You are on page 1of 40

Gerência de Integração do Projeto

Profª Silvia Cássia Pereira
silvicape@hotmail.com

Agenda – Gerência de Integração
O que é? Conceitos Processos
Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto (Project Charter). Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar do Projeto. Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto. Controle Integrado de Mudanças. Encerrar o Projeto.

1

Gerência de Integração do Projeto
O que é?

Quais processos e ferramentas são necessárias à realização do projeto.

Gerência de Integração do Projeto
Conceitos Um dos papéis mais importantes desempenhados pelo Gerente de Projeto é INTEGRAR as diferentes partes de um projeto, da iniciação ao encerramento.

2

Gerência de Integração do Projeto
Conceitos A necessidade de integração no gerenciamento de projetos fica evidente nas situações em que os processos individuais interagem.
Por exemplo: mudança no escopo do projeto potencialmente pode afetar outros processos/áreas de conhecimento.

Gerência de Integração do Projeto
Conceitos Os profissionais mais experientes em gerenciamento de projetos sabem que não existe uma maneira única de gerenciar um projeto.
Conhecimento Habilidades Ferramentas

3

Gerência de Integração do Projeto
Conceitos O gerente de projetos e a equipe do projeto precisam abordar todos os processos e o nível de implementação de cada processo deve ser determinado para cada projeto específico.

Processos da Gerência de Integração
Desenvolver o Termo de Abertura Encerrar o Projeto Controle Integrado de Mudanças Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar Desenvolver o Plano de Gerenciamento

4

Processos da Gerência de Integração Desenvolver o Termo de Abertura Encerrar o Projeto Controle Integrado de Mudanças Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar Desenvolver o Plano de Gerenciamento 5 .Processos da Gerência de Integração A integração trata principalmente da integração efetiva dos de processos projetos entre os grupos de processos de gerenciamento necessários para realizar os objetivos do projeto dentro dos procedimentos definidos da organização.

O gerente de projetos sempre deve ser designado planejamento enquanto o antes e. projeto estiver sendo desenvolvido. 6 .Desenvolver o Termo de Abertura Processo responsável por formalizar um projeto ou uma fase do projeto. termo do de de início abertura do do preferência. Desenvolver o Termo de Abertura O termo de abertura do projeto concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.

o termo de abertura e a iniciação do projeto não são formalmente realizados antes do término de: Uma avaliação de necessidades.. Dentre outros. Um estudo de viabilidade Um plano preliminar. Desenvolver o Termo de Abertura Em algumas organizações. Uma necessidade de negócio. Uma solicitação de um cliente. ou Alguma outra forma equivalente de análise que tenha sido iniciada separadamente. 7 . Um avanço tecnológico..Desenvolver o Termo de Abertura Um projeto é resultante de: Uma demanda de mercado.

Entradas - 8 . etc. Processo de Desenvolver o Termo de Abertura . não existe ainda um centro de custo para o projeto.Desenvolver o Termo de Abertura Cuidado: Ao elaborar o termo de abertura do projeto não é interessante se ater em detalhes visto que isto pode atrasar o início do projeto.

Processo de Desenvolver o Termo de Abertura . procedimentos. Declaração do Trabalho do Projeto Descrição do produtos e serviços que serão fornecidos pelo projeto. administração de pessoal. infraestrutura. etc.Entradas - Contrato Acordo que denota que o projeto está sendo realizada para um cliente externo. Processo de Desenvolver o Termo de Abertura .Entradas - Ativos de Processos Organizacionais Políticas. 9 . Fatores Ambientais da Empresa Cultura e estrutura organizacional. Aprendizado e conhecimento de projetos anteriores. planos e diretrizes informais ou formais existentes.

Ferramentas e Técnicas - Métodos de Seleção de Projetos São usados para determinar qual projeto a organização selecionará. modelos de pontuação.Processo de Desenvolver o Termo de Abertura . dinâmica. Modelos matemáticos que usam algoritmos de programação linear. contribuição de benefícios ou modelos econômicos. Esses métodos estão normalmente incluídos em duas categorias amplas: Métodos de medição de benefícios que são abordagens comparativas. inteira ou multiobjetivo. 10 .Ferramentas e Técnicas - Processo de Desenvolver o Termo de Abertura . nãolinear.

Ferramentas e Técnicas - Metodologia Projetos de Gerenciamento de Conjunto de grupos de processos de gerenciamento de projetos. Elaboração de uma norma de gerenciamento de projeto.Ferramentas e Técnicas - Sistemas de Informações do Gerenciamento de Projetos (SIGP) Ferramentas que dão suporte à geração de um termo de abertura do projeto. seus relacionamentos e as funções de controle relacionadas que são consolidados e combinados para formar um todo unificado funcional. Processo de Desenvolver o Termo de Abertura . facilitar o feedback conforme o documento é refinado. controlar as mudanças feitas no termo de abertura do projeto e liberar o documento aprovado. 11 .Processo de Desenvolver o Termo de Abertura . Uma técnica que auxilia esta fase.

Processo de Desenvolver o Termo de Abertura . Associações profissionais e técnicas.. Outros..Ferramentas e Técnicas - Opinião Especializada Pessoas ou grupo de pessoas com conhecimento ou treinamento especializado que dão apoio em aspectos técnicos e de gerenciamento. Consultores. Processo de Desenvolver o Termo de Abertura .Saídas - 12 . Outras unidades dentro da organização.

Dentre outros.. Cronograma de marcos sumarizado. Gerente de Projeto designado.Processo de Desenvolver o Termo de Abertura .Saídas Termo de Abertura do Projeto Objetivo e Justificativa do projeto. e influência das partes Orçamento sumarizado. Stakeholders interessadas. Processos da Gerência de Integração Desenvolver o Termo de Abertura Encerrar o Projeto Controle Integrado de Mudanças Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar Desenvolver o Plano de Gerenciamento 13 . Premissas e Restrições. Requisitos do Produto/Serviço..

Restrições e premissas do projeto. Características e requisitos do produto ou serviço. Riscos iniciais definidos. ou seja. como: Objetivos do produto e do projeto. EAP inicial. Estimativa aproximada de custos. o que precisa ser realizado. 14 . Marcos do cronograma. Limites do projeto.Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar Processo responsável pela definição do projeto. Entregas do projeto. Processo de Desenvolver Preliminar do Escopo a Declaração Documentar características. Critérios de aceitação do produto.

Entradas - Processo de Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar .Ferramentas e Técnicas - 15 .Processo de Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar .

Ferramentas e Técnicas - a Declaração Sistemas de Informações da Gerenciamento de Projetos (SIGP) Ferramentas que dão suporte à geração de uma declaração do escopo preliminar do projeto. 16 .Processo de Desenvolver Preliminar do Escopo . controlar as mudanças da declaração do escopo do projeto e liberar o documento aprovado. facilitar o feedback conforme o documento é refinado. Processo de Desenvolver Preliminar do Escopo .Ferramentas e Técnicas - a Declaração Metodologia Projetos de Gerenciamento de Define um processo que auxilia uma equipe de gerenciamento de projetos no desenvolvimento e controle das mudanças da declaração do escopo preliminar do projeto.

Processo de Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar .Ferramentas e Técnicas - a Declaração Opinião Especializada Apoio técnico ou gerencial em relação a declaração do escopo preliminar.Saídas - 17 .Processo de Desenvolver Preliminar do Escopo .

coordenar e integrar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto. 18 .Processos da Gerência de Integração Desenvolver o Termo de Abertura Encerrar o Projeto Controle Integrado de Mudanças Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar Desenvolver o Plano de Gerenciamento Desenvolver o Plano Gerenciamento do Projeto de Processo responsável por definir.

As descrições das ferramentas e técnicas que serão usadas para realizar esses processos. 19 . Controlar o projeto..Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Define como: Executar o projeto.. Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Em outras palavras. Encerrar o projeto. Dentre outros. Monitorar o projeto. pode incluir: Os processos de gerenciamento de projetos selecionados pela equipe de gerenciamento de projetos. O nível de implementação de cada processo selecionado.

Ferramentas e Técnicas - o Plano de 20 .Processo de Desenvolver Gerenciamento do Projeto .Entradas - o Plano de Processo de Desenvolver Gerenciamento do Projeto .

Ferramentas e Técnicas - o Plano de Metodologia Projeto de Gerenciamento do Define um processo. mudadas e aprovadas. 21 .Processo de Desenvolver Gerenciamento do Projeto .Ferramentas e Técnicas - o Plano de Sistemas de de Informações gerenciamento da de Gerenciamento de Projetos (SIGP) Ferramentas configuração Contempla um subsistema que lida com o controle das mudanças – como as entregas e documentação do projeto são controladas. que auxilia uma equipe de gerenciamento de projetos no desenvolvimento e controle das mudanças do plano de gerenciamento do projeto. Processo de Desenvolver Gerenciamento do Projeto .

Ferramentas e Técnicas - o Plano de Opinião Especializada Apoio técnico ou gerencial em relação a informações que deverão estar contidas no plano de gerenciamento do projeto.Saídas - o Plano de 22 .Processo de Desenvolver Gerenciamento do Projeto . Processo de Desenvolver Gerenciamento do Projeto .

Processos da Gerência de Integração Desenvolver o Termo de Abertura Encerrar o Projeto Controle Integrado de Mudanças Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar Desenvolver o Plano de Gerenciamento 23 . uma vez que este fornece a direção para os processos de execução e controle do projeto. Os esforços despendidos para a elaboração do Plano de Gerenciamento do Projeto são bem gastos.Processo de Desenvolver Gerenciamento do Projeto Importante o Plano de O Plano de Gerenciamento do Projeto é a principal saída dos processos de Planejamento.

Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Processo caracterizado pelas ações para executar o plano de gerenciamento do projeto segundo o trabalho nele definido.Entradas - 24 . Processo de Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto .

Entradas - Ações Corretivas Aprovadas São orientações futuro autorizadas esperado e do documentadas necessárias para que o desempenho projeto fique de acordo com o plano de gerenciamento do projeto.Entradas - Ações Preventivas Aprovadas São orientações que de autorizadas reduzem a riscos e a do documentadas probabilidade negativas projeto. Processo de Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto . conseqüências associadas 25 .Processo de Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto .

custos ou orçamentos. As solicitações de mudança aprovadas também podem modificar políticas.Entradas - Reparo de Defeito Aprovado É a solicitação autorizada e documentada para corrigir um encontrado defeito do produto a inspeção de durante qualidade ou o processo de auditoria.Processo de Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto . 26 . Processo de Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto . procedimentos.Entradas - Solicitação de Mudanças Aprovadas São mudanças autorizadas e documentadas que ampliam ou limitam o escopo do projeto. ou revisar cronogramas. planos de gerenciamento de projetos.

27 . para de a responsabilidades relacionadas. encerramento administrativo do projeto.Entradas - Procedimento Administrativo O de de Encerramento encerramento todas funções execução as e do procedimento administrativo atividades.Processo de Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto .Entradas - Reparo de Defeito Validado Notificação de que os itens reparados foram aceitos ou rejeitados na reinspeção. Processo de Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto . necessárias procedimento documenta interações.

Ferramentas e Técnicas - Processo de Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto .Processo de Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto .Saídas - 28 .

Processos da Gerência de Integração Desenvolver o Termo de Abertura Encerrar o Projeto Controle Integrado de Mudanças Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar Desenvolver o Plano de Gerenciamento Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Processo responsável por monitorar os processos do projeto. 29 .

medição e disseminação das informações sobre o desempenho e a avaliação das medições e tendências para efetuar melhorias no processo.Entradas - e Controlar o 30 . “como anda a saúde do projeto?” Processo de Monitorar Trabalho do Projeto . Em outras palavras.Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Inclui a coleta.

A metodologia de gerenciamento de valor agregado também fornece um meio de prever o desempenho futuro com base no desempenho passado.Ferramentas e Técnicas - e Controlar o Gerenciamento do Valor Agregado A técnica do valor agregado mede o desempenho do projeto conforme ele se move da iniciação do projeto para o encerramento do projeto. 31 .Processo de Monitorar Trabalho do Projeto .Ferramentas e Técnicas - e Controlar o Processo de Monitorar Trabalho do Projeto .

Processo de Monitorar Trabalho do Projeto .Saídas - e Controlar o Processos da Gerência de Integração Desenvolver o Termo de Abertura Encerrar o Projeto Controle Integrado de Mudanças Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar Desenvolver o Plano de Gerenciamento 32 .

Revisão e aprovação da mudança. Controlar as mudanças. inclui os procedimentos para: Capturar uma solicitação de mudança. Controle Integrado de Mudanças Em outras palavras.Controle Integrado de Mudanças Processo responsável pelo gerenciamento contínuo das mudanças desde o início do projeto até o seu encerramento. 33 .

Ferramentas e Técnicas - 34 .Entradas - de Controle Integrado de Processo Mudanças de Controle Integrado de .Processo Mudanças .

Processo Mudanças .Saídas - de Controle Integrado de Processos da Gerência de Integração Desenvolver o Termo de Abertura Encerrar o Projeto Controle Integrado de Mudanças Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar Desenvolver o Plano de Gerenciamento 35 .

Entradas - 36 . Processo de Encerrar o Projeto .Encerrar o Projeto Processo responsável por finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos relacionados ao Gerenciamento do Projeto.

Processo de Encerrar o Projeto .Ferramentas e Técnicas - Processo de Encerrar o Projeto .Saídas - 37 .

Saídas - Procedimentos Administrativo de Encerramento Inclui todas as ações pertinentes ao encerramento administrativo do projeto. Processo de Encerrar o Projeto .Saídas - Procedimentos de Encerramento de Contrato Inclui todas as atividades e interações necessárias ao encerramento formal de todos os contratos associados ao projeto terminado. 38 .Processo de Encerrar o Projeto .

A aceitação inclui o recebimento de uma declaração formal de que os termos do contrato foram atendidos. arquivos do projeto.Processo de Encerrar o Projeto . dentre outros. Serviço ou Resultado Final A aceitação formal e a entrega do produto. informações históricas. 39 . serviço ou resultado final que o projeto foi autorizado a produzir. Documentos da aceitação formal.Saídas - Produto. Processo de Encerrar o Projeto .Saídas - Ativos de Processos Organizacionais (atualizações) O encerramento incluirá o desenvolvimento do índice e localização da documentação do projeto usando o sistema de gerenciamento de configuração.

referência valiosa para projetos futuros. Considerações Finais Gerenciar projetos envolve uma mistura de: Conhecimento Habilidades Ferramentas Criatividade 40 . a dados históricos atualizada com as lições aprendidas.Processo de Encerrar o Projeto Importante Conforme base de o projeto progride. deve e ser principalmente quando há mudanças. juntamente com as razões pela qual isto ocorreu. O abandono de um projeto deve ser documentado.