You are on page 1of 12

CURSO DE INSPETOR DE SOLDA QUESTIONARIO PARA ESTUDO PARA A P2 – MAI/2013 NOME: _____________________________________________

01 – Assinale a alternativa incorreta com relação às responsabilidades do N1 e N2: a) No tocante à soldagem, o N2 interpreta os requisitos de normas técnicas. b) O N1 verifica a adequação de procedimentos para uma determinada situação. c) Ver se um determinado procedimento é certificado é atividade do N2. d) O modo de atuação dos inspetores é preventivo. e) O inspetor N1 não verifica se um procedimento foi qualificado.

02 – Com relação à qualificação de procedimento de soldagem e soldadores é incorreto afirmar: a) O N2 define a quantidade de chapas de teste e o N1 acompanha a execução da soldagem. b) O N1 verifica se a quantidade de chapas de teste está de acordo com o especificado. c) A análise dos resultados dos ensaios não destrutivos é uma atividade do N1. d) Verificar a conformidade dos corpos de prova não é tarefa do N1. e) Uma das funções do N1 é a determinação da dureza das chapas de teste.

03 – Com relação à verificação do material de base e dos consumíveis, qual atividade é exclusiva do N2. a) Verificar, comparando as marcações no metal de base e os documentos aplicáveis se o metal de base é o especificado. b) A constatação de que o consumível está em condições de uso. c) A averiguação de que o consumível está armazenado de forma correta. d) A verificação de que as instruções do fabricante para o ressecamento dos consumíveis estão sendo seguidas. e) A verificação de que o consumível está de acordo com a especificação técnica. 04 – Com relação à inspeção antes e durante a soldagem é correto dizer que: a) b) c) d) e) O N1, para cada serviço verifica se os procedimentos estão de acordo com as normas técnicas. O N2 pode verificar se os procedimentos de soldagem estão disponíveis aos soldadores. O N2 nunca verifica as condições do local de trabalho. A verificação de temperatura entre passes é atividade exclusiva do N2. O N1 sempre verifica se o preaquecimento esta de acordo com a especificação técnica.

1

se o limite de resistência é maior então a dureza obtida é maior. c) É de competência exclusiva do N2 a manutenção de documentos técnicos de soldagem. No dobramento semiguiado uma das extremidades do corpo de prova é engastada. para o ensaio de dobramento que é verdadeira é: a) Dobramento Lateral Transversal: neste ensaio o eixo da solda é paralelo ao eixo longitudinal do corpo de prova. 07 – Sobre o ensaio de dobramento qual a afirmação é falsa: a) b) c) d) e) Este ensaio fornece uma indicação quantitativa da ductilidade do material. e) Dobramento Longitudinal de Raiz: neste ensaio a raiz da solda fica comprimida. e) O N1 também pode emitir a relação de soldadores qualificados seguindo as especificações técnicas. o mesmo pode ser verificado somente pelo N2 através das instruções de fabricação. Para o ensaio comum nunca é fornecido um valor numérico. 08 – Considerando o ensaio de dobramento é correto dizer que: a) b) c) d) e) Possui pelo menos quatro tipos de variantes do processo. d) É de competência exclusiva do N1 a execução de controle dimensional da solda. Um material é considerado reprovado se romper-se antes de atingir o ângulo especificado. Um cutelo de diâmetro menor fornece uma severidade maior ao ensaio. b) Quando se faz necessário um pós-aquecimento. 2 . A zona tracionada no ensaio é examinada a olho nu a procura de descontinuidades. 06 – Para o ensaio de dureza é incorreto afirmar que: a) b) c) d) e) Ela representa a resistência que um material oferece a penetração de um corpo duro. pode-se afirmar que: a) N1 e N2 podem aprovar a soldagem efetuada por meio dos resultados dos ensaios em peças. b) Dobramento Transversal de Raiz: neste ensaio a face da solda fica tracionada. Para aços carbono.05 – Com relação ao registro de resultados e inspeção após a soldagem. Seu resultado é a manifestação combinada de varias propriedades do material. A composição química do metal de adição não influencia no resultado do valor da dureza. c) Dobramento Longitudinal de Raiz: neste ensaio há uma compressão da raiz da solda. O dobramento livre é o único que não permite obter o valor do alongamento do corpo de prova. A velocidade é um item irrelevante neste ensaio. 09 – A única afirmação. No dobramento guiado um esforço de flexão é aplicado nas extremidades do corpo de prova. d) Dobramento Transversal de Face: neste ensaio o eixo da solda é perpendicular ao eixo longitudinal do corpo de prova. É considerado como um ensaio destrutivo.

Este ensaio. 13 – É incorreto afirmar para o ensaio Rockwell que: a) b) c) d) e) É dividido entre Rockwell normal e Rockwell superficial. Para este ensaio a carga usada e o diâmetro da esfera dependem da dureza do material a ser ensaiado. e) É um ensaio largamente utilizado devido à facilidade de aplicação. 14 – Para o ensaio de dureza Vickers não é verdade que: a) b) c) d) e) O penetrador utilizado é uma pirâmide de base quadrada e ângulo entre as faces de 120º. Neste ensaio a dureza é independente da carga aplicada. Neste método a unidade Kgf/mm2 pode ser omitida. 12 – Considerando o métodos de ensaio de dureza Brinell é falso dizer que: a) b) c) d) A dureza é representada por HB. Neste ensaio um valor alto na escala significa que o material tem baixa dureza. Neste ensaio comprime-se rapidamente uma esfera de aço sobre a superfície a ser ensaiada. sempre. As escalas utilizadas neste ensaio possuem uma dependência entre si. São ensaios que dificilmente rompem o material ensaiado. primeiro uma pré-carga para garantir um bom contato. apesar se ser considerado destrutivo. c) No ensaio de tração transversal a força aplicada deve ser paralela à direção de laminação. 11 – Com relação à orientação dos corpos de prova é correto dizer que: a) A anisotropia é a variação das propriedades mecânicas de um material deformado devido à direção que foram retirados os corpos de prova. Utiliza-se de penetradores esféricos ou cônicos. O número de dureza Vickers deve sempre ser seguido pelo símbolo HV.10 – Para os ensaios mecânicos é incorreto dizer que: a) b) c) d) e) Servem para a qualificação de um procedimento de soldagem. Permitem avaliar as propriedades mecânicas de um material. não inutiliza a peça ensaiada. Os corpos de prova utilizados nos ensaios são padronizados por normas. e) No ensaio de tração longitudinal a força aplicada deve ser ortogonal a direção de laminação. Neste ensaio utiliza-se. 3 . b) No dobramento longitudinal o eixo de fechamento é paralelo a direção de laminação. O penetrador utilizado neste ensaio não se deforma. d) No dobramento transversal o eixo de fechamento é ortogonal a direção de laminação. Sua função é garantir uma qualidade mínima da solda.

Dupla laminação. e) Uma desvantagem do teste magnético é que sua execução é demorada. Testes pneumáticos não são considerados como ensaios de estanqueidade. 18 – É incorreto afirmar que: a) b) c) d) e) O ensaio de estanqueidade permite detectar defeitos passantes em chapas. é um ensaio rápido. 4 . A função do reativo utilizado é remover as descontinuidades presentes na superfície da amostra. um cuidado que se deve ter é fotografar a peça somente após o seccionamento. Neste ensaio utiliza-se um microscópio para fazer a analise do material ensaiado. b) No teste por pontos observa-se a capacidade de reação espontânea ou forçada por eletrolise de um material. A sequência do ensaio visual é: inspeção e em seguida preparação da superfície. Apesar de o ensaio visual ser de alto custo. O ultrassom permite a detecção de descontinuidades internas. escórias em uniões são detectadas pelo ensaio de ultrassom. cristalinas e mecânicas. 19 – Considerando o ensaio de ultrassom é incorreto afirmar que: a) b) c) d) e) A faixa de som audível pelo aparelho auditivo humano situa-se acima de 20 KHz. Neste ensaio. 17 – Assinale a alternativa correta: a) No teste magnético os materiais são classificados em magnéticos e ferromagnéticos. Rapidez e baixo custo são características do teste de estanqueidade. O teste de capilaridade é realizado com liquido de baixo efeito capilar. O ensaio de estanqueidade pode ser realizado por pressão positiva e pressão negativa.15 – Para o ensaio macrográfico é verdade dizer que: a) b) c) d) e) O objetivo deste ensaio é a determinação da dureza do material ensaiado. Uma junta defeituosa é aquela que apresenta descontinuidades. As heterogeneidades podem ser químicas. c) No teste por pontos o material é reconhecido pelas calotas geradas nos mesmos. O teste ultrassônico de materiais é feito com o uso de ondas mecânicas ou acústicas. O ensaio visual detecta somente descontinuidades superficiais. d) O teste por pontos utiliza-se de dois métodos: ataque químico simples e por magnetização. O ultrassom detecta defeitos de materiais ferrosos e não ferrosos. 16 – Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) O ensaio visual é um ensaio realizado somente após a soldagem.

maior será a capacidade de penetração da radiação. Nas ondas longitudinais os planos de partículas mantem a mesma distancia entre si. 22 – Qual das afirmativas abaixo a respeito do ultrassom é a falsa: a) b) c) d) O cabeçote normal é colocado em um plano paralelo ao plano da peça. O cristal utilizado atua como um “martelo ultrassônico”. 21 – Qual das afirmativas abaixo sobre o ensaio por ultrassom é falsa: a) b) c) d) e) Este ensaio pode ser feito por qualquer pessoa que tem boa audição. E um ensaio mais rápido que a radiografia. As trincas normalmente só são detectadas quando estão paralelas a direção de propagação da radiação. Este ensaio necessita ter acesso somente a uma superfície da peça. O cabeçote duplo-cristal é o menos adequado para detectar descontinuidades próximas à superfície. O transdutor é composto de um cristal polarizado que se deforma por tensão aplicada. O cabeço normal também é conhecido como cabeçote monocristal. e) Quanto maior for o comprimento de onda. A gamatografia é muito utilizada em inspeções de campo. As ondas transversais tem a facilidade de se propagarem em líquidos.20 – Qual das afirmativas abaixo é a correta: a) b) c) d) e) Ondas longitudinais oscilam perpendicularmente em relação à direção de propagação da onda. O cabeçote angular é utilizado para soldas com reforço. e) O acoplante tem a função de transmitir às vibrações de energia ultrassônica do cabeçote a peça e vice-versa. 5 . 23 – Com relação ao ultrassom qual das afirmativas abaixo é incorreta: a) b) c) d) e) A medição de espessura é feita normalmente com cabeçotes duplo-cristal. A inspeção da solda tem a função de avaliar a dureza de um determinado material. Ondas transversais são também conhecidas como ondas de cisalhamento. 24 – Qual das afirmativas abaixo a respeito do ensaio radiográfico é a falsa: a) b) c) d) A radiografia não necessita de energia elétrica para a sua operação. A radiografia detecta com sensibilidade defeitos volumétricos. A amplitude das ondas geradas não pode ser sentida por serem muito pequenas. O ensaio de dupla-laminação é usado para orientar o plano de corte de chapas. Ondas transversais contem zonas de compressão e zonas diluídas. Este ensaio utiliza-se de uma norma técnica para ser realizado.

28 – Para o ensaio por meio de liquido penetrante a sequencia correta é: a) Preparação da superfície. Os penetrômetros nos indicam a origem da radiação recebida pela peça ensaiada. e) Na técnica dos eletrodos o campo magnético criado é circular. laudo final. b) Neste ensaio as partículas ferromagnéticas aglomeram-se nos campos de fuga. remoção do excesso de penetrante. A radiografia permite apenas o registro temporário dos resultados. remoção do excesso de penetrante. 6 . para uma melhor detecção das descontinuidades. Uma das vantagens da radiografia é a obtenção de resultados de forma imediata. Os raios gama são melhores em qualidade que os raios X. preparação da superfície. e) Preparação da superfície. Este ensaio permite obter o registro permanente dos resultados. d) O Yoke utilizado no ensaio utiliza-se de corrente alternada. e) Na radiografia industrial usa-se muito os isótopos radiativos Cobalto 192 e o Selênio 60. b) O filme radiográfico é sensibilizado somente pela luz. d) Para a radiografia é necessário ter acesso somente a um dos lados da peça a ser ensaiada. c) As áreas escuras de um filme radiográfico indicam que a peça absorveu menos radiação naquela região. aplicação do penetrante. laudo final. d) Aplicação do penetrante. aplicação do revelador. remoção do excesso de penetrante. laudo final. 27 – Para o ensaio por meio de liquido penetrante é incorreto dizer que: a) b) c) d) e) O ensaio por liquido penetrante só detecta descontinuidades superficiais. as mesmas devem estar paralelas às linhas de força. c) Neste ensaio. aplicação do penetrante. laudo final. c) Aplicação do revelador. aplicação do revelador. aplicação do penetrante. laudo final. b) Preparação da superfície. aplicação do revelador. remoção do excesso de penetrante. 26 – Para o ensaio radiográfico qual das afirmativas abaixo é a verdadeira: a) b) c) d) e) Os raios gama não podem ter o seu comprimento de onda variado. Neste ensaio o magnetismo da peça não afeta o resultado. penetrante e revelador. aplicação do revelador. aplicação do penetrante. remoção do excesso de penetrante. 29 – Para o ensaio por meio de partículas magnéticas é incorreto dizer que: a) Este ensaio não pode ser aplicado em materiais não magnéticos. Para este ensaio a superfície do material não pode ser porosa.25 – Qual das afirmativas abaixo a respeito do ensaio radiográfico é a verdadeira: a) Os geradores de radiação X não constituem uma fonte natural de radiação. Este ensaio utiliza-se de três produtos: removedor. preparação da superfície.

d) Os requisitos de qualificação de um dado procedimento variam conforme a norma empregada.30 – Para o ensaio por meio de partículas magnéticas é verdade que: a) b) c) d) e) A técnica da bobina é utilizada para detectar descontinuidades longitudinais na peça. 33 – Assinale considerando as afirmativas abaixo qual é a incorreta: a) b) c) d) e) Um procedimento de soldagem contem limites ou faixas de parâmetros a serem utilizados. O ensaio por liquido penetrante tem custo menor que o de partículas magnéticas. C NUMBER. b) Um procedimento pré-qualificado é aquele que foi provado ser adequado por meio de serviços executados seguindo o mesmo por um período de tempo longo. Chapa de produção. F NUMBER. Tubo de produção. A aplicação das partículas magnéticas pode ser por via seca ou por via úmida. A técnica do contato direto é utilizada para detectar descontinuidades transversais à peça. Chapa de teste de produção. composição química e usabilidade é chamados de: a) b) c) d) e) P NUMBER. Um procedimento de soldagem é valido somente dentro dos limites nele especificados. Muitas normas exigem que o procedimento de soldagem seja qualificado. com o objetivo de conhecer as propriedades mecânicas do material analisado é chamada de: a) b) c) d) e) Chapa de teste. Um procedimento de soldagem pode conter itens como corrente de soldagem. 32 – Para o código ASME o agrupamento dos consumíveis com base nas propriedades mecânicas. 34 – Para um dado procedimento de soldagem a seguinte afirmativa é falsa: a) A adequação de um dado procedimento de soldagem é provada por meio de sua qualificação. M NUMBER. 7 . espessura do metal de base e tipo de consumível. e) Para qualificar um procedimento as peças de teste soldadas pelo mesmo serão ensaiadas e avaliadas seguindo uma determinada norma. A NUMBER. Equipamento é tipo de maquina de solda utilizada na construção de uma estrutura. c) Procedimentos pré-qualificados exigem sempre a execução de ensaios de qualificação. Este ensaio tem a vantagem de não ser afetado pela geometria da peça a ser ensaiada. 31 – Amostra retirada da chapa ou tubo de teste. Corpo de prova.

b) As chapas de teste de produção são soldadas em condições diferentes das soldas do equipamento. na faixa de 10% ou mais. e) Variáveis essenciais suplementares são aquelas que.constatan é usado na maioria das aplicações que envolvem aquecimento por resistência elétrica. b) Uma forma de se determinar a temperatura de uma superfície é com o uso de diversos lápis de fusão de temperaturas diferentes. c) Os lápis de fusão possuem uma boa precisão em torno de 1%. São instrumentos que precisam de aferição constante. c) Chapas de teste de produção são utilizadas quando se necessita realizar ensaio de impacto nas juntas soldadas. São instrumentos caros e delicados. e) Quanto mais fino o fio do termopar. c) O termopar de cromo . 36 – Assinale a alternativa incorreta sobre pirômetro de contato: a) b) c) d) e) Um pirômetro de contato não contamina a peça a ser soldada. Uma das desvantagens dos registradores é que podem controlar um único termopar. b) Leituras de corrente podem ser traduzidas em leituras de temperatura desde que o instrumento esteja calibrado. Este instrumento necessita de calibração de acordo com o sensor utilizado. mais lenta será a resposta às variações de temperatura. pode ser utilizado. Este instrumento possui uma precisão muito boa. mesmo quebrado. Os registradores são instrumentos caros e frágeis. e) Outra vantagem do lápis de fusão é que o mesmo nunca contamina o metal de base. se alteradas e a junta necessitar de ensaio de impacto. d) O fio de cromel é positivo e magnético enquanto que o fio de alumel é negativo e não magnético. 8 . d) Variáveis essenciais são aquelas que uma vez alteradas requerem a requalificação. vai implicar em uma requalificação. Ao usar um registrador deve-se verificar a velocidade de avanço da fita de registro. 37 – Assinale a alternativa incorreta sobre lápis de fusão: a) Utilizam a propriedade de que cada substancia apresenta ponto de fusão único. 39 – Assinale a alternativa incorreta sobre registradores: a) b) c) d) e) Os registradores de temperatura apresentam um registro de curva – tempo x temperatura. 38 – Assinale a alternativa correta sobre termopares: a) Seu funcionamento baseia-se na diferença de potencial gerada pela diferença de temperatura entre suas extremidades. usados somente quando o seu uso se faz necessário. Este instrumento serve para medir temperaturas de preaquecimento.35 – Das alternativas abaixo qual é a incorreta: a) Chapas de teste de produção são colocadas como apêndice às juntas a serem soldadas. interpasse e pósaquecimento. d) Uma das vantagens do lápis de fusão é que.

5. 4. 19° 55´ 54”. b) A forma fabricada possui os fios cobertos com revestimento de aço inoxidadavel. 29° 54´ 55”. Para ser completa deve ter a graduação em um único sistema de medidas. As réguas devem apresentar traços finos. c) Quando for atingida na junta a temperatura de pré-aquecimento o lápis de pré-aquecimento irá se fundir. profundos e salientes em preto. para se fazer medições de temperatura. e) Quando for atingida na junta a temperatura de interpasse o lápis de pré-aquecimento ira se fundir. 41 – Considere um procedimento de soldagem cuja temperatura mínima é de 175°C (préaquecimento) e a temperatura máxima é de 250°C (interpasse) e que. c) Os termopares de Ferro-Constantan trabalham em temperaturas de ate 760°C. Ao se fazer um risco com cada um dos lápis é correto afirmar que: a) Quando a junta estiver a 182°C o lápis de pré-aquecimento não ira se fundir. 19° 115´ 114”. 43 – O número 7. e) Ao usar um registrador deve-se ter o cuidado de verificar em qual unidade o mesmo opera ( °F ou °C). 2. A graduação presente na mesma de ter uniformidade. 44 – O resultado de 73° 55´ 54” – 53° 56´ 59” é: a) b) c) d) e) 20° 55´ 54”. 09° 55´ 54”. 9 . não há a necessidade de cuidados no manuseio dos termopares. utilizamos um lápis de fusão de 180°C (pré-aquecimento) e outro de 260 C (interpasse).40 – Assinale a alternativa falsa: a) Os termopares são disponíveis em duas formas: fabricada e pronta para uso ou peças que serão montadas. b) Quando a junta estiver a 250°C o lápis de interpasse ira se fundir. 42 – Assinale a alternativa incorreta sobre a régua graduada: a) b) c) d) e) É utilizada quando não há necessidade de grande precisão. Ao guarda-la deve-se aplicar na mesma uma camada pequena de vaselina. 3. d) Quando for atingida na junta a temperatura de interpasse o lápis de interpasse irá se fundir. d) Por serem muito robustos.0031 x 102 possui quantos algarismos significativos: a) b) c) d) e) 1.

c) Este documento é elaborado a partir dos desenhos de fabricação e montagem dos equipamentos e da relação de soldadores habilitados a executar o serviço. Os resultados dos ensaios de dobramento estão contidos neste documento. b) Este documento é composto de três partes. O F NUMBER é um dos itens contidos neste documento. 47 – Sobre a RQPS é falso afirmar que: a) b) c) d) e) Contem os resultados dos ensaios e exames realizados na chapa ou tubo de teste. Pré-aquecimento e detalhes da junta são itens que estão contidos neste documento. Este documento contem o nome do soldador e seu respectivo sinete. O regulador de um estagio é mais aplicado em operações de oxicorte. d) Este documento contem a identificação de todas as juntas a serem soldadas. Varias RQPS podem dar suporte a uma EPS. 46 – Sobre a EPS é falso afirmar que: a) b) c) d) e) Contem todos os parâmetros e condições da operação de soldagem. Ensaio de tração e ensaio de dobramento são itens que podem estar contidos em uma RQPS. Com a EPS o inspetor verifica se os parâmetros e condições de soldagem estão sendo seguidos. O nome do soldador que realizara o trabalho esta contido neste documento. Para se qualificar um soldador usa-se uma EPS qualificada. e) Este documento não possui um prazo de validade . O regulador de dois estágios é mais indicado para operações de soldagem. A sequência de soldagem do equipamento esta contida neste documento. 49 – Sobre a RQS é falso afirmar que: a) b) c) d) e) Para se qualificar um soldador usa-se uma RQPS qualificada. É um documento usado pelo inspetor para o acompanhamento das qualificações. A pressão nos reguladores não deve ultrapassar a 2/3 da pressão total indicada.45 – Com relação aos reguladores de pressão é incorreto afirmar: a) b) c) d) e) Sua função é aumentar a pressão de saída dos cilindros de gás. 10 . Uma RQPS permite preparar varias EPS. 48 – Sobre a IEIS é falso afirmar que: a) Este documento contem os parâmetros principais dos procedimentos de soldagem qualificados. O regulador de dois estágios proporciona uma dupla redução da pressão.

e) Documentos de uso específico são aplicados a todos os documentos. Os limites de qualificação de um soldador. RQPS e RQS são documentos que o inspetor de soldagem deve manter sobre o seu controle. c) A classificação dos documentos é dividida em documentos de uso geral e documentos de uso especifico. b) As mascaras protegem o soldador das radiações emitidas pelo arco e dos salpicos provenientes da soldagem. 52 – O relatório de inspeção de produto é um documento que não. d) Quanto maior for o numero da lente filtrante maior é sua proteção. c) As lentes de cobertura tem a função de absorver os raios infravermelhos e ultravioletas. O croqui da junta a ser soldada... Contem comentários sobre a inspeção efetuada.. O nome do soldador habilitado a realizar o trabalho. O P NUMBER para o qual o soldador esta habilitado a soldar. Contem a porcentagem das radiografias reprovadas. 11 . Contem os ensaios de dobramento que serão realizados na junta. Contem uma descrição do equipamento ou produto analisado. Contem uma descrição das condições do local de trabalho.: a) b) c) d) e) Deve ser atualizado semanalmente. e) As mascaras de solda para serem transferidas a outro soldador devem passar por limpeza e desinfeção. d) EPS. 51 – O controle de desempenho dos soldadores é um documento que não. Possui uma sequencia nas informações nele contidas.50 – Em uma Relação de Soldadores qualificados não deve conter a seguinte informação: a) b) c) d) e) Um resumo das qualificações dos soldadores. Visa à manutenção da qualidade das soldas.. b) Os documentos podem ser classificados em função da sua aplicação. 54 – Assinale a alternativa incorreta sobre EPI: a) Sua função é evitar ou amenizar lesões. Faz a comparação entre soldas inspecionadas e soldas defeituosas de cada soldador.: a) b) c) d) e) Contem resultados de inspeções em equipamentos ou peças. 53 – Assinale a alternativa incorreta sobre arquivamento de documentação: a) Deve permitir que as informações possam ser rapidamente recuperadas.

A soldagem possui a característica de nunca emanar fumos nocivos à saúde do soldador.55 – Assinale a alternativa incorreta sobre fatores de risco: a) b) c) d) e) Esses fatores são classificados em: radiação. calor. fumos e gases e eletricidade. O soldador pode ter sua capacidade auditiva reduzida se não utilizar protetores auriculares. ruído. 12 . As roupas utilizadas pelo soldador devem ser resistentes ao calor e as projeções. Para se trabalhar em segurança com equipamentos elétricos o soldador deve possuir a maior resistência possível.