You are on page 1of 9

Anexo 4 (Minuta para contratos sem obras a realizar pelo inquilino)

CONTRATO DE ARRENDAMENTO URBANO PARA FIM HABITACIONAL NO MBITO DO PROGRAMA DE RENDA CONVENCIONADA (Prazo Certo Artigo 1095. do Cdigo Civil)

O Municpio de Lisboa, pessoa coletiva de direito pblico n. 500051070, com sede nos Paos do Concelho, Largo do Municpio, na qualidade de proprietrio e senhorio, e aqui representado pela Vereadora do Pelouro da Habitao da Cmara Municipal de Lisboa, Maria Helena Rego Costa Salema Roseta, com domicilio profissional na Rua do Ouro, n. 49 5 andar em Lisboa, no exerccio de competncias delegadas e subdelegadas, publicadas no 1 Suplemento ao Boletim Municipal n. 894 de 07/04/2011, Despacho n. 26/P/2011, adiante designado como PRIMEIRO OUTORGANTE; E, (arrendatrio)----------------------------------, portador(a) do C.C. n. ------------------------com validade at -------- pelo SIC de Lisboa, contribuinte fiscal n.---------------, (estado civil), residente ------------------------------------------------------------, na qualidade de arrendatrio(a) e, adiante designada por SEGUNDO(A) OUTORGANTE;

A) Considerando que em 12/01/2010 foi aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa a proposta 1115/2009 que fixa os objetivos estratgicos do Programa Local de Habitao, sendo este um instrumento de natureza estratgica que visa definir as linhas gerais da politica de habitao do Municpio de Lisboa. B) Considerando que nessa sequncia foi aprovada em reunio de Cmara de 20/07/2011 a Proposta n. 382/2011 que define os objetivos e a metodologia do Programa de Interveno Estratgica do Patrimnio Habitacional Municipal. C) Considerando que no mbito do PIEPHM est prevista a criao de um conjunto de programas que permitem concretizar os objetivos propostos entre os quais o Projeto-piloto Programa de Arrendamento convencionado a implementar em patrimnio municipal devoluto em bom estado de conservao ou a necessitar de pequenas obras de conservao com vista ao arrendamento a valores inferiores aos de mercado. D) Considerando que a proposta 679/2011- Programa de Valorizao do Patrimnio PVP (alterando o nome do antigo PIEPHM), submetida considerao dos rgos municipais foi aprovada em 14/12/2011. E) Considerando que luz dos objetivos e mandato aprovados, foram estudados e propostos, entre outros, Programas de Interveno que permitem criar bolsas de arrendamento de fogos municipais de forma a incentivar a criao de um mercado de arrendamento acessvel, nomeadamente dirigido a agregados, que no conseguem aceder nem ao arrendamento social nem aos atuais

valores do mercado de arrendamento em Lisboa, nomeadamente o Programa de Renda Convencionada. F) Considerando que o Segundo Outorgante foi selecionado atravs do concurso ------------------------tendo ficado qualificado para efeitos do presente arrendamento.

Atendendo ao teor dos considerandos supra, os Outorgantes acima identificados acordam celebrar o presente CONTRATO DE ARRENDAMENTO PARA HABITAO, COM PRAZO CERTO, no regime de renda livre, nos termos e para os efeitos do artigo 1095 e seguintes do Cdigo Civil, na verso alterada pela Lei n. 31/2012, de 14 de Agosto, o qual se reger pelas clusulas seguintes:

Clusula 1 1. O Primeiro Outorgante proprietrio e legtimo possuidor da frao autnoma designada pela letra ---- / fogo com a tipologia T--,correspondente ao ---andar -----do prdio urbano sito na Rua -----------------------------------------, n. --------- em Lisboa, descrito na ---- Conservatria do Registo Predial de Lisboa sob o n. ------------ da freguesia de -------------- e inscrito na matriz predial urbana da freguesia de -------------- sob o artigo ------------. 2. (A habitao acima identificada tem a licena de utilizao n.----------------emitida em ---------------, pela Cmara Municipal de Lisboa. .---------------------------------------------------------------OU no caso de no possuir licena de utilizao e o prdio for anterior a 07 de Agosto de 1951, dever fazer-se referncia a este facto OU A Cmara Municipal de Lisboa encontra-se isenta de controlo prvio nos termos do art 7, n. 1, al. a) do RJUE) Clusula 2 1. Pelo presente contrato o Primeiro Outorgante d de arrendamento ao Segundo Outorgante e este recebe o fogo municipal acima identificado. 2. O locado destina-se exclusivamente a habitao prpria e permanente do Segundo Outorgante, no lhe podendo dar outro fim ou uso sem consentimento prvio escrito do Primeiro Outorgante sob pena de resoluo contratual. 3. O fogo arrendado no estado em que se encontra, em bom estado de conservao (fotos e ficha ITE em anexo) e sem (com) mveis/equipamentosmelhor identificados no Anexo 1 ao presente contrato e que dele faz parte integrante 4. O Segundo Outorgante reconhece que a frao arrendada, no estado em que se encontra, realiza cabalmente o fim a que se destina e no carece de outras qualidades que a esse fim devam ser asseguradas pelo Primeiro Outorgante. 5. Na eventualidade de incndio, inundao ou caso fortuito ou de fora maior, a Primeira Contraente no responsvel pela deteriorao ou perca da frao arrendada nem pelos estragos que ocorram no seu recheio ou nas possesses da Segunda Contraente, pelo que esta no ter direito de exigir Primeira Contraente qualquer indemnizao ou compensao.

Clusula 3 1. Este arrendamento feito pelo prazo de (2/5) anos tendo o seu incio no dia ___/___/_____ e o seu termo em ___/___/_____, considerando-se, automtica e sucessivamente, renovado no seu termo por perodos de um ano, caso qualquer uma das partes no se oponha sua renovao nos termos dos artigos 1097. e 1098. do Cdigo Civil. 2. O Primeiro Outorgante poder impedir a renovao automtica do presente contrato de arrendamento com a antecedncia mnima de 120 dias em relao ao termo do prazo contratual ou dos perodos de renovao, mediante comunicao escrita assinada pelo declarante e remetida por carta registada com aviso de receo endereada ao Segundo Outorgante. 3. A comunicao a que se refere o nmero anterior, na falta de indicao em contrrio do Segundo Outorgante, deve ser remetida para o local arrendado e dirigida aos respetivos arrendatrios e, tratando-se de cnjuges, a ambos. Clusula 4 1. O Segundo Outorgante pode impedir a renovao automtica do presente contrato mediante comunicao ao Primeiro Outorgante com uma antecedncia no inferior a 90 dias em relao ao termo do prazo contratual ou dos perodos de renovao, mediante comunicao escrita assinada pelo declarante e remetida por carta registada com aviso de receo endereada ao Primeiro Outorgante. 2. Decorrido um tero do prazo inicial ou da sua renovao, o Segundo Outorgante pode denunci-lo a todo o tempo, mediante comunicao ao Primeiro Outorgante com uma antecedncia no inferior a 120 dias do termo pretendido do contrato, produzindo essa denncia efeitos no final de um ms do calendrio gregoriano, a contar da comunicao, nos termos do n. 5 do artigo 1098 do Cdigo Civil com as alteraes introduzidas pela Lei 31/2012 de 14 de Agosto. 3. A denncia do contrato, nos termos do n. anterior, produz efeitos no final de um ms do calendrio gregoriano, a contar da comunicao. 4. A inobservncia da antecedncia prevista nos nmeros anteriores no obsta cessao do contrato, mas obriga ao pagamento das rendas correspondentes ao perodo de pr-aviso em falta.

Clusula 5 1. O valor estipulado de renda convencionada de ------- (-----------------------------------------) mensais no pode exceder o valor da renda mxima admitida para a respetiva tipologia, que se encontre vigente para efeito da concesso de apoio financeiro pelo programa Porta 65 Jovem (Portaria anual atualmente portaria n Portaria n. 277-A/2010 de 21 de Maio com a actualizao prevista no Aviso n. 18370/ 2010 e no Aviso n. 19512/2011).

2. O valor de renda convencionada mensal portanto de ------- (-----------------------------------------) mensais.

Clusula 6 1. A renda atualizvel anualmente de acordo com o coeficiente de atualizao para os arrendamentos habitacionais publicado em Dirio da Repblica, devendo o Primeiro Outorgante comunic-la por escrito ao Segundo Outorgante com a antecedncia mnima de 30 dias, indicando expressamente o montante da nova renda e o coeficiente utilizado no seu clculo. 2. A renda mensal dever ser paga todos os meses no dia um do ms a que disser respeito, atravs de depsito/transferncia/ para a conta bancria do Primeiro Outorgante. 3. Para mudana de local ou forma de pagamento, o Primeiro Outorgante obriga-se a comunicar ao Segundo Outorgante, por escrito, com pelo menos 30 dias de antecedncia. 4. Na data da assinatura do presente contrato de arrendamento o Segundo Outorgante entrega ao Primeiro Outorgante o equivalente ao valor correspondente primeira renda e ao valor de uma renda a ttulo de cauo, vlida pelo perodo que durar o presente contrato de arrendamento e suas eventuais renovaes, que se destina a garantir o pagamento das rendas no decurso do contrato bem como para fazer face a eventuais estragos que venham a ocorrer no locado. 5. No final do presente contrato, ou das suas eventuais renovaes que venham a ocorrer, verificando-se o pagamento integral das rendas, bem como o bom estado de conservao do locado conforme do anexo 1, completamente desocupado, o Primeiro Outorgante devolver ao Segundo Outorgante a referida cauo, 6. Findo o prazo do contrato, se o fogo no for entregue pelo arrendatrio ao Municpio em bom estado de conservao, a cauo reverte a favor do Municpio, sem prejuzo do direito deste ser indemnizado por todos os danos causados pela conduta do arrendatrio, caso o valor dos mesmos ultrapasse o valor da cauo.

Clusula 7 1. Constituindo-se o Segundo Outorgante em mora, o Primeiro Outorgante tem o direito de exigir, alm das rendas em atraso, uma indemnizao igual a 50% do que for devido, salvo se o contrato for resolvido com base na falta de pagamento. 2. Cessa o direito indemnizao ou resoluo do contrato, se o Segundo Outorgante fizer cessar a mora no prazo de oito dias a contar do seu comeo. 3. Enquanto no forem cumpridas as obrigaes a que o n. 1 se refere, o Primeiro Outorgante tem o direito de recusar o recebimento das rendas seguintes, as quais so consideradas em dvida para todos os efeitos. 4. A receo de novas rendas no priva o Primeiro Outorgante do direito resoluo do contrato ou indemnizao referida, com base nas prestaes em mora.

5. O Segundo Outorgante pode pr fim mora oferecendo ao Primeiro Outorgante o pagamento das rendas em atraso, bem como a indemnizao fixada no n. 1. 6. Perante a recusa do Primeiro Outorgante em receber as correspondentes importncias, pode o Segundo Outorgante recorrer consignao em depsito. Clusula 8 1. O fogo arrendado destina-se exclusivamente a habitao permanente do Segundo Outorgante e do respetivo agregado. 2. proibida a hospedagem, a sublocao, total ou parcial, ou a cedncia a qualquer ttulo dos direitos deste arrendamento. Clusula 9 1. A comunicabilidade e a transmisso em vida e por morte, do presente arrendamento, regem-se pelo regime previsto nos artigos 1105. a 1107. do Cdigo Civil. 2. A situao prevista no nmero um, deve ser comunicada entidade locadora por escrito, com cpia dos documentos comprovativos, no prazo de trs meses a contar da ocorrncia. Clusula 10 1. O Segundo Outorgante dever manter o espao mencionado na Clusula Primeira em perfeito estado de asseio, conservao e segurana. 2. Quaisquer obras de conservao ou beneficiao sero sempre executadas por conta do Segundo Outorgante, e carecem de autorizao prvia da CML, ficando desde logo integradas no local arrendado., encontrando-se as reparaes urgentes, desde j autorizadas. 3. Finda a ocupao, nenhuma obra poder ser levantada, no tendo o Segundo Outorgante direito a qualquer indemnizao ou compensao nem podendo alegar o direito de reteno em relao a obras ou benfeitorias que tenha executado 4. No caso de violao do disposto no ponto 2, o Segundo Outorgante poder ser notificado para repor, em prazo certo, o arrendado no seu estado anterior. Se o no fizer, poder o Primeiro Outorgante resolver o contrato, sem prejuzo da responsabilidade do Segundo Outorgante pelas despesas que, para aquele fim, tiverem de ser efetuadas. 5. Fora dos casos previstos no artigo 1036. do Cdigo Civil o Segundo Outorgante equiparado ao possuidor de m-f quanto a benfeitorias que haja feito na coisa arrendada.

Clusula 11

O presente arrendamento cessa por acordo das partes, resoluo, caducidade e denncia ao abrigo das disposies constantes das clusulas deste contrato e nos termos legais aplicveis. Clusula 12 So obrigaes do Segundo Outorgante, sem prejuzo de outras que resultem da lei: 1. Pagar a renda pontualmente; 2. Pagar todas as despesas relacionadas com contratos, fornecimento/ligao de contadores/quadros e fornecimento de gua, eletricidade, gs e telefone bem como os encargos respeitantes a taxas ou licenas com tais servios e eventuais taxas de rdio e T.V. e telecomunicaes, relativas ao perodo de ocupao, devendo os respetivos contratos ser efetuados em seu nome aps a assinatura do presente contrato. 3. Restituir o local arrendado no estado em que o receberam, designadamente, limpo, com todas as portas, chaves, vidros, instalaes, canalizaes, acessrios e dispositivos de utilizao sem quaisquer deterioraes, salvo as inerentes a uma prudente utilizao em conformidade com os fins do contrato, indemnizando a entidade locadora de todos os prejuzos que se verifiquem; 4. Garantir o bom uso das partes comuns do imvel. 5. Facultar ao representante do Primeiro Outorgante, o acesso ao imvel arrendado para exame ou realizao de obras no mesmo; 6. Informar o Primeiro Outorgante sempre que tiverem conhecimento de alguma situao de perigo no edificado ou insegurana para os outros moradores; 7. Conservar, no estado em que atualmente se encontram, a instalao eltricas bem como todas as canalizaes de gua e de esgotos, pagando sua conta as reparaes que se tornem necessrias por efeito de incria ou de utilizao indevida das mesmas; 8. No usar o fogo arrendado para fim diverso daquele a que se destina; 9. Acautelar que a manuteno de animais na habitao no cause quaisquer incmodos ou danos a pessoas e bens no interior do edifcio e cumpre a legislao vigente relativa a esta matria, designadamente a que diz respeito a animais perigosos e potencialmente perigosos. Clusula 13 1. Qualquer das partes pode resolver o contrato, nos termos gerais de direito, com base em incumprimento pela outra parte. 2. fundamento de resoluo o incumprimento que, pela sua gravidade ou consequncias, torne inexigvel outra parte a manuteno do arrendamento, designadamente, quanto resoluo pelo Primeiro Outorgante: a. A violao reiterada e grave de regras de higiene, de sossego e de boa vizinhana ou de normas constantes do Regulamento do condomnio; b. A utilizao do prdio contrria lei, aos bons costumes ou ordem pblica; c. O uso do prdio para fim diverso daquele a que se destina; d. O no uso do arrendado por mais de um ano, salvo nos casos previstos no n. 2 do artigo 1072. do Cdigo Civil; e. A cesso, total ou parcial, temporria ou permanente e onerosa ou gratuita, nos termos do artigo 1038. do Cdigo Civil;

3. Em caso algum a CML autoriza a cedncia a terceiros, por qualquer forma ou ttulo, e mesmo que parcial, do espao descrito na Clusula Primeira. 4. inexigvel ao Primeiro Outorgante a manuteno do arrendamento em caso de mora superior a dois meses no pagamento da renda, encargos ou despesas que corram por conta do segundo outorgante. 5. ainda inexigvel ao Primeiro Outorgante a manuteno do arrendamento no caso de o arrendatrio se constituir em mora superior a oito dias, no pagamento da renda, por mais de quatro vezes, seguidas ou interpoladas, num perodo de 12 meses. 6. No final do contrato, ou suas eventuais renovaes, o Segundo Contraente, devolver o local arrendado ao Primeiro Contraente, em bom estado de conservao, completamente desocupado de pessoas e bens, com exceo dos equipamentos existentes no local data do presente contrato que a devero permanecer igualmente em bom estado de funcionamento.

Clusula 14 1. O domiclio das partes para efeitos de citao ou notificao judicial ou extrajudicial, corresponde ao inscrito no presente contrato no mbito da identificao das mesmas, ou no caso do Segundo Outorgante, a morada do local agora arrendado. 2. Se a coisa locada no for restituda, por qualquer causa, logo que finde o contrato, o Segundo Outorgante obrigado, a ttulo de indemnizao a pagar Primeira Outorgante o valor de 125 (cento e vinte e cinco Euros) por dia, at entrega efetiva da referida frao, nos termos e para os efeitos do artigo 810. do Cdigo Civil. 3. Para alm da clusula penal prevista no nmero anterior, o Senhorio tem ainda direito a exigir uma indemnizao por danos causados pelo Segundo Outorgante, nos termos e para os efeitos do n. 2 do artigo 811. do Cdigo Civil, bem como as despesas judiciais e/ou extrajudiciais decorrentes desse incumprimento. 4. Caso sejam deixados alguns bens no locado, as partes acordam desde j que os mesmos podero ser removidos pelo Primeiro Outorgante, a expensas do Segundo Outorgante, sem que este possa pedir qualquer indemnizao pelos mesmos. 5. Para o efeito, o Primeiro Outorgante avisar o Segundo Outorgante, do local onde os bens se encontram por meio de carta registada. 6. Caso o Segundo Outorgante, no venha a retirar os seus bens do fogo arrendado no prazo de um ms aps a data do envio da carta referida no nmero anterior, o Primeiro Outorgante tem direito a fazer seus os referidos bens, e a fazer deles o que melhor lhe aprouver. Clusula 15 Tudo o que no estiver expressamente regulado neste contrato reger-se- pelas disposies aplicveis aos contratos de arrendamento para fins habitacionais em regime de renda livre, nos termos do Novo Regime do Arrendamento Urbano, e pelo regime geral de locao civil. Clusula 16

1. Sem prejuzo da possibilidade de recurso, pela Primeira Outorgante, ao Balco Nacional do Arrendamento para efeitos de procedimento especial de despejo, Quaisquer litgios relativos, designadamente, interpretao, execuo, incumprimento, invalidade ou resoluo do presente contrato devem ser dirimidos pelo Centro de Arbitragem para a Propriedade e Arrendamento da Cmara Municipal de Lisboa. 2. At instalao do Centro de Arbitragem para a Propriedade e Arrendamento da Cmara Municipal de Lisboa, os litgios previstos no nmero anterior sero dirimidos por tribunal arbitral ad hoc, devendo, neste caso, ser observadas as regras procedimentais previstas na Lei da Arbitragem Voluntria (Lei 63/3011, de 14 de Dezembro). 3. At instalao do Centro de Arbitragem previsto em 1, quando solicitado por qualquer das partes, a CML organiza e disponibiliza uma lista de rbitros, constituda por pessoas de reconhecida idoneidade e mrito nas matrias da sua competncia, sendo a respectiva designao da exclusiva responsabilidade da parte interessada. 4. Em qualquer das formas previstas nos nmeros 1 e 2, o Tribunal arbitral decide segundo o direito constitudo e da sua deciso no cabe recurso. OU Caso no se pretenda arbitragem Sem prejuzo da possibilidade de recurso, pela Primeira Outorgante, ao Balco Nacional do Arrendamento para efeitos de procedimento especial de despejo, as partes acordam entre si que quaisquer litgios emergentes do presente contrato, designadamente relativos sua interpretao, execuo, incumprimento, invalidade ou resoluo devem ser dirimidos no Foro da Comarca de Lisboa, com renncia expressa a qualquer outro.

Clusula 17 O Segundo Outorgante declara compreender e aceitar integralmente o presente contrato de arrendamento nas condies nele estatudas, obrigando-se ao seu pontual e integral cumprimento.

Feito em Lisboa, 3 exemplares de -- pginas cada, e-- anexos, com todas a pginas devidamente rubricadas e a ltima do contrato assinada, ficando cada outorgante na posse de um exemplar. Feito em Lisboa, 3 exemplares de -- pginas cada, e-- anexos, com todas a pginas devidamente rubricadas e a ltima do contrato assinada, ficando cada outorgante na posse de um exemplar e destinando-se o terceiro competente Repartio de Finanas

O imposto de Selo devido pela celebrao do presente contrato constitui encargo do locador/ senhorio nos termos do artigo 3, n. 3, alnea b) do Cdigo do Imposto de Selo, mas o Municpio encontra-se isento, face ao disposto no artigo 6, alnea a) do mesmo cdigo. Anexo : certificado de desempenho energtico (obrigatrio nos termos do DL n. 78/2006 de 4 de Abril). (ATENO: Directiva 2010/31/EU do Parlamento Europeu e do Conselho de 19 de Maio de 2010 relativa ao desempenho energtico dos edifcios, estabelece que a partir de Junho de 2012 passa a ser obrigatrio que o indicador de desempenho energtico do edifcio ou da fraco autnoma seja mencionado nos anncios publicados nos meios de comunicao comerciais.- art 12)

O PRIMEIRO OUTORGANTE MUNICPIO DE LISBOA

O SEGUNDO OUTORGANTE

A Vereadora (Maria Helena Rego Costa Salema Roseta)

You might also like