You are on page 1of 3

ESTOU NA VIDEIRA E VOCÊ?

O apóstolo João pelo auxilio do Espírito Santo na obra da preservação e proclamação do evangelho de Jesus Cristo, fez uso de sua memória; para relembrar os fatos marcantes, cruciais e doutrinários, outrora ensinados e compartilhados pelo Mestre Senhor e salvador Jesus Cristo. A construção do livro que carrega seu nome é fruto da revelação do próprio Deus. A intenção é mostrar quem é Jesus Cristo: Sua natureza divina e sua missão. João escreveu para uma comunidade cristã na tentativa de forja o caráter de Cristo em suas vidas. João creu e compreendeu que a nação de Israel falhou na missão de como canal de vida e de comunhão com Deus entre as nações: mostrar, revelar e apresentar a glória de Deus. O apóstolo João ensinou a comunidade cristã primitiva sobre as boas novas do reino de Deus, e nesta passagem ele instruiu acerca do aspecto que cada cristão deveriam permanecer em Cristo, como que ligados à uma planta ou seja, a videira, a árvore de Deus para ter vida e compartilha – lá entre os povos. Como Jesus ensinou a seu grupo como se pode ser uma árvore que dá frutos, para a alegria deles pudesse ser completa. Em outras palavras, ser frutífero é prazeroso! Há sempre grande júbilo quando se pode alcançar os resultados que Deus deseja. E nos temos vivido sob a orientação do plano de Deus para nossas vidas, e compartilhado a vida de Deus? O Espírito Santo, nos chama para viver a verdadeira vida, através do verdadeiro Deus.

 Por que Jesus Cristo se auto-proclama a videira de Deus?
 O senhor Jesus é a fonte originaria de toda a vida, e nele se concentra a comunhão divina ,o que é simbolizado pela videira. Versículo. 4 Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. João cap. 1 .3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Colossenses 1. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda plenitude.. Atos 17.28 Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos...
A fonte da frutificação é Cristo. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas. Jeremias 2:13 Jeremias 17.5,6 maldito o homem que faz da humanidade mortal a sua força.

e vocês são os ramos. e a fama de Israel será como o do vinho do Líbano. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo. pelos seus ramos. ela lançou raízes e encheu a terra”(Salmo 80.ESTOU NA VIDEIRA E VOCÊ?  Por que Deus é chamado de agricultor e cultivador da videira verdadeira?  1º Deus Pai é o proprietário da vinha . que lhe continuará a missão. “Os montes foram cobertos pela sua sombra.  Só pela ligação intima na videira (Cristo) os ramos(discípulos) podem compreender seu valor e vocação no reino de Deus.8  Por que o texto sagrado chama os discípulos de Cristo de ramos? Qual a função do ramo ou seu trabalho? Versículo 5.  1º Todo aquele que é criador por Deus e que nasce em Cristo pelo poder do evangelho é membro da nova aliança.8-9 NVI). 7. Meu pai é o agricultor.10-11 NVI).Reconheçam que o senhor é o nosso Deus.3 . e os mais altos cedros. Atos 1. Salmo 100. Os que habitavam à sua sombra voltarão. o fruto que você produz de mim procede" Oseias 14. pois foi ele que plantou a videira. o senhor dos homens e o Deus do universo( sendo aqui simbolizado sob o termo “ agricultor”. . Jesus Cristo. Sou como um pinheiro verde. Seus ramos se estenderam até o Mar.8    Qual a função do Pai?   Deus é o agricultor que planta. expulsaste as nações e a plantaste.Eu sou a videira. faz crescer e protege sua videira. “Do Egito trouxeste uma videira. e rebanho do seu pastoreio. Florescerão como a videira. Limpaste o terreno. enviando seu filho á terra para salvar os homens e fundar a igreja. Reviverão como o trigo. Membro do corpo de Cristo. Somos a extensão do reino de Deus ligados ao seu filho. e os seus brotos. O que Efraim ainda tem com ídolos? Sou eu que lhe respondo e dele cuidarei. até o Rio”(Salmo 80.

atingir o objetivo para o qual foram chamados e escolhidos por Cristo.  Quais as razões de permanecer em Cristo?  Permanecer em Jesus é acolher sua palavra e seu exemplo. Uma vez escolhidos agora devemos cumprir o propósito da escolha. É permanecendo em Jesus que os discípulos produzirão os frutos que são do agrado do Pai. mansidão e domínio próprio. . Por outro lado o galho que não dá frutos ele corta(v. alegria. 1º A videira é a fonte de vida para os ramos. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo. Gálatas 5:22-23   Glorificar á Deus por meio de nossas vidas. Frutos que permaneçam. paz. é que o ramo pode frutificar. e procurar colocá-los em prática. crescendo no conhecimento de Deus e Colossenses 1:10 Conclusão.6). ( É necessário discernir quem é Cristo) 2º Os ramos não podem existir por própria força e vontade. Mas o fruto do Espírito é amor. bondade. 4º Só através da ligação intima na videira. (tomar cuidado com o orgulho) 3° Os ramos não produzem frutos em si mesmo. Reconheçamos a urgência e a objetividade da ordem de Jesus. amabilidade. frutificando em toda boa obra.ESTOU NA VIDEIRA E VOCÊ?  Por que devemos permanecer na videira. em Cristo Jesus?  A vida de Deus torna – se realidade pela comunhão vital com Cristo. fidelidade. O Senhor deseja que sejamos produtivos e assim o seremos se permitirmos que a vida plena que emana de Cristo produza em nós frutos abundantes e assim mereceremos o nome de seus discípulos. Produção de frutos espirituais.2) e lança no fogo(v. paciência. O Senhor nos escolheu para darem lindos frutos.