You are on page 1of 2

Ergonomia

LER / DORT

O que a Ergonomia?
A ERGONOMIA um conjunto de cincias e tecnologias que buscam a adaptao entre o ser humano e o seu trabalho, procurando o ajustamento entre pessoas, coisas que fazem, objetos que usam e o seu meio ambiente de trabalho. Sua ao de carter multidisciplin multidisciplinar e seu objetivo bsico adaptar as condies de trabalho s caractersticas do ser humano, ou seja, projetar trabalhos, locais de trabalho, mquinas e ferramentas adaptados s pessoas.

Problemas Associados Falta de Ergonomia


LER/DORT
A adoo de posturas corporais menos corretas corretas, , de uma forma continuada, durante a utilizao de computadores e os seus aplicativos, podem originar, um conjunto de patologias conhecido 1 2 por L.E.R. . Alguns estudiosos preferem cham cham-la de DORT . Seja qu qual for o seu nome, causada por esforo intenso e repetitivo normalmente acentuado pela pe a m m postura, stress ou excesso de trabalho. So presses que atacam as pessoas fsica e psicologicamente. Os sintomas, ou dores, so norm ormalmente sentidos nos membros super periores: mos, punhos, braos, antebrao, ombros e coluna cervical, mas tambm podem chegar aos membros inferiores como joelhos e todo o corpo. Faa exerccios para fortalecer r os msculos que sero mais exigidos os. Alm de facilitar o desempenho da atividade, voc estar prevenindo o desgaste prematuro da regio.

Ergonomia Co nceito on
A palavra ERGONOMIA deriva do grego Ergo Trabalho + Nomos Regras, isto , a Ergonomia a cincia que estuda as regras/posturas a adotar no local do trabalho, para que exista uma maior produtividade do trabalhador na realizao das suas tarefas, e com menor esforo fsico por parte do mesmo. A Ergonomia estuda assim as regras que devem ser adotadas no local de trabalho de forma a minimizar os impactos prejudiciais de posturas menos corretas.

Dores nas costas


A coluna tem a capacidade de armazenar traumas ao longo do tempo, sem apresentar nenhum sintoma. O facto de no se apoiar as costas no encosto da cadeira, pode originar dores lombares, que resulta da posio incorreta da coluna vertebral, podendo causar leses na estrutura e da coluna.

r re ea as sd da aE Er rg go on no om miia a::

O Ob bjje ettiiv vo os sd da aE Er rg go on no om miia a

Leses musculares
As leses musculares so um dos problemas que decorrem da falta de ergonomia na utilizao dos computadores no local de trabalho. Algumas leses musculares que podem decorrer do uso inadequado do computador so: as tendinites (inflamaes nos tendes), cibras (contrao involuntria e dolorosa do msculo), ou contraturas musculardes (bloqueio constante das fibras musculares numa zona especfica).

TIC's Cincia Hospitalar Militar Escolar Industrial Desporto Transportes

Conforto Sade (Objectivos prevenir problemas fsicos nas articulaes Msculos, nervos, tendes, ossos e problemas audio, viso) Segurana Eficincia do trabalho Em geral, , melhorar as condies de vida

Fadiga
O facto de se adotar posturas inadequadas na utilizao do computador pode originar fadiga/cansao, podendo tamb tambm manifestar-se com dores de cabea.

Ergonomia aplicada informtica


Existem posturas que devemos evitar na realiza realizao das nossas tarefas, por forma a aumentar a nossa produtividade e diminuir os efeitos prejudiciais de posturas menos adequadas. Quando passamos muito tempo em frente a um computador sem garantir uma postura correta, mais tarde ou mais cedo tanto a produtividade do individuo como a sua sade sero afetadas. Ver pag. XX
1 2

Problemas de viso
O facto de se passar vrias horas em frente ao computador adotando uma postura inadequada, como por exemplo, ter o monitor demasiadamente perto do campo de viso, bem como a falta de iluminao do local de trabalho, pode originar danos viso.

Leso por Esforo Repetitivo Doenas Osteomusculares es Relacionadas ao Trabalho

Dicas Ergonmicas

Relaxamento

Dicas Ergonmic cas aplicadas ao uso do computador

Exerccios de Alongamento e Relaxamento


Como pudemos observar, existem algumas atividades que exigem movimentos repetitivos, fora excessiva, posturas estticas ou inadequadas, que podem originar problemas de sade. Poder realizar alguns exerccios prticos para minimizar os impactos de um trabalho repetitivo

7
Use uma cadeira que tenha suporte para as costas. Mantenha seus ps apoiados no cho ou em um suporte apropriado. Esta ao ajuda a reduzir a presso sobre as costas. Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoo ao trabalhar. Fique sempre de frente para o monitor. Tente deixar seus ombros relaxados e os cotovelos junto ao corpo. Se e necessrio, apoie seus cotovelos em pequenas almofadas para evitar deix deixlos em uma superfcie dura. O antebrao deve ficar alinhado em ngulo de 100 a 110 graus com o teclado. Ou seja, o teclado precisar estar com a parte de trs inclinada para que voc no levante os braos para digitar. Use apoio para os pulsos e ma mantenha-os em posio neutra ou reta ao digitar. Levante-se de 30 em 30 minutos para dar uma volta, beber gua e efetuar alguns exerccios de alongamento.

1. Pescoo Inclinar a cabea para o lado, puxando-o com uma das mos. Manter o outro
brao esticado e com a mo estendida.

2. Ombro Puxar com uma das mos o cotovelo at sentir alongar a regio lombar do
ombro.

3. Punhos1 Manter um dos braos estendidos. Dobrar o punho para baixo com o auxlio da
outra mo. Repetir o mesmo com o outro punho.

4. Punho 2. Flexionar o polegar, segur-lo com os dedos, e realizar o movimento de desvio


para baixo.

5. Rotao dos punhos Com os braos retos e para os lados, girar lentamente as mos
em crculo.

6. Relaxar os msculos do pescoo Inclinar a cabea para a esquerda, para a direita,


para a frente e para trs, mantendo cada uma das posies por alguns segundos.

7. Relaxar os ombros Com os braos soltos e com as mos apontadas para baixo,
executar um movimento giratrio dos ombros para a frente e para trs.

8. Flexo das pontas dos dedos Com a mo direita estendida, dedos juntos e palma da
mo voltada para baixo, pressionar os dedos contra a palma da mo esquerda.

You might also like