You are on page 1of 4

21/05/13

Instalando Eclipse com PHP - Professor Nelio Alves

Professor Nelio Alves
Geral
Inicio Dados Profissionais Contato

Pesquisar o site

Instalando Eclipse com PHP
0) Instale o JDK
0.1) Acesse o site http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html 0.2) Escolha o link de download do JDK
(você deverá também aceitar os termos e escolher a plataforma do seu sistema operacional)

Ensino
Lógica de Programação Estruturas de Dados Metodologia Científica Projeto e Desenv. de Software I

0.3) Instale o pacote com as configurações padrão

Pesquisa
Projetos

1) Instale a IDE Eclipse
1.1) Acesse o site http://www.eclipse.org/downloads 1.2) Escolha a distribuição "Eclipse IDE for Java Developers" (sugestão) 1.3) Depois que o arquivo for totalmente baixado, descompacte para o diretório raiz C:\ conforme mostrado abaixo:

Outras Atividades
Maratonas

Diversos
Instalando Eclipse com PHP Instalando o Code::Blocks Linguagem C

Traduzir

2) Instale a Xampp
2.1) Acesse o site: http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp.html 2.2) Acesse o link "XAMPP para Windows" 2.3) Acesse o link de download e faça o download da distribuição chamada "Instalador" 2.4) Instale o pacote com as opções padrão (a pasta de instalação deve ser "C:\xampp" ) 2.5) Se o Xampp abrir após a instalação, pode fechá-lo (tecle em "Exit")

3) Habilite o debugger do PHP
3.1) Localize o arquivo "php.ini" (ou somente "php" com um ícone ) situado na pasta "C:\xampp\php\" e depois escolha "Editar").

3.2) Edite este arquivo no bloco de notas (clique com o botão direito no ícone 3.3) Tecle <CTRL+F> e localize o texto [XDebug] 3.4) Tire o ";" (ponto e vírgula) da linha: z e n d _ e x t e n s i o n=" C : \ x a m p p \ p h p \ e x t \ p h p _ x d e b u g . d l l "

4) Execute o Eclipse
4.1) Execute o eclipse (basta executar o arquivo "eclipse.exe" situado na pasta "C:\eclipse") 4.2) Selecione um work space* para salvar seus projetos. * O Eclipse trabalha com o conceito de work space, que é uma pasta onde você vai guardar seus projetos. Eu recomendo você definir um work space ou dentro da pasta "Documentos" (que você tem livre acesso), ou dentro do seu pen drive. No exemplo abaixo eu defini um work space chamado logica_de_programacao situado dentro da minha pasta "Documentos" (C:\users\aluno):

https://sites.google.com/a/iftm.edu.br/nelio/instalando-eclipse-com-php

1/4

edu.3) Expanda o item "Programming Languages" e escolha "PHP Development Tools (PDT) SKD Software". faça o procedimento similar adaptando os detalhes (consulte a web se necessário) 5.21/05/13 Instalando Eclipse com PHP . conforme mostrado na figura abaixo: https://sites.google. acesse no menu: Help -> Install New Software.org/releases/indigo" e aguarde um momento até uma lista ser carregada na área abaixo 5.1) Com o Eclipse aberto.2) No campo "Work with:" escolha "Indigo .br/nelio/instalando-eclipse-com-php 2/4 .com/a/iftm. Se sua distribuição for outra.Professor Nelio Alves 4..eclipse. 5..http://download.3) Feche a tela de boas-vindas. O seu Eclipse deverá ter a aparência conforme mostrado na figura a seguir: 5) Instale o plug-in do PHP no Eclipse Atenção: os passos a seguir presumem que você instalou a distribuição INDIGO do Eclipse.

1) Mude a perspectiva* do Eclipse para PHP. Depois que você instalou o plug-in do PHP. Acesse: File -> New -> PHP Project 7.edu.com/a/iftm..1) Crie um projeto PHP.ini SAPI Type: CLI PHP debugger: XDebug 6. clique Next.Dependendo da versão do seu Eclipse. -> PHP * O Eclipse trabalha com o conceito de perspectiva. você deverá refazer as configurações dos passos (6. o seu Eclipse passará a contar com uma perspectiva apropriada para a programação em PHP.3) Informe ao Eclipse as informações de Debug: . 7) Teste tudo! 7.Professor Nelio Alves 5. Deverá aparecer um projeto na guia PHP Explore. Se for este o seu caso.. como na figura abaixo: https://sites. haverá uma caixa "Enable CLI Debug".. criando um apelido para ele (exemplo: "php_xampp"): . ATENÇÃO: Toda vez que você criar um workspace novo.Preencha os campos: Name: php_xampp Executable path: C:\xampp\php\php. que é um "visual" apropriado para o tipo de projeto com o qual você esteja trabalhando. 6.5) Reinicie seu Eclipse quando for solicitado 6) Faça as configurações finais para o Eclipse funcionar com o PHP 6..br/nelio/instalando-eclipse-com-php 3/4 .google.Preencha os campos: PHP Debugger: XDebug PHP Executable: php_xampp (o apelido que você definiu no passo anterior) .2) e (6. Aceite os termos.4) Clique Next.2) Dê um nome simples para o projeto (exemplo: teste01) e clique em Finish.exe PHP ini file (optional): C:\xampp\php\php.Acesse: Window -> Preferences -> PHP -> PHP Executables .21/05/13 Instalando Eclipse com PHP .Acesse: Window -> Preferences -> PHP -> Debug . Acesse: Window -> Open Perspective -> Other.3). marque a caixa. clique Finish.2) Informe ao Eclipse onde está localizado o interpretador do PHP. 5. AGUARDE.Clique em "Add" .

Execute o programa.Escolha um nome simples para seu arquivo (exemplo: "programa.com/a/iftm.Digite um código simples.edu.3) Crie um programa simples: .A execução do programa aparece na guia "Console" na parte inferior do Eclipse: Comentários Não tem permissão para adicionar comentários. como mostrado na figura abaixo: .Clique com o botão direito sobre o nome do projeto e selecione: New -> PHP File .php") e clique em Finish .br/nelio/instalando-eclipse-com-php 4/4 . . Iniciar sessão | Atividade Recente do Web site | Denunciar Abuso | Imprimir Página | Remover Acesso | Tecnologia do Google Sites https://sites. Clique no botão: e escolha "PHP Script" se te for perguntado.21/05/13 Instalando Eclipse com PHP .Professor Nelio Alves 7.google.