You are on page 1of 5

CONSIDERAES ACERCA DOS CHAMADOS DONS MINISTERIAIS

Apstolos

" importante que faamos uma distino entre o apstolo, como dom ministerial, e os doze apstolos de Cristo - os apstolos do Cordeiro (Ap 21.14). Estes formavam um grupo distinto na Igreja Primitiva (Lc 6.12-16) [...]. Quanto aos apstolos dados igreja, por intermdio do dom ministerial e cuja funo de "embaixador" (cf. 2 Co 8.23) e "enviados" (cf. Fp 2.25), so estes igualmente imprescindveis obra de Deus." (Comentrio da Lio Bblica). A afirmativa acima se enquadra na discusso contempornea sobre a atualidade do ministrio de apstolo. Fica evidenciado no texto que o comentarista da lio faz uma distino entre os doze apstolos de Cristo, como um grupo especfico, dos demais apstolos investidos do dom ministerial. Concordo com a distino proposta, e sobre isto, fao a seguir algumas consideraes. Sobre esta questo, a Bblia de Estudo Pentecostal (CPAD) diz: "O ttulo "apstolos" se aplica a certos lderes cristos no NT. O verbo apostello significa enviar algum em misso especial como mensageiro e representante pessoal de quem o envia. O ttulo usado para Cristo (Hb 3.1), os doze discpulos escolhidos por Jesus (Mt 10.2), o apstolo Paulo (Rm 1.1; 2 Co 1.1; Gl 1.1) e outros (At 14.4, 14; Rm 16.7; Gl 1.19; 2. 8,9; 1 Ts 2.6,7). [...] Apstolos, no sentido geral, continuam sendo essenciais para o propsito de Deus na igreja. [...] O termo "apstolo" tambm usado no NT em sentido especial, em referncia queles que viram Jesus aps a sua ressurreio e que foram pessoalmente comissionados por Ele a pregar o evangelho e estabelecer a igreja (e.g., os doze discpulos e Paulo).. Em termos gerais, o ministrio apostlico se manifesta na atualidade atravs da atividade missionria.

Profetas

Sobre este ministrio, j escrevemos na lio anterior (10) o artigo intitulado "O ministrio proftico no Novo Testamento".

Evangelistas

Sobre o ministrio de evangelista, recomendo a leitura do artigo que escrevi sobre o assunto, intitulado "O Ministrio de Evangelista numa Perspectiva Bblica, Exegtica e Teolgica.

Pastores

Dentre as atividades pastorais esto o cuidado com a s doutrina (Tt 1.9-11), o ensino e a direo da igreja local (1 Ts 5.12; 1 Tm 3.1-5), a postura exemplar (Tt 2.7-8). Indico tambm a leitura do meu artigo "Presbteros so Ministros da Palavra?"

Doutores ou Mestres

A definio da BEP resume bem este importante ministrio: "Os mestres so aqueles que tm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim de edificar o corpo de Cristo (Ef 4.12)."

O MINISTRIO DE PROFETA E O DOM DE PROFECIA

Para distinguir o ministrio de profeta no NT (Ef 4.11) do dom de profecia (1 Co 12.10), a Bblia de Estudo Pentecostal faz a descrio abaixo, que resume o pensamento assembleiano sobre o tema: " preciso distinguir a profecia aqui mencionada, como manifestao momentnea do Esprito da profecia como dom ministerial na igreja, mencionado em Ef 4.11. Como dom de ministrio, a profecia concedida a apenas alguns crentes, os quais servem na igreja como ministros profetas [...]. Como manifestao do Esprito, a profecia a profecia est potencialmente disponvel a todo cristo cheio dele (At 2.16-18)".

interessante colocar, que no mesmo contexto de 1 Co 12, o apstolo Paulo escreve: 27 Ora, vs sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. 28 E a uns ps Deus na igreja, primeiramente, apstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorro, governos, variedades de lnguas. 29 Porventura, so todos apstolos? So todos profetas? So todos doutores? So todos operadores de milagres? 30 Tm todos o dom de curar? Falam todos diversas lnguas? Interpretam todos? 31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. Aqui, temos os dons chamados de "ministeriais" e os dons espirituais juntos, sem distino em termos da classificao tradicionalmente pentecostal. A bblia usa o termo "dons espirituais" em 1 Co 12.1 (gr. pneumatikom), mas, em nenhum lugar, usa o termo "dons ministeriais", termo este que foi criado pelos estudiosos das sagradas escrituras para fins didticos, e para sustentao da distino sugerida. Na obra Comentrio Bblico Pentecostal do Novo Testamento, publicado tambm pela CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus), na pg. 1238 e 1239 temos um quadro que nos apresenta os "dons ministeriais", onde entre estes dons, alm dos j tradicionalmente conhecidos (Ef 4.11), foram includos:

- Ajudantes (At 13.1-3; 1 Co 12.28, 29; Ef 4.11; At 20.35; At 16.14, 15, 3 Jo 58); - Administradores (Rm 12.8; 1 Co 14.3; 1 Ts 5.11, 14-22; Hb 10.24,25, etc); - Doadores (At 2.44, 45; 4.34, 35; 11.29, 30; 1 Co 16.1-4; 2 Co 8.9; Ef 4.28; 1 Tm 6.17-19; Hb 13.16; 1 Jo 3.16-18); - Consoladores (Rm 12.8; 2 Co 1.3-7)

Curiosamente, no texto do mesmo comentrio (p. 1241) que trata sobre Ef 4.11, lemos:

"[...] Paulo aqui faz uma distino (e tambm em outras passagens) entre os dons da graa concedido pelo Esprito aos crentes individualmente (4.7, 8; cf. 1 Co 12.4-11) e aquelas cinco categorias de pessoas competentes escolhidas

pelo prprio Senhor "para proclamar a Palavra e liderar" (Lincoln, 249) sua Igreja universalmente (Ef 4.11; cf. 1 Co 12.28). Dessa forma, no comentrio do texto de Ef 4.11 os chamados dons ministeriais so delimitados, enquanto que no grfico apresentado eles so ampliados!? As atividades acima relacionadas, que aparecem no grfico citado, me parecem mais com aquelas manifestaes sobrenaturais da parte do Esprito Santo atravs dos dons, definidas pelo pastor Antnio Gilberto em sua obra Verdades Pentecostais: como obter e manter um genuno avivamento pentecostal nos dias de hoje, CPAD, (pg. 69): "Ministrios. Ou diaconais (1 Co 12.5). Isso fala de servio, trabalho e ministrio prtico. So ministraes sobrenaturais do Esprito atravs dos membros da igreja como um corpo (1 Co 12.12-27)."

Em termos concretos, como se sustenta no contexto bblico de 1 Co 12-14 a distino entre o chamado "dom ministerial de profeta" e o "dom de profecia"? Para fins de buscar uma soluo, teramos que no mnimo fazer a seguinte afirmao: H no NT profetas ministeriais efetivos e profetas circunstanciais. Dessa forma, teramos no NT duas categorias de profetas. Afirmo isto, pelo fato de que em 1 Co 14.29-32, 37, no contexto dos "dons espirituais", o que profetiza tambm chamado de "profeta" (gr. prophetes).

O DOM DE PROFECIA E O DOM DE LNGUAS SEGUIDO DE INTERPRETAO

Um outro problema em termos prticos e tericos, diz respeito ao entendimento sobre a profecia (gr. prophetea) e dom de lnguas (gr. gen glosson) seguido de interpretao (gr. ermenea glosson). Vamos ao culto, e l um irmo ou irm fala em lnguas e em seguida interpreta, ou a interpretao dada por outro. Considerando que a mensagem em lnguas, seguida de interpretao, geralmente contm elementos preditivos, exortao, edificao e consolo para a igreja, poderamos chamar isto de profecia (como geralmente chamado)? Ou chamaramos de uma mensagem proftica ministrada atravs de lnguas com interpretao? Dessa forma, no estaramos eliminando qualquer diferena substancial entre estes dons? Sobre isto, o Comentrio Pentecostal do Novo Testamento (CPAD) afirma em sua pg. 1026:

"A glossolalia interpretada e a profecia so igualmente vlidas por edificarem a congregao: 'O que profetiza maior do que o que fala lnguas estranhas, a no ser que tambm [as] interprete'. Paulo no diz aqui que as lnguas mais a interpretao so equivalentes profecia ou, formando a frase de um modo diferente, que a interpretao seja uma profecia (como Barret argumenta, 316). Esta viso, na realidade, elimina qualquer diferena substancia entre estes dons (Lim, 144). De acordo com Carson, "parece que as lnguas podem ter a mesma importncia funcional da profecia se houver intrprete presente... Isto no significa que no exista nenhuma diferena entre as lnguas mais a interpretao, e a profecia. [...] Bittlinger acrescenta: 'O dom das lnguas, quando interpretadas, tem o mesmo valor da profecia na edificao da igreja' (101)." Os comentrios acima, nos remetem para a necessidade de uma anlise mais crtica, e menos reprodutiva das questes doutrinrias aqui colocadas, para dessa forma haver maior clareza e distino acerca dos conceitos e definies sobre os dons do Esprito. Penso, falando em termos teolgicos, que na condio de pentecostais assembleianos, j estamos maduros para uma discusso neste nvel.

REFERNCIAS

- Bblia de Estudo Pentecostal, CPAD.

- Comentrio Bblico Pentecostal do Novo Testamento, CPAD.

- O Novo Testamento Interlinear, SBB.

- Verdades Pentecostais, CPAD.

You might also like