You are on page 1of 3

RESUMO PROCESSO DE CONVERSÃO: processo quimica para a obtenção de novos produtos através de quebras de moléculas.

ALQUILAÇÃO CATALÍTICA: consiste na reação de adição de duas moléculas leves para síntese da terceira de maior peso molecular, catalisada por agente de forte caráter ácido. Principais reações que ocorrem na reforma catalitica: desidrogenação de naftenos, aromatização, isomeração de parafinas, isomeração de naftenos e hidrocraqueamento.

DESPARAFINAÇÃO A MIBC: tem por objetivo a remoção de determinados compostos parafínicos, caracterizados por altos pontos de fluidez. Precisam ser retirados do oleo lubrificante, pois causariam dificuldade no seu escoamento e no seu uso a baixa temperatura. Remoção é feita com metilisobutilcetona(MIBC) como solvente. Processo: o solvente dilui o óleo precipitando as parafinas.

DESOLEIFICAÇÃO A MIBC: processo identico a desparafinação, visa a remoção do oleo contido na parafina, de forma a comercializa-la. EXTRAÇÃO DE AROMÁTICOS: extrai compostos aromáticos por meio de solventes. ADSORÇÃO DE PARAFINAS LINEARES: tem como objetivo a remoção de cadeias parafínicas lineares existentes no corte de querosene. PROCESSO DE TRATAMENTO: Objetivo: remover ou alterar a concentração de impurezas nos produtos de petróleo de forma a se obter um produto comercializável. Melhora a coloração, odor e remove compostos de enxofre. DISSULFURIZAÇÃO: Por Hidrogenio: processo química catalitico largamente usado para remover enxofre via inserção de hidrogenio vizando otimizar a obtenção dos sub produtos do petróleo. Industrial: instalações para captura e remoção de sulfeto de hidrogênio que é

complementação ao U-FCC. ocorrendo saporização parcial. Transforma óleos pesados em derivados de petróleo mais leves. inundação e pulsação. Resíduo de vácuo: compostos de hidrocarbonetos que nao se vaporizam em nenhuma das torres de destilação porque se decomporiam. fazendo cortes no fracionamento da mistura. CATALITICO(U-FCC): presença de catalizadores. separando os componentes da mistura. Hidrogenio reduz a deposição de coque sobre o catalizador. REAÇÕES DE CRAQUEAMENTO: Craqueamento: transformação por ruptura de moléculas grandes em moléculas menores. DESASFALTAÇÃO À PROPANO: é um processo de extração líquido . Vantagens: alto rendimento da gasolina e oléo diesel com alta octanagem. Importante pq consegue extrair um oleo de resíduo de vácuo que o processo de destilação nao consegue. DESTILAÇÃO: é uma operação de separação pela diferença de volatilidade(ponto de ebuliçao). consiste na vaporização de um liquido por aquecimento seguido de condensação do vapor formado.convertido em enxofre elementar e H2SO4. + eficiente. estabilizando os produtos finais. HIDROCRAQUEAMENTO CATALÍTICO: reduz ou elimina todas as impurezas.líquido para separar do resíduo de vacuo as resinas e asfaltenos. DESTILAÇÃO FRACIONADA: + utilizado industrialmente. corrige o defict da produção de gasolina e GLP. Separa uma mistura multicomponente. Objetivo: alta octanagem. DESTILAÇÃO FLASH: prévio aquecimento da mistura alimentada e sua passagem por uma valvula redutora de pressão. Desvantagem: Utilização de equipamentos grandes e caros. DESTILAÇÃO ATMOSFÉRICA: Oleo bruto é separado em diversas frações sob a pressão atmosférica. DESTILAÇÃO DIFERENCIAL: muito utilizado na purificação de líquidos. melhor balanceamento na produção de gasolina. . Os cortes são as frações retidas em determinada altura da coluna de destilação. PROBLEMAS QUE OCORREM: arraste. quantidade volumosa de GLP.

Alto custo e baixa rentabilidade. Produtos principais: gasolina e GLP. nafta.CRAQUEAMENTO TÉRMICO: consite na quebra de moléculas presentes na carga. CRAQUEAMENTO RETARDADO: produtos: gases. sob elevadas temperaturas e pressão. VISCORREDUÇÃO: produtos: gases leves. gasóleo e principalmente coque de petróleo. . nafta e gasóleos. semelhante ao craqueamento térmico. diesel.