You are on page 1of 5

Histria do Mosaico

A palavra mosaico, de origem grega, significa obra paciente, digna das musas. Na mitologia grega, as musas eram deusas protetoras das artes e das cincias. Obra paciente porque seu processo de transformao requer muita calma, habilidade manual e concentrao e digna das musas porque se trata de um produto de rara beleza, elaborado com materiais que atravessam os sculos, despertando o sentido de eternidade que remete ao divino.

O mosaico uma arte muito antiga, originada no Oriente. No h consenso quanto data exata em que esta arte surgiu. Em 3000 A.C., os Caldeus construram paredes de templos e santurios, decoradas com um curioso mosaico de cores muito vivas, formado de centenas de milhares de cones de argila com a base pintada de preto, vermelho ou amarelo, formando um efeito estranho e fascinante.

As primeiras experincias de mosaicos pavimentando pisos foram encontradas em Pella, na Macednia, e datam de VI A.C. Nesses pavimentos foram usados seixos rolados em cores pretas e brancas, criando imagens de formas geomtricas. Entre o final do sculo V e IV A.C. iniciou-se o uso de pedras coloridas, ao mesmo tempo em que surgiram as primeiras representaes de figuras humanas e animais. Estas novas formas de representao puderam ser muito melhor desenvolvidas no fim do sculo I A.C., quando se iniciou o corte de pedras em cubos, o que permitiu uma maior possibilidade de detalhamento dessas figuras.

Os complicados desenhos para assoalhos desenvolvidos no Oriente foram amplamente copiados e difundidos em cidades como Pompia e utilizados pelos Romanos nos sculos seguintes. Nesta poca, tesselas de vidro comearam a ser usadas, o que possibilitou o aumento de cores disponveis aos artistas.

Com a conquista da Grcia pelos Romanos, estes assimilaram os mosaicos gregos e os aperfeioaram. Com a expanso deste Imprio, o mosaico foi difundido pelo mundo, auxiliado pelas trocas comerciais e pela religio. Com o intercmbio entre os povos, os artesos trocavam informaes e aprimoravam sua tcnica. Mais acessvel entre a elite, o mosaico espalhou-se por toda a Europa e tambm no norte da frica, representando cenas da vida quotidiana que foram e so muito importantes para a Histria pesquisar costumes e comportamentos de cada poca.

Em cada cultura o mosaico teve o seu lugar e a sua funo. Na Roma Antiga, era muito freqente na decorao de casas de banho e residncias de pessoas ricas e influentes, principalmente em cmodos destinados a receber e divertir visitantes, representando cenas que

refletiam a riqueza de seus proprietrios. Os mosaicos bizantinos tratam quase exclusivamente do tema religio, e foram usados como decorao para exaltar a glria de Deus e tambm para explicar e ilustrar passagens da Bblia. Este estilo foi desenvolvido em Veneza e atingiu sua plenitude em Constantinopla.

O mosaico ento passou a no s limitar-se pavimentao e passou a recobrir quase todas as superfcies das igrejas, como paredes, tetos e abbodas, com tesselas de ouro e smalti, um vidro especial que refletia a luz, em diferentes cores. Com a introduo dessas novas tesselas, os mosaicos passaram a ser muito mais caros.

Com a transferncia da sede do Imprio Romano do Oriente em 402 D.C. para Ravena, no nordeste da Itlia, iniciou-se a construo de inmeros mosaicos em mausolus, capelas, baslicas e igrejas, que continuam l, enchendo os olhos dos seus visitantes.

Entre os sculos V e XII obras monumentais em mosaico foram produzidas. As equipes eram compostas por muitos artistas que dividiam funes: um artista idealizava, inicialmente, o que iria ser feito e criava os motivos, depois o desenhista criava o desenho sobre a superfcie que receberia a obra, os tesseleiros cortavam as tesselas da maneira como seriam necessrias e por ltimo os calceteiros as aplicavam, finalizando a obra. A Igreja de Santa Sofia, em Istambul, que na poca era a maior igreja crist do Oriente, teve sua cpula e teto recobertos por um mosaico composto por cerca de 150.000.000 (cento e cinqenta milhes) tesselas de ouro: uma das maiores obras musivas j executadas. O peso do material vtreo foi estimado em mais de mil toneladas. Hoje, a Igreja de Santa Sofia foi convertida em museu e ainda contm muitos dos mosaicos originais que revestiam suas paredes, teto e cpula, que datam do sculo IX ao XII.

Paralelamente disseminao do mosaico pelos romanos na regio do Mediterrneo em paredes, tetos e abbodas, os povos Pr-Colombianos desenvolviam tcnicas semelhantes no Peru e no Mxico. A diferena que essas culturas utilizavam tesselas muito finas de turquesa e coral para desenvolver mscaras, jias e pequenos objetos. O mosaico islmico sofre grande influncia do mosaico bizantino, embora possua suas caractersticas prprias. Uma de suas principais peculiaridades a ausncia da representao da figura humana, proibio religiosa que se aplica a qualquer tipo de representao artstica islmica. Com essa limitao, os mosaicistas islmicos prestavam mais

ateno na forma abstrata, criando composies geomtricas inspiradas em vegetais e elegantes formas caligrficas. Desde seu pice at o hoje, os mosaicos islmicos no se inovaram, conservando as mesmas tradies artsticas de estilo e aparncia.

Com a idade Mdia, o mosaico sofreu um declnio considervel, como a maioria das formas de expresso artstica. Ao retornar, no Renascimento, teve de incorporar o estilo realista de representaes, tentando criar imagens muito prximas do real. Por ser extremamente difcil de se criar uma imagem em mosaico prxima do real, a tcnica se tornou carssima e menos popular. S em meados do sculo XV, quando grandes quantidades de smalti foram produzidas em Murado, que novos trabalhos foram criados na Baslica de So Marcos, em Veneza. Nos trabalhos da Baslica de So Pedro, no sculo XVI, o mosaico renascentista atingiu o seu apogeu, reproduzindo fielmente pinturas de grandes mestres La vera pittura per leternit (a verdadeira pintura para a eternidade) como se dizia na poca.

No sculo XIX, o mosaico ressurge com novas propostas graas tcnica indireta, que possibilita ao artista produzir o mosaico em seu estdio e posteriormente transportar a pea ao local contratado. Isso tornou o trabalho muito mais rpido e econmico e, portanto, atrativo e popular. Em 1852, a Imperatriz Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II, utilizou conchas e cacos de porcelana da Casa Imperial para revestir fontes, bancos e paredes do Jardim das Princesas, no palcio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Esta tcnica foi, mais tarde, utilizada por outros mosaicistas, como Anton Gaudi e Raymond Isidore, sendo este ltimo conhecido pela sua tcnica que foi batizada de Picassette, uma contrao de Picasso e assiete ou de pique-assiette, que em francs significa loua.

Com o movimento modernista no sculo XX e a introduo de imagens abstratas e formas estilizadas, o mosaico recebeu inovao. O arquiteto Anton Gaudi (1852 1926) tem trabalhos de destaque em Barcelona, onde revestiu com mosaicos prdios, bancos de jardins e telhados. Seu trabalho no Parque Gell obteve um resultado fascinante. Sua tcnica inovadora abriu caminhos que foram seguidos por muitos outros artistas, como Klint (18621918), Chagal e Kokoschka, que desenharam mosaicos que se propem arrojados e inditos.

Durante e aps as Grandes Guerras, o arte do mosaico foi bastante negligenciada, mas em 1950 a arquitetura valeu-se de suas tcnicas para revestir paredes de piscinas, prdios inteiros e paredes em geral, com motivos montonos e pouco criativos.

No Brasil, encontramos mosaicos em igrejas, residncias, monumentos, locais pblicos e privados. Boa parte desses

trabalhos foi criada por artistas europeus. Mesmo assim, existiram e existem vrios mosaicistas brasileiros de grande importncia: Rodrigo de Haro, destacado artista catarinense, realizou para a Igreja de Santa Catarina de Alexandria, em Florianpolis, um painel em mosaico que uma das principais expresses artsticas da cidade, alm de painel que orna as paredes e a entrada da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Di Cavalcanti realizou, entre outros trabalhos importantes, o mosaico da fachada do Teatro Cultura Artstica, sua maior obra, com 48 metros de largura por 8 metros de altura. Outros artistas brasileiros que desenolveram mosaicos admirveis so Cndido Portinari, Tomie Ohtake, VER MAIS NOMES DE BRASILEIROS. Ao ouvir a cano Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vincius de Moraes, uma das msicas mais gravadas no mundo, quase todos se lembram da imagem das caladas em mosaico ondulado de Copacabana, sem dvida o mosaico mais fotografado e visto no mundo.

Links
Aqui voc encontrar diversos links interessantes sobre mosaico, sites de mosaicistas, associaes, entre outros e poder enviar os seus prprios links. Ttulo: jose espaco e mosaicos Descrio: Site do artista plstico mosaicista Jos Carlos Menezes, de Braslia. Site: www.jose-espacoemosaicos.art.br Site: http://www.flickr.com/photos/ceciliamartins/ Descrio: lbum de fotos do trabalho da mosaicista carioca Caclia Martins. Dou especial destaque para os mosaicos com temas da Disney.

Sites estrangeiros Site: www.americanmosaics.org Descrio: Site da Sociedade Americana de Mosaicistas, que reune fotografias de trabalhos de mais de 300 mosaicistas americanos com enorme diversidade de estilos. Alm disso o site mantm notcias, eventos, e informaes pertinentes a mosaicistas americanos.

Site: www.icmosaics.com Descrio: Site da genial artista Irina Charny, que explora cor, forma e textura integrando diferentes tipos de materiais no mesmo mosaico. Site: www.mosaikadesign.com Descrio: Este um site de Saskia Siebrand e Kori Smyth, duas artistas que mantm seu ateli em Montreal, no Canad. O site mantm fotos dos seus trabalhos e tambm uma galeria com fotos de mosaicos em espaos pblicos. Site: www.shafirart.com Descrio: Site de uma mosaicista israelense chamada Ilana Shafir. Ela viaja o mundo realizando workshops. Em 2005, ela trouxe seu workshop de mosaico contemporneo a Curitiba. Ela mesma produz as peas de cermica que utiliza em seus mosaicos. Este site tambm mostra seus trabalhos em pintura e cermica.

You might also like