You are on page 1of 10

Celebra o do Batismo

Joo Rafael Gonalves Castro Ribeiro de Albuquerque

Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Cabo Linda-a-Velha 30 de Dezembro de 2012

BAPTISMO DO JOO RAFAEL


ACOLHIMENTO DA CRIANA
(Enquanto os fiis cantam, se for oportuno, um salmo ou um hino apropriado, o sacerdote ou o dicono celebrante, revestido de alva ou sobrepeliz e estola, ou tambm de pluvial de cor festiva, vai com os ministros at porta da igreja, ou at ao lugar onde esto reunidos os pais e os padrinhos com a criana).

Cntico Senhor, quem entrar Senhor, quem entrar no Santurio pra Te louvar (2x) Quem tem as mos limpas, um corao puro Quem no vaidoso e sabe amar (2x) Senhor, eu quero entrar no Santurio pra Te louvar (2x) d-me mos limpas e um corao puro Arranca a vaidade e ensina-me a amar (2x)
SAUDAO E MONIO INICIAL
(O celebrante sada os presentes, sobretudo os pais e os padrinhos, lembrando em poucas palavras a alegria com que os pais receberam o filho como dom de Deus, que a fonte de toda a vida e agora lhe quer dar a sua vida).

Celebrante:

Carssimos pais: Pedistes o Batismo para o vosso filho. Deveis educ-lo na f, para que, observando os mandamentos, ame a Deus e ao prximo, como Cristo nos ensinou. Estais conscientes do compromisso que assumis?
Pais: Sim,

estamos.

(Dirigindo-se depois madrinha, o celebrante interroga-a)

Madrinha, est decidida a ajudar os pais desta criana nesta sua misso?
Celebrante: Madrinha: Sim,
Celebrante:

estou.

RITUAL DO BATISMO
(O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais):

Celebrante:

Que nome dais ao

vosso filho?
Pais: Joo

Rafael.

Que pedis Igreja de Deus para o Joo Rafael?


Celebrante: Pais: O

com muita alegria que a comunidade crist te recebe. Em seu nome, eu te assinalo com o sinal da cruz, e, depois de mim, os teus pais (e madrinha) vo tambm assinalar-te com o mesmo sinal de Cristo Salvador.
(E faz o sinal da cruz na fronte da criana, sem dizer nada. Depois convida os pais e, se parecer oportuno, a madrinha, a fazerem o mesmo).

Batismo.

4. Senhor Deus do Universo ouve a minha orao, s o meu escudo, olha o rosto do teu ungido. Vale mais um dia na tua presena que mil na solido.

LEITURAS BBLICAS E HOMILIA

1 Leitura
CELEBRAO DA PALAVRA DE DEUS
(O celebrante convida os pais, os padrinhos e demais pessoas presentes a participarem na celebrao da palavra de Deus. Se as circunstncias o permitirem, faz-se uma procisso com um cntico, por exemplo o Salmo 84,7.8.9 a. b., at ao lugar previsto).

LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL (Ez 36, 24-28)

Ditosos os que Te louvam sempre Ditosos os que Te louvam sempre Ditosos aqueles de quem s a fora Pois se decidem a ser peregrinos Ditosos aqueles de quem s a fora 1. Como amo, Senhor, a tua morada por entrar no teu corao eu anseio, todo o meu ser, todo o meu ser exulta de alegria! 2. At o pssaro l encontra abrigo e a andorinha faz o ninho para os filhos, Senhor Deus do Universo, meu Rei e meu Deus. 3. Atravessam vales ridos e mudam-se em fontes. A chuva do Outono cobre-os de bnos, com vigor crescente vo ao encontro do Deus de Sio.

A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: Filho do homem, diz casa de Israel: Assim fala o Senhor Deus: Eu vos retirarei de entre as naes e vos reunirei de todos os pases para vos restabelecer na vossa terra. Derramarei sobre vs gua pura e ficareis limpos de todas as imundcies; e purificar-vos-ei de todos os falsos deuses. Dar-vos-ei um corao novo e infundirei em vs um esprito novo. Arrancarei do vosso peito o corao de pedra e dar-vos-ei um corao de carne. Infundirei em vs o meu esprito e farei que vivais segundo os meus preceitos, que observeis e ponhais em prtica as minhas leis. Habitareis na terra que dei a vossos pais; sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus. Palavra do Senhor. Todos: Graas a Deus. Salmo Vem, Santo Esprito, enche os coraes dos homens, Acende neles a luz, o fogo do Teu Amor. Manda o Teu Esprito e tudo ser criado, E Tu renovars a face da terra.

1. Bendiz minhalma o Senhor, Deus como s Grande. Vestido de Majestade e Glria, Envolvido em luz como num manto. 2. Como so grandes as Tuas obras, Tudo fizeste com sabedoria. A terra est cheia da Tua bondade, Todas as coisas pequenas e grandes.
LEITURA DA PRIMEIRA EPSTOLA DE SO PAULO AOS CORNTIOS (Cor 12,12-

13) Assim como o corpo um s e tem muitos membros e todos os membros do corpo, apesar de numerosos, constituem um s corpo, assim tambm sucede em Cristo. Na verdade, todos ns judeus e gregos, escravos e homens livres fomos Baptizados num s Esprito, para constituirmos um s corpo e a todos nos foi dado a beber um s Esprito. Palavra do Senhor Todos: Graas a Deus. Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia (2x)

parte de Deus. Realmente, ningum pode realizar os sinais que Tu fazes, se Deus no est com ele. Jesus respondeu: Garanto-te: se algum no nascer, no poder ver o Reino de Deus. Nicodemos disse: Como que um homem pode nascer de novo, se j velho? Poder entrar outra vez no ventre de sua me e renascer? Jesus respondeu: Eu te garanto: ningum pode entrar no Reino de Deus se no nasce da gua e do Esprito. Quem nasce da carne carne, quem nasce do Esprito esprito. Palavra da Salvao Todos Glria a Vs, Senhor
HOMILIA ORAO DOS FIIS

Celebrante:

Irmos carssimos: Invoquemos a misericrdia de Nosso Senhor Jesus Cristo para esta criana, que vai receber a graa do Batismo, e tambm para seus pais e padrinhos e para todos os batizados. Pelo mistrio da vossa morte e ressurreio, fazei renascer esta criana nas guas do Batismo e agregai-a santa Igreja.
Leitor: Todos: Ouvi-nos, Senhor

EVANGELHO

Celebrante: Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo So Joo (Jo 3, 1-6) Todos Glria a Vs, Senhor Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos. Era um judeu importante. Ele foi encontrar-se, de noite, com Jesus e disse: Rabi, sabemos que s um Mestre vindo da

Pelo Batismo e Confirmao, fazei dela discpulo fiel e testemunha do vosso Evangelho.
Leitor: Todos: Ouvi-nos, Senhor

Pela santidade de vida, levai-a s alegrias eternas.


Leitor: Todos: Ouvi-nos, Senhor

Fazei dos seus pais e madrinha, exemplo claro de f para esta criana.
Leitor: Todos: Ouvi-nos, Senhor

Guardai para sempre no vosso amor a famlia desta criana.


Leitor: Todos: Ouvi-nos, Senhor

ORAO DE EXORCISMO E UNO PR-BAPTISMAL


Celebrante:

Renovai em todos ns a graa do Batismo.


Leitor: Todos: Ouvi-nos, Senhor

LADANHA (O celebrante convida os presentes a invocar os Santos) Celebrante:

Santa Maria, Me de por ns. Joo Baptista, Jos, Pedro e So Paulo, por ns. por ns. por ns.

Deus,
Todos: Rogai Celebrante: So Todos: Rogai

Deus todo-poderoso e eterno, que enviastes ao mundo o vosso Filho para expulsar de ns o poder de Satans, esprito do mal, e transferir o homem, arrebatado s trevas, para o reino admirvel da vossa luz, humildemente Vos pedimos que esta criana, libertada da mancha original, se torne morada do Esprito Santo e templo da vossa glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: Amen. Celebrante:

Celebrante: So Todos: Rogai

Celebrante: So Todos: Rogai

(Convm acrescentar os nomes de outros Santos, principalmente dos que so patronos da criana e da igreja ou do lugar).

O poder de Cristo Salvador te fortalea. Em sinal desse poder te fazemos esta uno, em nome do mesmo Cristo nosso Senhor, que vive e reina por todos os sculos.
Todos: Amen.
(O celebrante unge a criana no peito, com o leo dos catecmenos).

Todos os Santos e Santas de Deus,


Celebrante: Todos: Rogai

por ns.

CELEBRAO DO BAPTISMO
(Depois aproximam-se do batistrio ou do presbitrio, se o Batismo a se celebrar).

MONIO
(Quando tiverem chegado fonte batismal, o celebrante recorda, em breves palavras, aos presentes, o desgnio admirvel de Deus que quis santificar, pela gua, a alma e o corpo do homem. Pode faz-lo com estas palavras ou outras semelhantes):

Celebrante:

Sabeis, irmos carssimos, como Deus comunica aos crentes a abundncia da sua vida pelo sacramento da gua. Elevemos para Ele o nosso corao, e oremos todos juntos, para que Se digne, pela gua desta fonte batismal, derramar a sua graa sobre este eleito.

BNO E INVOCAO DE DEUS SOBRE A GUA Celebrante:

guas, prefigurando o seu poder de santificar. Nas guas do dilvio destes-nos uma imagem do Batismo, sacramento da vida nova, porque as guas significam ao mesmo tempo o fim do pecado e o princpio da santidade. Aos filhos de Abrao fizestes atravessar a p enxuto o Mar Vermelho, para que esse povo, liberto da escravido, fosse a imagem do povo santo dos batizados. O vosso Filho Jesus Cristo, ao ser batizado por Joo Batista nas guas do Jordo, recebeu a uno do Esprito Santo; suspenso na cruz, do seu lado aberto fez brotar sangue e gua e, depois de ressuscitado, ordenou aos seus discpulos: Ide e ensinai todos os povos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Olhai agora, Senhor, para a vossa Igreja e dignai-Vos abrir para ela a fonte do Batismo. Receba esta gua, pelo Esprito Santo, a graa do vosso Filho Unignito, para que o homem, criado vossa imagem, no sacramento do Batismo seja purificado das velhas impurezas e ressuscite homem novo pela gua e pelo Esprito Santo.
(O celebrante toca na gua com a mo direita e continua):

Senhor nosso Deus: Pelo vosso poder invisvel, realizais maravilhas nos vossos sacramentos. Ao longo dos tempos preparastes a gua para manifestar a graa do Batismo. Logo no princpio do mundo, o vosso Esprito pairava sobre as

Desa sobre esta gua, Senhor, por vosso Filho, a virtude do Esprito Santo, para que todos, sepultados com Cristo na sua morte pelo Batismo, com Ele ressuscitem para a vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo,

vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.


Todos: Amen. RENUNCIAO E PROFISSO DE F
(O celebrante faz a seguinte monio aos pais e madrinha):

Pais e madrinha: Sim, Celebrante: Credes

creio.

em Jesus Cristo, seu nico Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e est sentado direita do Pai?
Pais e madrinha: Sim, Celebrante:

Celebrante:

Carssimos pais e madrinha: No sacramento do Batismo, a criana por vs apresentada vai receber do amor de Deus uma vida nova, pela gua e pelo Esprito Santo. Procurai educ-la de tal modo na f, que essa vida divina seja defendida do pecado que nos cerca e nela cresa de dia para dia. Se, guiados pela f, estais preparados para assumir esta misso, recordai o vosso Batismo, renunciai agora, de novo, ao pecado e professai a vossa f em Jesus Cristo, que a f da Igreja, na qual as crianas so batizadas. Dizei-me, Satans?
Celebrante:

creio.

Credes no Esprito Santo, na santa Igreja catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne e na vida eterna?
Pais e madrinha: Sim,

creio.

O celebrante, juntamente com a comunidade, faz sua esta profisso de f, dizendo

Esta a nossa f. Esta a f da Igreja, que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amen.

pois:

Renunciais renuncio.

Pais e madrinha: Sim,

E a todas as suas renuncio.

obras?
Pais e madrinha: Sim, Celebrante:

E a todas as suas renuncio.


BAPTISMO
(O celebrante convida a famlia a aproximar-se da fonte batismal. Depois de conhecer o nome da criana, pergunta aos pais e madrinha):

sedues?
Pais e madrinha: Sim, Celebrante:

Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do cu e da terra?

Quereis, portanto, que Joo Rafael receba o Batismo na f da Igreja, que todos, convosco, acabmos de professar?
Celebrante: Pais e madrinha: Sim,

exemplo da tua famlia, conservaa imaculada at vida eterna.


Todos: Amen.
(E reveste-se a criana com a veste branca. No se admite outra cor, a no ser que os costumes locais o exijam. para desejar que a prpria famlia leve essa veste).

queremos.

E imediatamente o celebrante batiza a criana, dizendo:

Joo Rafael, eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do

Esprito Santo.
Cntico Batizados em Cristo, formamos o Povo de Deus
UNO DEPOIS DO BAPTISMO Depois o Celebrante diz:

Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que te libertou do pecado e te deu uma vida nova pela gua e pelo Esprito Santo, unge-te com o crisma da salvao, para que, reunido ao seu povo, permaneas, eternamente, membro de Cristo sacerdote, profeta e rei.
Todos: Amen.
(Seguidamente, o celebrante unge a criana, no cimo da cabea, com o santo crisma).

ENTREGA DA VELA ACESA Depois o Celebrante toma o crio pascal e diz: Recebei a luz de Cristo.
Uma das pessoas presentes (por exemplo o pai ou a madrinha) acende a vela da criana no crio pascal.

Depois o Celebrante diz:

IMPOSIO DA VESTE BRANCA Celebrante:

Joo Rafael: Agora s nova criatura e ests revestido de Cristo. Esta veste branca seja para ti smbolo da dignidade crist. Ajudado pela palavra e pelo

A vs, pais e madrinha, se confia o encargo de velar por esta luz, para que este menino, iluminado por Cristo, viva sempre como filho da luz, persevere na f e, quando o Senhor vier, possa ir ao seu encontro com todos os Santos, no reino dos cus.

EFFETHA O Celebrante, com a mo direita estendida para a criana batizada, diz:

Pai nosso, que estais nos cus, santificado seja o vosso nome; venha a ns o vosso reino;seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamosa quem nos tem ofendido; e no nos deixeis cair em tentao; mas livrai-nos do mal.
BNO E DESPEDIDA
Depois, o celebrante abenoa a me, que sustenta o seu filho nos braos, o pai e todos os presentes, dizendo:

O Senhor Jesus, que fez ouvir os surdos e falar os mudos, te d a graa de, em breve, poderes ouvir a sua palavra e professar a f, para louvor e glria de Deus Pai.
Todos: Amen. CONCLUSO DO RITO PROCISSO AT AO ALTAR
(Em seguida, a no ser que o Batismo tenha tido lugar no prprio presbitrio, vai-se em procisso at ao altar, levando acesa a vela do batizado).

Cntico

Vs que fostes batizados em Cristo, estais revestidos da Luz. Aleluia, aleluia.


ORAO DOMINICAL

Deus todo-poderoso, que, por meio do seu Filho Unignito, nascido da Virgem Santa Maria, alegra as famlias crists com a esperana da vida eterna, Se digne abenoar esta me, agradecida pelo dom do seu filho, para que persevere com ele em ao de graas para sempre, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Celebrante: Todos: Amen.

Irmos carssimos: Renascido pelo Batismo, este menino chamado, e de verdade, filho de Deus. Pela Confirmao, h-de receber um dia a plenitude do Esprito Santo; aproximando-se do altar do Senhor, participar da mesa do sacrifcio de Cristo; membro da Igreja, h-de chamar a Deus seu Pai. Em nome dele (dela), no esprito de filhos adoptivos que todos recebemos, ousamos agora rezar como o Senhor nos ensinou.
Celebrante:
E todos, juntamente com o celebrante, dizem:

Deus todo-poderoso, que d a vida no tempo e na eternidade, abenoe o pai desta criana, para que, juntamente com a esposa, pela palavra e pelo exemplo, seja para seu filho a primeira testemunha da f, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Celebrante: Todos: Amen.

Celebrante: Deus

todo-poderoso,

que, pela gua e pelo Esprito Santo, nos fez renascer para a vida eterna, abenoe com infinita bondade estes seus fiis, para que sejam, sempre e em toda a parte, membros vivos do seu povo e gozem da sua paz, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


Celebrante: Todos: Amen.

Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.


Celebrante: Todos:

Amen.

Cntico

Magnificat, Magnificat, Magnificat anima mea, Domino. Magnificat, Magnificat, Magnificat anima mea

You might also like