You are on page 1of 2

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA

Reflexão Módulos 0769/0770/0772

O quarto módulo do Curso de Informática Sistemas foi o 0769-Arquitetura Interna do Computador. Foi um módulo com uma carga horaria de 25 horas em que o objetivo era identificar os elementos base da arquitetura de um computador, reconhecer as unidades de execução do computador, identificar a estrutura da memória e as funções do processador e descrever as formas de gestão da memória e do processador de um computador. Foi um módulo bastante importante embora já conhecesse os componentes que o compõem. Este módulo ajudou-me a compreender realmente como funciona um computador. Achei o módulo fácil e não senti dificuldades em validar o módulo. A atividade que gostei mais de fazer foi mesmo o teste final.

Nota Final: 19 valores Auto – Avaliação
Concluo então que atingi os objetivos e adquiri competências para validar a UFCD.

O quinto módulo do Curso de Informática Sistemas foi o 07770-Dispositivos e Periféricos. Foi um módulo com uma carga horaria de 25 horas em que o objetivo era instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador e identificar as avarias mais frequentes na conexão dos dispositivos. Neste módulo aprendi muitos conceitos técnicos que desconhecia, como por exemplo, os nomes das entradas do PC, os nomes dos encaixes dos vários componentes, etc. Onde tive mais

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA dificuldades foi mesmo em conseguir decorar muitos conceitos novos, de resto o módulo em si não apresentava grandes dificuldades. Tal como no módulo anterior, a atividade pratica mais importante penso que foi mesmo o teste final.

Nota Final: 20 valores Auto – Avaliação
Concluo então que esta UFCD foi bastante útil, será uma boa ferramenta para o futuro e adquiri competências para atingir os objetivos necessários para validar esta UFCD.

O sexto módulo do Curso de Informática Sistemas foi o 0772-Sistemas operativosinstalação e configuração. Foi um módulo com uma carga horaria de 25 horas em que o objetivo era instalar e configurar sistemas operativos e instalar e configurar utilitários sobre sistemas operativos. Foi um módulo em que aprendi bastante porque nunca tinha formatado nenhum computador e instalado sistemas operativos. Fiquei também a saber mais sobre o sistema operativo em plataforma Linux. Já tinha utilizado anteriormente este sistema, mas sabia muito pouco à cerca dele. Este módulo foi muito importante porque a partir daqui pude formatar as minhas máquinas sem ter de recorrer a ajuda externa. Tal como nos módulos anteriores o teste final foi a atividade que mais gostei de fazer.

Nota Final: 19 valores Auto – Avaliação
Concluo então que esta UFCD foi bastante útil, é e será uma boa ferramenta para o futuro e adquiri competências para atingir os objetivos necessários para validar esta UFCD.

André Caeiro

15/01/2012