You are on page 1of 8

ifba. pode escolher uma graduação tecnológica. ensino médio juntamente com técnico em 4 anos. modalidade. pode escolher alguma das nossas graduações. leia sobre sua área de interesse e escolha 4- Baixe o arquivo do “Quadro de Vagas”. pode participar na modalidade integrada.Acesse nosso “Guia de Cursos”. b) Você terminou o ensino fundamental e tem a partir de 18 anos? Inscreva-se nos cursos Proeja. o seu curso. b) Quem se interessa pelas engenharias. d) Quem deseja ter um curso superior com formação tradicional. curso.br. incluindo o supletivo. bacharelados e tecnológicos.edu. 5. d) Você terminou o ensino médio e deseja fazer um curso superior? Inscreva-se em algum dos cursos superiores. incluindo o Proeja. Qual a diferença entre os cursos superiores? a) Quem deseja ser professor (a). em uma instituição de ensino pública. c) Quem deseja um curso superior de curta duração. turno e vagas por semestre. 2. Temos licenciaturas. ensino técnico em 2 anos. c) Você concluiu o ensino médio? Inscreva-se na modalidade subsequente. você encontra informações como campus.Acesse nosso site www. deve escolher a licenciatura. ensino médio com técnico em 4 anos. pode escolher alguma das nossas áreas. 3.Para ter direito à isenção (pagar APENAS 10% do valor da inscrição): a) Se você fez ou está terminando o ensino fundamental (1ª a 8ª/9ª série). engenharias.Se você for COTISTA 1.selecao. Lá.Escolha a modalidade de acordo com seu perfil e/ou interesse: a) Você concluiu o ensino fundamental? Inscreva-se na modalidade integrada. 2 .

durante o período de 1º de agosto a 3 de setembro. inclusive o supletivo. Vá. Se seu nome não consta na lista? Durante os dias 27 e 28 de setembro. imprima boleto bancário e pague em agência bancária ou caixa lotérica. c) Para os cursos superiores. escolha a opção ISENÇÃO. você segue os mesmos critérios dos cursos subsequentes. você pode entrar com recurso.b) Se você fez o ensino fundamental (1ª a 8ª/9ª série) e o ensino médio (1º ao 3º ano) ou esteja concluindo o 3º ano. acesse lista final de inscrições confirmadas. pode participar na modalidade subsequente. No dia 6 de setembro. mesmo após recursos. índios e índio descendentes e 40%. 3 . preencha todos os dados. entregar a documentação (veja no edital da sua modalidade) que comprove a sua inscrição de isento. 30%. em uma instituição de ensino pública. 5% índios e índio descendentes e 35% para outras etnias (Eunápolis e Porto Seguro mudam para 30%. no dia 13 de setembro. digite seu número de inscrição no sistema. Depois vá no site. A partir do dia 5 de outubro. acesse o site e veja a relação preliminar das isenções concedidas. não constar na lista? Acesse o site. para saber seu local de prova. 6- 7. período para entrada de recurso e listas de convocações. acesse a lista preliminar de inscrições confirmadas. Se seu nome não consta na lista? Durante os dias 10 e 11 de setembro. afrodescendentes. Continua acessando o site para conferir gabarito. 60% vão para afrodescendentes. imprima boleto bancário com o restante do valor da inscrição e pague o boleto na agência bancária ou caixa lotérica até o dia 24 de setembro. no campus escolhido. acompanhe o site. Durante sua inscrição. acesse lista final de isentos. Se seu nome. no dia 3 de outubro.Como funcionam as COTAS? Cursos técnicos 50% das vagas de todos os cursos técnicos do IFBA são destinadas para estudantes vindos de escolas públicas – dentro dessas vagas. no dia 26 de setembro. Vá no site. Vá no site. resultados. você pode entrar com recurso. outras etnias).

5% índios e índio descendentes e 35% para outras etnias (Eunápolis e Porto Seguro mudam para 30%. pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer a uma das vagas. 8. observando os critérios do IFBA.mec.gov. precisa ter estudado da 5ª a 8ª série do ensino médio. tendo duas oportunidades de acesso ao Instituto. Como participar? Durante o período de inscrição do Sisu. você é AUTOMATICAMENTE inscrito caso esteja dentro da exigência da sua modalidade: a) Se você quiser um curso integrado. *Ressalvadas exceções.br/. você pode concorrer à mesma quantidade de vagas* dos cursos superiores através do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. outras etnias). necessita ter cursado todo ensino médio. b) Se você desejar um curso subsequente. que ficará disponível no portal IFBA no fim do ano. Se você fez o Enem 2012. 30%.Cursos Superiores 50% das vagas do edital são destinadas aos cotistas – dentro dessas vagas: 60% são para afrodescendentes. 4 . no Termo de Participação. Para participar: Durante o preenchimento de sua ficha no site. Duas possibilidades: Quem deseja uma das vagas dos cursos superiores pode concorrer tanto pelo Processo Seletivo quanto pelo Sisu. afrodescendentes. o (a) interessado (a) pode se inscrever pelo site http://sisu. incluindo o Proeja. índios e índio descendentes e 40%.Como ingressar pelo ENEM – SISU? Além do edital.

Se você NÃO for COTISTA: 1. curso. “lista final de inscrições confirmadas” e “divulgação dos locais de prova”. 8- Acompanhe as datas do calendário. do período para entrada de recurso e das listas de convocações.“Baixe” o manual da sua modalidade para ver o conteúdo programático. 3. “período de recurso para quem não está na lista de inscrições confirmadas”. 5. leia sobre sua área de interesse e escolha 4- o seu curso. você encontra informações como campus. principalmente “lista preliminar de inscrições confirmadas” (ainda é possível recorrer caso seu nome não conste na lista).Escolha a modalidade de acordo com seu perfil e/ou interesse.Acesse nosso site www. 9- Após a realização da prova.edu. Baixe o arquivo do “Quadro de Vagas”. turno e vagas por semestre. dos resultados.“Baixe” provas e gabaritos de Processos Seletivos anteriores para auxiliar em seus estudos. Lá.br.ifba.selecao. 6. 7. fique atento (a) ao período de divulgação do gabarito.Faça sua inscrição.Acesse nosso “Guia de Cursos”. 5 . modalidade. 2.

o PAAE (Programa de Assistência e Apoio ao Educando) e o curso escolhido. d) Entrevista – apenas candidatos (as) classificados (as) em 1. participarão. 5% índios e índio descendentes e 35% para outras etnias (Eunápolis e Porto Seguro mudam para 30%. o Proeja. afrodescendentes. metade vai para não-cotistas e a outra. tendo diferença apenas na sua forma de seleção a qual é realizada em 4 (quatro) etapas: a) Preenchimento de questionário socioeducativo no ato da inscrição – o período é igual para todas as modalidades do Processo Seletivo. O IFBA considera como itens relevantes: situação de vulnerabilidade socioeconômica. 50% pelo Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. outras etnias). Das 95% restantes. 30%. — Como são preenchidas as vagas do processo seletivo? Cursos técnicos 5% das vagas são destinadas para portadores de necessidades especiais. para cotistas. 6 . Para os cotistas. c) Prova de redação – logo após a palestra. índios e índio descendentes e 40%. distribuem-se 60% para afrodescendentes. b) Participação em palestra informativa – cada candidato (a) deve ir ao seu local de prova e assistir à apresentação que traz explicações sobre a instituição. escolaridade e defasagem idade-série. Cursos superiores 5% das vagas são destinadas para portadores de necessidades especiais.Dúvidas frequentes — Como funciona o processo seletivo para o Proeja? Candidato(a) que terminou o ensino fundamental e tem a partir de 18 anos possui uma modalidade voltada à sua realidade – Proeja. os (as) candidatos (as) farão a redação. A forma de distribuição de vagas vale para cotistas e não-cotistas como os outros cursos técnicos.5 (um e meio) o número de vagas ofertadas.

Se não zerarem. 7 . 25% destinam-se ao PAR (Plano Nacional de Formação de Professor da Rede Pública). distribuem-se 60% para afrodescendentes. distribuem-se 60% para afrodescendentes. Da metade. 5% índios e índio descendentes e 35% para outras etnias (Eunápolis e Porto Seguro mudam para 30%.No caso das Licenciaturas. o IFBA faz outras chamadas até preencher o número de vagas do 1º semestre. graduação tecnológica ou bacharelado): 5% das vagas são destinadas para portadores de necessidades especiais. o IFBA começa as convocações por campus e modalidade na ordem de classificação e preenchimento de vagas do 1º semestre. No caso do 2º semestre. Se você escolher outro tipo de curso superior (engenharia. estarão dentro da classificação geral. 5% índios e índio descendentes e 35% para outras etnias (Eunápolis e Porto Seguro mudam para 30%. afrodescendentes. Assim. entre os cotistas. — Como acontecem as convocações? Cada curso tem um número de aprovados superior ao número de vagas. — Quem terá a redação corrigida? Candidatos (as) classificados na prova objetiva e que estejam dentro do total de 4 (quatro) vezes o número de vagas ofertadas terão a redação corrigida. caso exista alguma desistência. afrodescendentes. as convocações começam entre os meses maio e junho. 30%. outras etnias). Após a divulgação do resultado. índios e índio descendentes e 40%. índios e índio descendentes e 40%. outras etnias). é importante estar atento (a) aos prazos e ter a documentação em dia. 50% pelo Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Da metade destinada para cotistas. 30%. Os 45% das vagas restantes para não-cotistas e cotistas. Os 20% das vagas restantes para não-cotistas e cotistas.