You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

EXTRAÇÃO DO ÁCIDO LAÚRICO

São Paulo 2013

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA: PROFESSORA SOLANGE DIAS Integrantes Camila Rodrigues Garcia Carolina de Castro Penedo Érika de Oliveira Santos Tamara Gabrielly Batista Santos Nilma Viana RGM 128212-3 127050-8 129004-5 127775-8 1353349 Assinatura .

SUMÁRIO Pág. QUESTIONÁRIO 8. 1. CONCLUSÃO 7. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5. MATERIAIS 3. REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES 6.1. Reagentes 4 .2. OBJETIVO 2. Equipamentos e Vidrarias 3. INTRODUÇÃO 3. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA .

e analisar o que é necessário para que a reação ocorra tanto em termos materiais como de ações. a . mas reagem lentamente com soluções alcalina (soluções de hidróxido de sódio ou potássio) em ebulição. É líquido e fornecem principalmente ácidos insaturados (oléico. ácido láurico. Na Química Orgânica.4 1. encontrados em países tropicais. De todos os ácidos graxos presentes na composição do óleo de babaçu. o ácido láurico é um ácido carboxílico. ácido mirístico. INTRODUÇÃO O ácido láurico também conhecido como ácido dodecanóico. e encontra-se dentro da classificação dos ácidos graxos. sua formula estrutural é CH3(CH2)10COOH . linoléico e linolênico). formando produtos solúveis. 2. OBJETIVO Observar como ocorre a reação química. que ocorrem na natureza. ácido oléico. ácido cáprico. chamados de lipídeos. O óleo que é extraído do babaçu é composto pelos seguintes ácidos graxos: ácido caprílico. Os óleos são encontrados em plantas e animais. representando cerca de 46% do conteúdo total desses ácidos presentes no óleo. ácido palmítico. e são insolúveis em água. Os óleos pertencem à classe de compostos orgânicos. São definidos como éster resultante da reação entre ácido carboxílico e glicerol. Através de procedimentos experimentais extrair o ácido láurico do óleo de coco. ácido linoléico. e comprovar quimicamente sua reação com álcool etílico e hidróxido de potássio para realizar a extração. O método de extração utilizado consiste na utilização do sistema de refluxo completo e se favorece das características de solubilidades presentes nas substâncias utilizadas. é um ácido gordo saturado. Estes compostos orgânicos contém o grupo carboxílico ligado a hidrogênio (HCOOH). ácido esteárico. Pode ser encontrado em grandes concentrações em óleos extraídos de coqueiros. É um ácido de grande importância biologia e que por está em grande quantidade no óleo de babaçu pode ser extraído com certa facilidade (em comparação aos outros componentes). o ácido láurico é o que está em maior quantidade.

1. Termômetro. Condensador de refluxo. p. Balão de fundo redondo de 250 mL. Funil de Decantação de 500 mL. REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES ERIKA .5 um grupo aquilo (RCOOH) ou a um grupo arilo (ArCOOH).809. Álcool Etílico. Bico de Bunsen. 1996. 3. MATERIAIS Carol 3. Tripé. R. Na2SO4 anidro. Béquer de 500 mL e 250 mL. 4. Figura 1 – Representação da composição de um ácido carboxílico. Bastão de vidro. BOYD. (MORRISON.). Rolhas de borracha. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Carol 5. Química Orgânica – Combo. Óleo de coco. Hidróxido de Potássio. Reagentes    Ácido Sulfúrico concentrado. Espátula metálica. Garra para Funil de Decantação. T.    Água destilada. Suporte Universal. Balança Analítica.          Tela de Amianto. Equipamentos e Vidrarias          Papel indicador de pH. N. Lisboa. Manta aquecedora. Erlenmeyer de 250 mL. 3. R.2. Proveta de 50 mL e 10 mL.

. Reação de saponificação: é a reação entre éster de ácido graxo e base mineral. QUESTIONÁRIO 1) Que se entende por: a) Solvólise: Reação entre substâncias dissolvidas e moléculas do solvente para formar novas substâncias (reação de substituição onde moléculas do solvente atuam como nucleófilo).2004). c) Alcóolise: Reação de um triglicerídeo com um álcool na presença de uma base.caráter positivo devido àpolaridade da ligação . 2) Escreva a equação. produzindo ao final do processo uma mistura de ésteres. Ataque do nucleófilo (HO-) ao carbono da carbonila . mostrando o mecanismo. (MEHER. e calcule o rendimento teórico de ácido láurico. CONCLUSÃO ERIKA 7. para obtenção de ácidos graxos a partir do óleo de coco.formando um intermediário aniônico. ácidos graxos e glicerol.6 6. 3) O que é saponificação? Escreva a equação para esta reação a compare com a equação da reação de obtenção do ácido láurico. b) Hidrólise: É a solvólise em que o solvente é a água. dando sal de ácido graxo (sabão) e triálcool.

É a reação entre ácido orgânico e álcool.O como glicerol gerando um ácido carboxílico.7 O intermediário aniônico refaz a ligação C=O quebrando a ligação C . dando éster orgânico e água. A reação é reversível. 4) O que é esterificação? Escreva o mecanismo para esta reação. Este ácido imediatamente sofre um a reação ácido .base como monoânion do glicerol (O-Na+) gerando o produto. No sentido da formação do éster é chamada de esterificação e no sentido inverso é chamada de hidrólise. . Observaseque a cadeia do glicerol foi substituída pelo O-Na+.

Química Orgânica – Combo. Lisboa: EDITORA. MMA : [(45x200+17x228+15x282+7x256+5x172+5x144+4x284+2x280)] : (45+17+15+7+5+5+4+2) Considerando que o triacilglicerol é formado a partir de uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos. Novembro de 1996. podemos calcular a massa molecular média dostriacilgliceróis (MMT) contidos no óleo de babaçu e. ou seja. aproximadamente3 vezes o NM. R. R. (NM) contidos em 30 g do óleo de babaçu: MMT = 38+(3.043 O número de moles de KOH utilizado foi 6/56= 0. Usando a composição média do óleo de babaçu e a massa molecular de seus componentes. a partir daí. normalmente.8 5) Que processo de separação deve ser usado para purificar o ácido láurico? 6) Descreva como é feita. a determinação da composição percentual e a identificação dos ácidos graxos de um triglicerídeo. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Figura 1. em média. BOYD. o número de moles.11 mol . 13ª ed. podemos calcular de forma aproximada a massa molecular média desses ácidos graxos. N. 8. . p. MORRISON.MMA) e NM = 30/MMT = 0.809. T.