You are on page 1of 11

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO

LICITAÇÃO: CONCEITO, FINALIDADES, DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E MODALIDADES CONTRATOS: CONCEITO, PECULIARIDADES E ESPÉCIES LICITAÇÕES PÚBLICAS
BASE CONSTITUCIONAL E LEGAL
CF/88, art. 37, XXI. Lei 8.666/93

ABRANGÊNCIA
Lei federal e nacional. Alcança todos os poderes e esferas governamentais.

FINALIDADES
1. Garantir a isonomia. 2. Selecionar a proposta mais vantajosa aos interesses da ADM. 3. Promover o desenvolvimento nacional sustentável (NOVO!)

CONCEITO
“Procedimento administrativo, de observância obrigatória pelas entidades governamentais, e de disputa isonômica, ao fim da qual será selecionada a proposta mais vantajosa aos interesses da Administração, com vistas à celebração de um contrato administrativo entre ela e o particular vencedor do certame, para a realização de obras, serviços, compras, alienações, locações, permissões e concessões”. (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo)

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS
COMPETITIVIDADE
Implícito. É a essência da licitação.

JULGAMENTO OBJETIVO
Explícito. Não pode haver obscuridade ou surpresas.

VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO
Explícito. Tanto a ADM quanto o licitante devem obediência ao Edital.

ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA
Implícito. É a garantia de que o vencedor será o primeiro a ser chamado.

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO (art. 25)
Acontece sempre que houver impossibilidade jurídica de competição. Sem competição, não há licitação! OS 3 EXEMPLOS DA LEI
1. Fornecedor exclusivo. 2. Serviços técnicos profissionais de natureza singular e notória 3. Artistas consagrados pela crítica especializada e pela opinião pública.

2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1. Os casos de inexigibilidade não se aplicam aos serviços de publicidade propaganda. 2. O rol legal é exemplificativo, ou seja, pode haver mais casos se houver inviabilidade de competição.

Professor Sidney Amorim

1

2. 2. Doação. 8. 3. Professor Sidney Amorim 2 . 9. 4. mas por conveniência e oportunidade. BENS MÓVEIS 1. Permuta. LICITAÇÃO DISPENSADA (Arts.TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO DISPENSA DE LICITAÇÃO São casos em que. 7. OSF-Obra.* 3. Doação a unidade administrativa (exceto programas habitacionais e de regularização fundiária). embora exista a competitividade. 5. 24) São os casos 33 em que a licitação é possível. Dispensa Licitação Dispensável – A lei autorizou a não realização da licitação em certos casos. a Administração pode dispensar a licitação. Compras de gêneros alimentícios perecíveis. Obras e serviços de engenharia até 10% de um Convite (15 mil). serviço e fornecimento. Celebração de convênios administrativos. Contratos de EP e SEM com suas subsidiárias. 5. SEM-Sociedade de economia mista. 5. Dação em pagamento. Os 10 casos mais relevantes são: 1. LICITAÇÃO DISPENSÁVEL (art. SEM. notadamente: BENS IMÓVEIS 1.* 2. há ambiente competitivo. Venda de bens produzidos e comercializados por unidades administrativas em razão de suas finalidades. 3. exclusivamente de interesse social. SEM. É o DOBRO p/ EP. Aquisição ou restauração de obras de arte e objetos de valor histórico. Licitação deserta. Emergência ou calamidade pública. 10. CP-Consórcio público. Venda de títulos. AE-Agência executiva. 4. Compras e outros serviços até 10% de um Convite (8 mil). Licitação Dispensada – A lei determinou a não realização de licitação em certos casos. * EP-Empresa pública. a licitação não acontecerá ou não será obrigatória. É o DOBRO p/ EP. exclusivamente entre unidades administrativas. 4. Guerra ou grave perturbação da ordem. Venda a outra unidade administrativa. Investidura. Permuta por outro imóvel. É o que dá origem à contratação DIRETA. AE e CP. AE e CP. 6. 17 a 19) São os casos de alienação de bens móveis e imóveis. Venda de ações em bolsa de valores. Contratação remanescente de O-S-F em razão de rescisão contratual.

Abertura É a publicação do edital 2. U. no prazo. 2. 4. Julgamento e Classificação É a verificação das propostas 4. Obs. obrigatoriamente. Habilitação É a verificação da documentação 3. Tipo menor preço Regra geral nas licitações. Tipo maior lance ou oferta Para venda de bens pela Administração Pública. Comissão de Licitação Mínimo 3 servidores efetivos exceto Convite ou peq. OS TIPOS DE LICITAÇÃO 1. 3.TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO AS FASES DA LICITAÇÃO 1. Homologação É controle ADM da sua legalidade 5. Adjudicação É a proclamação do vencedor ALGUNS INSTITUTOS IMPORTANTES Audiência pública Obrigatório acima de 150 milhões Antecedência mínima do Edital Prazo para os licitantes se prepararem para o certame Impugnação Administrativa Qualquer cidadão ou licitante pode requerer. p/ bens e serviços de informática.Tipo técnica e preço Casos Tipo 2 e.A.: É VEDADO instituir outros tipos de licitação. Tipo melhor técnica Exclusivo para serviços de natureza intelectual. Professor Sidney Amorim 3 .

sem qualquer inversão. se houver limitações de mercado. mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores. 1 – A concorrência é aplicável em qualquer caso de licitação. CONCURSO Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico. ou para a alienação de bens decorrentes de procedimento judicial ou dação em pagamento. PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA Até 1. O cadastro é uma habilitação prévia Licitações internacionais possíveis se houver alguém do exterior cadastrado. a qual afixará. Concorrência. Visualizam-se todas as etapas licitatórias. observada a necessária qualificação. Obs. igual ou superior ao valor da avaliação. LEILÃO Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. científico ou artístico. TOMADA DE PREÇOS Modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas. Licitações internacionais possíveis se NÃO houver fornecedor no Brasil. cadastrados ou não. cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. 2 – As três modalidades acima encontram-se hierarquizadas. CONVITE Modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto. Professor Sidney Amorim 4 .TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO MODALIDADES DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que. COMISSÃO DE LICITAÇÃO – Não precisa ser servidor. a quem oferecer o maior lance. é VALORES – depende da premiação ou da remuneração definida em edital. Licitações internacionais possíveis. Possível com menos de 3. comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. ou por manifesto desinteresse.5 milhões A mais complexa de todas as modalidades. na fase inicial de habilitação preliminar.5 milhões PARA COMPRAS E OUTROS SERVIÇOS Até 650 mil PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA Até 150 mil PARA COMPRAS E OUTROS SERVIÇOS Até 80 mil Para celebrar contratos menos vultosos. escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa. Obs. O cadastro ou o convite é uma habilitação prévia. VALORES – até 650 mil reais: após esse valor. VALORES PARA OBRAS E PARA COMPRAS E SERVIÇOS DE OUTROS SERVIÇOS ENGENHARIA Acima de Acima de 650 mil 1. em local apropriado. Possui os menores valores de contratação.

Duplo julgamento: propostas e lances verbais 8. 2. Só no Tipo Menor Preço 7. Obs. Proibido para obras de engenharia. REGRA GERAL SOBRE AS MODALIDADES DE LICITAÇÃO É vedada a combinação de qualquer modalidade para a aquisição de bens e serviços pelo Estado. ou seja. 3 – Em todos os casos de invalidação. INVALIDAÇÃO DA LICITAÇÃO ANULAÇÃO De Ofício ou por provocação HIPÓTESES Quando houver vícios insanáveis. Por motivo de ESPECIAL interesse público. ilegalidades que não comportam correção. 2. 3. HIPÓTESES 1. 1 – A nulidade da licitação provoca a nulidade do contrato.472/97. Obrigatório o Pregão Eletrônico na 6. 2 – A nulidade da licitação não gera indenização. por meio de especificações usuais praticadas no mercado. locações imobiliárias e alienações em geral. Lei nacional e federal. Quando o adjudicatário não assinar o contrato. Dupla inversão de fases 9. REVOGAÇÃO Obs. Bens e serviços comuns? São aqueles cujos padrões de qualidade e desempenho possam ser objetivamente definidos no edital. prevista na lei 9. Duplo julgamento: propostas e ADM Pública Federal lances verbais CONSULTA Modalidade de licitação aplicável somente às Agências Reguladoras. VALORES – Pode ser contratado QUALQUER VALOR! AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 1. é sempre assegurado o direito a recurso (contraditório e ampla defesa) Professor Sidney Amorim 5 . Baixa complexidade e maior celeridade 5. Formas: Pregão Eletrônico ou Pregão Presencial 4. Obs.TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO PREGÃO Modalidade de licitação para a aquisição de bens e serviços comuns.

Em latim: “Intuitu Personae”. A fiscalização da execução do contrato não reduz nem exclui a responsabilidade do contratado por eventuais vícios ou incorreções. Advertência 3. O PODER DE RESCISÃO UNILATERAL DO CONTRATO São as 13 hipóteses previstas no art. É realizado ou por um representante da ADM. em regime de adiantamento. 1 – São cumulativas e descontáveis da garantia.TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONCEITO “É todo ajuste firmado pela Administração Pública. (só acréscimo) Qualitativo (modificações no projeto) – Em decorrência do acréscimo/supressão quantitativa 3. Suspensão para licitar e impedimento para contratar 5. Subcontratação sem previsão no edital 2. 2 – Assegurado o direito de recorrer. Prof. Multa por inexecução total ou parcial 4. 78 e estão ligadas. EXCEÇÃO: pequenas compras. (Marcelo Alexandrino & Vicente Paulo) Obs. Obs. a algum inadimplemento contratual por parte do contratado. Atraso injustificado do início da O-S-F 4. ou por terceiros contratados para esse fim. notadamente: 1. A subcontratação é só PARCIAL e nos limites previstos no edital. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS FORMALISMO Deve ser escrito e devidamente publicado. de pronto pagamento. em conformidade com o interesse público e sob regência predominante do Direito Público”. 4. mas não poderá alterá-las. Alteração da Pessoa Jurídica que prejudique a execução Quantitativo 50% p/ reformas de edifícios/Equip.e sem avisar a ADM 5. Paralisação injustificada da O-S-F. Não é obrigado a aceitar. Declaração de inidoneidade para licitar e contratar Obs. com particulares ou com outras unidades administrativas. – Importante diferenciar os contratos DA ADMINISTRAÇÃO dos CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. É mais que uma prerrogativa. Multa de mora por atraso 2. O PODER DE ALTERAÇÃO UNILATERAL DO CONTRATO 25% do valor do contrato (acréscimo ou supressão) 2. PECULIARIDADES AS 7 CLÁUSULAS EXORBITANTES 1. em sua maioria. limitando-se a assinar o contrato. A FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO DO CONTRATO É considerado um dever-poder da ADM. PESSOALIDADE Só o contratado pode executar o contrato. Sidney Amorim 6 . agindo nesta qualidade. A APLICAÇÃO DIRETA DE SANÇÕES 1. nos termos estipulados pela própria Administração Pública contratante. sob pena de rescisão. Lentidão no cumprimento contratual 3. até 4 mil reais (5% do valor do Convite). ADESÃO O particular já conhece suas cláusulas desde o edital. cabendo a ela aceitar ou não.

Se não. Prestação de serviços de natureza continuada. Preservar a manutenção do equilíbrio econômicofinanceiro do contrato. 2. Prof. 1 – Cabe ao contratado pedir suspensão.TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO 5. serviços e compras. 3. para obras. será sua a culpa rescisória. 3. Obs. só exigida se prevista em edital. 2 – A modalidade de garantia é opção do contratado. mas não cabe indenização a título de lucros cessantes. MODALIDADES → → → → 2. A OCUPAÇÃO TEMPORÁRIA Somente nos casos de prestação de SERVIÇO ESSENCIAL. CONTRATOS Até 10% para obras. CAUÇÃO – Dinheiro ou títulos da dívida pública. limitado a 48 meses. 3 – Cabe indenização por danos emergentes. Até 1% do valor do objeto. ou rescisão amigável ou rescisão Judicial. CONCLUSÃO e ENTREGA do objeto. sem poder rescindir o contrato. Vedação implícita: Prorrogação automática. Justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente. 7 . Obs. no local e estado que se encontram. serviços e compras. Vedação expressa: Prazo de vigência ‘indeterminado’. 7. 6. para obras. serviços e compras de grande vulto (complexidade técnica e riscos financeiros) 1. Projetos cujos produtos estejam no Plano Plurianual (PPA) e possuam previsão no edital. Obs. Imediatamente após a rescisão do contrato Obs. Como medida acautelatória para a apuração de irregularidades na execução do contrato 2. em 2 hipóteses: 1. Obs. 2 – Em caso de contratos decorrentes de G-C-P. FIANÇA BANCÁRIA – Oferecida por instituições financeiras (bancos). 1 – A garantia é decisão discricionária. sem prazo p/ pagamentos. – Refere-se a todos os recursos materiais e humanos do contratado. OS PRAZOS DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DURAÇÃO Regra geral: Limitada à vigência dos créditos orçamentários. limitada a 60 meses. SEGURO-FIANÇA – Oferecida por empresas seguradoras. Sidney Amorim PRORROGAÇÃO Regra geral: Nos casos de INÍCIO das etapas de EXECUÇÃO. EXCEÇÕES: 1. prorrogável por até 12 meses. a inoponibilidade será absoluta. RESTRIÇÕES À OPOSIÇÃO DA “EXCEÇÃO DO CONTRATO NÃO-CUMPRIDO” É quando o particular precisar suportar eventuais atrasos de pagamento da ADM por até 90 dias. Aluguel de equipamentos e utilização de programas de informática. 2. EXIGÊNCIA DE GARANTIA LICITAÇÕES PERCENTUAIS Até 5% do valor do contrato. Requisitos na Prorrogação: 1. Obs.

dos custos da desmobilização. 2 – Só há responsabilidade SOLIDÁRIA se o contratado inadimplir nos encargos PREVIDENCIÁRIOS. amigável ou judicial CONSEQUÊNCIAS AO CONTRATADO – Ocupação temporária. Se houver DANOS causados à Administração e/ou terceiros: Responsabilidade subjetiva do contratado. 3 e 4. ilegalidades. retenção dos créditos. EXCETO se o próprio indenização. Obs. RESPONSABILIDADE PELOS ENCARGOS DO CONTRATO ENCARGOS PREVISTOS NO CONTRATO 1. Exceção: quando a licitação for anulada. execução da garantia e aplicação de sanções. Fiscais 4. Se houver DANOS pelo SÓ FATO DA OBRA: Responsabilidade objetiva da Administração. Obs. A nulidade do contrato não gera indenização SENÃO CONSEQUÊNCIAS À ADMINISTRAÇÃO – Pagamento de pelo que já tiver sido contratado. Sidney Amorim 8 . RESCISÃO TIPOS – Unilateral. Previdenciários 2. 1 – Se o contratado inadimplir nos encargos 2. NÃO HÁ RESPONSABILIDADE da Administração por isso. 2. 3. DEFEITOS OU INCORREÇÕES: Responsabilidade sumária do contratado. Comerciais RESPONSABILIDADE PELO SEU RECOLHIMENTO TODOS os encargos são de responsabilidade do CONTRATADO. Se houver VÍCIOS. Prof. e a contratado deu causa. Trabalhistas 3.TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DO CONTRATO 1. EXTINÇÃO DO CONTRATO ANULAÇÃO De ofício ou provocado Quando houver vícios insanáveis. nem restrição de regularização e uso de obras e edificações no cartório de registro de imóveis. devolução da garantia.

POR PREÇO INTEGRAL – Engloba obras e serviços de grande vulto e complexidade. EXEMPLOS Aquisição de material hospitalar. tempo. Utilidade para a Administração. POR PREÇO UNITÁRIO – Para obras que são divididas em etapas de execução.: 10 lotes de cadeiras escolares. Ex: Uma estrada. CONTRATO DE SERVIÇO CARACTERÍSTICAS Predomina a ATIVIDADE sobre o aspecto material.: Verduras para merenda. Entrega de merenda escolar. com ou sem o fornecimento de materiais e equipamentos. Ex: Uma pintura. Serviço de conservação predial. Ex: Usina hidrelétrica. TIPOS DE FORNECIMENTO Fornecimento INTEGRAL – A coisa é entregue de uma só vez. 2. CONTRATO DE FORNECIMENTO CARACTERÍSTICAS Aquisição de coisas móveis necessárias à realização e manutenção de suas atividades. Remunerado integralmente pelo Poder Público 3. Ex. Prof. Ex: Um edifício. Ex. Remunerado integralmente pelo Poder Público. com pagamento pela totalidade da obra.: Um equipamento de Raio-X. Também chamado de Contrato de Compras. Ex. Fornecimento CONTÍNUO – A coisa é Fornecimento PARCELADO – A coisa entregue para consumo habitual ou é entregue de forma fracionada. e não para a população EXEMPLOS Instalação de equipamentos de segurança predial. Aquisição de material escolar. Transporte de servidores.TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO ESPÉCIES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1. em sua integralidade. POR EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL – Só p/ obras em geral. Sidney Amorim 9 . CONTRATO DE OBRA PÚBLICA CARACTERÍSTICAS Predomina o aspecto MATERIAL sobre a atividade em si Limitada no tempo FORMAS DE EXECUÇÃO Remunerado integralmente pelo Poder Público POR TAREFA Contratação de mão-de-obra para pequenas obras. prolongando-se no prestações determinadas. em permanente.

uma rodovia de grande Um hospital público. contraprestação pecuniária do Estado. energia elétrica. fornecimento de mão-desuperior a 35 anos. parques em terrenos públicos. Execução remunerada (onerosa) por tarifa. VEDAÇÕES ÀS PPP’S Contrato inferior a 20 milhões. etc. CONTRATO DE CONCESSÃO ESPECIAL Regulado pela Lei das Parcerias Público-Privadas (PPP’s). Terminais Lojas em prédios públicos. incluindo obra ou fornecimento e instalação eventuais prorrogações. Água encanada. Obs. pelo usuário e por outras fontes de iniciativa do concessionário. – Não há consenso entre os autores acerca das espécies de contratos de concessão. jurisdição. poder de polícia e outras atribuições exclusivas de Estado. uma linha férrea. por tarifa. Obs. Contrato somente de execução de Contrato inferior a 5 anos e obra. rodoviários com tarifa de hipermercados. etc. MODALIDADES CONCESSÃO PATROCINADA CONCESSÃO ADMINISTRATIVA Obras ou serviços públicos que envolver as tarifas e a Serviços de que a ADM seja usuária direta ou indireta. EXEMPLOS Uma usina hidroelétrica. Prof. Lei 11. Sidney Amorim 10 . que excedem a capacidade financeira do Estado. Rodovias com pedágios. onerosa ou gratuita. rádio e televisão. Utilização. Execução remunerada (onerosa) por tarifa. com contraprestação do Estado. Continuidade Exploração por conta e risco do contratado. uma estação escoamento de trânsito. Tem o objetivo de atrair investimentos para projetos de infraestrutura de grande vulto. 1 – Deve ser precedida de licitação na modalidade concorrência.987/95 Remunerado pelo Estado. rodoviária. etc. estacionamentos e telefonia. Continuidade Exploração por conta e risco do contratado. DE USO DE BEM PÚBLICO Regulado pela Lei 8. Obs. etc. Regulado pela Lei 8. uma escola pública. com ou sem obras.666/93 Remunerado pelo usuário e por outras fontes de iniciativa do concessionário EXEMPLOS É a utilização privativa de bem público.079/2004. esgoto. etc. de equipamentos.TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO CONTRATO DE CONCESSÃO ESPÉCIES DE SERVIÇO PÚBLICO DE OBRA PÚBLICA CARACTERÍSTICAS Continuidade Exploração por conta e risco do contratado. 2 – Não possuem delegação nas funções de regulação. transporte público. para que a exerça conforme a sua destinação. embarque.

TURMA TSE/INSS DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Sidney Amorim 11 .