. Plano de sade familiar; 28.11. Creche no local de trabalho ou por rede conveniada, conforme determina a lei; 28.12. Flexibilidade de horrio para empregados com filhos menores de 6 anos; 28.13. Auxlio para educao dos filhos. 63

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

A empresa:
28.14. Oferece aos trabalhadores terceirizados os mesmos benefcios de seus empregados registrados. 28.15. Oferece aos trabalhadores comissionados os mesmos benefcios de seus empregados registrados. 28.16. Possui polticas de acompanhamento do ps-parto, particularmente para identificao da depresso ps-parto. 28.17. Facilita a utilizao da flexibilidade de horrio para amamentao, conforme a legislao em vigor. 2009 28.18. Percentual de filhos dos empregados matriculados em creche (at 3 anos de idade): 28.19. Percentual de filhos dos empregados matriculados em pr-escola (4 e 5 anos): 28.20. Percentual de filhos com deficincia dos empregados matriculados em creche (at 3 anos de idade): 28.21. Percentual de filhos com deficincia dos empregados matriculados em pr-escola (4 e 5 anos): 28.22. Percentual de filhos dos empregados com vacinao em dia para a idade, conforme o calendrio bsico estabelecido pelo Ministrio da Sade: 2010

Sim

No

2011

Dos empregados em regime CLT de contratao40:


28.23. Total de empregados homens pais ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade: 28.24. Total de empregadas mes ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade: 28.25. Total de gestantes empregadas (ou dependentes de empregados em regime CLT)*: 28.26. Total de mulheres empregadas (ou dependentes de empregados em regime CLT) que na ltima gestao fizeram sete ou mais consultas pr-natais*: 28.27. Total de gestantes empregadas (ou dependentes de empregados em regime CLT) em acompanhamento pr-natal*: 28.28. Total de empregados homens com menos de quatro anos de escolaridade que so pais ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade*: 28.29. Total de empregadas com menos de quatro anos de escolaridade que so mes ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade*: 28.30. Total de dependentes de at 5 anos de idade*: 28.31. Total de dependentes menores de 1 ano de idade*: 64

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

2010

2011

28.32. Total de dependentes menores de 1 ano de idade vacinados com a tetravalente*: 28.33. Total de dependentes de 4 e 5 anos de idade*: 28.34. Total de dependentes de 4 e 5 anos de idade matriculados em pr-escola*: 28.35. Total de empregadas cujo ltimo filho recebeu amamentao exclusiva at os 4 meses de idade: 28.36. Total de empregadas que tiveram horrio flexvel para amamentar o filho at os 6 meses de idade:

Dos empregados terceirizados:


28.37. Total de empregados homens pais ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade: 28.38. Total de empregadas responsveis (mes ou no) por crianas de at 5 anos de idade: 28.39. Total de gestantes empregadas (ou dependentes de empregados terceirizados)*: 28.40. Total de mulheres empregadas (ou dependentes de empregados terceirizados) que na ltima gestao fizeram sete ou mais consultas pr-natais*: 28.41. Total de gestantes empregadas (ou dependentes de empregados terceirizados) em acompanhamento pr-natal*: 28.42. Total de empregados homens com menos de quatro anos de escolaridade que so pais ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade*: 28.43. Total de empregadas com menos de quatro anos de escolaridade que so mes ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade*: 28.44. Total de dependentes de at 5 anos de idade*: 28.45. Total de dependentes menores de 1 ano de idade*: 28.46. Total de dependentes menores de 1 ano de idade vacinados com a tetravalente*: 28.47. Total de dependentes de 4 e 5 anos de idade*: 28.48. Total de dependentes de 4 e 5 anos de idade matriculados em pr-escola*:

65

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema Pblico INterno SUBTEMA PRTICAS DE TRABALHO

2010

2011

28.49. Total de empregadas cujo ltimo filho recebeu amamentao exclusiva at os 4 meses de idade: 28.50. Total de empregadas que tiveram horrio flexvel para amamentar o filho at os 6 meses de idade:

Dos empregados autnomos ou comissionados:


28.51. Total de empregados homens pais ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade: 28.52. Total de empregadas mes ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade: 28.53. Total de gestantes empregadas (ou dependentes de autnomos ou comissionados)* 28.54. Total de mulheres empregadas (ou dependentes de autnomos ou comissionados) que na ltima gestao fizeram sete ou mais consultas pr-natais*: 28.55. Total de gestantes empregadas (ou dependentes de autnomos ou comissionados) em acompanhamento pr-natal*: 28.56. Total de empregados homens com menos de quatro anos de escolaridade que so pais ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade*: 28.57. Total de empregadas com menos de quatro anos de escolaridade que so mes ou responsveis por crianas de at 5 anos de idade*: 28.58. Total de dependentes de at 5 anos de idade*: 28.59. Total de dependentes menores de 1 ano de idade*: 28.60. Total de dependentes menores de 1 ano vacinados com a tetravalente*: 28.61. Total de dependentes de 4 e 5 anos de idade*: 28.62. Total de dependentes de 4 e 5 anos de idade matriculados em pr-escola*: 28.63. Total de empregadas cujo ltimo filho recebeu amamentao exclusiva at os 4 meses de idade: 28.64. Total de empregadas que tiveram horrio flexvel para amamentar o filho at os 6 meses de idade:
* As respostas aos itens do Indicador 28 assinaladas com asterisco vo compor o ndice de Desenvolvimento Infantil Empresarial (IDI-E). Se responder a todos, a empresa ter acesso por meio do Relatrio de Diagnstico
dos Indicadores Ethos ao seu desempenho em relao contribuio para o desenvolvimento infantil. Essa informao pode balizar o processo de elaborao, desenvolvimento e monitoramento pela empresa de programas sobre o tema. Mais informaes a respeito do IDI-E podem ser encontradas na introduo desta publicao, bem como no relatrio Situao da Infncia Brasileira 2006 Crianas de at 6 anos, o Direito Sobrevivncia e ao Desenvolvimento e no livro O Municpio e a Criana de at 6 anos Direitos Cumpridos, Respeitados e Protegidos, ambos do Unicef.

66

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MEIO AMBIENTE SUBTEMA POLTICAS E GESTO AMBIENTAL

Indicador 29:

Poltica Ambiental

ISO 26000 Itens 6.5.2.2 e 6.5.6.2; GRI Desempenho Ambiental (EN) Aspectos: Produtos e Servios em Geral

Para tratar com a devida relevncia e responsabilidade os impactos ambientais negativos resultantes de suas atividades, a empresa:

Possui uma poltica ambiental com atendimento da legislao municipal, estadual e federal e realiza mapeamento e mitigao dos impactos negativos prescritos por lei.

Possui compromisso com ecoeficincia, tecnologias e prticas ambientalmente corretas em suas operaes.

Adota prticas de compras sustentveis e promove a aprendizagem e conscientizao de empregados.

Adota abordagem de ciclo de vida de seus produtos e esfora-se para adotar metodologia de sistemas voltados para produto-servio.

Estgio 1

Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Estgio 4

Informaes adicionais

A empresa:
29.1. Tem a poltica ambiental formalizada, adequadamente comunicada a todos os empregados e partes interessadas. 29.2. Elabora programas de gesto especficos que tratem de cada um dos princpios listados em sua poltica ambiental. 29.3. Tem a poltica ambiental endossada por sua alta gesto. 29.4. Comunica a sua poltica ambiental e pede retorno das partes interessadas e rgos de proteo ambiental. 29.5. Revisa periodicamente sua poltica ambiental com base na opinio das partes interessadas e rgos de proteo ambiental. 29.6. Tem poltica explcita de no utilizao de materiais e insumos provenientes de explorao ilegal de recursos naturais (como madeira, produtos florestais no madeireiros, animais, etc.). 29.7. Tem poltica ou programa especfico para verificar a origem e a cadeia de produo dos insumos madeireiros e florestais utilizados em sua operao diria e/ou processo produtivo. 29.8. Observa se os insumos madeireiros e florestais utilizados na operao diria e/ou processo produtivo possuem certificao de origem e da cadeia de custdia41. 29.9. Faz visitas programadas ou eventuais para realizar monitoramento da origem ou da cadeia de produo dos insumos madeireiros e florestais que utiliza. 29.10. Incentiva seus fornecedores a buscar a certificao florestal. 29.11. Prioriza e apoia os fornecedores engajados na busca da sustentabilidade das florestas. 29.12. Observa se os insumos agropecurios utilizados na operao diria e/ou processo produtivo possuem certificao de origem e da cadeia de custdia. 29.13. Sendo aplicvel, adota prticas sustentveis para a agropecuria, pesca e silvicultura, incluindo aspectos relacionados ao bem-estar dos animais segundo reconhecidas normas e sistemas de certificao42 (como Cdigos da OIE e ISO 10993-2:2006).

Sim

No

67

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MEIO AMBIENTE SUBTEMA POLTICAS E GESTO AMBIENTAL

Indicador 30:

Sistema de Gesto Ambiental

ISO 26000 Item 6.5.1.2; GRI Desempenho Ambiental (EN) Aspectos: Produtos e Servios em Geral

Para tratar com a devida relevncia e responsabilidade os impactos ambientais negativos resultantes de suas atividades, a empresa:

Gerencia determinados aspectos da sua operao com vistas ao atendimento das exigncias legais.

Possui sistema de gesto formal com avaliao de impactos negativos e adoo de medidas de preveno e mitigao, alm de contar com estrutura organizacional dedicada ao tema.
Estgio 2

Monitora e reporta internamente os principais indicadores de desempenho ambiental, comprometendo-se com melhoria contnua.

Possui sistema auditado e certificado de terceira parte conforme padres internacionais e avalia peridica e criticamente seu desempenho ambiental com as partes interessadas.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 3

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
30.1. Estabelece que parte da remunerao varivel dos empregados esteja atrelada a resultados favorveis da gesto ambiental. 30.2. Treina seus empregados com relao a impactos ambientais negativos especficos de suas atividades. 30.3. Atribui funes ambientais especficas na descrio formal das funes de seus empregados que tenham responsabilidade sobre a gesto ambiental da empresa, para todos os nveis hierrquicos. 30.4. Implementa programa de preveno e preparao de pblico interno e externo para acidentes qumicos e plano de emergncia para acidentes e incidentes dentro e fora das suas instalaes. 30.5. O sistema de gesto ambiental est integrado a outros sistemas de gesto da empresa. 30.6. A gesto ambiental abrange a cadeia de valor da empresa no que se refere aos impactos de transporte de produtos. 30.7. Comunica seu desempenho ambiental de forma transparente e abrangente e por canais diversos como website, reunies e relatrios. 30.8. Possui seguro para degradao ambiental decorrente de acidentes em suas operaes. 30.9. Possui certificaes ambientais como a ISO14001, selo FSC, etc.

Sim

No

2009 30.10. Nmero de encontros com partes interessadas representantes do meio ambiente:

2010

2011

68

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MEIO AMBIENTE SUBTEMA POLTICAS E GESTO AMBIENTAL

Indicador 31:

Adoo de Medidas de Mitigao e Compensao

ISO 26000 Itens 6.5.1.1, 6.5.2.1 e 6.5.2.2; GRI Desempenho Ambiental (EN) Aspectos: Conformidade e Produtos e Servios

Para tratar com a devida relevncia e responsabilidade os impactos ambientais negativos resultantes de suas atividades, a empresa:

Adota as medidas corretivas de impactos negativos exigidas em lei.

Adota medidas extras legais de mitigao e compensao de impactos negativos causados por suas operaes.

Define as medidas de mitigao e compensao em conjunto com as partes interessadas e afetadas pelos impactos negativos.

Revisa periodicamente os resultados dessas medidas, contando com a avaliao de suas partes interessadas.

Estgio 1

Estgio 2

Estgio 3

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
31.1. Antecipa a mitigao ou correo dos impactos ambientais negativos antes de ser responsabilizada por eles. 31.2. Em caso de ser parte em Termo de Ajustamento de Conduta, cumpre e monitora as aes determinadas pelo rgo responsvel, em tempo hbil. 31.3. Possui programas de gerenciamento e/ou minimizao dos impactos ambientais negativos ps-consumo de seus produtos.

Sim

No

2009 31.4. Nmero de reunies com partes interessadas para discusso de medidas de mitigao e compensao: 31.5. Valor monetrio das multas resultantes de no conformidade com leis e regulamentos ambientais: 31.6. Nmero total de sanes no monetrias resultantes de no conformidade com leis e regulamentos ambientais: 31.7. Total de investimento e gastos em proteo ambiental: 31.8. Nmero de compromissos com partes interessadas cumpridos no prazo determinado:

2010

2011

69

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MEIO AMBIENTE SUBTEMA POLTICAS E GESTO AMBIENTAL

Indicador 32:

Preveno da Poluio

ISO 26000 Itens 6.5.3, 6.5.4 e 6.5.5; GRI Desempenho Ambiental (EN) Aspecto: Emisses, Efluentes e Resduos

Considerando a importncia da preveno da poluio, a empresa:

Identifica as fontes de poluio e adota medidas de controle visando ao atendimento da legislao aplicvel.

Adota as melhores prticas e tecnologias empresariais setoriais para o controle da poluio.

Avalia, identifica e adota possibilidades de substituio de tecnologias, produtos ou processos visando minimizao ou eliminao das fontes de poluio.

Controla a emisso de poluio na cadeia de fornecedores e promove a preveno da poluio em todo o ciclo de vida de seus produtos.

Estgio 1

Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Estgio 4

Informaes adicionais

A empresa:
32.1. Evita e controla emisses atmosfricas de poluentes como VOC, SOx, NOx, dioxinas, materiais particulados e substncias destruidoras da camada de oznio, chumbo, mercrio e outras que podem causar impactos negativos no meio ambiente e na sade das pessoas43. 32.2. Evita e controla a degradao da qualidade dos corpos hdricos atravs das descargas diretas, intencionais ou acidentais, em corpos de gua superficiais, incluindo o ambiente marinho, ou por vazamentos no intencionais em gua de superfcie ou infiltrao para guas subterrneas. 32.3. Possui programa de gesto de resduos (englobando reduo de resduos na fonte, reutilizao, reciclagem, reprocessamento, tratamento e descarte). 32.4. Desenvolve plano de ao para estar em conformidade com a Poltica Nacional de Resduos Slidos44. 32.5. Divulga publicamente as quantidades e tipos de material txicos e/ou perigosos, relevantes e significativos usados e lanados, incluindo os riscos sade e ambientais conhecidos desses materiais. 32.6. Identifica e evita o uso de produtos qumicos proibidos por legislao nacional e de produtos qumicos indesejados discriminados em convenes internacionais, inclusive na cadeia produtiva.

Sim

No

70

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MEIO AMBIENTE SUBTEMA POLTICAS E GESTO AMBIENTAL

Indicador 33:

Uso Sustentvel dos Recursos

ISO 26000 Itens 6.5.4 e 6.5.6.2; GRI Desempenho Ambiental (EN) Aspectos: Energia, gua, Emisses, Efluentes e Resduos

Com o objetivo de contribuir para o uso de recursos em um padro e volume de consumo e produo dentro da capacidade de suporte do planeta, a empresa:
Sem alterar seu padro tecnolgico atual, tem procurado reduzir o consumo de energia, de gua, de produtos txicos e de matrias-primas e implantar processos para a destinao adequada de resduos.
Estgio 1

Tem investido na atualizao do seu padro tecnolgico, visando reduo e/ou substituio de recursos de entrada e reutilizao de resduos (pela prpria empresa ou por terceiros).
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Possui processo para medir, monitorar e auditar periodicamente os aspectos ambientais significativos relacionados ao consumo de recursos naturais e produo de resduos e dejetos, estabelecendo novas metas.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Possui estratgias de reutilizao e compensao ambiental que abranjam todo o sistema produtivo.

Estgio 4

Informaes adicionais

A empresa:
33.1. Implementa programas de eficincia energtica para reduzir a demanda de energia de, por exemplo, edificaes, transporte, processos de produo, aparelhos, equipamentos eletrnicos e prestao de servios. 33.2. Possui iniciativas para uso de fontes de energia renovveis. 33.3. Implementa programas de conservao, uso e acesso gua. 33.4. Implementa programas de eficincia no uso de materiais. 33.5. Implementa programas de minimizao de exigncia de recursos por parte de um produto. 33.6. Gerencia recursos hdricos para assegurar acesso justo a todos os usurios dentro de uma bacia hidrogrfica. 33.7. Desenvolve ou apoia programas de proteo a mananciais. 33.8. Monitora o total de gua retirada por fonte. 33.9. Monitora as fontes hdricas significativamente afetadas por retirada de gua. 33.10. Adota programas de responsabilidade ps-consumo. 33.11. Considera a disponibilidade de recursos para as geraes futuras. 33.12. Desenvolve uma forma de design sustentvel para seus produtos, de forma a minimizar possveis impactos ambientais negativos.

Sim

No

A empresa possui sistema de monitoramento com metas especficas para:


33.13. Aumento da eficincia energtica. 33.14. Reduo do consumo de gua. 33.15. Reduo da gerao de resduos slidos. 33.16. Quantidade e gesto de resduos perigosos, nos Termos da Conveno da Basileia45, transportados, utilizados, exportados ou tratados por entidades em sua cadeira de valor. 71

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MEIO AMBIENTE SUBTEMA POLTICAS E GESTO AMBIENTAL

2010

2011

33.17. Consumo anual de energia (em KW/h): 33.18. Total investido em programas e projetos de melhoria ambiental: 33.19. Percentual do faturamento bruto gasto em projetos de melhoria ambiental: 33.20. Consumo anual de gua (em m3): 33.21. Quantidade anual (em toneladas) de resduos slidos gerados (lixo, dejetos, entulho, etc.): 33.22. Percentual de reso da gua nos processos administrativos (escritrios, refeitrios, banheiros): 33.23. Percentual de reso da gua nos processos produtivos: 33.24. Nmero de sanes administrativas de natureza ambiental recebidas pela empresa:

72

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MEIO AMBIENTE SUBTEMA POLTICAS E GESTO AMBIENTAL

Indicador 34:

Governana das Aes Relacionadas s Mudanas Climticas


ISO 26000 Itens 6.5.5 e 6.5.6; GRI Desempenho Ambiental (EN) Aspecto: Emisses, Efluentes e Resduos

Com o objetivo de contribuir para a reduo das emisses de gases de efeito estufa e a adaptao s mudanas climticas, a empresa:
Identifica e quantifica as fontes indiretas de emisses acumuladas de GEE, contabiliza as emisses relacionadas ao insumo e consumo de seu produto, com metas de reduo, e encoraja a cadeia produtiva a fazer o mesmo.
Estgio 3

Analisa e identifica a quantidade e tipo de combustveis usados em suas operaes e implementa programas para melhorar sua eficincia.

Identifica e quantifica as fontes diretas de emisses acumuladas de GEE46, relata-as publicamente e adota medidas de reduo.

Busca neutralizar suas emisses e incorpora ao negcio a avaliao dos riscos e impactos em mudanas climticas, e encoraja a cadeia produtiva a fazer o mesmo.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 2

Informaes adicionais

A empresa:
34.1. Considera projees futuras para o clima global e local, identificando riscos e integrando a adaptao s mudanas climticas a seus processos decisrios. 34.2. Atribui responsabilidade sobre mudanas climticas a membro da alta administrao. 34.3. Identifica oportunidades para evitar ou minimizar os danos associados s mudanas climticas. 34.4. Implementa medidas para responder a impactos climticos existentes ou previstos. 34.5. Capacita organizaes dentro da sua esfera de influncia para uma melhor adaptao, como desenvolvimento de tcnicas agrcolas e industriais que garantam a segurana da gua potvel, saneamento e alimentos ou apoio a medidas regionais para reduzir a vulnerabilidade a inundaes ou deslizamentos. 34.6. Participa de iniciativas de mensurao e divulgao pblica de emisses47.

Sim

No

A empresa possui sistema de monitoramento com metas especficas para:


34.7. Reduo de emisses de GEE em suas operaes. 34.8. Reduo de emisses de GEE em sua cadeia de valor. 2009 34.9. Emisses de GEE nas operaes: 34.10. Emisses de GEE na cadeia de valor: 2010 2011

Consumo anual de combustveis fsseis:


34.11. Gasolina/diesel (em litros): 34.12. leo combustvel (em toneladas): 34.13. Gs GLP/GN (em m3): 73

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MEIO AMBIENTE SUBTEMA PROTEO DO MEIO AMBIENTE

Indicador 35:

Compromisso com a Proteo da Biodiversidade e Restaurao dos Habitats Naturais


ISO 26000 Item 6.5.6; GRI Desempenho Ambiental (EN) Aspecto: Biodiversidade

Com relao a sua contribuio para a sustentabilidade do planeta, a empresa:

Cumpre a legislao referente proteo da biodiversidade e dos habitats naturais.

Faz uso sustentvel do solo e evita significativa degradao dos habitats naturais.

Identifica e mitiga possveis impactos negativos na biodiversidade e nos servios do ecossistema48.

Restaura os habitats naturais e conserva os habitats crticos e de alto valor de biodiversidade ou de alta relevncia para os servios dos ecossistemas e incentiva sua cadeia de valor a fazer o mesmo.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 2

Estgio 3

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
35.1. Identifica os usurios diretos nos servios dos ecossistemas e preserva os ecossistemas. 35.2. Participa de mecanismos de mercado para internalizar o custo de seus impactos ambientais negativos e cria valor econmico na proteo dos servios dos ecossistemas. 35.3. Prev em sua poltica ambiental medidas para preservar quaisquer espcies ou habitats endmicos ameaados ou sob risco de extino que possam ser negativamente afetados. 35.4. Participa constantemente de fruns e encontros promovidos por partes interessadas representantes do meio ambiente. 35.5. Evita abordagens que ameacem a sobrevivncia ou levem extino global, regional ou local de espcies ou permitam a distribuio/proliferao de espcies invasoras. 35.6. Possui rea de preservao permanente (APP) em suas propriedades, ou em propriedades de terceiros por ela utilizadas (aluguel, arrendamento, cesso de direito de uso, etc.). 35.6.1. Se sim para a pergunta 35.6: a empresa possui autorizao para todas as interferncias (construo, supresso de vegetao, operaes) realizadas em APP(s) em sua propriedade. 35.6.2. Se sim para a pergunta 35.6: se existem interferncias em APP(s), a empresa possui programa especfico para a recuperao dessas reas.

Sim

No

74

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MEIO AMBIENTE SUBTEMA PROTEO DO MEIO AMBIENTE

Indicador 36:

Educao e Conscientizao Ambiental


ISO 26000 Itens 6.6.6 e 6.5.2.2; GRI Desempenho Ambiental (EN) Forma de Gesto

Visando contribuir para a conscientizao quanto aos desafios ambientais decorrentes da atividade humana e cultivar valores de responsabilidade ambiental, a empresa:

Desenvolve aes de educao ambiental e treinamento de empregados sobre essa temtica, pontualmente ou em decorrncia de presso externa (como exigncias do governo, crises de fornecimento, etc.).
Estgio 1

Desenvolve sistematicamente atividades de educao ambiental focadas no pblico interno, disponibilizando informaes e promovendo discusses.

Desenvolve campanhas de conscientizao e educao ambiental dirigidas a familiares de empregados, fornecedores, consumidores e clientes e comunidade do entorno imediato da empresa.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Apoia e/ou participa de projetos educacionais em parceria com organizaes no governamentais e ambientalistas, exercendo liderana social em favor dessa causa.
Estgio 4

Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Informaes adicionais

A empresa:
36.1. Desenvolve periodicamente campanhas internas de reduo do consumo de gua e de energia. 36.2. Desenvolve periodicamente campanhas internas de educao com base nos 3 Rs49. 36.3. Desenvolve periodicamente campanhas internas de educao para o consumo consciente50. 36.4. Apoia publicamente campanhas ambientais governamentais ou de iniciativa de partes interessadas representantes do meio ambiente.

Sim

No

75

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES com FORNECEDORES

Indicador 37:

Parceria na Seleo e Avaliao de Fornecedores

ISO 26000 Item 6.6.6.2; GRI Direitos Humanos (HR) Aspectos: Prticas de Investimento e de Processos de Compra e Prticas de Segurana

Para estabelecer suas relaes com fornecedores e parceiros, a empresa:


Alm de monitorar a adoo dos critrios bsicos de respeito legislao, suas normas de seleo e avaliao de fornecedores incluem critrios de responsabilidade social, como temas ticos, sociais, de igualdade de gnero e raa, sade e segurana.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Possui normas declaradas de seleo e avaliao de fornecedores que contemplam critrios relacionados ao cumprimento da legislao trabalhista, previdenciria, fiscal e ambiental.
Estgio 1

Estimula e coleta periodicamente evidncias de que seus fornecedores cumprem suas exigncias quanto responsabilidade social, descadastrando-os em caso de descumprimento.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Estimula e coleta evidncias de que seus fornecedores reproduzem suas exigncias quanto gesto com responsabilidade social para seus respectivos fornecedores e monitoram esses critrios periodicamente.
Estgio 4

Informaes adicionais

A empresa:
37.1. Inclui as polticas e critrios para o relacionamento com os fornecedores em seu cdigo de conduta e/ou em sua declarao de valores.

Sim

No

A empresa identifica seus fornecedores crticos a partir:


37.2. Tipo de insumo fornecido, impacto ambiental negativo, segurana. 37.3. Vnculo financeiro com o fornecedor. 37.4. Inclui como critrio na seleo ou desenvolvimento de fornecedores a observncia de processos ticos de gesto das informaes de carter privado obtidas em suas relaes com clientes ou com o mercado em geral. 37.5. Possui poltica explcita ou programa especfico de responsabilidade social empresarial para a cadeia de fornecedores. 37.6. Produz relatrio peridico com evidncias de que questes relacionadas gesto com responsabilidade social empresarial esto sendo cumpridas e implementadas em sua cadeia produtiva. 37.7. Discute com seus fornecedores questes relacionadas gesto com responsabilidade social, visando ao seu treinamento e adequao a seus critrios. 37.8. Estabelece prazo formal para que os fornecedores entrem em conformidade com seus critrios de gesto com responsabilidade social. 37.9. Ao exigir prticas de gesto com responsabilidade social de seus fornecedores, realiza visitas de inspeo dessas prticas. 37.10. Conhece em profundidade a origem das matrias-primas, insumos e produtos utilizados em sua produo ou nas operaes dirias e tem a garantia de que nessa origem os direitos humanos e o meio ambiente so respeitados. 37.11. Apoia as micro e pequenas empresas para atingir seus objetivos socialmente responsveis, provendo assistncia e conscientizando-as sobre temas de gesto com responsabilidade social. 37.12. Adota critrios de compra que consideram a garantia de origem, para evitar a aquisio de produtos piratas, falsificados ou frutos de roubo de carga.

76

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES com FORNECEDORES

2010

2011

37.13. Percentual de fornecedores que receberam visita de inspeo de prticas de gesto com responsabilidade social: 37.14. Total de treinamentos, cursos, palestras ou reunies sobre prticas de gesto com responsabilidade social oferecidos aos fornecedores: 37.15. Total de fornecedores: 37.16. Total pago por bens, materiais e servios adquiridos no perodo:

77

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES com FORNECEDORES

Indicador 38:

Trabalho Forado (ou anlogo ao escravo) na Cadeia Produtiva51


ISO 26000 Item 6.6.6.2; GRI Direitos Humanos (HR) Aspecto: Trabalho Forado ou Anlogo ao Escravo

Nas suas relaes com fornecedores e parceiros, a empresa:


Alm de possui essa clusula, verifica seu cumprimento periodicamente e realiza campanhas de conscientizao para todos os fornecedores, assumindo publicamente uma postura de repdio ao trabalho forado.
Estgio 3

Cumpre rigorosamente a legislao e possui polticas formais com o objetivo de contribuir para a erradicao do trabalho forado, exigindo dos fornecedores o cumprimento da legislao.
Estgio 1

Alm disso, confere periodicamente o cumprimento da lei e inclui a proibio do trabalho forado como clusula especfica em seus contratos com fornecedores.

Articula programas e atividades que visam erradicar o trabalho forado de forma geral, em parceria com organizaes da sociedade civil e/ou do poder pblico.
Estgio 4

Estgio 2

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
38.1. Tem como prtica proceder periodicamente pesquisa, verificao e relatrios de avaliao e acompanhamento de seus fornecedores, exigindo documentao comprobatria da no-existncia de mo-de-obra forada. 38.2. Antes de comprar ou contratar um fornecedor, tem como procedimento verificar a Lista Suja do Trabalho Escravo do Ministrio do Trabalho52.

Sim

No

2009 38.3. Total de autuaes por uso de mo-de-obra forada na cadeia produtiva:

2010

2011

78

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES com FORNECEDORES

Indicador 39:

Comunicao Estruturada com Fornecedores


ISO 26000 Itens 5.3.3, 6.6 e 7.6.3; GRI Engajamento dos Stakeholders: 4.14 e 4.17

Para manter a qualidade das relaes com fornecedores e parceiros, a empresa:

Possui canal informal de relacionamento com fornecedores.

Possui um canal formal de relacionamento com fornecedores e monitora periodicamente os resultados.

Rene-se frequentemente com fornecedores para discutir pautas de interesse mtuo e temas da gesto com responsabilidade social.

Utiliza o resultado do dilogo com fornecedores como insumo para melhoria do relacionamento e no planejamento estratgico da organizao.

Estgio 1

Estgio 2

Estgio 3

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
39.1. Possui setor responsvel pela gesto do dilogo com fornecedores, mantendo canal para reclamaes, sugestes e queixas. 39.2. Garante a comunicao sem represlias aos fornecedores que queiram reclamar. 39.3. Monitora periodicamente a melhoria do relacionamento com fornecedores, como a diminuio de queixas. 39.4. Possui mecanismo de soluo de controvrsias com fornecedores.

Sim

No

2009 39.5. Percentual de queixas de fornecedores: 39.6. Percentual de utilizao do canal de comunicao pelos fornecedores: 39.7. Percentual de respostas dadas pela empresa aos fornecedores: 39.8. Percentual das solues para as queixas prestadas pelo fornecedor:

2010

2011

79

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES com FORNECEDORES

Indicador 40:

Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores53


ISO 26000 Item 6.6.6

Com relao a fornecedores de igual ou menor porte, a empresa:

Negocia com transparncia e estabelece relaes contratuais apenas com base em critrios comerciais.

Contribui para a melhoria do padro gerencial dos fornecedores, disponibilizando informaes e promovendo atividades conjuntas de treinamento.

Mantm com os fornecedores relaes comerciais duradouras e utiliza critrios de negociao que consideram seu crescimento futuro.

Alm de contribuir para o crescimento de seus fornecedores de igual ou menor porte, estimula e facilita seu envolvimento em projetos sociais e ambientais.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 2

Estgio 3

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
40.1. Procura comprar de fornecedores locais. 40.2. Inclui entre seus fornecedores indivduos ou grupos da comunidade, tais como cooperativas de pequenos produtores ou de iniciativas solidrias, associaes de bairro e organizaes com projetos de gerao de renda para grupos (populaes indgenas, pessoas com deficincia, etc.). 40.3. Apoia organizaes que praticam e promovem o Comrcio Justo54. 40.4. Tem como norma o tratamento justo aos fornecedores, privilegiando o pequeno fornecedor (com remunerao justa e em dia, qualidade na relao, programas de qualificao e de transferncia de tecnologia, etc.). 40.5. Estimula a formao de redes ou cooperativas de pequenos fornecedores, ajudando-os a se adequar a novos padres de fornecimento. 40.6. Tem poltica de compras que privilegia fornecedores com certificao socioambiental55 (como SA800056, ISO 1400157, selo FSC58, FLO59, ABNT NBR1600160, etc). 2009 40.7. Proporo de gastos com fornecedores locais: 40.8. Percentual de compras de fornecedores locais frente ao volume total de compras: 40.9. Percentual de fornecedores com certificao socioambiental frente ao total dos fornecedores: 40.10. Percentual de fornecedores da comunidade frente ao nmero de fornecedores totais, conforme definido no Item 40.2: 2010

Sim

No

2011

80

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES COM CONSUMIDORES E CLIENTES

Indicador 41:

Estratgia de Comunicao Comercial

ISO 26000 Itens 6.7.1.2, 6.7.3.2, 6.7.9.2 e Box 11; GRI Parte 2: Estratgia e Anlise: 1.1 e 1.2; Direitos Humanos (HR) Aspectos: Prticas de Investimento e de Processos de Compra e No Discriminao; Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Sade e Segurana do Cliente, Rotulagem de Produtos e Servios, Comunicaes de Marketing, Privacidade do Cliente e Conformidade

Considerando a importncia de comunicar informaes relevantes de modo transparente e abrangente, a empresa:


Atua em consonncia com a legislao de defesa do consumidor e no se envolve em prticas de comunicao ardilosas, preconceituosas, enganosas, fraudulentas, injustas, obscuras ou ambguas, alm de no omitir informaes cruciais.
Estgio 1

Possui uma poltica formal de comunicao transparente e de dados relevantes, alinhada com seus valores e princpios e abrangendo todo o seu material de comunicao, tanto interno quanto externo.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Tem procedimentos para utilizar contratos escritos em linguagem clara, acessveis e compreensveis, que no incluam clusulas injustas. Fornece informaes suficientes sobre preos, caractersticas, termos, condies, custos, durao do contrato e prazos de cancelamento.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Tem poltica de comunicao especfica e desenvolve parceria com fornecedores, distribuidores, assistncia tcnica e representantes de consumidores visando criar uma cultura de responsabilidade e transparncia na comunicao.
Estgio 4

Informaes adicionais Sim 41.1. A poltica de comunicao comercial consta no cdigo de conduta e/ou na declarao de valores da empresa. No

A empresa:
41.2. Atua em consonncia com as Diretrizes das Naes Unidas para a Proteo do Consumidor61. 41.3. Comunica aos consumidores e clientes dados relevantes de seus produtos de forma completa, precisa, compreensvel e em idiomas oficiais ou comumente utilizados em pontos de venda. Esses dados relevantes so: aspectos referentes segurana dos produtos e servios, localizao da organizao e dados de contato. 41.4. Comunica aos consumidores e clientes aspectos da qualidade de produtos e servios determinados por procedimentos de ensaio padronizados e comparados com melhores prticas. 41.5. Atualiza seu material de comunicao aos consumidores e clientes sempre que h mudana relevante de dados (rtulos, embalagens, bulas, manuais de operao, instrues de uso, termos de garantia e peas publicitrias, entre outros). 41.6. Declara nos rtulos de seus produtos se realiza testes ou no em animais. 41.7. Tem poltica formal contra propaganda que coloque crianas, adolescentes, negros, mulheres ou qualquer indivduo em situao preconceituosa, constrangedora, desrespeitosa ou de risco. 41.8. Chama a ateno do cliente/consumidor para alteraes nas caractersticas de seus produtos ou servios (composio, qualidade, prazos, peso, preo, etc.). 41.9. Possui polticas especficas para assegurar que a comunicao voltada ao pblico infanto-juvenil seja responsvel62. 41.10. Interage com seus fornecedores e distribuidores estimulando-os a adotar uma postura responsvel em relao comunicao voltada ao pblico infanto-juvenil. 41.11. Realiza anlise prvia de peas publicitrias para verificar a conformidade com a Declarao Universal dos Direitos Humanos. 41.12. Teve, nos ltimos trs anos, alguma campanha ou pea de comunicao como objeto de reclamao de clientes, fornecedores ou concorrentes. 41.13. Teve, nos ltimos trs anos, campanhas ou peas publicitrias retiradas do ar ou recolhidas por presso de organizaes da sociedade civil organizada. 41.14. Divulga abertamente o total de preos, impostos, termos e condies dos servios e produtos (como acessrios necessrios para o uso) e os custos de entrega. 81

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES COM CONSUMIDORES E CLIENTES

Indicador 42:

Gesto do Relacionamento com o Consumidor

ISO 26000 Itens 6.7.6.2 e 6.7.7.2; GRI Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Sade e Segurana do Cliente, Rotulagem de Produtos e Servios, Comunicaes de Marketing, Privacidade do Cliente e Conformidade

Quanto a seu compromisso com a qualidade dos servios de atendimento e relacionamento como consumidor/cliente, a empresa:
Proporciona fcil acesso do consumidor/cliente ao servio ou informao de seu interesse, registra e comunica internamente as manifestaes dele, resolvendo rpida e individualmente as demandas e orientando-o sobre os procedimentos adotados.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Possui um atendimento receptivo, amplamente divulgado, focado na informao e na soluo de demandas individuais.

Possui processos que incluem a procura das causas dos problemas e a utilizao dessas informaes para aprimorar a qualidade dos produtos e servios.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Promove melhoria contnua de seu atendimento, priorizando o dilogo e o engajamento das partes interessadas nesse processo.

Estgio 1

Estgio 4

Informaes adicionais Sim 42.1. A poltica e as normas de relacionamento com clientes e consumidores constam no cdigo de conduta e/ou na declarao de valores da empresa. No

A empresa:
42.2. Toma medidas para evitar reclamaes, oferecendo aos clientes e consumidores a opo de devolver o produto dentro de um prazo determinado ou obter outras solues apropriadas. 42.3. Oferece prazo de garantia que ultrapassa o exigido por lei e apropriado para a expectativa de vida til do produto ou servio. 42.4. Comunica claramente ao consumidor que ele pode ter acesso ao servio e suporte tcnico ps-venda. 42.5. Possui canal de soluo de controvrsias acessvel e com possibilidade de oferecer indenizaes que no exijam que o consumidor abra mo de seus direitos de recursos jurdicos. 42.6. Oferece manuteno e reparos a preo razovel e em local acessvel. 42.7. Possui um ouvidor do consumidor ou funo similar. 42.8. Oferece servio de atendimento ao cliente (SAC) ou outra forma de atendimento especializado para receber e encaminhar sugestes, opinies e reclamaes relativas a seus produtos e servios. 42.9. Promove treinamento contnuo de seus profissionais de atendimento para uma relao tica e de respeito aos direitos do consumidor. 42.10. Treina e incentiva seu profissional de atendimento a reconhecer falhas e agir com rapidez e autonomia na resoluo de problemas. 42.11. Tem seu servio de atendimento a consumidores/clientes acompanhado por indicadores e com representao nos processos de tomada de deciso da empresa. 42.12. Ao vender produtos e servios, utiliza somente argumentos verdadeiros para o convencimento do consumidor ou cliente. 42.13. Possui poltica explcita de no suborno para obteno de deciso de compra de produtos ou contratao de servios. 42.14. Possui poltica formal de proteo privacidade e/ou um sistema de segurana da gesto das informaes privadas do consumidor, cliente ou usurio e no repassa essas informaes a terceiros. 82

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES COM CONSUMIDORES E CLIENTES

Sim 42.15. Informa ao cliente o propsito da coleta de informaes pessoais antes de faz-la. 42.16. Solicita apenas informaes pessoais relevantes e no alm dos objetivos para os quais declara serem necessrias. 42.17. Fornece informaes cadastrais do cliente a terceiros apenas mediante a autorizao dele. 42.18. Possui poltica que permite ao consumidor, cliente ou usurio a incluso, alterao e excluso de seus dados do banco de informaes da empresa.

No

2009 42.19. Vendas lquidas: 42.20. Total de consumidores ou clientes: 42.21. Total de ligaes atendidas pelo SAC: 42.22. Percentual de reclamaes em relao ao total de ligaes atendidas pelo SAC: 42.23. Percentual de reclamaes no atendidas pelo SAC: 42.24. Tempo mdio de espera no telefone do SAC at o incio do atendimento (em minutos): 42.25. Quantidade de inovaes implantadas em razo da interferncia do ouvidor e/ou do servio de atendimento a consumidores/clientes:

2010

2011

83

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES COM CONSUMIDORES E CLIENTES

Indicador 43:

Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais de Produtos e Servios

ISO 26000 Itens 6.7.2.1 e 6.7.4; GRI Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Sade e Segurana do Cliente, Rotulagem de Produtos e Servios Comunicaes de Marketing, Privacidade do Cliente e Conformidade

Quanto ao conhecimento e gerenciamento dos danos potenciais de seus produtos e servios63, a empresa:
Por meio do dilogo constante, obtm envolvimento ativo de seu pblico interno, fornecedores, distribuidores, consumidores e clientes no aperfeioamento contnuo dos produtos e servios, substituindo componentes, tecnologias e procedimentos para minimizar ou evitar riscos sade e segurana do consumidor ou cliente.
Estgio 3

Disponibiliza informaes detalhadas sobre seus produtos e servios a seus consumidores e clientes e realiza esporadicamente estudos e pesquisas tcnicas sobre danos potenciais de seus produtos e servios.
Estgio 1

Adota abordagem preventiva, realizando regularmente estudos e pesquisas tcnicas sobre riscos potenciais e divulga as informaes obtidas a parceiros comerciais, adotando medidas preventivas ou corretivas quando detectados riscos e falhas.
Estgio 2

Considera os valores e princpios da empresa, o desenvolvimento sustentvel e a tica64 como dimenses importantes na concepo ou reformulao, fabricao e venda de seus produtos e/ou na prestao de servios.
Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
43.1. Mantm programa especial com foco em sade e segurana do consumidor/cliente de seus produtos e servios. 43.2. Mantm programa de segurana de seus produtos em relao ao meio ambiente, aos no usurios diretos e s suas propriedades. 43.3. Possui sistemas internos geis e capacita sua rea de comunicao externa para responder com rapidez e transparncia a situaes de crise. 43.4. Em situaes de falhas ou perigos imprevistos, retira todos os produtos ou interrompe a prestao do servio rapidamente. 43.5. Garante o design apropriado das informaes contidas nos produtos ou servios, levando em considerao necessidades diferentes dos consumidores e respeitando capacidades diferentes ou limitadas dos consumidores. 43.6. No usa produtos qumicos que sejam perigosos, entre os quais produtos carcinognicos, mutagnicos, txicos para a reproduo ou persistentes ou biocumulativos. 43.7. Faz avaliao do risco sade humana de produtos e servios antes da introduo de novos materiais, tecnologias ou mtodos de produo e disponibiliza os resultados publicamente. 43.8. Adota medidas que evitam que os produtos se tornem inseguros devido a manuseio ou armazenamento indevido quando estiverem aos cuidados dos consumidores. 43.9. Aborda questes de sade e segurana, incluindo os perigos dos produtos e como tomar precaues. 43.10. Transmite informaes vitais de segurana ao consumidor por meio de smbolos, preferencialmente aqueles acordados em nvel internacional. 43.11. Foi, nos ltimos trs anos, processada pelo no cumprimento de regulamentos relacionados sade e segurana do consumidor/cliente. 43.12. Teve, nos ltimos cinco anos, produtos retirados do mercado por presso de clientes/consumidores ou rgos de defesa do consumidor. 43.13. Tem servios/produtos proibidos em outros pases e ainda comercializados no Brasil ou exportados.

Sim

No

84

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES COM CONSUMIDORES E CLIENTES

Sim 43.14. Adota o design universal de produtos e ambientes, a ser utilizado por todas as pessoas, o mximo possvel, sem necessidade de adaptao ou de design especializado (uso equitativo, flexibilidade no uso, simples e intuitivo, informao perceptvel, tolerncia ao erro, baixo esforo fsico e tamanho e espao para aproximao e uso).

No

Em relao a violaes ao Cdigo de Defesa do Consumidor, a empresa:


43.15. J teve produtos multados pelo no cumprimento de regulamento referente informao e rotulagem.

Em relao a violaes ao Cdigo de Defesa do Consumidor:


43.16. Total de processos administrativos (Procon, Vigilncia Sanitria, Ipem, etc.): 43.17. Total de processos judiciais (cveis e criminais):

2009

2010

2011

85

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema CADEIA DE VALOR SUBTEMA RELAES COM CONSUMIDORES E CLIENTES

Indicador 44:

Educao para o Consumo Sustentvel

ISO 26000 Item 6.7.5; GRI Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Sade e Segurana do Cliente, Rotulagem de Produtos e Servios, Comunicaes de Marketing

Considerando a importncia de comunicar os clientes e consumidores sobre consumo sustentvel, a empresa:

Oferece informaes sobre consumo sustentvel para clientes e consumidores em forma de campanhas.

Promove a educao eficaz que possibilita aos consumidores e clientes compreender os impactos de suas escolhas de produtos e servios no seu bem-estar ou no meio ambiente.
Estgio 2

Oferece aos clientes e consumidores produtos e servios benficos social e ambientalmente, considerando todo o seu ciclo de vida.

Busca sistematicamente medir, reduzir e reportar os impactos negativos de seus produtos e servios na sociedade e no meio ambiente.

Estgio 1

Estgio 3

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
44.1. Possui produtos e embalagens que possam ser facilmente usados, reutilizados, reparados ou reciclados. 44.2. Oferece servios de reciclagem e descarte. 44.3. Fornece aos consumidores informaes cientificamente confiveis, consistentes, verdadeiras, precisas, comparveis e verificveis sobre fatores ambientais e sociais relacionados produo e entrega de seus produtos e servios. 44.4. Fornece aos consumidores informaes obrigatrias legalmente sobre produtos e servios como pas de origem, contedo e ingredientes e uso seguro. 44.5. Fornece aos consumidores informaes sobre eficincia energtica de seus produtos e servios. 44.6. Fornece aos consumidores informaes sobre manuteno, armazenamento e descarte de seus produtos e embalagens. 44.7. Faz uso de sistemas de rotulagem confiveis, eficazes e verificados externamente ou outros sistemas de verificao (como selos verdes ou atividades de auditoria). 44.8. Realiza anlise prvia de peas publicitrias para verificar a conformidade com seus valores e princpios. 44.9. Promove aes de educao para o consumo sustentvel, mencionando impactos sociais, ambientais e econmicos das escolhas do consumidor. 44.10. Promove o consumo sustentvel de seus produtos e servios visando atender as necessidades das geraes atuais e futuras de uma forma que seja econmica, ambiental e socialmente responsvel. 44.11. Certifica-se que sua propaganda no incentiva o consumo excessivo.

Sim

No

86

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema COMUNIDADE E SOCIEDADE SUBTEMA RELAES COM A COMUNIDADE LOCAL

Indicador 45:

Gerenciamento do Impacto da Empresa na Comunidade de Entorno

ISO 26000 Itens 6.8.3 e 6.8.4; GRI Parte 2: Engajamento dos Stakeholders: 4.14 e 4.17; Desempenho Econmico (EC) Aspectos: Presena no Mercado e Impactos Econmicos Indiretos; Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Treinamento e Educao; Direitos Humanos (HR) Aspecto: Direitos dos Indgenas; Sociedade (SO) Aspectos: Comunidades Locais, Polticas Pblicas e Conformidade

Considerando seus possveis impactos na vida da comunidade do entorno65, a empresa:


Consulta e contempla as comunidades quanto aos termos e condies de empreendimento que as afete antes de sua instalao. Alm disso, mantm comits permanentes com a participao de lideranas locais para analisar suas atividades e monitorar seus impactos.
Estgio 4

Procura tomar medidas reparadoras em resposta a reclamaes e manifestaes da comunidade.

Conhece em profundidade seus impactos na comunidade, possui processo estruturado para registrar reclamaes e promove reunies sistemticas para informar lideranas locais sobre as providncias tomadas.
Estgio 2

Possui uma poltica formal de antecipar-se a demandas da comunidade e inform-la sobre atuais e futuros planos e impactos de suas atividades, envolvendo a comunidade na resoluo dos problemas.
Estgio 3

Estgio 1

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
45.1. Ao relacionar-se com a comunidade, reconhece-se como parte da prpria comunidade, e no algo separado dela. 45.2. Possui polticas de relacionamento com a comunidade do entorno contempladas em seu cdigo de conduta e/ou na declarao de valores. 45.3. Reconhece como legtimas organizaes da comunidade que no tenham estrutura formal, como associaes de moradores, redes na internet e comunidades tradicionais. 45.4. Participa ativamente da discusso de problemas comunitrios e do encaminhamento de solues. 45.5. Contribui com melhorias na infraestrutura ou no ambiente local que possam ser usufrudas pela comunidade (habitaes, estradas, pontes, escolas, hospitais, etc.). 45.6. Tem programa para empregar, na medida do possvel, o maior nmero de moradores do local em que est inserida, dando-lhes formao, com o objetivo de aumentar os nveis de qualificao daquela comunidade, em cooperao com sindicatos, ONGs, representantes da comunidade ou autoridades pblicas competentes. 45.7. Tem prticas de compras e de investimentos para aprimorar o desenvolvimento socioeconmico da comunidade em que est presente. 45.8. Conscientiza e treina seus empregados para respeitar os valores, conhecimentos e prticas tradicionais da comunidade em que atua. 45.9. Possui indicadores para monitorar os impactos causados por suas atividades na comunidade do entorno. 45.10. Monitora periodicamente os indicadores de impacto na comunidade e toma medidas para melhoria contnua de seu desempenho. 45.11. Caso atue em regies limtrofes de comunidades e reservas indgenas, possui polticas, procedimentos e normas formais para valorizao e preservao de seu patrimnio cultural e humano e de seus conhecimentos e prticas tradicionais. 45.12. Possui programas e iniciativas que visam eliminar impactos negativos na sade causados por quaisquer processos de produo, produtos ou servios fornecidos pela organizao.

Sim

No

87

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema COMUNIDADE E SOCIEDADE SUBTEMA RELAES COM A COMUNIDADE LOCAL

Nos ltimos trs anos, a empresa recebeu reclamaes ou manifestaes da comunidade ou de organizaes da sociedade civil (peties, abaixo-assinados, protestos) pelos motivos listados abaixo:
45.13. Excesso de lixo, gerao de mau cheiro, efluentes e outras formas de poluio (sonora, visual, etc.); 45.14. Excesso de trfego de veculos, causando barulho e transtorno; 45.15. Interferncia em sistemas de comunicao; 45.16. Alteraes sociais negativas ocasionadas por suas atividades/instalaes; 45.17. Outros motivos.

Sim

No

88

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema COMUNIDADE E SOCIEDADE SUBTEMA RELAES COM A COMUNIDADE LOCAL

Indicador 46:

Desenvolvimento da Comunidade Local

ISO 26000 Item 6.8; GRI Parte 2: Engajamento dos Stakeholders: 4.14 e 4.17; Sociedade (SO) Aspecto: Comunidades Locais

Como forma de contribuir para o desenvolvimento da comunidade local, a empresa:

Faz um diagnstico da realidade local e de suas principais necessidades, com participao da prpria comunidade no processo.

Faz o planejamento das intervenes a partir das necessidades e interesses levantados pela comunidade.

Faz parcerias com outros atores no planejamento das intervenes, de modo a ampliar a capacidade de arrecadao de recursos financeiros e no financeiros e a obteno de resultados positivos.
Estgio 3

Implementa as intervenes de forma monitorada, com processo de reviso constante dos resultados e prestao de contas comunidade e aos parceiros.

Estgio 1

Estgio 2

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa faz intervenes com o propsito de:


46.1. Melhorar as condies de gerao de renda e riqueza da comunidade. 46.2. Melhorar as condies de sade da comunidade. 46.3. Melhorar as condies de educao da comunidade. 46.4. Capacitar a comunidade e aumentar a gerao de empregos locais. 46.5. Ampliar o acesso da comunidade a tecnologias e ao desenvolvimento tecnolgico.

Sim

No

A empresa:
46.6. Alinha as intervenes comunitrias com suas estratgias de negcio. 46.7. Ajuda a conservar e preservar o patrimnio cultural local, principalmente onde as atividades da empresa possam ter ou tenham impactos negativos sobre ele. 46.8. Contribui com programas e parcerias duradouras que deem suporte aos membros da comunidade, principalmente os menos favorecidos e vulnerveis, para criar negcios e cooperativas, melhorar a produtividade e promover o empreendedorismo. 46.9. Promove iniciativas ou fortalece a capacidade e oportunidade dos fornecedores locais para contribuir com cadeias de valor. 46.10. Promove aes que integrem e organizem catadores de materiais reciclveis nas aes que envolvam o fluxo de resduos slidos.

89

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema COMUNIDADE E SOCIEDADE SUBTEMA RELAES COM A SOCIEDADE

Indicador 47:

Gesto das Aes Sociais

ISO 26000 Item 6.8.9; GRI Parte 2: Compromissos com Iniciativas Externas: 4.11 e 4.13; Sociedade (SO) Aspectos: Comunidades Locais e Polticas Pblicas

A ao social da empresa baseada em:

Verba varivel, administrada arbitrariamente por diretor ou gerente, em resposta a solicitaes externas.

Verbas definidas em oramento anual, geridas com transparncia por comit ou grupo de trabalho, conforme critrios preestabelecidos com a comunidade.
Estgio 2

Programa social estruturado ou investimento social privado66, gerenciado por equipe especializada, com dotao oramentria estvel e com pblico, metas e estratgias definidos com a comunidade, com especial ateno a grupos vulnerveis.
Estgio 3

Programa social estruturado ou investimento social privado que conta com mecanismo prprio para a gerao de receita e com continuidade assegurada em longo prazo (fundo patrimonial e/ou percentual fixo sobre o faturamento da empresa).
Estgio 4

Estgio 1

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
47.1. Inclui a ao social e seus responsveis no processo geral de planejamento estratgico. 47.2. Investe em aes sociais considerando seu ramo de atuao e suas estratgias de negcio. 47.3. Possui mecanismos para estimular fornecedores, acionistas e outras partes interessadas a fazer doaes financeiras. 47.4. Estabelece parcerias com outras organizaes, incluindo governo, empresas ou organizaes da sociedade civil, de modo a maximizar sinergias e usar recursos complementares, conhecimentos e habilidades. 47.5. Utiliza especialistas no ciclo de planejamento, monitoramento e avaliao de sua ao social. 47.6. Planeja sua ao social visando maximizar seu impacto a longo prazo. 47.7. Otimiza o impacto da sua ao social alavancando recursos de outras empresas ou organizaes privadas e/ou com a participao de rgos pblicos. 47.8. Tem procedimento de consulta peridica aos beneficirios de sua ao social, monitorando-a por meio de indicadores de desempenho. 47.9. Utiliza os incentivos fiscais para deduzir ou descontar dos impostos os valores relativos a doaes e patrocnios. 47.10. Divulga internamente os projetos que apoia e desenvolve, oferecendo oportunidades de trabalho voluntrio e estimulando a participao dos empregados. 47.11. Autoriza o uso controlado de horas pagas para o trabalho voluntrio de empregados.

Sim

No

Quanto governana da ao social, a empresa:


47.12. Possui um conselho ou comit misto, com membros de diferentes reas da empresa ou do grupo empresarial e membros da sociedade credenciados para tratar do(s) tema(s) em que atua. 90

2009
Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema COMUNIDADE E SOCIEDADE SUBTEMA RELAES COM A SOCIEDADE

2010

2011

47.13. Percentual do faturamento bruto destinado ao social (no incluir obrigaes legais, nem tributos, nem benefcios empregatcios): 47.14. Percentual do total destinado ao social correspondente a doaes em produtos e servios: 47.15. Percentual do total destinado ao social correspondente a doaes em espcie: 47.16. Percentual do total destinado ao social correspondente a investimentos em projeto social prprio: 47.17. Percentual do total destinado ao social correspondente publicidade: 47.18. Percentual de empregados que realizam trabalho voluntrio na comunidade: 47.19. Quantidade de horas mdias mensais doadas (liberadas do horrio normal de trabalho) pela empresa para trabalho voluntrio de empregados:

91

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema COMUNIDADE E SOCIEDADE SUBTEMA RELAES COM A SOCIEDADE

Indicador 48:

Liderana e Influncia Social

ISO 26000 Item 6.6.1.2; GRI Parte 2 Compromissos com Iniciativas Externas: 4.11 e 4.13; Sociedade (SO) Aspectos: Comunidades Locais e Polticas Pblicas

Buscando exercer sua cidadania por meio de associaes e fruns empresariais, a empresa:

Participa de comisses e grupos de trabalho relacionados defesa e promoo dos interesses especficos do seu ramo ou setor de negcio.

Participa de comisses e grupos de trabalho relacionados a questes de interesse pblico.

Participa ativamente, contribuindo com recursos humanos ou financeiros, de processos de elaborao de propostas de interesse pblico e de carter socioambiental.
Estgio 3

Tem membros de sua alta direo envolvidos na articulao, viabilizao e fortalecimento de propostas de carter socioambiental e dialoga com outras empresas, associaes ou autoridades pblicas visando a sua adoo.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 2

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
48.1. Patrocina ou realiza campanhas de mdia exclusivamente relacionadas a questes de interesse pblico. 48.2. Interage ativamente com instituies de ensino de todos os nveis a fim de elaborar propostas para melhorar a qualificao da mo de obra do setor em que atua. 48.3. Estimula e patrocina projetos de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, interagindo ativamente com a comunidade acadmica e cientfica.

Sim

No

92

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema COMUNIDADE E SOCIEDADE SUBTEMA RELAES COM A SOCIEDADE

Indicador 49:

Apoio ao Exerccio da Cidadania67


ISO 26000 Item 6.6.4; GRI Direitos Humanos (HR) Aspecto: Avaliao.

Em relao ao seu papel no apoio ao exerccio da cidadania, a empresa:

Desenvolve atividades internas eventuais com foco na educao para a cidadania, abordando direitos e deveres.

Desenvolve periodicamente atividades internas de educao para a cidadania ativa e permite a livre discusso e troca de informaes sobre temas polticos.
Estgio 2

Promove ou apoia, em parceria com organizaes que trabalham com o tema, a realizao de debates e fruns de discusso com os candidatos a cargos eletivos, com o objetivo de assegurar o voto consciente.
Estgio 3

Busca auxiliar na educao para o pleno exerccio da cidadania e desenvolve programas informativos e de conscientizao tanto internamente quanto em sua cadeia de produo e na comunidade de entorno, exercendo sua liderana na discusso de temas como participao popular e combate corrupo em seu municpio.
Estgio 4

Estgio 1

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
49.1. Estimula seus empregados a avaliar e controlar a atuao dos eleitos. 49.2. Promove aes ou apoia projetos que auxiliem no controle e avaliao dos Legislativos e Executivos federais, estaduais e municipais.

Sim

No

93

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema GOVERNO SUBTEMA RELAES COM O GOVERNO

Indicador 50:

Contribuies para Campanhas Polticas68


ISO 26000 Item 6.6.4.2; GRI Sociedade (SO) Aspecto: Polticas Pblicas

Com relao ao financiamento de partidos polticos e de candidatos a cargos pblicos, a empresa:

Quando financia, o faz limitando a deciso aos membros da alta direo, dentro dos parmetros estabelecidos pela legislao.

Quando financia, fundamenta-se em regras e critrios definidos internamente, permitindo ao pblico interno o acesso s informaes sobre a deciso tomada.
Estgio 2

A deciso de financiamento ou no financiamento tomada de forma transparente, permitindo s partes interessadas acesso s informaes e requerendo do financiado a respectiva comprovao e registro da doao.
Estgio 3

Promove acompanhamento dos principais projetos de lei apresentados por candidatos, de denncias e de posicionamentos importantes dos partidos aos quais doou, compartilhando os resultados interna e externamente.
Estgio 4

Estgio 1

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais Sim 50.1. Nos ltimos cinco anos, a empresa foi mencionada negativamente na imprensa por contribuir financeiramente para campanha poltica. 50.2. A empresa tem norma explcita de no utilizao do poder econmico para influenciar contribuies de outras empresas, fornecedores, distribuidores e outros parceiros. No

94

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema GOVERNO SUBTEMA RELAES COM O GOVERNO

Indicador 51:

Prticas Anticorrupo e Antipropina69

ISO 26000 Item 6.6.3; GRI Sociedade (SO) Aspectos: Corrupo, Polticas Pblicas, Concorrncia Desleal e Conformidade

No relacionamento com autoridades, agentes e fiscais do poder pblico, em todos os nveis, a empresa:

Evita situaes que envolvam favorecimento a agentes do poder pblico, mas no tem procedimentos formais nem divulgados de controle e punio.

Possui poltica interna escrita, de conhecimento dos empregados, quanto proibio de favorecimento direto ou indireto de agentes do poder pblico.

Assume compromisso pblico de combate corrupo e propina, divulga sua poltica ao pblico externo (fornecedores, consumidores, e representantes do poder pblico com os quais se relaciona) e mantm procedimentos formais de controle, punio e auditoria em caso de ocorrncia.
Estgio 3

Exige de seus fornecedores a adoo de compromissos antipropina e anticorrupo e desenvolve iniciativas de combate corrupo e propina, disseminando o tema, ensinando sobre a utilizao de ferramentas correlatas, etc.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 2

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
51.1. Teve seu nome mencionado na imprensa, nos ltimos cinco anos, sob suspeita de ter participado de incidente envolvendo o oferecimento de propina ou a prtica de corrupo de agentes pblicos. 51.2. Prev medidas punitivas aos empregados envolvidos no favorecimento a agentes do poder pblico. 51.3. Possui poltica explcita de no apoio e no participao em relao a processos que objetivem a manipulao de editais de concorrncia (pblicos ou privados).

Sim

No

95

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema GOVERNO SUBTEMA RELAES COM O GOVERNO

Indicador 52:

Participao no Desenvolvimento de Polticas Pblicas


ISO 26000 Itens 6.8.2, 6.8.6, 6.8.8 e Box 13; GRI Sociedade (SO) Aspectos: Comunidades Locais e Polticas Pblicas

Em seu envolvimento no desenvolvimento de polticas pblicas, a empresa:

Contribui com o pagamento de impostos e ocasionalmente em projetos estimulados pelo poder pblico.

Contribui regularmente com recursos humanos, tcnicos ou financeiros para a realizao de projetos especficos e localizados de entidades governamentais.

Participa ativamente da elaborao, execuo, controle e avaliao de polticas pblicas de interesse geral, contribuindo para seu fortalecimento.
Estgio 3

Contribui para que entidades na sua cadeia de valor faam o mesmo.

Estgio 1

Estgio 2

Estgio 4

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
52.1. Mantm relaes transparentes com autoridades da administrao municipal e com polticos, isentas de suborno ou influncia indevida. 52.2. Adota ou desenvolve parceria com organismos pblicos visando a objetivos como melhora da assistncia social ou da infraestrutura, erradicao do trabalho infantil e/ou o trabalho forado, incentivo gerao de renda e/ou de emprego, promoo da segurana alimentar, etc. 52.3. Promove e apoia a educao em todos os nveis e se engaja em aes de melhoria da qualidade e acesso educao. 52.4. Possui iniciativas que apoiem o acesso duradouro e universal a servios essenciais de sade e a gua limpa e saneamento adequado como forma de prevenir doenas. 52.5. Apoia projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM). 52.6. Apoia o desenvolvimento de projetos baseados na Agenda 21. 52.7. Articula e coordena parcerias nos programas de que participa para maximizar os resultados.

Sim

No

96

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MERCADO

Indicador 53:

Concorrncia Leal

ISO 26000 Itens 6.6.5, 6.6.7.2 e 6.7.3; GRI Sociedade (SO) Aspectos: Corrupo, Concorrncia Desleal; Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Rotulagem de Produtos e Servios, Comunicaes de Marketing e Conformidade

Quanto s polticas de concorrncia leal, a empresa:


Busca padres de concorrncia cada vez mais elevados tambm em sua cadeia de fornecimento, considerando o combate formao de trustes e cartis, prticas desleais de comrcio, fraudes em licitaes e espionagem empresarial.
Estgio 4

SUBTEMA RELAES COM CONCORRENTES

Conduz suas atividades de modo coerente com as leis e regulamentos da concorrncia e colabora com as autoridades competentes.

Possui poltica de concorrncia com regras explcitas e declaradas contra a concorrncia desleal, de conhecimento de todos os seus empregados.
Estgio 2 No havamos tratado antes desse assunto.

Possui salvaguardas e procedimentos para evitar se envolver ou ser cmplice em concorrncia desleal e apoia polticas pblicas que estimulem a concorrncia.
Estgio 3 No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Estgio 1

Informaes adicionais Sim 53.1. Os princpios em relao concorrncia leal constam no cdigo de conduta e/ou na declarao de valores da empresa. No

A empresa:
53.2. Expe publicamente, e com frequncia, seus princpios em relao concorrncia (por exemplo, por meio de seu website, de material institucional, do relatrio anual, etc.). 53.3. Possui poltica de no utilizao da demonstrao dos defeitos ou deficincias dos produtos ou servios dos concorrentes para promover seus produtos ou servios. 53.4. Possui poltica sobre concorrncia desleal que abrange a cadeia produtiva da empresa.

A poltica sobre concorrncia desleal aborda os seguintes itens:


53.5. Pirataria; 53.6. Sonegao fiscal; 53.7. Contrabando; 53.8. Adulterao de produtos ou marcas; 53.9. Falsificao de produtos.

A empresa:
53.10. Nos ltimos trs anos foi investigada por prtica de concorrncia desleal pelos rgos de defesa da concorrncia (Conselho Administrativo de Defesa Econmica, Secretaria de Direito Econmico e Secretaria de Acompanhamento Econmico - SEAE). 53.11. Nos ltimos trs anos foi condenada por prtica de concorrncia desleal pelo Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade). 53.12. Nos ltimos trs anos foi denunciada por rgos como Anvisa, Ipem, Idec, Inmetro, Procon, entre outras organizaes governamentais ou da sociedade civil, por irregularidades em seus processos, servios ou produtos. 97

Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Tema MERCADO

Indicador 54:

Relaes com Investidores

ISO 26000 Princpio 4.3 e Item 5.3.3; GRI Parte 2 Governana, Compromissos e Engajamento: 4.4 e Engajamento dos Stakeholders: 4.17

Quanto s polticas de relacionamento com investidores, a empresa:

SUBTEMA RELAES COM INVESTIDORES

Mantm um relacionamento conforme demanda, sem rea especfica destinada a esse fim.

Possui uma rea de relacionamento formalizada e com profissional alocado especificamente para a funo.

Tem formas programadas de comunicao e prestao de contas, de modo a permitir fluxo de informaes relevantes e constantes dos aspectos sociais, ambientais, econmicofinanceiros e de governana.
Estgio 3

Estabelece processos de engajamento com investidores nas suas iniciativas de responsabilidade social e na elaborao de polticas e normas internas que tratam dos aspectos da sustentabilidade na gesto.
Estgio 4

Estgio 1

Estgio 2

No havamos tratado antes desse assunto.

No vemos aplicao disso em nossa empresa (Justifique).

Informaes adicionais

A empresa:
54.1. Reporta informativos peridicos, verificados externamente, relatando seu desempenho econmico-financeiro, ambiental, social e em governana corporativa. 54.2. Incentiva seus investidores a adotar formas e critrios socioambientais para investimentos responsveis. 54.3. Recomenda a seus investidores a adoo dos Princpios para o Investimento Responsvel (PRI)70, da ONU. 54.4. Recomenda a seus investidores a adoo dos Princpios do Equador71. 54.5. Apresenta em seu portflio de negcios informaes especficas para atrair e receber investidores que priorizam o investimento responsvel (Responsible Investment). 54.6. Desenvolve todos os seus novos negcios adequados a exigncias e critrios socioambientais, com fins de atrair investidores diferenciados e preocupados com as questes da sustentabilidade. 54.7. Quando oferece aes a seus funcionrios, realiza treinamentos para apresentar o mercado de capitais e seu funcionamento.

Sim

No

98

Notas

20

De acordo com o Relatrio Oficial sobre Governana Corporativa na Amrica Latina, da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), As sociedades de capital fechado (em geral, empresas familiares ou de propriedade de seus prprios fundadores) devem adotar prticas coerentes de contabilidade e auditoria, bem como controles adequados e administrao e planejamento estratgico, se quiserem preservar sua competitividade. Para mais informaes sobre governana corporativa, ver o Cdigo das Melhores Prticas de Governana Corporativa e o Guia de Sustentabilidade para as Empresas, ambos do Instituto Brasileiro de Governana Corporativa (IBGC), em www.ibgc.org.br.

21 Neste Indicador, o termo Conselho se refere a um Conselho de Administrao ou a um Conselho Consultivo. Ver Cdigo das Melhores Prticas de Governana Corporativa do IBGC, captulo 2, item 2.27. 22 Um exemplo de questes s quais a empresa deve estar atenta a no aquisio de atividades nem investimento naquelas que empreguem trabalho infantil ou submetam seus empregados a condies imprprias de sade e segurana, ou sejam vistas pela comunidade como violadoras de direitos sobre a terra ou do conhecimento tradicional de populaes locais. Outro exemplo a participao em negcios com representantes do governo envolvidos em corrupo, situao em que a empresa pode ser tida como conivente com crimes contra o patrimnio pblico e com distribuio de renda fraudulenta. Situaes como essas geram riscos que podem levar a litgio, extorso, perda de produo, seguros mais caros, dificuldade de acesso ao capital e de recrutamento e reteno de talentos, alm, claro, de danos reputao. Veja a Declarao Universal dos Direitos Humanos em www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm. 23

O conselheiro independente caracteriza-se por: No ter nenhum vnculo com a organizao, exceto participao no relevante no capital. Essa participao depende da estrutura acionria da companhia. Um conselheiro que tenha mais incentivos para agir como acionista do que como conselheiro pode ter sua independncia comprometida. No ser scio controlador, membro do grupo de controle ou de outro grupo com participao relevante, cnjuge ou parente at segundo grau destes ou ligado a organizaes relacionadas ao scio controlador; No estar vinculado por acordo de acionistas/cotistas; No ter sido empregado ou diretor da organizao (ou de suas subsidirias) h, pelo menos, trs anos; No ser ou ter sido, h pelo menos trs anos, conselheiro de organizao controlada. Essa recomendao no se aplica a conselheiro independente de empresa controlada. No estar fornecendo, comprando ou oferecendo (negociando), direta ou indiretamente, servios e/ou produtos a organizao em escala relevante para o conselheiro ou a organizao; No ser cnjuge ou parente at segundo grau de algum diretor ou gerente da organizao; No receber outra remunerao da organizao, alm dos honorrios de conselheiro (dividendos oriundos de participao no relevante no capital esto excludos dessa restrio); No ter sido scio, nos ltimos trs anos, de firma de auditoria que audite ou tenha auditado a organizao nesse mesmo perodo; No ser membro de entidade sem fins lucrativos que receba recursos financeiros significativos da organizao ou de suas partes relacionadas; Manter-se independente em relao ao diretor-presidente. O conselheiro de uma empresa A que seja diretor-presidente da empresa B deixa de ser independente, quando o diretor-presidente da empresa A tambm conselheiro da empresa B. No depender financeiramente da remunerao da organizao. Podem ser consideradas situaes de risco para os direitos humanos: conflito ou extrema instabilidade poltica, falncia do sistema democrtico ou judicirio, ausncia de direitos polticos e outros direitos civis; pobreza, seca, graves desafios sade ou desastres naturais; envolvimento com atividades extrativas ou outras atividades que possam afetar significativamente recursos naturais, como gua, florestas ou a atmosfera, ou conturbar comunidades; proximidade das operaes com comunidades de povos indgenas; atividades que possam afetar ou envolver crianas; uma cultura de corrupo; cadeias de valor complexas que envolvam trabalho informal sem proteo legal; e necessidade de medidas intensivas para garantir a segurana das instalaes ou de outros patrimnios (ABNT NBR ISO 26000, item 6.3.4. pgina 26).

24

25

Segundo o Relatrio do Secretrio-Geral sobre Direitos Humanos e Empresas, John Ruggie, as situaes de direitos humanos so dinmicas e, por essa razo, preciso que avaliaes sobre impactos em direitos humanos sejam realizadas em intervalos regulares, antes do estabelecimento de uma nova atividade ou relacionamento, antes de maiores decises ou mudanas de operao (por exemplo, entrada de mercado, lanamento de produto, mudana de poltica, ou maiores mudanas no negcio), em resposta ou antecipao a mudanas no local de operao (por exemplo, aumento de tenses sociais), e periodicamente, ao longo da durao de uma atividade ou relacionamento. Para saber mais, consultar o relatrio Ruggie Report em http://www.business-humanrights.org/Documents/RuggieHRC2009. Para mais informaes sobre temas relacionados ao trabalho, visite o site www.dieese.org.br, do Departamento Intersindical de Estatsticas e Estudos Socioeconmicos (Dieese).

26 27 28

Sobre diversidade, veja as publicaes do Instituto Ethos Como as Empresas Podem (e Devem) Valorizar a Diversidade, O Compromisso das Empresas com a Valorizao da Mulher e O Compromisso das Empresas com a Promoo da Igualdade Racial, todas disponveis em www.ethos.org.br.

29 A Constituio Federal considera o racismo crime inafianvel e imprescritvel. A Lei n 7.716/89, atualizada pela Lei n 9.459/97, estabelece pena de um a trs anos de recluso e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. 30

Sobre esses assuntos, veja as edies 2003, 2005, 2007 e 2010 da pesquisa Perfil Social, Racial e de Gnero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Aes Afirmativas e o manual O Compromisso das Empresas com a Promoo da Igualdade Racial, disponveis em www.ethos.org.br. Sobre o tema, veja os manuais do Instituto Ethos O Compromisso das Empresas com a Valorizao da Mulher e Como as Empresas Podem Investir na Sade da Mulher, ambos disponveis em www. ethos.org.br. A Social Accountability 8000 (SA8000) a primeira norma voltada melhoria das condies de trabalho. Abrange os principais direitos dos trabalhadores (sade e segurana, liberdade de associao, limite de horas de trabalho, compensao e garantias contra o trabalho forado, a discriminao e o trabalho infantil) e certifica seu cumprimento por meio de auditores independentes. A norma segue o padro da ISO 9000 e da ISO 14000, o que facilita sua implantao por empresas que j conhecem esse sistema. Mais informaes em www.cepaa.org. A norma BS 8800, criada pela British Standards Institution (BSI), trata de sistemas de gesto da sade e segurana no trabalho. Mais informaes em www.osha-bs8800-ohsas-18001-healthand-safety.com/bs8800.htm e em www.bsi-global.com.

31

32

33

34

A OHSAS 18001 uma srie de normas de avaliao de sade e segurana ocupacionais para sistemas de gesto de sade e segurana. Seu objetivo auxiliar as empresas no controle dos riscos de sade e segurana para os empregados. Foi desenvolvida em resposta demanda por um padro reconhecido para avaliao e certificao. Mais informaes em www.ohsas-18001-occupationalhealth-and-safety.com/index.htm.

99

Notas

35 De acordo com a Lei n 10.224/01, art. 216-A, do Cdigo Penal brasileiro, assdio sexual crime passvel de pena de um a dois anos de deteno para quem constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo. 36 Sobre o assunto, veja os manuais do Instituto Ethos O Que as Empresas Podem Fazer pela Educao e O Compromisso das Empresas com o Alfabetismo Funcional, ambos disponveis em www. ethos.org.br. 37

Classificao de acordo com a Lei n 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, dispondo sobre a durao de nove anos para o ensino fundamental. Todas as empresas de mdio e grande porte devem contratar aprendizes em nmero equivalente a, no mnimo, 5% e, no mximo, 15% do total de empregados cujas funes demandem formao profissional. As micro e pequenas empresas no so obrigadas a contratar aprendizes, mas podem faz-lo, contribuindo assim para a formao profissional de adolescentes. Mais informaes em www.leidoaprendiz.org.br.

38

39

De acordo com o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef), competncias familiares so os conhecimentos, saberes e habilidades, somados afetividade e a atitudes e prticas das famlias que facilitam e promovem a sobrevivncia, o desenvolvimento, a proteo e a participao das crianas at 6 anos. O Unicef disponibiliza no site www.unicef.org/brazil/familia_brasileira. htm a coleo Famlia Brasileira Fortalecida, composta por lbuns que esclarecem os cuidados necessrios para com as crianas, desde a gestao at os 6 anos de idade. Mais informaes em www.unicef.org.br. Situao no momento do levantamento.

40 41

Uma das certificaes mais importantes a do FSC (Forest Stewardship Council, que significa Conselho de Manejo Florestal), cujo objetivo difundir o bom manejo florestal, conforme princpios e critrios que conciliam as salvaguardas ecolgicas com os benefcios sociais e a viabilidade econmica. O selo FSC para manejo florestal atesta que a madeira ou outro insumo florestal utilizado em determinado produto oriundo de uma floresta manejada de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente vivel, e foi obtido pelo cumprimento de todas as leis vigentes. Produtos intermedirios ou finais que utilizam matria-prima florestal com o selo FSC para a cadeia de custdia garantem a rastreabilidade da matria-prima da floresta at o consumidor final. O selo FSC serve para orientar o consumidor consciente a optar por um produto que no degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econmico da regio em que foi obtido. Serve tambm para ajudar o comprador atacadista ou varejista a escolher um produto diferenciado e com valor agregado, capaz de conquistar um pblico mais exigente e, assim, abrir novos mercados. Mais informaes em www.fsc.org.br.
42 43 44 45

Como exemplo: Cdigo Sanitrio de Animais Terrestres da da Organizao Mundial de Sade Animal (OIE), captulo 7 Bem-estar animal, e ABNT ISO 10993-2:2006. Como Conveno de Roterd, produtos qumicos e pesticidas perigosos definidos pela OMS, Conveno de Estocolmo/PNUMA, Protocolo de Montreal/PNUMA, etc. Lei n. 12.305/10.

A Conveno de Basilia sobre o Controle de Movimentos Transfronteirios de Resduos Perigosos e seu Depsito foi promulgada pelo governo brasileiro e determina que o transporte de resduos perigosos e outros resduos seja reduzido ao mnimo compatvel com a administrao ambientalmente saudvel e eficaz desses resduos e seja efetuado de maneira a proteger a sade humana e o meio ambiente dos efeitos adversos que possam resultar desse movimento. Mais informaes podem ser encontradas em www.mma.gov.br. Gases de Efeito Estufa, conforme definidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC). Como a iniciativa Carbon Disclosure Project (www.cdpproject.net) ou o Programa Brasileiro GHG Protocol (www.ghgprotocolbrasil.com.br).

46 47 48

Segundo o Instituto de Biocincias da Universidade de So Paulo (IB/USP), o termo servios do ecossistema refere-se ao subconjunto de funes do ecossistema teis aos seres humanos. Devido s constantes interferncias humanas na biosfera, torna-se urgente estudar com maior profundidade os servios de ecossistemas e desenvolver ferramentas para seu gerenciamento. Muitas dessas funes so crticas nossa sobrevivncia, tais como: a manuteno da fertilidade do solo, a regulao do clima, a purificao do ar, a fotossntese e regulao dos nveis do gs carbnico, o controle natural de pragas, a polinizao em culturas, o fornecimento de bens do ecossistema, como alimento, madeira e gua fresca, entre outros. Mais informaes em www.ib.usp.br. Segundo a Agenda 21(www.mma.gov.br/port/se/agen21/cap21.html), os 3 Rs Reduo, Reutilizao e Reciclagem so os passos para que indivduos, instituies e governos consigam realmente minimizar a explorao de recursos naturais, o volume do lixo produzido, os impactos da sociedade urbano-industrial sobre o meio ambiente. Reduo envolve a adoo de medidas para evitar o descarte de produtos, implicando uma diminuio no consumo e no desperdcio de bens. Depende de uma profunda reviso nos padres atuais de produo e consumo. Reutilizao engloba as atividades que aproveitam produtos e embalagens antes de seu descarte, como no reso direto (de vasilhames ou do verso de folhas de papel, por exemplo), em restauros, em trocas de material usado, em artesanato com sobras etc. Reciclagem a recuperao do material descartado modificando-se suas caractersticas fsicas. Pode ser direta (pr-consumo), quando o material descartado reprocessado na prpria linha de produo, como no caso de aparas de papel, rebarbas metlicas, etc., ou indireta (ps-consumo), quando so reprocessados materiais descartados como lixo por seus usurios. Mais informaes em www.cecae.usp.br/recicla/ ou em www.cempre.org.br.

49

50 Sobre consumo consciente, qualquer organizao pode ajudar a construir uma sociedade mais sustentvel e justa nas suas escolhas cotidianas, seja na forma como consome recursos naturais, produtos e servios, seja pela escolha das empresas fornecedoras em funo de sua responsabilidade social. Para saber mais, acesse o site do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente (www.akatu.net). 51 Em seu Artigo 2 ., a Conveno 29 da OIT, sobre o Trabalho Forado ou Obrigatrio, define a expresso trabalho forado ou obrigatrio como todo trabalho ou servio exigido de uma pessoa sob a ameaa de sano e para o qual no se tenha oferecido espontaneamente. Para mais informaes sobre trabalho forado, veja o site www.oitbrasil.org.br/prgatv/in_focus/trab_esc.php. 52 Preparado pelo Ministrio do Trabalho, o Cadastro dos Empregadores da Portaria 540, de 15 de outubro de 2004, conhecido como lista suja, contm os principais dados de empresas e empregadores que foram flagrados explorando mo-de-obra escrava ou mantendo trabalhadores em situao anloga escravido, em condies precrias de higiene, sem alimentao adequada, sem pagamento ou com documentos retidos. Veja a Lista Suja do Trabalho Escravo em http://www.reporterbrasil.com.br/listasuja/index.php. 53

Veja o manual do Instituto Ethos Como Fortalecer a Responsabilidade Social nas Relaes entre Grandes e Pequenas Empresas, disponvel em www.ethos.org.br

100

Notas

54

Comrcio Justo a expresso em portugus para identificar o movimento internacional chamado Fair Trade, o qual defende prticas comerciais que, alm de justas, sejam ticas e solidrias, baseadas em princpios como a erradicao do trabalho infantil e do trabalho escravo, a eliminao das discriminaes relativas a raa, gnero e religio e a preservao da sade das pessoas e do meio ambiente. Para mais informaes, veja o site www.facesdobrasil.org.br, do Frum de Articulao para o Comrcio tico e Solidrio Faces do Brasil.

55 Para iniciar um processo de gesto de fornecedores de acordo com os princpios da RSE, a empresa deve ter organizado sua carteira de fornecedores para ter clareza de quais devero ser priorizados. Normalmente, as empresas que j possuem algum trabalho desse tipo comeam pelos fornecedores que podem oferecer mais riscos, os considerados crticos para o negcio. Tambm possvel iniciar o processo por compras espordicas, como brindes, por exemplo. 56 A Social Accountability 8000 (SA8000) a primeira norma voltada para a melhoria das condies de trabalho. Abrange os principais direitos dos trabalhadores (sade e segurana, liberdade de associao, limite de horas de trabalho, compensao e garantias contra o trabalho forado, a discriminao e o trabalho infantil) e certifica seu cumprimento por meio de auditores independentes. A norma segue o padro da ISO 9000 e da ISO 14000, o que facilita sua implantao por empresas que j conhecem esse sistema. Mais informaes em www.cepaa.org. 57

A norma ISO 14000 apresenta uma srie de padres que auxiliam a empresa a estabelecer e implementar um sistema de gesto ambiental, fornecendo os requisitos que sero considerados para fins de auditoria e certificao. Com base referencial em mtodos e anlises, a ISO 14000 busca garantir que um determinado agente produtor de bens ou de servios se utilize de processos gerenciais e procedimentos especficos que visam reduzir as possibilidades de ocorrncia de danos ambientais. Mais informaes em www.iso.org/iso/en/iso9000-14000/index.html.

58 O objetivo do FSC (Forest Stewardship Council, que significa Conselho de Manejo Florestal) difundir o bom manejo florestal, conforme princpios e critrios que conciliam as salvaguardas ecolgicas com os benefcios sociais e a viabilidade econmica. O selo FSC para manejo florestal atesta que a madeira ou outro insumo florestal utilizado em determinado produto oriundo de uma floresta manejada de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente vivel, e foi obtido cumprindo-se todas as leis vigentes. Produtos intermedirios ou finais que utilizam matria-prima florestal com o selo FSC para cadeia de custdia garantem a rastreabilidade da matria-prima da floresta at o consumidor final. O selo FSC serve para orientar o consumidor consciente a optar por um produto que no degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econmico da regio em que foi obtido. Serve tambm para ajudar o comprador atacadista ou varejista a escolher um produto diferenciado e com valor agregado, capaz de conquistar um pblico mais exigente e, assim, abrir novos mercados. Mais informaes em www.fsc.org.br. 59 60 61 62

A FLO (Fair Trade Labelling Organizations) uma organizao internacional que certifica produtos de comrcio justo. A ABNT NBR16001 a norma brasileira de responsabilidade social, publicada em 2004. Conhea a norma em www.abnt.org.br. Diretrizes das Naes Unidas para Proteo do Consumidor, Documento da ONU n A/C.2/54/L.29. 1999.

Segundo o Instituto Alana, responsvel pelo projeto Criana & Consumo (www.criancaeconsumo.org.br), a exposio excessiva televiso no Brasil que maior entre a populao de baixa renda, devido s poucas opes de lazer pode acentuar os seguintes problemas entre o pblico infanto-juvenil: obesidade, anorexia e bulimia, sexualizao precoce, consumo precoce de lcool, desgaste nas relaes familiares, comportamento agressivo devido frustrao com o baixo poder aquisitivo, pouco estmulo ao desenvolvimento da criatividade, banalizao do consumo, falta de vnculo com os objetos pessoais e estmulo ao consumismo. Revista Adiante, maio de 2006.

63 As empresas prestadoras de servios tm como fonte potencial de danos ao cliente a exposio dos dados pessoais usados nas transaes. importante considerar tambm esse aspecto na autoavaliao. 64 65

Referimo-nos aqui ao princpio kantiano de s fazer aos outros aquilo que fariam a si mesmos.

Comunidade do entorno entendida como formada por assentamentos residenciais ou outros atores sociais localizados em reas prximas das instalaes da empresa ou que estejam dentro de sua rea de impacto.

66

Investimento social privado o repasse voluntrio de recursos privados, de forma planejada, monitorada e sistemtica, para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse pblico. Mais informaes em www.gife.org.br. Segundo o jurista Dalmo Dallari, em seu livro Direitos Humanos e Cidadania, a cidadania expressa um conjunto de direitos que d pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem no tem cidadania est marginalizado ou excludo da vida social e da tomada de decises, ficando numa posio de inferioridade dentro do grupo social. Sobre o assunto, veja o manual do Instituto Ethos A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral, Edio 2006, disponvel em www.ethos.org.br.

67

68 69

Em relao ao tema, conhea o Pacto Nacional Empresarial pela Integridade e Combate Corrupo, uma iniciativa do Instituto Ethos, da Patri Relaes Governamentais e Polticas Pblicas, do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do Escritrio das Naes Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e do Comit Brasileiro do Pacto Global. O documento contm um conjunto de diretrizes e procedimentos a serem adotados pelas empresas e entidades signatrias em seu relacionamento com os poderes pblicos. Para aderir ao Pacto, v ao site www.empresalimpa. org.br.
70 71

The Principles for Responsible Investment das Naes Unidas, em www.unpri.org Informaes detalhadas sobre os Princpios do Equador podem ser encontradas em: http://www.equator-principles.com/

101

Anexo A

Correlaes entre os Indicadores Ethos 3 Gerao Verso Intermediria para Aplicao-Piloto, Norma ABNT NBR ISO 26000 e Diretrizes para Relatrio de Sustentabilidade GRI
Apresentamos a seguir um resumo dos itens da Norma ABNT NBR ISO 26000 e das Diretrizes para Relatrio de Sustentabilidade GRI incorporados verso intermediria para aplicao-piloto dos Indicadores Ethos 3 Gerao. Mais anlises de correlao podero ser encontradas em www.ethos.org.br/indicadores.
Norma ABNT NBR ISO 26000 Primeiro Eixo de Avaliao AVALIAO DA GESTO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Indicador 01: Princpios da Responsabilidade Social Indicador 02: Comportamento tico Indicador 03: Delimitao da Esfera de Influncia Indicador 04: Determinao da Relevncia e Significncia Indicador 05: Estabelecimento de Prioridades Indicador 06: Due Diligence Indicador 07: Prticas para Integrar a Responsabilidade Social na Gesto Indicador 08: Anlise e Aprimoramento da Gesto Indicador 09: Participao em Iniciativas Voluntrias Indicador 10: Engajamento das Partes Interessadas: etapa de planejamento Indicador 11: Engajamento das Partes Interessadas: etapa de implementao Indicador 12: Comunicao com Responsabilidade Social Indicador 13: Relatrios de Sustentabilidade Item 4.1, Princpios 4.2, 4.3, 4.5, 4.6, 4.7 e 4.8 Princpios 4.4 e 4.7 Itens 5.2.3 e 7.3.3 Itens 5.2.2 e 7.3.2 Item 7.3.4 Itens 2.4 e 7.3.1 Itens 7.1 e 7.4 Item 7.7 Item 7.8 Caracterstica 3.3.3, Princpio 4.5 e Item 5.3.2 Caracterstica 3.3.3, Princpio 4.5, Itens 5.3.3 e 7.6.3 Itens 7.5 e 7.6 Item 7.6.2 e Box 15 Parte 1: Definio de Contedo, Qualidade e Limite do Relatrio (Itens 1.1 e 1.3) 102 Estratgia e anlise: 1.1 e 1.2 Forma de Gesto: todas as categorias relevantes Estratgia e anlise: 1.1 e 1.2 Forma de Gesto: todas as categorias relevantes Parte 2: Compromissos com Iniciativas Externas (Itens 4.11 e 4.13) Parte 2: Engajamento dos Stakeholders (Itens 4.1 e 4.17) Parte 1: Princpio Incluso dos Stakeholders e Parte 2: Engajamento dos Stakeholders (Itens 4.14 e 4.17) Parte 2: Estratgia e anlise: 1.1 e 1.2 Forma de Gesto: todas as categorias relevantes Parte 2: Governana, Compromissos e Engajamento: 4.1 a 4.10 Parte 1: Princpio Abrangncia Parte 1: Princpio Materialidade Parte 2: Parmetros para o relatrio: 3.5 GRI G3.1

Anexo A

Norma ABNT NBR ISO 26000 Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Indicador 14: Governana Corporativa Item 6.2

GRI G3.1

Parte 2: Governana, Compromissos e Engajamento (4.1 e 4.10) Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Diversidade e Igualdade de Oportunidades Direitos Humanos (HR) Aspectos: Prticas de Investimento e de Processos de Compra, No Discriminao, Trabalho Infantil, Prticas de Segurana, Avaliao e Remediao Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Relaes entre os Trabalhadores e a Governana Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Diversidade e Igualdade de Oportunidades; Direitos Humanos (HR) Aspectos: No Discriminao e Remediao Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Diversidade e Igualdade de Oportunidades; Direitos Humanos (HR) Aspectos: No Discriminao e Remediao Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Sade e Segurana no Trabalho, Treinamento e Educao, Diversidade e Igualdade de Oportunidades e Igualdade de Remunerao entre Mulheres e Homens; Direitos Humanos (HR) Aspecto: No Discriminao Parte 2: Governana, Compromissos e Engajamento: 4.4 Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Treinamento e Educao Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Relaes entre os Trabalhadores e a Governana, Sade e Segurana no Trabalho, Treinamento e Educao, Diversidade e Igualdade de Oportunidades e Igualdade de Remunerao entre Mulheres e Homens Parte 2: Governana, Compromissos e Engajamento: 4.4 Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Relaes entre os Trabalhadores e a Governana e Treinamento e Educao Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Sade e Segurana no Trabalho Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Treinamento e Educao e Diversidade e Igualdade de Oportunidades Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego, Relaes entre os Trabalhadores e a Governana e Treinamento e Educao Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego e Treinamento e Educao 103

Indicador 15: Direitos Humanos na Empresa Indicador 16: Relaes com Sindicatos Indicador 17: Valorizao da Diversidade Indicador 18: Compromisso com a Equidade e No Discriminao Racial

Princpio 4.8 e Item 6.3 Itens 6.3.10.3, 6.4.4.2 e 6.4.5

Itens 6.3.7 e 6.3.10.2

Itens 6.3.7 e 6.3.10

Indicador 19: Compromisso com a Promoo da Equidade de Gnero

Itens 6.3.7 e 6.3.10

Indicador 20: Compromisso com a Gesto Participativa

Princpio 4.3, Itens 5.3.3, 6.4.5 e 7.6.3

Indicador 21: Relao com Trabalhadores Terceirizados, Temporrios ou Parciais

Item 6.4.3.2

Indicador 22: Poltica de Remunerao, Benefcios e Carreira Indicador 23: Cuidados com Sade, Segurana, Higiene e Condies de Trabalho Indicador 24: Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade Indicador 25: Comportamento frente a Demisses Indicador 26: Preparao para a Aposentadoria

Item 6.4.4.2

Item 6.4.4.2 e 6.4.6.2 Item 6.4.7

Item 6.4.3 Item 6.4.4.1

Anexo A

Norma ABNT NBR ISO 26000 Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Indicador 27: Compromisso com o Futuro das Crianas Indicador 28: Compromisso com o Desenvolvimento Infantil Indicador 29: Poltica Ambiental Indicador 30: Sistema de Gesto Ambiental Indicador 31: Adoo de Medidas de Mitigao e Compensao Indicador 32: Preveno da Poluio Indicador 33: Uso Sustentvel de Recursos Indicador 34: Governana das Aes Relacionadas s Mudanas Climticas Indicador 35: Compromisso com a Proteo da Biodiversidade e Restaurao dos Habitats Naturais Indicador 36: Educao e Conscientizao Ambiental Indicador 37: Parceria na Seleo e Avaliao de Fornecedores Indicador 38: Trabalho Forado (ou Anlogo ao Escravo) na Cadeia Produtiva Indicador 39: Comunicao Estruturada com Fornecedores Indicador 40: Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores Item 6.3.10.3 e Box 7 Item 6.4.4 Itens 6.5.2.2 e 6.5.6.2 Item 6.5.1.2 Itens 6.5.1.1, 6.5.2.1 e 6.5.2.2 Itens 6.5.3, 6.5.4 e 6.5.5 Itens 6.5.4 e 6.5.6.2 Itens 6.5.5 e 6.5.6 Item 6.5.6 Itens 6.6.6 e 6.5.2.2 Item 6.6.6.2 Item 6.6.6.2 Itens 5.3.3, 6.6 e 7.6.3 Item 6.6.6

GRI G3.1

Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspecto: Emprego; Direitos Humanos (HR) Aspecto: Trabalho Infantil Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Emprego e Sade e Segurana no Trabalho Desempenho Ambiental (EN) Aspectos: Produtos e Servios em Geral Desempenho Ambiental (EN) Aspectos: Produtos e Servios em Geral Desempenho Ambiental (EN) Aspectos: Conformidade e Produtos e Servios Desempenho Ambiental (EN) Aspecto: Emisses, Efluentes e Resduos Desempenho Ambiental (EN) Aspectos: Energia, gua e Emisses, Efluentes e Resduos Desempenho Ambiental (EN) Aspecto: Emisses, Efluentes e Resduos Desempenho Ambiental (EN) Aspecto: Biodiversidade Desempenho Ambiental (EN) Forma de Gesto Direitos Humanos (HR) Aspectos: Prticas de Investimento e de Processos de Compra e Prticas de Segurana Direitos Humanos (HR) Aspecto: Trabalho Forado ou Anlogo ao Escravo Engajamento dos Stakeholders: 4.14 e 4.17

Indicador 41: Estratgia de Comunicao Comercial

Itens 6.7.1.2, 6.7.3.2, 6.7.9.2 e Box 11

Indicador 42: Gesto do Relacionamento com o Consumidor

Itens 6.7.6.2 e 6.7.7.2

Parte 2: Estratgia e anlise: 1.1 e 1.2; Direitos Humanos (HR) Aspectos: Prticas de Investimento e de Processos de Compra e No Discriminao; Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Sade e Segurana do Cliente, Rotulagem de Produtos e Servios, Comunicaes de Marketing, Privacidade do Cliente e Conformidade Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Sade e Segurana do Cliente, Rotulagem de Produtos e Servios, Comunicaes de Marketing, Privacidade do Cliente e Conformidade 104

Anexo A

Norma ABNT NBR ISO 26000 Segundo Eixo de Avaliao AVALIAO DOS TEMAS CENTRAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Indicador 43: Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais de Produtos e Servios Indicador 44: Educao para o Consumo Sustentvel Itens 6.7.2.1 e 6.7.4

GRI G3.1

Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Sade e Segurana do Cliente, Rotulagem de Produtos e Servios Comunicaes de Marketing, Privacidade do Cliente e Conformidade Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Sade e Segurana do Cliente, Rotulagem de Produtos e Servios, Comunicaes de Marketing Parte 2: Engajamento dos Stakeholders: 4.14 e 4.17; Desempenho Econmico (EC) Aspectos: Presena no Mercado e Impactos Econmicos Indiretos; Prticas Trabalhistas e Trabalho Decente (LA) Aspectos: Treinamento e Educao; Direitos Humanos (HR) Aspecto: Direitos dos Indgenas; Sociedade (SO) Aspectos: Comunidades Locais, Polticas Pblicas e Conformidade Parte 2: Engajamento dos Stakeholders: 4.14 e 4.17 Sociedade (SO) Aspecto: Comunidades Locais Parte 2: Compromissos com Iniciativas Externas: 4.11 e 4.13 Sociedade (SO) Aspectos: Comunidades Locais e Polticas Pblicas Sociedade (SO) Aspectos: Comunidades Locais e Polticas Pblicas Direitos Humanos (HR) Aspecto: Avaliao Sociedade (SO) Aspecto: Polticas Pblicas Sociedade (SO) Aspectos: Corrupo; Polticas Pblicas, Concorrncia Desleal e Conformidade Sociedade (SO) Aspectos: Comunidades Locais e Polticas Pblicas Sociedade (SO) Aspectos: Corrupo, Concorrncia Desleal; Responsabilidade pelo Produto (PR) Aspectos: Rotulagem de Produtos e Servios, Comunicaes de Marketing e Conformidade Parte 2: Governana, Compromissos e Engajamento: 4.4 e Engajamento dos Stakeholders: 4.17

Item 6.7.5

Indicador 45: Gerenciamento do Impacto da Empresa na Comunidade de Entorno

Itens 6.8.3 e 6.8.4

Indicador 46: Desenvolvimento da Comunidade Local Indicador 47: Gesto das Aes Sociais Indicador 48: Liderana e Influncia Social Indicador 49: Apoio ao Exerccio da Cidadania Indicador 50: Contribuies para Campanhas Polticas Indicador 51: Prticas Anticorrupo e Antipropina Indicador 52: Participao no Desenvolvimento de Polticas Pblicas Indicador 53: Concorrncia Leal Indicador 54: Relaes com Investidores

Item 6.8 Item 6.8.9 Item 6.6.1.2 Item 6.6.4 Item 6.6.4.2 Item 6.6.3 Itens 6.8.2, 6.8.6, 6.8.8 e Box 13 Itens 6.6.5, 6.6.7.2 e 6.7.3 Princpio 4.3 e Item 5.3.3

105

Anexo B

Referncias Bibliogrficas
ABNT NBR ISO 26000. Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Rio de Janeiro, 2010. BM&F BOVESPA. ndice de Sustentabilidade Empresarial. So Paulo, 2010. BRASIL. Lei n 12.187, de 29 de dezembro de 2009. Poltica Nacional de Mudanas Climticas. ______. Lei n 12.305, de 2 de agosto de 2010. Poltica Nacional de Resduos Slidos. ______. Leis e portarias do Sistema de Proteo Concorrncia, em especial a Portaria do Ministrio da Justia n 456/2010, que regulamenta poderes investigativos da Secretaria de Direito Econmico (SDE). CARBON DISCLOSURE PROJECT FBRICA THICA BRASIL. Relatrio 2010 Brasil. So Paulo, 2010. CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL. Guia de Comunicao e Sustentabilidade. Rio de Janeiro, 2009. ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE ANIMAL. Cdigo Sanitrio para Animais Terrestres (OIE), captulo 7. GLOBAL REPORTING INITIATIVE. Diretrizes para Relatrio de Sustentabilidade. Amsterd, 2006. ______.GRI & ISO 26000: How to use the GRI Guidelines in conjunction with ISO 26000. Amsterd, 2010. ______. Sustainability Reporting Guidelines. Amsterd, 2011. ______. Caminhos: Ciclo Preparatrio para Elaborao de Relatrio de Sustentabilidade da GRI: Manual para pequenas (e nem to pequenas) organizaes. Amsterd, 2007. INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANA CORPORATIVA. Cdigo das Melhores Prticas de Governana Corporativa (4 ed.), 2009. ______. Guia de Sustentabilidade para as Empresas, 2007. INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsvel. So Paulo, 2011. ______. Formulao e Implantao de Cdigo de tica em Empresas Reflexes e Sugestes. So Paulo, 2000. ______. Instituto Observatrio Social, Organizao Internacional do Trabalho & Reprter Brasil. Pacto Nacional pela Erradicao do Trabalho Escravo. So Paulo, 2005. ______. Patri Relaes Governamentais e Polticas Pblicas, Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritrio das Naes Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e Comit Brasileiro do Pacto Global. Pacto Nacional Empresarial pela Integridade e Combate Corrupo. So Paulo, 2006. ______. Como as Empresas Podem (e Devem) Valorizar a Diversidade. So Paulo, 2000. ______. O Compromisso das Empresas com a Valorizao da Mulher. So Paulo, 2004. ______. O Compromisso das Empresas com a Promoo da Igualdade Racial, 2006. ______. Perfil Social, Racial e de Gnero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Aes Afirmativas. So Paulo, 2006. ______. Como as Empresas Podem Investir na Sade da Mulher. So Paulo, 2000. ______. O Que as Empresas Podem Fazer pela Incluso das Pessoas com Deficincia. So Paulo, 2002. ______. O Compromisso das Empresas com o Alfabetismo Funcional. So Paulo, 2006. ______. Como Fortalecer a Responsabilidade Social nas Relaes entre Grandes e Pequenas Empresas. So Paulo, 2004. INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION. Princpios do Equador. Londres, 2006. ORGANIZAO PARA COOPERAO E DESENVOLVIMENTO ECONMICO (OCDE). Relatrio Oficial sobre Governana Corporativa na Amrica Latina, disponvel em http://www.oecd.org/dataoecd/49/50/24277169.pdf. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS (ONU). Diretrizes das Naes Unidas para a Proteo do Consumidor, docto. da ONU n A/C.2/54/L.24, 1999. PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. Princpios para o Investimento Responsvel (PRI). Nova York, 2006. 106

Realizao

Patrocnio

Apoio

Parceiros Institucionais

Parceiro Estratgico

You might also like