UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Escola Politécnica ENGD05 – MECÂNICA DOS SÓLIDOS APLICADA A PLANTAS INDUSTRIAIS Prof.

: João Ricardo

TIPOS DE VASOS DE PRESSÃO

Estudantes: E. F. V. N.

de qualquer tipo. INTRODUÇÃO Segundo Silva Telles (1996). Dezembro. equipamentos usados em indústrias.1 Quanto a presença (ou não) de chama : Os vasos sujeitos a chama são aqueles onde há presença de fogo. ou as que se dedicam a armazenagem. APLICAÇÕES De forma geral. No entanto. formato ou finalidade. 2. Assim. trabalhar em elevadas temperatura. manuseio e distribuição de fluidos. • Acumulação intermediaria de líquidos e gases: isto ocorre em sistemas onde é necessária armazenagem de líquidos ou gases em etapas de um mesmo processo ou entre processos diversos. e inclui diversos equipamentos. • Processamento de gases e líquidos: Inúmeros processos de transformação em líquidos e gases precisam ser efetuados sob pressão. 3. capazes de conter um fluido sob pressão. trocadores de calor.etc − Reatores diversos − Esferas de armazenamento de gases − Permutadores de calor Vasos sujeitos a chama: − Fornos − Caldeiras • 2 . os vasos de pressão são empregados em três condições distintas: • Armazenamento de gases sob pressão: os gases são armazenados sob pressão para que se possa ter um grande peso em um volume relativamente pequeno. ou seja.absorção. desde uma panela de pressão ou botijão de gás até os mais sofisticados reatores nucleares ou aquecedores. pode-se separar os vasos em dois grupos: • Vasos não sujeitos a chama: − Vasos de armazenamento e de acumulação − Torres de destilação fracionada. neste trabalho serão abordados apenas os tipos de vasos de pressão que podem ser considerados como equipamentos de processos. etc. Essa definição é ampla. em muitos casos. dimensões.Salvador. em processos de transformações da matéria (físicas e/ou químicas). retificação. 2011. Os não sujeitos à chama apesar de não apresentarem fogo poden. Bahia. CLASSIFICAÇÃO DOS VASOS DE PRESSÃO 3. vasos de pressão designam genericamente todos os recipientes estanques. 1.

b) Figura 1 . e permitir o aproveitamento de chapas inteiras para fabricação do vaso.033 a 1.Vasos cilíndricos. 1. com dois ou mais corpos cilíndricos de diâmetros diferentes. interligados por seções cônicas ou toroidais de concordância.2 Quanto a pressão de operação Os vasos podem classificados quanto a sua pressão de operação: Vasos atmosféricos Vasos de baixa pressão Vasos de alta pressão 0 a 0. a cônica e a esférica (pode haver combinação dessas). sendo as formas básicas a cilíndrica. i. de tal maneira que a velocidade geral de escoamento dos fluidos ao longo do vaso seja aproximadamente constante 1. prestar-se a maioria dos serviços. houver grande diferença de vazão entre uma seção e outra do mesmo vaso .81 Kg/cm² 0 a 0. Esta preferência dá-se ao fato do cilíndrico ser o mais fácil de se fabricar e transportar. A velocidade geral de escoamento aproximadamente constante ao longo do vaso é uma condição exigida pela maioria das reações e transformações de processo.3 Quanto ao formato Basicamente.a).054 a 210.020 a 204. aumentando-se o diâmetro onde a vazão for maior.033 a 0. Para escoamentos com vazões aproximadamente iguais em todas as seções transversais ao longo do vaso.5 a 15 psig 15 a 3000 psig 0 a 0. Quando.33 atm 0.1020 atm 1.3.1. a parede de pressão de um vaso compõe-se do casco (ou cascos) do vaso e dos tampos de fechamento.07 atm 3. e vice-versa (Fig. Cilíndrico: É o formato mais utilizado. O casco dos vasos de pressão tem sempre o formato de uma superfície de revolução.35 Kg/cm² 0.5 psig 0. 3 1 .devido a existência de vários pontos importantes de entrada e saída de fluidos – utiliza-se o casco cilíndrico composto. o casco será um cilindro simples (Fig. entretanto.054 Kg/cm² 1. Ou seja.

Esféricos: Teoricamente. Não é muito comum. o formato ideal para um casco de pressão. Figura 2 . pois com ele consegue-se chegar a menor espessura de parede e ao menor peso. em igualdade de condições para pressão e volume contido.ii. são também usados os formatos de esferas múltiplas (Fig.3. Entretanto. Cônicos: é empregado para a seção de transição entre dois corpos cilíndricos de diâmetros diferentes (Fig. iii. 3). Também utilizado quando o fluido de trabalho é muito viscoso ou quando deseja-se minimizar as perdas por escoamento. Esses vasos só são econômicos para grandes dimensões. são caros e difíceis de fabricar. ocupam muito espaço e raramente podem ser transportados inteiros. Outros tipos: Embora raros. para a armazenagem de gases sob pressão (Fig 2). os vasos esféricos são pouco utilizados. pois além de serem úteis somente como vasos armazenadores.Colindrico -cônico iv. Fig. Fig.Vaso de Pressão Esférico.4 – Esféras múltiplas 4 . 4) e de ovóide.

Verticais: Utilizados quando se deseja a ação gravitaciopnal para o funcionamento do vaso ou para o escoamento dos fluidos. como. i.4 Quanto a posição de instalação Quanto a posição de instalação os vasos podem ser verticais. Essa disposição. Em geral. Horizontais: Muito utilizados para trocadores de calor e para maioria dos vasos de acumulação (Fig 5). se necessário. são mais caros do que os horizontais. sendo por isso preferidos quando há necessidade de economia de terreno (Fig 1). 6). usados apenas quando o serviço exigir. ser geminados. Inclinados: Exceções. horizontais ou inclinados. Como exemplo temos as torres de fracionamento.7. que é econômica pode ser vantajosa quando a pressão pelo lado convexo do tampo intermediário é moderada. principalmente quando de grande altura. da sua função. Fig.Cilindrico horizontal iii. para o escoamento por gravidade para materiais difíceis de escoar (Fig. de absorção e de retificação. Fig. 7). formando um único conjunto (Fig. Fig. isto é. dois ou mais vasos do mesmo diâmetro. por exemplo. ii.6.5. os vasos cilíndricos horizontais ou verticais podem.Cilindrico inclinado Além disso.3.Cilindrico horizontal geminado 5 . Porém possuem a vantagem de ocupar menor área.

Vasos de pressão são considerados equipamentos de grande periculosidade.br/segmento/vasos-de-pressao/>. Rio de Janeiro. A escolha do tipo adequado do vaso de pressão para um projeto é muito importante.br/content/ABAAAAsgYAJ/apostila-sobrevasos-pressao>.com. Acesso em 14 dez. incluindo perdas humanas. exigindo conhecimento de normas e de materiais adequados para cada tipo de aplicação. Disponível em:<http://www. indústrias químicas e petroquímicas. CONCLUSÃO Por servirem basicamente como reservatório. os vasos de pressão devem ser projetados para resistir com segurança a pressões internas e externas. os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. Pedro C. 1996. 2012. 5. 2012. 6 .ebah. em: <http://pt.panenge. Acesso em 14 dez. Falhas podem acarretar em conseqüências catastróficas. 2012.br/web/manualtecnico. Silva. •Vasos de pressão. 2012.com.pdf>. •Vasos de pressão. •Manual técnico de vasos de pressão .4. 2ª edição atualizada. •TELLES. Disponível Acesso em 14 dez. Disponível em: <http://www. Vasos de pressão.manutencaoesuprimentos.org/wiki/Vasos_de_press%C3%A3o >.com.<http://www. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS ••Dimensionamento de equipamentos I – Volume I. Acesso em 14 dez.wikipedia. De uso comum em refinarias de petróleo. Vasos de Pressão. envolvendo uma série de cuidados especiais. LTC.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful