You are on page 1of 36

Qualidade de Software Aula 02 – Fatores de Qualidade

Prof. Alessandro M. Lima, MSc amlrecife@gmail.com

Objetivo
Apresentar Modelo de qualidade de software (Norma ISO 9126) para avaliar a qualidade de produto de software

Qualidade de Software – Fatores de Qualidade

Prof. Alessandro Lima

2

Bibliografia
Cap 11
3

Koscianski, Andre. Qualidade de Software. São Paulo, Novatec, 2007 Vasconcelos, Alexandre. INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE E À QUALIDADE DE SOFTWARE

Cap 7
3

Qualidade de Software – Fatores de Qualidade

Prof. Alessandro Lima

3

Conteúdo 1a Parte – Qualidade de Software 3 3 3 3 3 Introdução a Qualidade Fatores de Qualidade Métricas de Qualidade CMMI MPS. Alessandro Lima 4 .BR Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof. Alessandro Lima 5 . a padrões de desenvolvimento claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido” (Pressman).Recordando… 3 Qualidade é … “conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados.

Alessandro Lima 6 .Qualidade de Produto de Software Para avaliar a qualidade é necessário um modelo O modelo deve avaliar o produto através de suas características ou fatores de qualidade Essas características devem ser medidas a fim de verificar a qualidade Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

Avaliação avaliadores Documentação de módulos de avaliação Software Product Quality Requirements Evaluation SQuaRE ISO/IEC 25000 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof. Avaliação adquirentes Proc. Avaliação desenvolvedores Proc.Modelos para Qualidade de Produto de Software Normas ISO/IEC 9126 e 14598 Norma 9126-1 9126-2 9126-3 9126-4 14598-1 14598-2 14598-3 14598-4 14598-5 14598-6 Conteúdo Modelo de qualidade de software Métricas externas Métricas internas Métricas para qualidade em uso Guia de Avaliação Planejamento e Gerenciamento das Avaliações Proc. Alessandro Lima 7 .

Alessandro Lima 8 .Divisão da norma SQuaRE Modelo de Qualidade 2501n Requisitos de Qualidade 2503n Gerenciamento de Qualidade 2501n Medições 2501n Avaliações 2504n Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

SQuaRE – Qualidade no Ciclo de Vida Implementação Requisitos Produto Necessidades Requisitos Qualidade em Uso Validação Qualidade em Uso Requisitos Qualidade Externa Requisitos Qualidade Interna Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Qualidade Externa Validação e Verificação Qualidade Interna Verificação Prof. Alessandro Lima 9 .

Alessandro Lima 10 .SQuaRE – Tipos de Qualidade Qualidade em Uso Qualidade Externa Qualidade Interna Qualidade de Software – Fatores de Qualidade • Avaliação sobre o ponto de vista de quem utilizao produto: usuário • Avaliação do produto como uma caixa preta • Testes de verificação • Avaliação do produto de forma estática • Código Prof.

Norma 9126 Qualidade em Uso Fatores/Características Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.SQuaRE . Alessandro Lima 11 .

Norma 9126 Qualidade em Uso Eficácia 3 O quanto que o produto de software permite aos usuários atingir metas especificadas com acurácia e completitude em um contexto de uso especificado Os recursos dispendidos pelo sistema e usuários em relação à eficácia atingida quando o produto de software é utilizado em um contexto de uso especificado. Prof.SQuaRE . Alessandro Lima Produtividade 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade 12 .

Norma 9126 Qualidade em Uso Segurança 3 O quanto que o produto de software limita o risco de danos (para pessoas) ou avarias em um nível aceitável em um contexto de uso especificado O quanto que o produto de software satisfaz os usuários em um contexto de uso especificado. Satisfação 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.SQuaRE . Alessandro Lima 13 .

SQuaRE . Alessandro Lima 14 .Podem ser medidas através de métricas Necessita de Atributos para serem medidos Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.Norma 9126 Qualidade Interna e Externa Fatores/Características Influencia Subcaracterísticas .

Alessandro Lima 15 .Enquete 3 Por que a norma não define os atributos? Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

Alessandro Lima 16 .Funcionalidade Capacidade do produto de software de prover funções que atendam necessidades explícitas e implícitas quando o software estiver sendo utilizado sob condições especificadas Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

Funcionalidade Subcaracterísticas Adequação 3 A capacidade do produto de software de prover um conjunto apropriado de funções para tarefas e objetivos do usuário especificados. Acurácia 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof. Alessandro Lima 17 . A capacidade do produto de software de prover resultados ou efeitos corretos ou acordados.

Conformidade 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.Funcionalidade Subcaracterísticas Interoperabilidade 3 A capacidade do produto de software de interagir com um ou mais sistemas especificados. convenções ou regulamentações em leis e prescrições similares. Alessandro Lima 18 . A capacidade do produto de software em estar de acordo com normas.

Alessandro Lima 19 .Funcionalidade Subcaracterísticas Segurança de acesso 3 A capacidade do produto de software para proteger informações e dados de forma que pessoas ou sistemas não autorizados não possam lê-los nem modificá-los e pessoas ou sistemas autorizados não façam acessos danosos a eles. Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

Alessandro Lima 20 .Confiabilidade A capacidade do produto de software de manter um nível de desempenho especificado quando usado em condições especificadas Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

Confiabilidade Subcaracterísticas Maturidade 3 A capacidade do produto de software de evitar falhas decorrentes de defeitos no software A capacidade do produto de software de manter um nível de desempenho especificado em casos de defeitos no software ou de violação de sua interface especificada Tolerância a Falhas 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof. Alessandro Lima 21 .

Alessandro Lima 22 .Confiabilidade Subcaracterísticas Recuperabilidade 3 A capacidade do produto de software de restabelecer seu nível de desempenho e recuperar os dados diretamente afetados no caso de uma falha. convenções ou regulamentações relativos a confiabilidade. A capacidade do produto de software de estar de acordo com normas. Conformidade 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

Usabilidade A capacidade do produto de software de ser compreendido. aprendido. Alessandro Lima 23 . usado e apreciado pelo usuário. quando usado sob condições especificadas Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

Alessandro Lima 24 . Apreensibilidade 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof. A capacidade do produto de software de permitir ao usuário aprender sua aplicação.Usabilidade Subcaracterísticas Integibilidade 3 A capacidade do produto de software de permitir ao usuário reconhecer se o software se aplica a suas necessidades e como ele pode ser usado para determinadas tarefas e condições de uso.

A capacidade do produto de software de estar de acordo com normas.Usabilidade Subcaracterísticas Operacionalidade 3 A capacidade do produto de software de permitir o usuário operá-lo e controlá-lo A capacidade do produto de software de ser apreciado pelo usuário. Alessandro Lima Atratividade 3 Conformidade 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade 25 . guias de estilo ou regulamentações relativas a usabilidade.convenções. Prof.

sob condições especificadas Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.Eficiência A capacidade do produto de software de fornecer desempenho apropriado. relativo à quantidade de recursos usados. Alessandro Lima 26 .

Alessandro Lima 27 . sob condições estabelecidas A capacidade do produto de software de usar quantidade e tipos de recursos apropriados sob condições estabelecidas Estar de acordo com normas relativas a eficiência Utilização dos recursos 3 Conformidade 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.Eficiência Subcaracterísticas Comportamento em relação ao tempo 3 A capacidade de fornecer tempo de resposta e tempo de processamento apropriados quando executando suas funções.

Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof. As modificações podem incluir correções.Manutenabilidade A capacidade do produto de software de ser modificado. Alessandro Lima 28 . melhorias ou adaptações do software devido a mudanças no ambiente ou nos seus requisitos.

Alessandro Lima 29 .Manutenabilidade Subcaracterísticas Analisabilidade 3 A capacidade do produto de software de permitir o diagnóstico de deficiências ou causas de falhas no software ou a identificação de partes a serem modificadas A capacidade do produto de software de permitir que a modificação especificada seja implementada Modificabilidade 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.

A capacidade do produto de software de permitir o software modificado ser validado.Manutenabilidade Subcaracterísticas Estabilidade 3 A capacidade do produto de software de minimizar efeitos inesperados de modificações de software. A capacidade do produto de software de estar de acordo com normas ou convenções relativas à manutenabilidade Prof. Alessandro Lima Testabilidade 3 Conformidade 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade 30 .

Alessandro Lima 31 . Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.Portabilidade A capacidade do produto de software de ser transferido de um ambiente (Hardware. Software ou organizacional) para outro.

Portabilidade Subcaracterísticas Adaptabilidade 3 A capacidade do produto de software de ser adaptado para diferentes ambientes especificados sem necessidade de aplicação de outras ações ou meios além daqueles fornecidos para essa finalidade pelo software considerado A capacidade do produto de software para ser instalado em um ambiente especificado Capacidade de Instalação 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof. Alessandro Lima 32 .

Prof. A capacidade do produto de software para ser usado em substituição de outro produto de software especificado para o mesmo propósito no mesmo ambiente.Portabilidade Subcaracterísticas Coexistência 3 A capacidade do produto de software para coexistir com outros softwares independentes em um ambiente comum compartilhando recursos comuns. Alessandro Lima Capacidade para substituir 3 Qualidade de Software – Fatores de Qualidade 33 .

Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.Portabilidade Subcaracterísticas Conformidade 3 A capacidade do produto de software para aderir a normas ou convenções relativas à portabilidade. Alessandro Lima 34 .

Robustez e Integridade São percebidos apenas pelas pessoas que desenvolvem software. Ex: Usabilidade. Portabilidade. Eficiência. Ex: Modularidade. Alessandro Lima 35 . Legibilidade e Reusabilidade Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.Fatores de Qualidade Externos Internos São percebidos tanto pelas pessoas que desenvolvem software quanto pelos usuários. Corretitude.

Alessandro Lima 36 . Qualidade de Software – Fatores de Qualidade Prof.Exercício 3 Com base no modelo apresentado do SQuaRE identifique o modelo de qualidade para o problema do celular passado na aula anterior.