You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – CCSo DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I DISCIPLINAS: DIDÁTICA II ALUNO: RODRIGO CÉSAR SILVA

LIMA

ATIVIDADE A O PROCESSO DE ENSINO E SUAS RELAÇÕES COM A REALIDADE: REUNINDO IDEIAS OBJETIVO - INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E O CONTEXTO SOCIAL, COM BASE NAS FONTES INDICADAS.

SÃO LUÍS – MA 27/04/2013

estipulando novas . Isso causa um ciclo. desenvolvimento intelectual dos estudantes. a burguesia. ou nenhum. não existe interesse por parte dela de formar cidadãos esclarecidos. não demonstra interesse em investir em educação. O ponto enfatizado pelo prof. Digo isso dado ao fato de que várias previsões apresentadas pelo Governo para a tão necessária resolução dos problemas que afetam a educação em nosso país. Por mais de uma vez vi a menção de que pouquíssimo mais de 1% do total da arrecadação do país é direcionado ao sistema educacional. mas na verdade essencialmente direta de dependência ideológica. mas nenhum foi cumprido. não foram cumpridas. que acontece desde nosso passado histórico. Desde aquela época. 2) Quais as questões de fundo que geram tais desafios? A principal. detentora dos meios de produção. Diversos prazos já foram dados por programas que visam resolver tais questões. nas nossas origens. A tão conhecida falta de investimentos por parte das lideranças na educação. levando em consideração as dificuldades impostas pelo período colonial. causa um retrocesso no desenvolvimento da educação no Brasil. o que resulta no péssimo. 3) Quais perspectivas são apresentadas? As perspectivas apresentadas não são tão otimistas. onde dominantes e dominados mantém uma relação. Demerval Saviani na entrevista. é o desinteresse dos órgãos públicos de direcionar um favorável percentual do total da arrecadação estatal para o devido desenvolvimento e manutenção do sistema educacional brasileiro. que por sua vez acaba abandonado e sucateado por falta de interesse de lideranças. por exemplo. é a “herança” que nos aflige desde o tempo do Brasil-Colônia.1) Quais os desafios da realidade educacional apresentados pela fonte escolhida? O material estudado mostra o desafio que é promover a educação no nosso país. a meu ver. O que acontece é a protelação deste. Uma vez que o interesse da burguesia é manter seu estado de liderança sobre as massas dominadas por um sistema de educação falho e deficitário. para muitos indireta.

O desinteresse que parte dos próprios pais de alunos pelas atividades disciplinares . por conta da desvalorização financeira e social que este tão importante e indispensável segmento sofre por causa do descaso dos órgãos públicos. . e cada vez menos trabalhada em nossa atualidade. Tais deficiências. coisas ampla e indevidamente divulgadas por meios de comunicação em massa. Nisso. Desde cedo. Cada vez mais. um dos mais importantes fatores inibidores da educação. Verdadeiros talentos desperdiçados. é pouco e indevidamente trabalhada em nosso país sob vários aspectos. sem dúvida. A falta de estruturação nas famílias. Poder-se-ia chamar isso de “empurrar com a barriga”? Apesar da pobre expressão. uma vez que o desinteresse pelo aprendizado é algo muito mais profundo do que a simples não-vontade de ir à escola todos os dias. que impregnam mentes com fatores que as separam do caminho certo da verdadeira educação. Torna-se difícil ensinar e fazer-se aprender em uma sala de aula. muitas vezes causada por tais conteúdos disseminados pela mídia e/ou outros meios de divulgação. A educação. torna-se difícil o despertar do interesse em possíveis novos profissionais da educação. a meu ver. é. muitos talentos e excelentes profissionais que poderiam contribuir para o enriquecimento do nosso processo educacional são perdidos. é triste ter que admitir que é exatamente isso o que acontece.prejudica o desperta de seus filhos para a importância da boa educação. tornam o trabalho de ensino um verdadeiro desafio. o indivíduo é direcionado à questões de pouco ou nenhuma importância para a sua formação. é algo muito mais intrínseco do que apenas o passamento de conteúdos e aplicações de avaliações periódicas.escolares como um todo .datas. sejam herdadas ou não de épocas históricas. 4) Relacione as implicações diretas de tais desafios com a atividade de ensino e aprendizagem. que.