You are on page 1of 19

Conceitos Gerais da Gerência de Projetos

Profª Silvia Cássia Pereira
silvicape@hotmail.com

Agenda
O que é o PMI? O que é um Projeto? Exemplos de Projeto Stakeholders Gerenciamento de Operações Gerenciamento de Portfólio Gerenciamento de Programas Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida de um Projeto Considerações Finais

1

divulgação. É um fórum de excelência na área de gerência de projetos. distribuídos em 185 países.O que é PMI? Project Management Institute Principal associação mundial de gerenciamento de projetos. educação e valor nas organizações e em seus praticantes. Hoje tem mais de meio milhão de membros. promovendo seu crescimento. Origem e Evolução do PMI Fundado por Jim Snyder em 1969 com cinco voluntários nos Estados Unidos. 2 .

Origem e Evolução do PMI Os principais representados: setores estão tecnologia da informação. serviços financeiros. Origem e Evolução do PMI Chapters do PMI 15 na Ásia 44 na Europa. defesa e aeroespacial. agências governamentais. Oriente Médio e África 17 na América Latina 3 na América do Norte 3 . engenharia e construção. saúde e muitos outros. telecomunicações. seguro.

Origem e Evolução do PMI Chapters do PMI no Brasil Distrito Federal Bahia Espírito Santo Fortaleza Goiânia Joinvile Manaus Paraná Recife Rio de Janeiro Rio Grande do Sul São Paulo Minas Gerais Sergipe Certificações Certificação PMP – Profissional de ® Gerenciamento de Projetos (PMP) Certificação CAPM – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos® Certificação PgMP – Profissional de ® Gerenciamento de Programas Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI® Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI® Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI® 4 .

fornecido pelo PMI. 5 . Certificado da competência do indivíduo como Gerente de Projetos. Diferencia o profissional do praticante de gerência de projetos. Temporário: Tem início e fim bem determinados. O que é um Projeto? Um esforço temporário com a finalidade de criar um produto ou serviço único.Certificação PMP® A mais conhecida. Único: O resultado é diferente em algum aspecto.

casa. Desenvolvimento de um novo produto/serviço. etc. Exemplos de Projetos Desenvolvimento de um novo modelo de veículo. Uma campanha para um cargo político. como um produto ou documento. Um resultado. Uma capacidade de realizar um serviço. como funções de negócio que dão suporte à produção. 6 . Desenvolvimento ou aquisição de um sistema.Um Projeto pode criar: Um produto que pode ser um item final ou um item componente de outro item. Construção de um prédio.

Orçamento. Adaptação às diferentes necessidades. Recursos e Riscos. Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem. 7 . preocupações e expectativas das partes envolvidas à medida que o projeto é planejado e realizado.Gerenciar um Projeto inclui: Identificação dos requisitos. mas não se limitam a: Escopo. Stakeholders Indivíduos e Organizações envolvidos no projeto ou que serão afetados positivamente ou negativamente pelo resultado final. Qualidade. pois são elementos chave no projeto. Todos os stakeholders devem ser identificados e gerenciados. Cronograma.

Stakeholders PROJETO Gerenciamento de Operações Conjunto de ações cujo resultado. em um dado período. contribui para o atendimento de uma necessidade administrativa ou operacional da organização 8 .

Compras. executados e controlados. Atividade contínua (não ser limitada no tempo). Projetos Atividades Temporárias e Únicas Operações X Atividades Repetitivas e Contínuas 9 . contabilidade. Planejados. Dar condições para o funcionamento normal de uma organização. Restritos a recursos limitados. contratos. pois são: Executados por pessoas. Projetos versus Operações São semelhantes. outros.Operações Caracterizam-se por: Ter objetivo que pode ser medido qualitativa e financeiramente. Exemplos: Administração de recursos humanos.

consultoria. sustentação. treinamentos. fábrica de testes. Gerenciamento de Programas Grupo de projetos relacionados gerenciados de forma coordenada para obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se fossem gerenciados individualmente 10 . Exemplo: Empresa de TI & Telecom – cujo objetivo estratégico é maximizar o retorno sobre os investimentos. Mescla de Projetos: fábrica de software. dentre outros. agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz a fim de atingir objetivos de negócio estratégico.Gerenciamento de Portfólio Portfólio: Conjunto de programas ou projeto e outros trabalhos.

Terem um longo período. podem incluir operações. Tal como o projeto é limitado no tempo.Programas Caracterizam-se por: O termo é mais utilizado em governos. Exemplos: NASA (Exploração de um novo planeta). Projetos versus Programas 11 . BRASIL (Acabar com o analfabetismo). mas sua duração é bem maior (anos e anos). Os projetos constituem a execução do programa para atingir os seus objetivos.

Elaboração: A definição do projeto é bastante abrangente no início do projeto e vai sendo detalhada à medida que o projeto vai sendo executado..O que é Gerência de Projetos? “Aplicação de conhecimentos.. 12 . incrementos iterativos. Progressiva: Executado através de passos. ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de alcançar seus objetivos” PMBOK® Guide 2000 O gerenciamento de projetos é atingido através do uso de processos e fases. habilidades. Projetos são Elaborados Progressivamente Ou seja.

Oferece uma sequência de pontos de decisão no planejamento. 13 . Determina o início e fim do projeto. Oferecem no seu final uma oportunidade de avaliar os resultados alcançados e decidir sobre a continuação do projeto. Oferece pontos de sincronização para o trabalho colaborativo da equipe. Tem pontos de aprendizado para melhoria dos próximos passos.Ciclo de Vida de um Projeto O que é o Ciclo de Vida? Estabelece uma sequência de fases com o objetivo de realizar algo e garantir um bom gerenciamento. Fases do Ciclo de Vida de um Projeto Fases respondem a questões: O que fazer depois? Quanto tempo devemos continuar? Quais produtos devem ser gerados ao seu final? Fases também: Indicam que tarefas dependem de outras.

Software (Incremental. Híbridos). determinando: modelo é sucesso do As técnicas utilizadas em cada fase. Os agentes envolvidos em cada fase. o número de fases de um modelo varia entre quatro e cinco fases. 14 . Em geral. A escolha de um fundamental para o projeto.Ciclo de Vida de um Projeto Todo projeto possui um ciclo de vida Modelos de Ciclo de Vida de um Projeto Existem diversos modelos de ciclos Construção Civil. Evolucionário.

A execução das fases não é estritamente sequencial (“fast tracking”). A influência dos “stakeholders” é bastante alta no início. A probabilidade de sucesso é muito pequena no início.Informações Comuns sobre Ciclo de Vida de um Projeto Custos e equipe são pequenas no início. Ciclo de Vida de um Projeto . aumentam durante a execução e voltam a cair drasticamente no final.PMBOK Cinco Grupos de Processo 15 .

Definição das Atividades .Encerrar o Projeto Escopo .Solicitar Respostas de Fornecedores .Desenvolver Equipe .Orçamentação .Gerenciar Equipe Comunicação .Análise Quantitativa .Planejamento das Comunicações .Distribuição das Informações .Planejamento dos Recursos Humanos .Estimativa de Duração .Desenvolver Declaração do Escopo Preliminar Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento .Estimativa de Custos .Encerramento do Contrato 16 .Relatório de Desempenho .Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto .Verificação do Escopo .Sequenciamento .Planejamento da Qualidade .Identificação dos Riscos .Garantia da Qualidade .Administração do Contrato .Monitoramento e Controle dos Riscos Riscos Aquisições .Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Execução .Planejar Gerenciamento dos Riscos .Criar EAP .Gerenciar as Partes Interessadas .Estimativa de Recursos .Controle da Qualidade Recursos .Planejar Contratações .Controle do Cronograma Tempo Custos .Desenvolver o Termo de Abertura .Controle Integrado de Mudanças Encerramento .Controle do Escopo .Análise Qualitativa .Desenvolvimento do Cronograma .Planejamento de Respostas .PMBOK Sobreposição dos Grupos de Processo – Ciclo de Vida de um Projeto (PMBOK) Áreas de Conhecimento Iniciação Integração .Ciclo de Vida de um Projeto .Controle dos Custos Qualidade .Contratar e Mobilizar a Equipes .Planejamento do Escopo .Selecionar Fornecedores .Planejar Compras e Aquisições .Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Monitoramento e Controle .Definição do Escopo .

custo) Determinar padrões de qualidade. papéis e responsabilidades.PMBOK Cinco Grupos de Processo Iniciação Termo de abertura do projeto Definição do gerente do projeto Divisão do projeto em fases Identificação dos stakeholders Especificação preliminar do escopo Ciclo de Vida de um Projeto .Ciclo de Vida de um Projeto . tempo.PMBOK Cinco Grupos de Processo Planejamento Como o projeto será planejado? (Plano de Gerenciamento do Projeto) Definição/detalhamento do escopo do projeto Definição da equipe Estimativas (recursos. etc Selecionar fornecedores 17 .

PMBOK Cinco Grupos de Processo Execução Execução do Plano do Projeto Seguir os processos Enviar e receber informações Implementar mudanças aprovadas.Ciclo de Vida de um Projeto .PMBOK Cinco Grupos de Processo Monitoramento e Controle Realizar medições (Plano de Gerenciamento) Verificação do Escopo Recomendar mudanças. reparar defeitos. reparação de defeitos. ações preventivas e corretivas Ciclo de Vida de um Projeto . ações preventivas e corretivas Auditoria de Riscos Administração de contratos 18 .

é importante consolidação dos conceitos e assuntos. a 19 . Antes de ir à prática.Ciclo de Vida de um Projeto .PMBOK Cinco Grupos de Processo Encerramento Procedimentos de Conclusão Encerramento dos contratos Aceitação formal do produto Lições aprendidas Liberação dos recursos Considerações Finais Vários conceitos são utilizados/envolvidos no gerenciamento de projetos.