You are on page 1of 3

Analista do MPU Discursiva Professora Jnia Andrade Aula 4 Nesta aula seguem os temas para o nosso 2 exerccio discursivo.

Exatamente nesta aula no farei comentrios dos textos corrigidos, porque estou separando materiais para fazer isso estrategicamente, j que a maioria dos alunos s enviou redaes recentemente. Mas, na segunda, envio uma aula em que reescreverei pargrafos, mostrarei como se desenrola o assunto mais fluidez dentro do texto e com mais coeso entre as partes. O que tenho visto em alguns textos que alguns alunos demoram muito para resgatar tpicos e desenvolver o assunto. Quero lembr-los que o importante deixar os termos originais dos tpicos bem vista dos examinadores ou seja comear mesmo o pargrafo como se estivssemos copiando o assunto de cada tpico. Tambm recomendo que os alunos leiam, de fato, as aulas, porque muitas falhas que encontrei nas redaes j foram faladas e retiradas nas aulas 1 e 2.

PROPOSTAS TEMTICAS E NORMAS DE ENVIO DO TEXTO PARA A CORREO 1. Entre OS TEMAS PROPOSTOS, ESCOLHAM UM para compor o texto inteiro da redao. Este deve ser desenvolvido com o mnimo de 20 linhas e o mximo de 30 linhas. 2. Aponte o nmero do tema escolhido para a redao. 3. O documento dever ser enviado ao curso em word, digitado, nas fontes verdana ou arial, tamanho 14. Fotos, textos digitalizados ou textos em PDF podero acompanhar este texto digitado em um s documento. 4. Encabeando o texto, coloquem o nmero do tema, nome completo (nome inscrito no Ponto dos Concursos), endereo de e-mail (se houver mais um segundo, melhor, para evitar extravios). A inexistncia desses dados poder inviabilizar a correo.

www.pontodosconcursos.com.br

5. 6. 7. 8.

Analista do MPU Discursiva Professora Jnia Andrade No usem pauta para as linhas nem desenhem tabelas, por gentileza. O envio do texto ser feito por meio da plataforma de redao que fica ao lado desta aula 4, no frum do curso. Envio do texto at 17/4. Devoluo do texto at 26/4

Propostas temticas

Tema 1 - A Associao Animais Livres promoveu Ao Civil Pblica visando a proibir a realizao de rodeios em uma cidade de Minas Gerais. Alega a associao que os rodeios lesionam os animais participantes, causando-lhes dor e sofrimento. Considerando essa situao hipottica, discorra sobre improbidade administrativa, abordando: a) A associao pode ser considerada parte legtima para propositura dessa ao? b) Pode-se dizer que o animal um paciente moral sujeito tutela do Ministrio Pblico? c) O Ministrio Pblico conta com Promotorias de Justia especializadas na defesa da natureza e dos animais?

Tema 2 O inqurito policial instruo provisria, preparatria, destinada a reunir os elementos necessrios apurao da prtica de uma infrao penal e sua autoria, assim servir de instrumento para que o Ministrio Pblico possa atuar de forma mais adequada na propositura de ao pblica. Diante do exposto, discorra sobre a competncia do Ministrio Pblico, abordando: a) O Ministrio Pblico pode instaurar inqurito civil para apurar leso a interesses individuais homogneos? b) O Ministrio Pblico pode instaurar inqurito civil para investigar decises da Administrao, tomadas no campo da discricionariedade administrativa?

www.pontodosconcursos.com.br

Analista do MPU Discursiva Professora Jnia Andrade c) vedado ao Ministrio Pblico impor ao administrador critrios discricionrios no que se refere a utilizao de oramento?

Tema 3 Ultimamente a imprensa nacional tem dedicado especial ateno s rotineiras perdas de bens materiais de valor cultural, seja em razo de furtos a igrejas e museus por quadrilhas especializadas, seja pela atuao clandestina de comerciantes de antiguidades e leiloeiros que so useiros e vezeiros na receptao de tais bens e posterior venda. Diante do exposto, discorra sobre a atuao do Ministrio Pblico, abordando: a) Existe alguma imposio da Constituio Federal ao Ministrio Pblico para preservao dos valores culturais de nosso pas. b) Como o Ministrio Pblico pode atuar no combate ao comrcio clandestino de bens culturais? c) O Ministrio Pblico pode propor alguma ao preventiva para evitar os furtos clandestinos de bens integrantes do patrimnio cultural brasileiro?

Tema 4 Sabemos que est em andamento uma PEC que visa limitar a competncia de investigao criminal para as polcias federal e civis. Considerando que isso afeta diretamente o Ministrio Pblico, disserte, de modo claro e fundamentado, sobre os seguintes aspectos: a. O papel da autonomia do MPU na defesa do regime democrtico. b. O controle sobre a atividade policial. ****

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like