You are on page 1of 3

Disciplina: Filosofia e metodologia da ciência Assunto: elementos básicos para compreender relações e diferenças entre atitudes do cotidiano e do método

científico Atividade: Estudo dirigido

Se você compreendeu o conteúdo das informações contidas neste texto (capítulo) não terá dificuldade em responder às questões apresentadas abaixo. Para melhor aproveitamento do seu estudo, selecione algumas delas e use-as como tema de discussão. • Descreva outros métodos que emprega na vida diária. ESTUDAR – 1º) fazer leitura e releitura do material de estudo, 2º)

sublinhar/selecionar os pontos mais importantes do tema, 3º) fichar a partir da compreensão do que foi lido, 4º) frequentar a aula e tirar dúvidas com o professor e colegas de classe, 5º) revisar o material de estudo, 6º) corrigir e ou acrescentar os fichamentos. • As etapas que você tem de vencer para ir de sua casa ao cinema mais próximo constituem um método? Por quê? Sim, pois o método é todo o percurso ou etapas que, seguidos sequencialmente, levam ao objetivo ou lugar desejado. • Descrever com suas próprias palavras: qual é a diferença fundamental entre método e técnica? Ou não há diferença fundamental entre ambos? Embora método o e técnica sejam equivalentes entre si, há uma diferença fundamental entre ambos, designando o método como o direcionador, ou seja, ele identifica qual o processo a seguir para atingir um determinado objetivo; já a técnica é mais específica, orientando como fazer cada processo com melhor desempenho. • Um método específico só admite o emprego de uma determinada técnica? Explique por quê. Não, um método específico admite o emprego de diversas técnicas, embora uma técnica se destaque e tenha maior e melhor eficiência do que outras.

por que não expor esses meios à discussão? Os meios exemplificados no capítulo estudado são pertinentes como técnicas para a analogia feita ao método de hastear uma bandeira. . • Quando o homem primitivo construiu o primeiro machado de pedra lascada. facilitar seus trabalhos. segundo a qual a Ciência é a posse da verdade? Sim. pesquisa. assim. armas. como no exemplo apresentado no capítulo? Você poderia substituir esses meios por outros mais adequados ao exemplo argumentativo? Em caso positivo. pôde aprimorar a primeira técnica utilizada para criar o machado. observação e experimentos em busca da verdade. avião e helicóptero "técnicas". mas pelo estudo. outros utensílios.• Sem conhecimento prévio. ferramentas – assim como o arco e flechas – foram aprimorados através do conhecimento racional. • A criação da escrita origina-se do conhecimento vulgar ou do racional? Por quê? A criação da escrita originou-se através do conhecimento racional. e concordo ser o helicóptero o método mais eficaz e hábil para atingir o fim desejado. através de experimentos e observações. da observação e da experimentação e da prática dele. • É justo considerar nado. é possível especificar-se a técnica mais adequada para cumprir uma etapa de um método determinado? Sem conhecimento prévio seria necessário experimentar cada técnica favorável ao método determinado até encontrar a técnica mais adequada e. pois a Ciência trata de responder as perguntas não pela contestação racional. ele já empregou o conhecimento racional? E quando criou o primeiro arco para lançar longe suas flechas? O homem primitivo empregou o conhecimento vulgar para criar o primeiro machado de pedra lascada e. bem como suas descobertas e experimentos. portanto. mais eficaz. das respostas. pois o homem observou a necessidade de um meio de comunicação que pudesse ficar registrado para. Dessa forma. • Você concorda com a teoria de Platão. barco. alcançado pelos mais diferentes meios.

• Como você explicaria a diferença entre Ciência e Filosofia? Enquanto a Filosofia permeia o campo das hipóteses. . pesquisa ou experimentos. sem observação. • Do ponto de vista da Ciência contemporânea. pois mesmo que uma verdade seja considerada Ciência. • Quando alguém afirma que a Ciência é infalível. • O método criado por Descartes conseguiu tornar a Ciência infalível? Esse método pode ser empregado em nossos dias? O método de Descartes não deixou a Ciência infalível. ou seja. e ssa afirmação expressa um dogma ou uma verdade? Por quê? É um dogma. é possível conhecer e estabelecer o conhecimento científico também em nossos dias. a Ciência permanece no campo do que é concreto e provado. foi preciso observação. pode surgir algum novo fenômeno igualmente fundamentado que possa contradizê-la. é necessário que se observação e experimento. que havia de errado na teoria aristotélica que afirmava "a flecha voa porque seu lugar natural é o peito do soldado inimigo"? A teoria aristotélica responde a pergunta do ponto de vista filosófico. firmada em evidências claras e distintas. mas adicionando aos métodos científicos também elaborados por Newton. • Basta que encontremos a causa dos fenômenos para se alcançar Ciência? Não. experimento e comparação.