You are on page 1of 3

Universidade Salgado de Oliveira Administração Planejamento Estratégico Gláucia Renata de Sousa

1) Por que o planejamento não pode ser confundido com previsão, projeção, predição ou resolução de problemas? Não pode ser confundido porque: Previsão corresponde ao esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma séria de probabilidades; Projeção corresponde à situação em que o futuro tende a ser igual ao passado, em sua estrutura básica; Predição corresponde à situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre seu processo e desenvolvimento; Resolução de problemas corresponde as aspectos imediatos que procuram tão-somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes. E o planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado e que a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência.

2) Quais são os princípios do planejamento estratégico. Cite e explique cada um deles. Os princípios são: Princípio da contribuição aos objetivos – o planejamento deve sempre visar aos objetivos máximos da empresa, devem-se hierarquizar os objetivos estabelecidos e procurar alcança-los em sua totalidade tendo em vista a interligação entre eles. Princípio da precedência do planejamento – correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras(organização, direção e controle). O planejamento “do que e como vai ser feito” aparece na ponta do processo.

Princípio da maior eficiência. visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. . Planejamento operacional: É a formalização do planejamento estratégico. 3) Quais são os tipos de planejamento estratégico(níveis)? Cite e explique cada um deles. levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Planejamento tático (nível tático) – Planejamento operacional (nível operacional) - Planejamento tático: O principal objetivo deste planejamento é otimizar determinada área de resultado e não toda empresa. Os tipos de planejamento estratégico são: Planejamento estratégico (nível estratégico) – é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa. eficácia e efetividade – o planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências. O Planejamento tático se desenvolve em níveis organizacionais inferiores. tendo como função principal a utilização dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos pré-fixados.Princípio da maior penetração e abrangência – o planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa em pessoas. estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico. das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. feito através de documentos escritos. que por sua vez são partes homogêneas do planejamento tático. é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução. tecnologia e sistemas. sendo que atua com decomposições dos objetivos.

5) Quais são os três níveis da hierarquia de sistemas? Cite e explique cada um deles. . Os níveis são: Sistema – é o se está estudando ou considerando. e o sistema é um subsistema dele. Subsistema – são as partes do sistema.4) Quais são os três níveis da hierarquia de sistemas Cite e explique cada um deles. Supersistema ou ecossistema – é o todo.