You are on page 1of 12

Tecido Conjuntivo: Os tecidos conjuntivos so os responsveis pelo estabelecimento e manuteno da forma do corpo.

Os componentes do tecido conjuntivo podem ser divididos em trs classes: clulas fibras e substncia fundamental. O seu principal constituinte a matriz extracelular. Os tecidos conjuntivos originassem do mesnquima que um tecido embrionrio formado por clulas alongadas (clulas mesenquimais) que se origina do folheto embrionrio da mesoderme. Clulas do Tecido Conjuntivo: 1- Fibroblastos: (Clulas mais comuns do Tecido Conjuntivo) Sintetizam as fibras de colagnio e elastina, alm das protenas muti adesivas que faro parte da matriz extracelular. Estas clulas esto tambm envolvidas na produo de factores de crescimento. So capazes de modular a sua capacidade metablica a qual se vai refletir na sua morfologia. Fibroblastos: Intensa actividade de sntese; Citoplasma abundante com muitos prolongamentos. Rico em RER e o aparelho de Golgi muito desenvolvido; Ncleo ovide, grande. Fibrcitos: So menores do que os fibroblastos; Tem aspecto fusiforme; Poucos prolongamentos citoplasmticos; Ncleo menor, mais escuro e mais alongado. 2- Macrfagos: Derivam dos moncitos. Caracterizam-se pela sua capacidade de fagocitose. Possuem um ncleo oval em forma de rim localizado excentricamente e apresentam uma superfcie irregular que caracterizam a sua grande actividade de fagocitose e pinocitose. Os macrfagos esto distribudos na maioria dos rgos e constituem o SISTEMA FAGOCITRIO MONONUCLEAR.

3-Mastcitos: so clulas altamente nutritivas, grandes, globulosas, com o citoplasma repleto de grnulos e com ncleo esfrico central. Encontram-se na pele e os seus grnulos contm heparina.

4-Plasmcitos: so clulas grandes e ovides que possuem um citoplasma basfilo que reflecte a sua riqueza em RER. Derivam dos linfcitos B e produz o anticorpo necessrio para a resposta do organismo frente penetrao de molculas estranhas ( antgenos). 5- Leuccitos: So incolores, de forma esfrica quando em suspenso no sangue, e participam nas defesas celulares e imunocelulares do organismo. Os leuccitos deixam os capilares e vnulas por diapedese. So classificados em granulcitos e agranulcitos: o Granulcitos:

Neutrfilos: Ncleos formados por dois a cinco lbulos ligados entre si por finas pontes de cromatina. Eosinfilos: Tem aproximadamente o mesmo tamanho dos neutrfilos. Ncleo bilobulado. Granulaes maiores do que as dos neutrfilos. Basfilos: Tem ncleo volumoso, com forma retorcida e irregular, geralmente com aspecto de letra S. O citoplasma carregado por grnulos maiores que os dos outros granulcitos, os quais muitas vezes obscurecem o ncleo. o Agranulcitos:

Linfcitos: Possuem um ncleo regular e que ocupa quase todo o volume da clula. Ativamente mveis, circulam sempre atravs do sangue, pelos linfonodos, bao e tecido conjuntivo. Sua funo garantir imunidade aos organismos. Os linfcitos so classificados em T e B. Os linfcitos T possuem um ciclo de vida maior, podendo chegar a anos, formando-se na medula ssea e migrando posteriormente at o timo. Os linfcitos B vivem menos, algumas semanas, e tambm so formados na medula ssea e, quando estimulados, migram para o tecido conjuntivo, convertendo-se em plasmcitos, produtores de anticorpos. Os linfcitos so responsveis pelas respostas de base celulares, relacionadas rejeio de enxertos. Alguns linfcitos, em contato com um antgeno, passam a fazer parte das clulas de memria imunolgica.

Moncitos: grandes com ncleo na forma de rim ou ferradura. Ativamente mveis, os moncitos saem da circulao sanguinea para chegar ao tecido conjuntivo, tornandose macrfagos.

Fibras do Tecido conjuntivo:

Sistema Digestivo: O sistema digestivo consiste no trato digestivo cavidade oral, esfago, esmago , intestinos delgado e grosso, recto e nus e suas glandulas associadas.

Estrutura Geral do Trato Digestivo: todos os componentes do trato digestivo apresenram certas caracteristicas estruturais em comum. Trata-se de um tubo oco composto por um lmen cujo diametro varivel , circundado por uma parede formada por quatro camadas distintas:

a) A camada mucosa, formada por: i)Epitlio estratificado pavimentoso no queratinizado; ii) Lmina prpria formada por: Tecido conjuntivo Laxo; iii) Muscular da mucosa formada por fibras musculares lisas; Presente desde o 1/3 superior do esfago at ao reto terminal (inclusive); ausente na cavidade oral, orofaringe e canal anal

b) A camada submucosa, formada por: tecido conjuntivo denso no modelado, que pode conter glndulas e tecido linfoide e um plexo de Meissner um plexo nervoso submucoso. c) A camada muscular externa, formada normalmente por duas camadas de musculo estriado. Observam-se tambem algumas fibras lisas. Entre as camadas observa-se o plexo nervoso mioentrico ou plexo nervo de Auerbach. d) A camada adventicia: tecido conjuntivo laxo com clulas adiposas e vasos sanguneos, revestida por um epitelio pavimentoso simples ( mestelio). A cavidade oral: 1) Lngua: massa de musculo estriado esqueltico revestida por uma menbrana mucosa cuja estrutura varia de acordo com a regio. As fibras musculares entrecruzam-se em trs palnos; esto agrupadas em feixes; geralmente separados por tecido conjuntivo. A membrana mucosa est fortemente aderida musculatura porque o tecido conjuntivo da lmina prrpria penetra nos espaos entre feixes musculares. A superficie ventral (inferior) da lingua lisa, enquanto que a superfcie dorsal irregular, recoberta anteriormente por papilas linguais (2/3 anteriores da lngua); Papilas so elevaes do epitlio roal e lmina prrpia que assumem diversas formas e funes. So de quatro tipos: Papilas filiformes: formato conico alongado, numerosas e esto presentes sobre toda a superficie dorsal da lingua. O seu epitelio de revestimento que no possui botoes gustativos, corneificado.

Papilas fungiformes: assemelham-se a cogumelos. Possuem poucos botes gustativos na sua superficie superior, esto irregularmente distribudas entre papilas filiformes. *Botes gustativos: estruturas especializadas que contm celulas gustativas, detetoras de substancias capazes de elicitar o sabor. Papilas foliadas: consistem em duas ou mais rugas paralelas separadas por sulcos na superfice dorsolateral da lngua, contendo muitos botes gustativos. Papilas circunvaladas situadas imediatamente adiante do V lingual: so 7-12 estruturas circulares grandes, cujas superficies achatadas se estendem a cima das outras papilas. Esto distribuidas na regio do V lingual, na parte posterior da lingua. Numerosas glndulas serosas (glndulas de Ebner) secretam o contedo no interior de uma profunda depresso que circunda cada papila. Este arranjo similar a um fosso permite um fluxo contnuo de liqudo sobre um grande nmero de botes gustativos, para que eles possam receber e processar novos estmulos. Existem pelo menos quatro qualidades na percepo humana de sabor: salgado, azedo, doce e amargo. Todas podem ser elicitadas em todas as regies da lingua que possuem botes gustativos. Estes botes so estruturas em forma de cebola que repousam sobre uma lmina basal e , em sua poro apical as clulas gustativas possuem microvilosidades que se projetam por uma abertura denominada poro gustativo. Dentes e Estruturas Associadas: Cada dente possui uma poro que se projeta a cima da gengiva a coroa e uma ou mais razes abaixo da gengiva que unem os dentes aos alojamentos sseos denominados alvolos, um para cada dente. A coroa recoberta por um tecido mineralizado extremamente duro o esmalte e as razes por outro teicdo mineralizado, o cemento. Localizadada mais internamene, imediatamente a baixxo do esmalte e do cemento, a dentina outro tecido mineralizado que compe a maior parte do dente, Ela circunda o espao denominado por cavidade pulpar, preenchido com tecido conjuntivo laxo muito vascularizado e enervado denominado polpa dental. O ligamento periodontal um tecido conjuntivo com feixes grossos de fibras colagenas inseridas no cemento e no osso alveolar, fixando o dente firmemente no alvolo. Dentina: Tecido mineralizado mais duro que o osso; composta principalemente por fibrilas de colageno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoprotenas, fosfolipidicos e sais de clcio; A matriz orgnica da dentina secretada pelos adontoblastos, clulas localizadas na perifieria da polpa junto dentina;

Esmalte: Predominncia de sais de clcio (cristais de hidroxiapatite)

Componente mais duro do corpo humano; Origem na ectoderme, produzida pelos ameloblastos. Polpa Dental:

Conciste em tecido conjuntivo laxo. Principais componentes so odontoblastos, fibroblastos, fibrilas finas de cogeno tipo e uma substncia amorda que contm diversos glicosaminoglicanos. um tecido altamente vascularizado e enervado. Fibras pulpares so sensiveis dor, nica modalidade sensorial reconhecida pelo dente. Periodonto: Compreende as estruturas responsveis por manter o dente nos ossos maxilar e mandibular. Ele consiste em cemento, ligamento periodontal, osso alveolar e gengiva. i) Cemento: recobre a dentina radicular e assemelha-se em composio ao tecido ssseo, embora vasos sanguneos e sistemas haversianos estejam ausentes. mais espesso na regio apical da raz onde podem ser encontrados cementcitos, (parecidos com ostecitos) encerrados igualmente em lacunas, no entanto quase no se comunicam entre si atravs de canalculos e sua nutrio provm principalmente do ligamento periodontal. Ligamento periodontal: composto por um tipo especial de tecido conjuntivo, cujas fibras de Sharpey penetram no cemento do dente e nas paredes sseas do alvolo perimitindo movimentos limitados ao dente.

j)

k) Osso alveolar: trata-se de um tipo de osso imaturo no qual as fibras colgenas esto arranjadas no padro lamelar tpico do osso adulto. Muitas das fibras colgenas do ligamento periodontal esto arranjadas em feixes que penetram o cemento e neste osso, formando uma espcie de ponte conectora entre estas duas estrututas. l) Gengiva: epitlio pavimentoso estratificado e lmina prrpia contendo numerosas papilas conjuntivas. Entre o esmante e o epiteciolo localizado acima do epitlio juncional est o sulco gengival, com profundidade at 3mm. Esfago: e) A camada mucosa, formada por: i)Epitlio estratificado pavimentoso no queratinizado;

ii) Lmina prpria formada por: Tecido conjuntivo Laxo; contm Glndulas crdicas-esofgicas: tubulosas, mucosas puras, compostas, ramificadas na base; iii) Muscular da mucosa formada por fibras musculares lisas; f) A camada submucosa, formada por: tecido conjuntivo denso no modelado, contm glndulas esofgicas (tubuloacinosas, mucosas e serosas, compostas, ramificadas) localizadas na submucosa, mais concentradas na metade superior do esfago.

g) A camada muscular externa: 1/3 superior: tecido muscular estriado esqueltico; 1/3 Mdio: tecido muscular estriado esqueltico + tecido muscular liso; 1/3 inferior: tecido muscular liso;

h) A camada adventicia: tecido conjuntivo laxo com clulas adiposas e vasos sanguneos, revestida por um epitelio pavimentoso simples ( mestelio). Estmago: podemos identificar quatro regies; crdia, fundo, corpo, piloro. Fundo e corpo possuem estrutura microscopica idntica; i) A camada mucosa, formada por: i)Epitlio que sobre invaginaes na susa superficie: criptas gstricas (revestidas por epitlio cilindrico simples produtor de muco)

ii) Lmina prpria formada por: Tecido conjuntivo Laxo; Nas regiescontm: Crdia: Glndulas crdicas (tubulosas) produo de muco; clulas mucosas (secreo de muco e de lisozima); Fundo e corpo: Glndulas fndicas (tubulosas, ramificadas na base) vrias regies (istmo, colo, base); clulas mucosas do istmo; clulas mucosas do colo; stem cells (regio do colo); clulas parietais (abundncia no colo; acentuada acidofilia; transporte ativo de ies H+ e Cl-); clulas principais ou zimognicas (abundncia na base da glndula); clulas enteroendcrinas Piloro: Possu as glndulas pilricas (tubulosas ramificadas) clulas de tipo mucoso (produo de muco e lisozima); .iii) Muscular da mucosa formada por fibras musculares lisas; j) A camada submucosa, formada por: tecido conjuntivo denso, bem vascularizada. Plexo nervoso de Meissner visivel. No possu glandulas.

k) A camada muscular externa: fibras musculares lisas orientadas em trs direces principais:

Subcamada longitudinal (subserosa) Subcamada circular (zona mdia) muito mais espea; formao do esfncter pilrico Subcamada oblqua (interna).

L) Camada serosa delgada a revestir o estmago. Tecido conjuntivo laxo.

Intestino Delgado: a) Mucosa apresenta vrias estruturas que aumentam a sua superfcie, aumentando assim a rea disponvel para a absoro de nutrientes- epitlio simples colunar. Tipos celulares: Entercitos (clulas absortivas): microvilosidades apicais (prato estriado); glicoclice; funes de digesto e absoro. Clulas caliciformes: produtoras de muco; aumento progressivo do n no sentido duodeno-vlvula ileocecal. Clulas enteroendcrinas (clulas granulosas basais): predominncia no duodeno e no jejuno. Clulas de Paneth: forma de pirmide; exuberncia de RER infranuclear; presena caracterstica de inmeras granulaes acidfilas no plo apical Glndulas intestinais (criptas intestinais, criptas de Lieberkhn, glndulas de Lieberkhn) entercitos maduros e imaturos, clulas caliciformes, clulas enteroendcrinas e clulas de Paneth

Lmina prpria: tecido conjuntivo laxo; estroma de fibras reticulares; rede de fibras elsticas; fibroblastos; presena de folculos linfticos e presena de clulas M Muscular da mucosa: Vilosidades intestinais (evaginaes da mucosa) presena exclusiva no intestino delgado; forma folicea (duodeno), digitiforme (jejuno), clava (leo)

b) Submucosa (tecido conjuntivo laxo) Glndulas de Brunner: tubulosas simples muito ramificadas.

Placas de Peyer: (Contidas na lmina prpria e na submucosa) aglomerao de folculos linfticos, caractersticas do leo; articulao funcional entre placas de Peyer e clulas M. A maioria localiza-se no leo. c) Camada muscular subcamada externa (longitudinal); subcamada interna (circular) Intestino Grosso: Segmentos constituintes: ceco, clon ascendente, descendente, clon sigmide, reto, canal anal e nus a) Clon: Membrana mucosa (ausncia de vilosidades) Epitlio de revestimento: entercitos com prato estriado Clulas caliciformes Lmina prpria: Glndulas de Lieberkhn, tubulosas. Clulas de Paneth: em geral ausentes no clon normal, mas em grande nmero sob certas condies patolgicas clon transverso, clon

Muscular da mucosa: Fibras muscularem lisas. b) Submucosa c) Camada muscular externa Subcamada externa (longitudinal), com 3 espessamentos descontnuos: tnias do clon Subcamada interna (circular) d) Serosa

GLNDULAS SALIVARES: glndulas excrinas que produzem salica, fluido que possui funes digestivas, lubrificantes e protectoras. Pequenas glndulas salivares: glndulas labiais, glndulas linguais, glndulas palatinas, glndulas jugais, glndulas incisivas, glndulas de Weber glndulas intramurais. So responsveis por apenas 10% da saliva libertada mas tambm 70% do muco que secretado. Grandes glndulas salivares: partidas, submandibulares, sublinguais glndulas extramurais, tal como o pncreas e o fgado Uma capsula de tecido conjuntivo rico em colagnio circunda e reveste estas glndulas. O parnquima destas glndulas consiste em terminaes secretoras (adenmeros) e num sistema de ductos ramificados que se arranjam em lbulos, separados entre si por septos de tecido conjuntivo que se originam da cpsula.

As terminaes possuem dois tipos de clulas secretoras: Clulas serosas: Exibem formas piramidais; Um pice com microvilosidades pequenas irregulares, voltados para o lmen; As clulas secretoras adjacentes esto unidas entre si por complexos juncionais e formam uma massa esfrica denominada cino. Clulas mucosas: Formato cubide; Exibem o conceito de clulas produtoras de muco contendo glicoprotenas importantes para as funes lubrificantes da saliva; Organizam-se frequentemente formando tbulos, que consistem em arranjos cilndricos de clulas secretoras circundando um lmen.

Para alm disso possuem ainda outro tipo de clulas no secretoras: Clulas mioepiteliais (entre a membrana basal e a base das clulas); a sua contraco estimula a exocitose das granulaes das clulas secretrias e, subsequentemente, a expulso das secrees acumuladas no lmen acinoso. Localizam se nos ductos intercalares.

Canais intercalares (ou canais intercalados) constitudos por epitlio simples cbico Canais intralobulares: formados inicialmente por epitlio estratificado cubico, mas as pores mais distantes so revestidas por epitlio cilndrico estratificado. Canais estriados tipo celular caracterstico de clula que transporta ativamente ies; constitudos por epitlio simples colunar Canais extralobulares, canais interlobulares, canais excretores ou canais coletores em geral constitudos por epitlio estratificado colunar (nos menores) e epitlio estratificado pavimentoso no-queratinizado (nos maiores) Glndula partida e canal de Stenon Localizao subcutnea da glndula; abertura do canal de Stenon no vestbulo bucal, a nvel do 2 molar superior. Tipo: acinosa pura composta

Glndula submandibular Canal de Wharton com cerca de 5 cm de comprimento, cada canal abre na poro inferior do frenum linguae. Tipo: tubuloacinosa composta; mista, com predominncia serosa; existncias de cinos serosos puros

Glndula sublingual e canais excretores Cada glndula emite o seu prprio canal constituindo um canal maior, canal de Bartholin, que se abre no vrtice da carncula lingual. Tipo: tubuloacinosa composta; mista, com predominncia mucosa; inexistncia de cinos serosos puros todos os cinos mista.

Estrutura geral das pequenas glndulas salivares: Predomnio de clulas mucosas; existncia em alguns cinos, de clulas seromucosas em posio de crescente. Das pequenas glndulas salivares, apenas as glndulas de von Ebner (base da lngua) so serosas puras. PNCREAS EXCRINO O pncreas uma glndula ecrina e endcrina, que produz enzimas digestivas e hormonas; As hormonas so sintetizadas e armazenadas por clulas da poro excrina, arranjadas em cinos. As hormonas so sintetizadas em agrupamentos de clulas epiteliais endcrinas (ilhotas de Langerhans). A poro excrina uma glndula acinosa pura composta (Similar glndula partida): Caractersticas histolgicas do pncreas que impedem a possvel confuso com a glndula partida: Presena de ilhus de Langerhans (poro endcrina do pncreas) e ausncia de ductos estriados e clulas miopiteliais. Presena de clulas centroacinosas (pores intra-acinosas dos canais intercalados; o canal intercalado no comea na superfcie do cino) Os intercalados Clulas acinosas (serosas) ou pancrecitos clulas cuja ultra-estrutura indica que segregam quantidades elevadas de protenas. Exuberncia e elevada organizao de RER; grnulos de zimognio; exocitose Sistema canalicular Canais formados pelas clulas acinosas Canais formados pelas clulas centroacinosas Canais intercalados e sua convergncia para constituir canais intralobulares de maior envergadura Convergncia os canais intralobulares para constituir canais interlobulares Canal de Wirsung (ou canal pancretico principal) e canal de Santorini (ou canal pancretico acessrio); presena de clulas caliciformes no epitlio que reveste o canal de Wirsung

FGADO Localiza-se na cavidade abdominal, no hipocndrio direito, imediatamente abaixo do diafragma; subdiviso em quatro lobos

Unidades microanatmicas Lbulo heptico clssico: forma de prisma polidrico (forma hexagonal muito grosseira em corte transversal), com espaos porta a nvel dos ngulos, veia centrolobular em posio central, para onde convergem as placas celulares de hepatcitos. Sentido de circulao dos fluidos: fluxo sanguneo (centrpeto), fluxo biliar (centrfugo) Lbulo portal: forma triangular grosseira em corte transversal, com centro ocupado por um espao porta e com vrtices correspondendo a veias centrolobulares cino heptico: unidade funcional mais pequena do fgado massa pequena e irregular de tecido parenquimatoso, no-capsulado, disposto entre duas veias centrolobulares, forma elptica em corte transversal, com eixo morfolgico constitudo por ramos vasculares terminais da trade portal, situados ao longo do limite entre dois lbulos adjacentes. Sentido de circulao dos fluidos: fluxo sanguneo (centrfugo), fluxo biliar (centrpeto) Sinusides capilares coletores finais das circulaes venosa aferente e arterial Trajeto tortuoso. Lmina basal descontnua (mamferos). Revestimento descontnuo. Presena de numerosos poros nas clulas endoteliais, sem diafragma. Clulas de Kupffer (macrfagos hepticos residentes) maior populao de macrfagos no corpo dos mamferos Espao de Disse (ou espao perissinusoidal). Presena de microvilosidades dos hepatcitos e de fibras reticulares. Presena de clulas (clulas estreladas hepticas ou clulas de Ito com mltiplas gotculas lipdicas no citoplasma e reservas de vitamina A; Pit cells grandes linfcitos granulares com atividade de natural killer cells) Hepatcitos (clulas hepticas, clulas parenquimatosas do fgado ou clulas epiteliais glandulares do fgado) cerca de 80% da populao celular heptica, no Homem Ncleo central e arredondado (com um ou dois nuclolos. Presena de clulas binucleadas. Desenvolvimento notvel do RER e do REL. Abundncia de ribossomas livres e de polirribossomas. Complexo de Golgi desenvolvido. Numerosas mitocndrias, lisossomas e peroxissomas. Incluses de lipofucsina. Presena de glicognio Estroma heptico quantidade exgua de tecido conjuntivo; cpsula de Glisson (tecido conjuntivo denso) Posio estratgica do fgado relativamente circulao venosa aferente, rica em nutrientes e toxinas oriundos da absoro intestinal Fgado como rgo anfcrino (anficrinia celular): atividades de tipo excrino e endcrino O fgado como rgo de armazenamento: sangue, nutrientes (triacilgliceris, glicognio, vitaminas)

Funes bioqumicas - metabolismo dos glcidos (sntese de glicognio, glicogenlise, gliconeognese); metabolismo dos lpidos ; metabolismo das protenas Funes excrinas do hepatcito produo de blis Fgado como rgo hemocitopoitico, durante a vida embrionria Grande capacidade de regenerao heptica VESCULA BILIAR Pores constituintes: fundo, corpo e colo Constituio histolgica Mucosa (com dobras): Epitlio simples colunar; Lmina prpria de tecido conjuntivo laxo com fibras elsticas e reticulares e presena de glndulas de tipo mucoso tubuloacinoso simples; divertculos biliares (seios ou criptas de Rokitansky-Aschoff) Camada muscular lisa com fibras longitudinais, transversais e oblquas em associao com fibras elsticas Tnica conjuntiva perimuscular (tecido conjuntivo, relativamente denso, que rodeia completamente a vescula biliar) Serosa

You might also like