You are on page 1of 19

TIPOS DE ORAÇÃO

Oração é algo sério, específico, objetivo, e segue regras e princípios estabelecidos na Palavra de Deus. É a tentativa de orar em desarmonia com eles que resulta em uma experiência frustrante de não ver as orações e súplicas respondidas. Paulo declara em Efésios 6:18: “COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICA, ORANDO EM TODO TEMPO NO ESPÍRITO E PARA ISTO VIGIANDO COM TODA A PERSEVERANÇA E SÚPLICA, POR TODOS OS SANTOS.” A Bíblia de Jerusalém traduz: “COM ORAÇÕES E SÚPLICAS DE TODA A SORTE ORAI EM TODO O TEMPO...” A tradução de J. B. Phillips diz: “ORAI SEMPRE COM TODA A SORTE DE ORAÇÕES...” A Bíblia Ampliada traduz: “ORAI EM TODO O TEMPO – EM CADA OCASIÃO, EM CADA ÉPOCA – NO ESPÍRITO, COM TODA ( MANEIRA DE ) ORAÇÃO E SÚPLICA.” Há diversos tipos de oração e cada uma delas seguem princípios claros. Há regras estabelecidas na Palavra de Deus para esses diferentes tipos de oração. E é aqui onde há grande confusão. Costumamos definir nosso relacionamento com Deus em uma palavra: ORAÇÃO. Tudo o que lhe dizemos ou pedimos chamamos de “oração. Sim, tudo é oração. É preciso, contudo, saber: há diversos tipos de oração”. Pense numa farmácia. Ali encontramos MEDICAMENTOS. Tudo é medicamento, mas há um grande número de diferentes medicamentos, cada um deles destinados a tratar certo tipo de enfermidade. O mesmo acontece no mundo do ESPORTE. Há diversas modalidades de esporte, mas cada uma delas tem suas próprias regras. Que confusão seria alguém tentar jogar futebol usando as regras de basquete? O que aconteceria se alguém comprasse água oxigenada para uma dor de ouvido ou iodo para o estômago? Mas no mundo da oração muitos têm agido assim. Não admira que as orações não sejam respondidas. Há orações que não buscam necessariamente alguma coisa de Deus. Outras visam alterar uma circunstância em nossa vida ou na vida de terceiros. A todas elas Deus deseja ouvir: “O TU QUE ESCUTAS AS ORAÇÕES, A TI VIRÃO TODOS OS HOMENS” (Sl. 65:2), pois “A ORAÇÃO DOS RETOS É O SEU CONTENTAMENTO” (Pv. 15:8b). Poderíamos classificar as orações em três NÍVEIS diferentes: DEUS, NÓS e os OUTROS. Dentro de cada um desses níveis há tipos de oração.

1 – DEUS COMO CENTRO DAS ORAÇÕES
Há orações que são dirigidas a Deus, visando Deus mesmo. O que Ele é, o que Ele faz e o que Ele nos tem feito. Outra coisa não buscamos, senão apresentar-lhe nossa gratidão, louvor e adoração. Dentro destes níveis temos três tipos de oração: 1.1 – AÇÕES DE GRAÇA – A Expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo o que Ele nos tem feito. Basicamente é a oração que expressa gratidão a Deus pelas Bênçãos que Ele tem derramado sobre nós. 1.2 LOUVOR – A oração de louvor ;e um passo além das ações de graça. São expressões de louvor a Deus pelo que Ele faz. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressa-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu Nome, que é digno de ser louvado.

Nesse tipo de oração já temos o conhecimento de qual é a vontade de Deus. 6:6). com um conseqüente descanso. Embora falando com Deus. É apresentação a Deus de um pedido a Deus. tendo como base uma promessa de Deus. Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa. É a resposta do nosso amor ao amor divino. Ela pode ser feita apenas no coração. 2 – ORAÇÃO DE CONCORDÂNCIA (Mt. e apresentar-lhe a oração da fé (Hb. da oração de concordância coletiva.3 ENTREGA –É a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. Nessa forma de oração só o Espírito de Deus é testemunha. unânimes não só na palavra ou expressão. 2. de acordo co Dt. como intercessores. com confiança. 1 – ORAÇÃO PRIVADA (Mt. 4 – ORAÇÃO COLETIVA (AT. 4:16). Quando um corpo de cristãos levanta sua voz a Deus. 4:23-31) – Aqui o corpo se une em oração. visando satisfazer uma necessidade pessoal. levando a necessidade de outra pessoa. Nesse nível temos também três tipos de oração: 2. há uma grande liberação do poder de Deus. . mas no mesmo espírito.3 ADORAÇÃO – O Tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. consagração e inteira disposição de conhecer e seguir a vontade do Pai. 2. Esta é a oração de intercessão. um problema ou inquietação nos bate à porta. de acordo com Marcos 11:24. É o reconhecimento do que Deus é. Essa oração é para as ocasiões em que a vontade de Deus é desconhecida. Vamos a Deus em busca de uma resposta para a alteração de alguma circunstância em nossa vida. o foco da atenção é a satisfação de nossas necessidades. Nosso motivo primeiro é ver circunstâncias alteradas na vida de outrem. Aqui. ou em palavras audíveis. 2 – NÓS MESMOS COMO CENTRO DAS ORAÇÕES Aqui vamos a Deus para apresentar necessidades pessoais.2 CONSAGRAÇÃO OU DEDICAÇÃO – É uma atitude de submissão à vontade de Deus. Há um poder liberado através da concordância. É uma oração de concordância com um número maior. antes mesmo da sua manifestação. como na Igreja de Jerusalém.1 – PETIÇÃO – É “um pedido formal a um poder maior”. 32:30). Exige espera. dois ou três se reúnem em comum acordo sobre o que pedem a Deus. 3 – OS OUTROS COMO CENTRO DAS NOSSAS ORAÇÕES Aqui vamos a Deus como sacerdotes.1. Cada filho de Deus tem direito de entrar em Sua presença. É a entrada no Santo dos Santos para responder ao amor de Deus. 18: 18-20). Ali nada fala do homem. FORMAS DE ORAÇÃO Todos os tipos de oração podem ser levados a Deus de Três formas: através da oração privada. mas de Deus. Essa oração é feita quando um cuidado. pelo que o pedido será feito em fé. É lançar o cuidado sobre o Senhor. com a certeza da resposta.

Podemos lançar mão dessa autoridade declarar guerra às forças de Satanás. 11).24). mas Deus nos deu recursos inesgotáveis da sua graça para nos conduzir em triunfo. para além de um recurso tremendo. Orando a Palavra é tornar a promessa de Deus e levala de volta a Ele. 2 . da parte de Deus. Efésios 6:10-18 deixa claro que a oração tem seu lado de batalha. 4: 14). I Tm 2: 1-4).. Toda oração movida pelo Espírito de Deus alcança a resposta..RECURSOS DE AUXÍLIO À ORAÇÃO Toda vida e manifestação do poder de Deus são o resultado da união entre o Espírito Santo e a Palavra de Deus. 15). Os dois grandes recursos à nossa disposição para o exercício espiritual da oração levam-nos a uma experiência feliz em nosso relacionamento com Deus. pelo Espírito de Deus. Podemos orar no Espírito. 18:18). 6:17) 3 – SOB A COBERTURA DO SANGUE DE CRISTO E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO . Quem ora a Palavra já começa com a resposta. 62:6-7. através da oração. 6:18.ORANDO NO ESPÍRITO (I Co. 3 – PERDOE A TODOS OS QUE LHE OFENDEM (Mc. 19. O inimigo será vencido por um poder maior (Mt. 12:11 e Lc. 8:26. Seu poder começa a ser demonstrado em grande medida em nossas vidas e na vida daqueles por quem intercedemos. mas II Coríntions 10:4.27). 4– DEPENDA DO ESPÍRITO SANTO EM SUA VIDA DE ORAÇÃO (Rm. Jd. Ef. Esses recursos são: o uso da PALAVRA e a dependência do ESPÍRITO na oração. 11:25. QUE É A PALAVRA DE DEUS (Ef. I João 5:14.” ( I Jo. EM NOME DE JESUS (Jo 16: 23. e isso. a quem tudo está sujeito (Lc. pois oramos em linha com o coração do pai. 14:14. 6: 18. ASPECTOS IMPORTANTES DA ORAÇÃO BEM SUCEDIDA 1 – ORE AO PAI. 2 – CREIA FIRMEMENTE QUE DEUS RESPONDE A SUA ORAÇÃO (Mc. 20). Mt. não voltará vazia para nós (Is 55:10. 19:10 e Mc. 4:4). no espírito de Is. A falta de perdão impede a resposta de Deus. (Ap. PELA IGREJA E PELA NAÇÕES (Ef. 11:24. enfrentando-as: 1 – NA AUTORIDADE DO NOME DE JESUS . 5 – APRENDA A ORAR PELOS OUTROS E DEIXAR QUE O ESPÍRITO TRAGA AO SEU CORAÇÃO PESOS DE INTERCESSÃO PELOS HOMENS. ARMA DE COMBATE ESPIRITUAL A oração tem terríveis inimigos no reino das trevas. A oração sem fé nada resulta. A vontade de Deus é Sua Palavra e toda oração de acordo com Sua vontade Ele ouve. 6:14. Mas quando chegamos ao limite da mente. Jesus nos deu a autoridade de LIGAR E DESLIGAR (Mt. Daniel 10:12-21 revela o conflito espiritual para impedir a resposta às nossas orações. para vencer essa batalha.5 revela-nos que temos armas. 16:17) 2 – COM A ARMA DE COMBATE. 1 – ORANDO A PALAVRA. . 8:26. 12:29). orando de acordo com o nosso entendimento. 27). É o Nome de Jesus a chave para o coração do pai. A palavra elevada a Deus em oração. e “Maior é Aquele que está em nós. o Espírito Santo vem em nosso auxílio (Rm. 15). Em áreas conhecidas pela mente podemos aplica a Palavra escrita.

Começamos e terminamos com os olhos voltados para Deus (Itens 1. Apresentamos a sugestão de uma hora diária com Deus. crescendo na dependência do Espírito de Deus. Três itens se concentram em Deus Mesmo (1. dedicando-se quinze minutos a cada um. I Co. Você poderá depois encontrar seu próprio plano. Podemos usar esses itens numa Roda de Oração. Para tanto Seu Espírito traz ao Corpo de Cristo um peso de intercessão. Cada ponto do plano tem a duração de cinco minutos. 10. É descobrir o que está no coração de Deus e orar para que isso se manifeste.Apropriando-se da Palavra Intercessão por familiares e amigos 12. O importante é ter um plano e dar-lhe a flexibilidade necessária. Dependa do Espírito Santo e Ele dará toda a assistência necessária. nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai” (Mt. 14:4). Entrega ou Dedicação 11. temos o programa de uma hora. pois a oração intercessora é a ferramenta usada por Deus para manifestar na vida dos homens Seus poderosos feitos. 2.Ações de Graça e Louvor Dedicando-se cinco minutos a cada item. três em Outros ( 6. mas para disciplinar o cultivo de um tempo regular de oração. 11). três em Nós (3. mais pronta será a resposta ao Seu mover e direção. É uma oração pra que a vontade de Deus seja feita. 1 2 3 4 5 6 – – – – – – Louvor 7 – Intercessão pelo Corpo de Cristo Adoração 8 – Intercessão pelas Nações Esperando em Deus 9 – Lendo a palavra Confissão 10 – Meditando na palavra Petição. colocando após o Louvor a Intercessão. 26:40. 7. Podemos ainda alterar a ordem. 5). 4. Há quatro assuntos centrais a serem focalizados na hora com Deus. ou a Palavra. 12). E hoje Deus está levantando um verdadeiro exército de intercessores. O QUE É INTERCESSÃO Intercessão é dar à luz no reino do espírito às promessas e propósitos de Deus. 2. como se fora seu.6 EDIFIQUE-SE A SI MESMO. INTERCESSÃO A oração de intercessão é aquele que é feita em lugar de outro É o tipo de oração que vai a Deus para colocar-se entre Ele e o homem. O plano não se destina a ser seguido como uma formula. PLANO DE UMA HORA DE ORAÇÃO DIÁRIA “Então. . 8) e três na Palavra (9. ORANDO NO ESPÍRITO (Judas 20. 41). pois Ele está interessado em que você se devote à vida de oração. tomando o seu lugar. 12). Ele está para trazer à terra o maior derramamento do Espírito já testemunhado. Quanto mais sensível ao Espírito. Cada um dos quatro será dividido em três períodos de cinco minutos.

Como? Chegando diante dEle com sua própria palavra em nossos lábios. ser intermediário. no lugar de outros. 4INTERCESSÃO É SER COLABORADOR DE CRISTO. Como? O Espírito Santo traz ao nosso coração aquilo que Jesus ora diante do Pai e nós passamos a orar em linha e perfeita harmonia com Ele. intervir a favor de alguém ou alguma coisa. Jesus está intercedendo no céu todo o tempo. 2INTERCESSÃO É SERVIR A DEUS NA EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO . Sai . Nela nos agarramos a Deus. O salmo 2: 8 declara: “Pede-me. Podemos.34. em lugar de” “ENTEUXIS”(grego) – “Ser ouvido pelo rei. 5A INTERCESSÃO ALARGA NOSSA VISÃO. 1INTERCESSÃO É “COLOCAR UMA REIVINDICAÇÃO NA HABILIDADE DE DEUS”. passa a ter uma visão cada vez mais ampla do reino de Deus. 7:25 Exemplo de súplica contra: At.Interceder é colocar-se diante de Deus a favor do homem. conferenciar com. conhecer o que está no coração do Pai e transformar seus bons desejos para com os filhos dos homens em motivo de oração.” Interceder é orar o que pesa no coração de Deus a favor dos homens.” Essa definição apresenta os dois aspectos principais da intercessão: colocar-se diante de Deus e de Satanás. contra. ir contra. podemos considerar a palavra do hebraico. um levantar-se na autoridade de Cristo contra o reino das trevas. segundo o Dicionário. Nós somos chamados a partilhar do seu ministério.” Exemplo de súplica a favor: Rm. interceder é simplesmente fluir com o Espírito de Deus e ver os olhos de Deus a situação na vida da Igreja e do mundo. fazer intercessão. Rm. ETIMOLOGICAMENTE. a mente de Cristo. rogar a uma pessoa a favor contra outros. sendo cooperadores na mesma obra de vê manifesta a vontade de Deus na vida dos homens. e as extremidades da terra por tua possessão. Pela oração intercessora trazemos a habilidade de Deus à situação em causa. “HUPERENTUNCHAMO” (grego) – “Acima. orar. pela intercessão podemos por os pés em todas as nações da terra. de acordo com Isaías 62: 6. tratar com. ser violento contra.” “ENTUNCHANO” (grego) – “Trocar idéias com. Não há nada passivo na intercessão. 11:2. correr. é “pedir por outrem.” O Espírito não conhece distância. 8:27. A intercessão tem um aspecto de COMBATE. através. e eu te darei as nações por herança. 3INTERCESSÃO É ORAR O QUE ESTÁ NO CORAÇÃO DE DEUS. mais do que. O outro aspecto é marcado pelas DORES DE PARTO. de modo a ver as circunstâncias como Cristo unir-se a Ele em súplica para que Deus se mova de tal maneira vontade e propósito divinos sejam cumpridos nas vidas das pessoas. suplicar. Intercessão. encontrar-se com. Hb. além. colocar-se entre. movidas pelo Espírito Santo. português. Interceder é enfrentar as forças opostas de Satanás e colocar-se diante de Deus firmado em suas promessas. Não há limitações em nosso espírito e. É ver a É captar as vê e que sua grego e “PAGA” (hebraico) – Vem da raiz de uma palavra que significa “colidir pela violência”. pelo Espírito de Deus. 25: 24. Do ponto de vista espiritual. “Paga” quer dizer “entrar em contato com. necessidade para a intervenção de Deus as mais diversas situações. encontro com. Quem se devota ao ministério de interceder.

6A INTERCESSÃO NOS TRANSFORMA O ESPÍRITO EM LUGAR PROPÍCIO PARA O ESPÍRITO SANTO TRAZER À LUZ AS PROMESSAS DE DEUS. Ap. Mas se semeamos amor. vamos sendo fortalecidos de fé em fé. “VIU QUE NÃO HAVIA AJUDADOR ALGUM. À medida que vemos Deus agindo e mudando circunstâncias. E NÃO HAVIA QUEM ME AJUDASSE. 63:6). PUS GUARDA. podemos acrescentar que a INTERCESSÃO: É vicária. 59:16). 64:7). somos levados a ver no reino do Espírito. A IGREJA É CHAMADA AO FASCINANTE MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO. É como se nosso espírito se transformasse em um útero onde as sementes das promessas de Deus fosse lançadas e cobertas pelo Espírito Santo até o momento de virem à luz. falta de misericórdia. 6 . 33:10). De tudo o que temos visto. Sendo canais através dos quais Deus manifesta seu poder. considerando o significado da palavra nas línguas originais. “OLHEI. O incenso são as nossas orações. Aquilo que semeamos colhemos multiplicadamente. criticismo.” (Is. É assim que pelas nossas orações fazemos parte de Deus mesmo. SAMUEL orou constantemente pela nação.do seu mundo limitado e vai-se enlastecendo em seu amor e visão até ver como Cristo vê.. isto é. E ADMIREI-ME DE NÃO HAVER QUEM ME SUSTIVESSE. toma o lugar de OUTROS. mais Deus levantará intercessores a nosso favor. PELO QUE MEU PRÓPRIO BRAÇO ME TROUXE A SALVAÇÃO”. QUE TODO O DIA E TODA A NOITE JAMAIS SE CALARÃO. Se semearmos discórdia. 10 A INTERCESSÃO ESTA SOB A LEI DE SEMEADURA E CEIFA. DANIEL orou pela libertação do seu povo do cativeiro. O que se aspira entra para oxigenar nosso corpo e se torna parte de nós.. Quando mais oramos por outros. NÃO DESCANSEIS. . tolerância e misericórdia. Veja Jô 42: 10 e 2 Coríntios 9:6. pois PEDE ao Rei Eterno. 7A INTERCESSÃO NOS LEVA AO REINO DO ESPÍRITO. isso mesmo ceifará. (Is. quer o mal. PAULO é um exemplo de constante intercessão. CRISTO rogou pelos seus discípulos e fez especial intercessão por Pedro. É PERMANECER NA PRESENÇA DE DEUS a favor dos outros.4 Dt. E MARAVILHOU-SE DE QUE NÃO HOUVESSE INTERCESSOR. A fumaça do incenso é aspirada por Deus. A NECESSIDADE DE UM INTERCESSOR “SOBRE OS TEUS MUROS. NEM DEUS A ELE DESCANSO ATÉ QUE RESTABELEÇA JERUSALÉM E A PONHA COMO OBJETO DE LOUVOR NA TERRA” (Isa. 8: 3. a fé é edificada. Ó JERUSALEM. Ninguém deve temer o sobrenatural. 5:16). MOISÉS intercedeu por Israel apóstata e foi ouvido. é isso o que colheremos. É um trabalho real. DAVI suplicou pelo povo. Quer bem. 8A INTERCESSÃO NOS TORNA PARTE DE DEUS (Comp. movida pelo Espírito de Deus. VÓS OS QUE FAREIS LEMBRADO O SENHOR.A INTERCESSÃO EDIFICA A FÉ. A Bíblia esta cheia de exemplos: ABRAÃO suplicou por Ló e ele foi liberto da destruição de Sodoma e Gomorra. tanto mais Deus se move na vida dos homens. Pode envolver o intercessor em SOFRIMENTO. A sensibilidade do nosso espírito se desenvolve na presença do Senhor nosso Deus. A mais simples definição está ba Bíblia: “ORAI UNS PELOS OUTROS” (Tg. PELO QUE O SEU PRÓPRIOBRAÇO LHE TROUXE A SALVAÇÃO. Quanto mais oramos a Deus. Na prática da oração intercessora.

AS PROFECIAS SE CUMPREM COMO RESULTADO DA INTERCESSÃO. PARA QUE EU NÃO A DESTRUISSE. Mas como Ele deu a terra aos homens. como resultado pôde ouvir a confissão de que no princípio de suas súplicas o anjo foi envido para trazer-lhe a revelação (Dn. Ele tem falado pela boca dos que estão em aliança com Ele. e o respeita como tal. A palavra profética revela Sua vontade. Por que? Porque Jesus se tornou Filho do Homem e colocou-se na brecha a favor dos homens. 31). A REVELAÇÃO DE DEUS DESCE DO CÉU COMO RESULTADO DA SÚPLICA DO HOMEM A DEUS. A QUEM EU RESPONDA. .33). “BUSQUEI UM HOMEM QUE TAPASSE O MURO E SE COLOCASSE NA BRECHA PERANTE MIM A FAVOR DESTA TERRA. Qual o limite da vontade do homem. Daniel se entregou à oração e. 22:30). E TE DETENHA. Ele espera o amém dos homens à Palavra revelada e o pedido de intervenção. 9: 23). até que seus olhos viram a manifestação da promessa dos dias antigos e seus olhos contemplaram a Redenção de Israel (Lc. Qual a razão? “OS CÉUS SÃO OS CÉUS DO SENHOR MAS A TERRA DEU-A ELE AOS FILHOS DOS HOMENS” (Sl. mas é nossa intercessão que gera a manifestação da promessa. Teremos tanto dos tesouros de Sua graça quanto quisermos .“JÁ NÃO HÁ NINGUÉM QUE INVOQUE O TEU NOME. O intercessor vê o cumprimento da promessa. Disso se ocupava Ana por muitos anos. Deus não viola jamais a sua Palavra. QUE SE DESPERTE. Não fora a intercessão de Daniel o povo não teria regressado da Babilônia.. 64:7). para que a governasse em perfeita harmonia com Seus propósitos e Palavra. (Ez. Por causa de suas palavras é ele enviado (Dn. um filho do homem. VINDO JUNTAMENETE A JUIZO. Deus fez o homem semelhante a Ele. 10: 12) para anunciar o que haveria de ser em dias que estavam por vir e dos quais estamos bem pertos. revelando qual é o Seu desejo para a vida dos homens. NÃOHÁ ENTRE NÓS ÁRBITRO QUE PONHA A MÃO SOBRE NÓS AMBOS” (Jó 10:32.” (Is. DEUS INTERFERE NA VIDA DO HOMEM A SEU PRÓPRIO PEDIDO. Ele respeita a criatura que fez e as escolhas que o homem faz. 115: 16). 2:36-38). 22: 30. DEUS LIMITOU SUA AÇÃO NA VIDA DOS HOMENS QUANDO DEU O LIVRE ARBÍTRIO E LHE ENTREGOU A TERRA. PARA QUE TIVESSE DOMÍNIO SOBRE ELA. O Espírito em nós também revela o que está em Seu Coração em relação à Igreja e ao mundo. Até a vinda do Messias aconteceu no meio das intercessões. “PORQUE ELE NÃO É HOMEM COMO EU . Os textos deixam claros que Deus não age na terra a não ser como resultado da intercessão feita por um residente do planeta terra. A INTERCESSÃO DE UM HOMEM SÓ PODE AFETAR UMA NAÇÃO (Ez. Não fora a intercessão de Moisés e Israel teria sido totalmente destruído.. Em Cristo o céu nos está escancarado. com capacidade de escolha. Nascemos como filhos de Deus pela intercessão e crescemos por meio dela Tudo quanto alcançamos no reino do espírito é pela intercessão feita por nós ou por outros. MAS A NINGUÉM ACHEI”.

. Ele se ocupa hoje primariamente da função de Intercessor até a vitória final. naquele grandioso dia da volta de Jesus. 8:34). 17. entre Deus e nós. Ele é nosso Sumo Sacerdote. HOMEM” (I Tm. 8:34).” Quando um crente peca. Seu ministério tece a duração de apenas três anos e meio. Também é o Filho de Deus e pode se colocar diante do homem a favor de Deus. OU ANTES. Ela se levantará gloriosa. a resposta às suas intercessões é constante. mas por quase 2. Ele está na brecha. O Espírito Santo nos assiste para que digamos com os nossos lábios na terra. Há abundante graça para todos nós. conselho para a defesa. Em Jesus Cristo há um homem no céu. É o Deus-Homem e pode tomar o braço de Deus e o braço do homem e tornar possível a ligação. “É usada num tribunal de justiça. 59:16). E TAMBÉM INTERCEDE POR NÓS” (Rm. A LIGAÇÃO ENTRE A TERRA E O CÉU ESTÁ GARANTIDA . 2:5). HÁ UM CONSTANTE FLUIR DE ORAÇÃO E AMOR DE JESUS PARA O PAI POR TODOS QUANTO FORAM GERADOS DE NOVO PELO SEU ESPÍRITO . Jesus está à direita de Deus. Ele também é Deus. para sempre. Mas a vontade de Deus é que o cristão não peque ( I Jo. JESUS É TAMBÉM CHAMADO DE ADVOGADO. 2:1). nasceu na terra. legalmente. tem um corpo humano. Jesus intercede por Ele e o conforta no sentido de que seus pecados foram perdoados e ele é purificado. o que Jesus está dizendo no céu. A palavra aqui traduzida para advogado é “PARAKLETOS” no grego. Ele é a salvação que o braço de Deus trouxe à terra (Is. então. diante de Deus Pai. “. no ofício de Intercessor. POIS JESUS É O INTERCESSOR QUE NÃO PODE FALHAR. 7:25) EM BUSCA DE AUXÍLIO. O QUAL ESTÁ À DIREITA DE DEUS. um que pleiteia a causa de outro. Não importa o que o inimigo tenta fazer com a Igreja. geralmente. JESUS INTERCEDEU POR NÓS QUANDO AINDA NA TERRA E SUA INTERCESSÃO PERMANECE DIANTE DO TRONO DO PAI (João 17). “QUEM NOS CONDENARÁ? É CRISTO JESUS QUEM MORREU. “PORQUANTO HÁ UM SÓ DEUS E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS. mas pra nos levantar a fim de que na queda não nos desesperemos dizendo “é o fim”. CRISTO JESUS. para denotar um assistente legal. não importa quão adversa pareçam ser as circunstâncias a nos envolverem. O JUSTO”(I Jo. Ele pode se colocar diante de Deus a favor do homem. TEMOS ADVOGADO JUNTO AO PAI. Ele viveu na terra cerca de 33 anos. QUEM RESSUSCITOU. Seu poder não cessa. “POR ISSO PODE TAMBÉM SALVAR TOTALMENTE OS QUE POR ELE SE CHEGAM A DEUS. Disso fala Hebreus 9:24. Nenhum filho de Deus tem motivos para . A VITÓRIA FINAL DO CRISTÃO E DA IGREJA ESTÁ GARANTIDA. junto ao trono da graça. como resultado das suas intercessões e das intercessões dos santos. No sentido mais amplo. Naturalmente I João 2: 1 não foi escrito para pecarmos. 7:25).DEUS PROVÊ UM GRANDE INTERCESSOR – JESUS A intercessão é tão vital que Deus providenciou um INTERCESSOR que não pode falhar. já por cerca de dois mil anos. em linha com o seu coração. 000 anos Ele está intercedendo por Sua Igreja e pelos pecadores desta terra. JESUS CRISTO. Temos um Intercessor! Temos um advogado junto ao pai! JESUS PODE SOCORRER À TODOS O QUE CHEGAR A DEUS (Hb. 8:1). SE TODAVIA PECARDES. 7: 16. VIVENDO SEMPRE PARA INTERCEDER POR ELES” (Hb. um advogado. 2:1). um intercessor. Esse intercessor é Filho do Homem.. à direita do Pai (Hb. JESUS ENTROU NO CÉU PARA COMPARECER PERANTE DEUS POR NÓS” (Rm. um socorredor ou confortador. Conseqüentemente.

Ele está na glória revestido de um corpo de homem. A residência oficial da pessoa de Deus Pai é na glória. há um DEUS NA TERRA.desespero. Quando dependemos do Espírito Santo e nos entregamos a Ele como canais. PORQUE NÃO SABEMOS ORAR COMO CONVÉM .” Espírito Santo tem conhecimento de tudo quanto se passa na glória. Há pois um INTERCESSOR NA TERRA. Ele nos comunica. O ESPÍRITO SANTO TANTO INTERCEDE POR NÓS. levou consigo um corpo humano glorificado. É disso que Paulo fala em Romanos 8: 26. Quando desceu da glória era só Espírito. para que na terra seja dito o que é dito no Céu e na terra seja orado o que é orado no céu. Quando voltou para a glória. na Igreja. Não tinha um corpo humano.” Aqui esta um grande mistério que nos tem sido revelado pelo Espírito. E VOS ANUNCIARÁ AS COISAS QUE HÃO DE VIR. Deus formou-lhe um corpo e natureza humanas no ventre de Maria. PORQUE SEGUNDO A VONTADE DE DEUS É QUE ELE INTERCEDE PELOS SANTOS. representando os interesses de Deus diante dos homens. MAS DIRÁ TUDO O QUE ESTIVER OUVIDO. tudo o que é nosso é dele. Este lhe oferece o corpo como santuário na terra . que habita no crente. Assim ele intercede na terra. Assim Ele veio para viver em nós e mover-se através de nós. Jesus está a direita do Pai e Seu Espírito leva o peso de intercessão a outro filho. usando o coração do cristão e a sua boca. E VO-LO HÁ DE ANUNCIAR. na Glória. Ele conhece as profundezas de Deus. Jesus declara em João 16: 13. . O Espírito Santo. Mesmo quando se encontra sozinho e parece que ninguém ora por Ele. 27: “ TAMBÉM O ESPÍRITO NOS ASSISTE EM NOSSA FRAQUEZA. Vivendo em nosso espírito. no Trono. Seu corpo é a Igreja. O ESPÍRITO TOMA UM PESO DE ORAÇÃO QUE ESTÁ EM JESUS E COLOCA EM NOSSO ESPÍRITO. Jesus intercede no céu e o Espírito Santo na terra. Ele não tem um corpo humano. Uma vez Cristo na Glória. Como tal. o ESPÍRITO SANTO foi enviado à terra. O ESPÍRITO INTERCEDE DE ACORDO COM O QUE OUVE DE JESUS. o que está no coração do Pai e de Jesus. viveu. 14: “QUANDO VIER PORÉM O ESPÍRITO DA VERDADE. A AQUELE QUE SONDA OS CORAÇÕES SABE QUAL É A MENTE DO ESPÍRITO. logo não podia operar aqui. a residência oficial da Pessoa do Filho é a direita do Pai. através da Palavra ou impressões. Através do Corpo Ele intercede na terra. Ele é o Assistente do Cristão. após a ressurreição. representando os interesses do homem diante do Pai. Ele se move em nós em intercessão. ELE VOS GUIARÁ A TODA A VERDADE. COMO NOS AJUDA EM NOSSA INTERCESSÃO. Se há um HOMEM CRISTO NO CÉU. com gemidos inexprimíveis. MAS O MESMO INTERCEDE POR NÓS SOBREMANEIRA COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS. de modo que o necessitado alcance a vitória em ocasião oportuna. para guiar no modo como deve orar. DEUS MANDA PARA TERRA UM INTERCESSOR – O ESPÍRITO SANTO Jesus se torna Filho do Homem e viveu na terra como homem. Aqui nasceu. no Corpo de Jesus. Ele é INTERCESSOR NO CÉU. lágrimas e palavras que transcendem nossa mente. morreu e ressuscitou. ELE ME GLORIFICARA PORQUE HÁ DE RECEBER DO QUE É MEU. residência oficial da Pessoa do Espírito Santo é na terra. Mas por causa da aliança que temos com Deus em Cristo. PORQUE NÃO FALARÁ POR SI MESMO.

Jesus fala por ele. 2 – JESUS INTERCEDE JUNTO AO PAI DE ACORDO COM representante do homem no céu. A Versão amplificada da Bíblia traduz essa palavra como: “Consolador. uma perfeita harmonia se estabelece entre o céu e a terra. Como Cristo é o INTERCESSOR. fala dEele como sendo nosso PARACLETO. Intercessor. Esse propósito tem sido revelado na Bíblia e em Cristo. ORAÇÕES E INTERCESSÕES. É esse tipo de intercessão que desencadeia a manifestação do poder de Deus na terra. Como 3 – O ESPÍRITO SANTO OUVE O QUE JESUS FALA E REVELA SEUS DESEJOS AO ESPÍRITO DO CRENTE. 6: 17). mas também canal de intercessão. ESSE PROPÓSITO. I Pedro 2: 9 declara: VÓS. I Timóteo 2: 1-2 exorta: “ANTES DE TUDO. Auxiliador ou Apoio. AÇÕES DE GRAÇA.. Sacerdote é o que se coloca diante de Deus no lugar do homem. Ele traz o que está no coração de Deus para o coração do crente. 5: 30). levando suas necessidades à presença dAquele que somente pode intervir miraculosamente na vida da raça humana..” O CRISTÃO É UM COM CRISTO NO MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO. POIS. movidos pelo Espírito. Há um corpo humano lê e um Espírito Divino aqui. Ele nos leva à presença de Deus e Ele nos revela os mistérios e propósitos de Deus. EXORTO QUE SE USE A PRÁTICA DE SÚPLICAS. 5:20 ) . O crente é o canal de Deus na terra não só da proclamação da sua Palavra. NAÇÃO SANTA. É um imperativo. O CRISTÃO É CHAMADO A EXERCER O SACERDÓCIO. aquele que se une a Ele tem de ser um intercessor. Ajudador. Como isso funciona? 1 – DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA O HOMEM EM SEU CORAÇÃO. É assim que hoje nossas intercessões tem uma dimensão sem par. através da mediação de Cristo. Podemos chegar a Deus. Quando o crente abre a boca para orar movido pelo Espírito. POVO ADQUIRIDO. O CRISTÃO É UM COM CRISTO NO MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO ( 2 Co. A Igreja é o corpo de Cristo e cada crente um membro desse Corpo (Ef. Temos linha direta com o trono de Deus. levando-as a se harmonizar com ele. PORÉM . SACERDÓCIO REAL. Advogado. A FIM DE PROCLAMARDES AS VIRTUDES DAQUELE QUE VOS CHAMOU DAS TREVAS PARA SUA MARAVILHOSA LUZ. POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS. O CRISTÃO COMO INTERCESSOR A intercessão visa alterar circunstâncias contrárias à vontade perfeita de Deus. EM FAVOR DE TODOS OS HOMENS. Quem não intercede não exerce seu sacerdócio. É através do corpo que os comandos da são obedecidos. Conselheiro.” HÁ UMA ALIANÇA ENTRE O CÉU E A TERRA. 4 – O CRENTE FALA E ORA EM LINHA COM A REVELAÇÃO RECEBIDA PELO ESPÍRITO SANTO. Todo o crente é chamado a interceder. Todo o grandioso poder de Deus esta à nossa disposição. SOIS RAÇA ELEITA.” A INTERCESSÃO DEVE SER UMA DAS PRIORIDADES DA VIDA DO CRISTÃO . o CONSOLADOR.O ESPÍRITO SANTO É O ELO DE LIGAÇÃO ENTRE NÓS E O CÉU. da Sua vontade e obra da Redenção. É ali que habita e faz o elo de ligação entre Deus e o cristão. 26. João 14: 16-18. Fortalecedor. Aquele está em Cristo esta unido a Ele ( I Co.

Acontece que todo filho de Deus tem Amor. por que se intercede. A força do amor ‘e a força do próprio Deus. O CRISTÃO É UM COM CRISTO NOS SEUS SOFRIMENTOS (2 Co. O amor já está em nós. Quem não ama. Ele nos levará a dar a própria vida pelos outros. Quem ama expressa o caráter dAquele de quem o Amor emana – Deus mesmo (I Jo. O amor custou tudo a Cristo e nos custará também. deixando que ele se manifeste até a sua maturidade plena.Sem Amor não se pode orar. ser indiferente.” Precisamos dessa revelação na Igreja. dores de parto ( Gl. criticar. Jesus. ocupando o meu ministério intercessor. 5:44. 1 – AMOR ÁGAPE . 3:16). ignorar. 1:7. pelo Espírito Santo. é em sua vida que vamos encontrar as virtudes a serem cultivadas na nossa.2 – O AMOR NÃO É UM SENTIMENTO. 4:8). podemos abençoá-los e nos devotar à intercessão a seu favor. Deus opera através do justo. O intercessor conhecerá o caminho do gozo. 4:16). vence. Se Jesus é intercessor e cabeça da Igreja. quanto mais marcado por satanás. A intercessão envolve sofrimento. “O amor cobre multidões de pecados” ( I Pe. pelo vil e pelo mau. Cumpre-nos agora. POR SUA EFICÁCIA. O amor conquista. viver a sua realidade. pelos amigos (Mt. uma expressão de renúncia. uma luta. (I Samuel 12:23). 1. “MUITO PODE. uma entrega. Somos a extensão de Cristo na terra e tudo que enche o seu coração deve encher também o nosso. Somos chamados a orar não só pelo corpo. A intercessão nos torna participantes dos gemidos do Espírito e do peso que está no coração do Pai a favor dos homens. pelo seu Espírito que em nós habita (Rm. I Pe. nossos irmão em Cristo. Se não obedeço a Deus. Quanto mais pecador. mas antes da alegria de ver filhos vindo à luz.2 – O AMOR É UMA FORÇA. 5:22) Todo que nascido de Deus tem o fruto do Espírito. de identificação com as causas. pois a essência de Deus é o amor. por um ato de livre escolha. conforta. mas pelos pecadores. como o fez Jesus ( I Jo. O amor vive em nós.5 – O AMOR É FRUTO DO ESPÍRITO (Gl. bloqueio seu poder em minha própria vida. 1.3 – O AMOR NOS CONSERVA SOBRE OS JOELHOS. MAS UMA DECISÃO DA VONTADE . É mais fácil condenar. 5:5). Mas o amor não se devotará a nenhuma dessas características nascidas no reino de satanás. NÃO INTERCEDER É VIVER EM PECADO. PELA INTERCESSÃO DO CRENTE O PODER DE DEUS SE MANIFESTA (Tg. bem estar. 4: 13). sara.A oração intercessória é um dos meios para levar o homem à aceitação dessa obra da graça. há que sofrer as dores de parto. Só quem ama olha para o homem pelos olhos de Deus e projeta essa imagem pela intercessão. pouco ou nada se importa com o destino dos outros. Estaremos dispostos a escolher este caminho? 1. Esse fruto vai crescendo e amadurecendo à medida que . maior a necessidade de intercessão. 1. Paulo disse que Deus derramou seu amor em nosso coração. 4:19). 1. segurança. libera paz. na sua carne.4 – O AMOR É INCONDICIONAL. Intercedendo pelos pecadores nós nos tornamos o braço que leva o homem a Deus ao homem. A intercessão é um combate. CARACTERÍSTICAS DE UM INTERCESSOR Analisando a vida de oração de Jesus encontramos as principais características de um verdadeiro intercessor. 45). É preciso somente que demos expressão a este amor. ofereceu súplicas com grande clamor e lágrimas. O amor não desiste até que a vitória seja alcançada. 5: 16 – 18). A SÚPLICA DO JUSTO. pois Deus é Amor e vive nele.

2 – A IDENTIFICAÇÃO É A MAIS ELEVADA FORMA DE INTERCESSÃO . Essa identificação é o combustível para o seu amor. mas logo nos esquecemos do fato. 3. 11:11).3 – A compaixão faz cego abrir os olhos (Mt.3. mesmo quando feridas. que será induzido a deixar uma refeição. Ele se associa com pecadores e roga a Deus que use para com o povo da mesma graça e favor dos quais ele tem sido alvo.3 – A COMPAIXÃO PÕE EM OPERAÇÃO O PODER DE DEUS – Analisando o ministério de Jesus vemos que sempre que eu espírito se moveu dentre dEle. 15:32) 3. seguiu-se um grande milagre.andamos no Espírito. Ele era fiel a Deus. O mesmo acontecia com a oração de Neemias (Ne. o doente. libertação e cura às “ovelhas desgarradas.4 – A compaixão torna o leproso são (Mc. é hora de interceder e essa intercessão será em linha como o coração de Deus. 32. 2 – IDENTIFICAÇÃO – Muitas vezes o intercessor sentirá exatamente o que sente a pessoa por quem ele ora. 2.4 A IDENTIFICAÇÃO LEVA AO SACRIFÍCIO DE PRAZERES LÍCITOS .3. Veja o exemplo de Moisés em Êxodo 32: 31.” 3. Jesus é a compaixão de Deus andando no meio dos homens. 3.3. despertando uma profunda compaixão. A empatia diz: “Eu sinto como você sente” e. 2.1. Se estamos engajados numa batalha de intercessão. alcançar a vitória para aquela causa será nossa prioridade. 4: 1-11). Ela sempre alcança os resultados desejados. 2.2 – A COMPAIXÃO DESPERTA A VISÃO DA NECESSIDADE E A AÇÃO PARA QUE ELA SEJA SATISFEITA – Mateus 9: 35-38 ilustra essa verdade. 14:14) 3. Na Cruz Ele pede perdão pelos Seus algozes e ora para que os pecadores sejam tratados por Deus com o mesmo amor com que Ele. 35) . é tratado (Lc. etc. Um exemplo é a oração e súplica feita por Daniel no capítulo 9 do seu livro. Na simpatia dizemos: “Sinto muito pelo seu problema”. Essa compaixão está bem presente no ministério de Jesus. Vemos essa mesma intensidade em Jesus.1 – A compaixão gera cura dos enfermos (Mt. 2. O intercessor receberá desse espírito e conseguirá se identificar com o aflito. Jesus se compadece das multidões. No exemplo de Moisés ele não se vê como sendo melhor do que o povo. 20: 34) 3. O intercessor cedo verificará que quando mais se devota à intercessão. 1: 40. então. mas confessa como se ele mesmo fosse o transgressor.3.1 – A COMPAIXÃO DE DEUS NO CORAÇÃO DO CRENTE É O GATILHO DA INTERCESSÃO. 23: 34). Jesus. O intercessor será muitas vezes possuído por peso tão urgente de intercessão. A empatia nos ajuda a não criticar pessoas e deixar que satanás as quebre com nossa língua. Estaremos do lado das pessoas. enfrenta o que ela enfrenta. por meio da intercessão. o perdido e clamará até a vitória completa. A Bíblia está repleta desse tipo de intercessão.2 – A compaixão gera a multiplicação dos pães e peixes e os famintos são alimentados (Mt. Urias é o exemplo de um coração identificado com a causa por que luta (I Sm. Jesus se tornou o que nós éramos.5 – A IDENTIFICAÇÃO É EMPATIA E NÃO MERA SIMPATIA . em compaixão. 10) e os envia com sua autoridade para levarem a palavra de redenção. sacrificar um passeio. se não que o castigue com o mesmo tipo de pena que o povo merece. Ela nos ajuda a entender a situação e a nos consagrarmos à intercessão. Levou sobre si o que nos afligia até tornar possível a vitória. 2.3 – A IDENTIFICAÇÃO É UM SENTIMENTO DE GRANDE INTENSIDADE . maior a sua capacidade de amar. 3. que não tem pastor. As forças da intercessão são despertadas por essa compaixão divina. 3 – COMPAIXÃO – A compaixão é um ingrediente do amor divino.5 – A compaixão traz à vida o morto (Jo. 41) 3.3. Quando o Espírito Santo se move em nós.A IDENTIFICAÇÃO É O ESPÍRITO DE CRISTO. 11:33. horas de sono. vê sua necessidade de salvação e convoca os discípulos a intercederem por proclamadores das boas novas Logo a seguir ele mesmo nomeia apóstolos (cap. sendo canais da sua cura.

É ai que as palavras de Jesus serão uma realidade para nós: “AQUELE QUE CRÊ EM MIM FARÁ TAMBÉM AS OBRAS QUE EU FAÇO. PORQUE EU VOU PARA JUNTO DO PAI”(Jo. mas para orientar a intercessão. Discernimento de espíritos é julgamento.1 – Peça a naquele lugar se saber. HÁ ALGUNS PRINCÍPIOS A CONSIDERAR NA ÁREA DO DISCERNIMENTO: 4. devemos orar para que se manifestem. Exerça residência. Muitas vezes basta uma observação cuidadosa para príncipes e forças das trevas sempre se manifestam. 2: 24) ou religiosos (At.” Na intercessão um censo de responsabilidade ou dever de orar. DISCERNIMENTO – Esta é habilidade especial de se conhecer com segurança se certo comportamento é divino. ou que faz uma exigência sobre os recursos de alguém. Isso só se torna possível comungado em sua presença. julgamento.3 – Libere a luz de Deus. DISCERNIMENTO . Peso é ser carregado com um fardo. A palavra no grego “BAROS”e “denota um peso. nos compele à oração. pela evidência. orar com o fim de impedir sua manifestação. O que vive em íntimo contato com Deus será dominado pelo o que está no seu coração. qualquer coisa que pressiona fisicamente (Mt. 4. Se boas. O intercessor conhecerá o melhor e o pior acerca das pessoas e coisas porque ora. A palavra grego “DIAKRISIS” e quer dizer: discernimento fazer distinção. Combata-se com 4. Todo lugar vazio deve ser ocupado. dever. 2: 6) ou espirituais (Gl. É um encargo. Ap. pela autoridade de Cristo. . Nossa missão não é expulsar as forças contrárias. As revelações que Deus dá sobre uma situação ou pessoa não são para serem divulgadas. mas implantar a bandeira do Reino em cada lugar desocupado. Basta e ouvidos para discernir a maior parte deless. Se ruins. o poder de perceber diferenças entre coisas ou idéia. Quem se compadece tudo fará para que a graça libertadora de Deus se manifeste na vida do homem. quer materiais ( I Ts. 14:12). Em I Coríntios 12: 10 é traduzido como “discernimento”. se são maus ou de Deus. O Espírito o levará a crescer no discernimento das questões. E OUTRAS MAIORES FARÁ.3. sobre essas forças espirituais da maldade até que elas sejam vencidas. 6:2. Os abrir os olhos Deus para revelar que é o príncipe da maldade que opera ou pessoa. humano ou satânico. responsabilidade ou carga.2 – “Neutralize” o homem forte. acompanhado de uma profunda intensidade. 20: 12).é agudeza de julgamento. 3. sobrecarga.4 – É QUANDO O CRENTE ENTRA NESTE FLUIA DA COMPAIXÃO DE DEUS QUE ELE SE TORNA UM VERDADEIRO INTERCESSOR. 5 – PESO – Todo intercessor será possuído por pesos de intercessão. 15: 28).4 – A COMPAIXÃO É O AMOR DE DEUS EM AÇÃO – Quem experimenta a compaixão divina será participante da obra de libertação dos homens. a fim de capacitá-lo a interceder com mais propriedade. bem como sua conexão.

O Espírito nos faz andar à frente de Satanás em suas maquinações. Nosso Espírito receberá o testemunho do Espírito Santo de que está feito. fervor. 6 – OUSADIA – Ousadia. A igreja de Jerusalém o fez e foi atendida (At. de acordo com Romanos 8: 26. Não vem de nós mesmos. nem lutará até à vitória contra Satanás. 5. mas haverá ocasiões em que Ele levará o guerreiro de oração a entregar uma mensagem. Na maioria das vezes o Espírito revela situações para que se possa orar pelo assunto. o peso é levantado e há uma nota de vitória. Paulo pediu que a Igreja orasse para que ele falasse com ousadia. etc. Ousadia diante de Deus e diante do inferno. compaixão. fervor. Pro exemplo: a favor dos pecadores da unidade da igreja . MEDIANTE A FÉ NELE” (Ef. disposição. com garantia de que. O mesmo Nome nos dá autoridade sobre os poderes das trevas. fala de coragem. lágrimas. 28:1). ESTA É UMA ORAÇÃO QUE PODEMOS FAZER A NOSSO FAVOR: POR OUSADIA. ousadia.1 – O PESO REPENTINO – Há um impulso repentino para orar. De repente. COM OUSADIA. ACESSO COM CONFIANÇA. Antes dos seus feitos podemos alcançar a vitória.2 . É IMPORTANTE QUE SE ORE ATÉ QUE O CETRO SEJA LEVANTADO . “FOGEM OS PERVERSOS SEM QUE NINGUÉM OS PERSIGA.ANTES QUE VENHA UMA CRISE O ESPÍRITO TRAZ O PESO DE INTERCESSÃO . O PESO PODE VIR COMO UM IMPULSO OU TER UMA LONGA DURAÇÃO. É algo gerado pelo Espírito Santo. um sentimento de urgência. os tesouros da graça do Pai estão à nossa disposição. A justiça . Como vieram as lágrimas e gemido. A FIM DE RECEBERMOS MISERICÓRDIA EM OCASIÃO OPORTUNA. O guerreiro de oração é de repente tomado por um ardente desejo de orar e não se sente bem enquanto não o faz. de alegria no espírito.” A intercessão exige coragem. Nossa vida d oração não deve ser governada pelos feitos de Satanás. Ele pode vir em forma de uma inquietação. Se respondermos a esses pesos de oração os planos do inimigo serão frustrados antes da sua manifestação. 3:12). NOSSA OUSADIA VEM DE JESUS. O intercessor precisa de ousadia para ir a outros a quem Deus envia uma mensagem. MAS O JUSTO É OUSADO COMO LEÃO” (Pv. Hebreus 4: 16 declara: “ACHEGUEMO-NOS. Assim devemos fazer: comparecer perante o Rei até que em nosso espírito tenhamos o testemunho de que a vitória foi alcançada e o cetro de Deus foi levantado para nós. Nenhum tímido ou covarde se colocará diante de Deus a favor dos homens. também. “PELO QUAL (JESUS) TEMOS OUSADIA. 4: 29-31).O PESO A LONGO TERMO – Este é quando o guerreiro de oração é levado a orar por um mesmo assunto por um longo tempo. Ele nos garante livre acesso à presença de Deus. intrepidez (Ef. galhardia. confiança. Éster colocou-se diante do rei até que ele levantou o cetro para ela. 6: 18-20). Este é sinal de que a intercessão alcançou seu objetivo. JUNTO AO TRONO DA GRAÇA. uma possível ansiedade. A OUSADIA É UMA CARACTERÍSTICA DO JUSTO. PORTANTO. 5. vira o gozo. em Seu Nome. do avivamento.

Deus significa tanto para você quanto Sua Palavra significa. no espírito de Isaías 62:6. 4º .O Espírito Santo fala do que ouve Jesus falar. pois a Palavra é o próprio Deus. No grego a palavra é “EXOUSIA”. 1 – CONHEÇA A PALAVRA – É necessário disciplina para se adquirir um sólido conhecimento da Bíblia. pois a Palavra expressa a vontade de Deus.Quando essa cadeia se completa estamos diante de uma perfeita sintonia: A Palavra escrita. sobre a terra. domínio ou controle. pois Deus é fiel ao que prometeu nela. O elo funciona assim: 1º . a vitória está garantida pela autoridade e poder do Nome. 5º . Deus olha para nós via Jesus e o inimigo vê em nós filho de Deus. Essa autoridade repousa sobre a Palavra de Deus e o nome de Jesus (Is.o crente. 16: 48).. Você não ama a Deus mais do que ama a Sua Palavra. Isso fortalecerá a fé e se constituirá em arma contra o inimigo. 1. Sua vontade está revelada em Sua Palavra. o que o Senhor Jesus está orando.. Jo. Toda autoridade procede dEle e Ele nos deu o privilégio de usar Seu nome com tudo o que ele representa no céu. como habita em nosso espírito. Ó vós ( que sois seus servos e pelas vossas orações) trazeis o Senhor à lembrança (de Suas promessas).18.2 – ORE A PALAVRA – Toda oração deve ser respaldada pela Palavra de Deus.” 6º . 55: 11. Também temos uma mensagem de Deus para os homens e vamos entrega-la sem qualquer temor. Mc. Ninguém poderá orar efetivamente sem conhecimento da Palavra. A fé começa onde Sua vontade é conhecida e a fé é gerada e alimentada pela palavra. o Espírito Santo e Jesus dizem a mesma coisa diante de Deus Pai. 14:13). NINGUÉM PODE EXERCER AUTORIDADE A MENOS QUE SAIBA QUEM É E QUE DIREITOS TEM EM CRISTO. 7– AUTORIDADE – Autoridade é o poder ou direito de comandar ou agir.Tomamos aquela palavra e a colocamos diante de Deus. O intercessor tem autoridade de se colocar entre o mortos e os vivos (Nm.O Espírito Santo nos guia a um texto ou textos que servirão de base para nossa oração. A tradução Amplificada da Bíblia declara: “. Quando oramos a Palavra estamos orando em linha com o céu. 3º . pois Ele mesmo é a Palavra.Jesus está orando diante de Deus. E a promessa é : “Se dois dentre vós. 16:17. Deus só ouve a oração da fé.de Cristo nos foi imputada. no inferno e na terra. COMO OBTER O MELHOR DE DEUS NA INTERCESSÃO 1 – COLOQUE A PALAVRA DE DEUS EM SEU DEVIDO LUGAR – Sua atitude para com a Palavra de Deus é a mesma para com o próprio Deus. que significa a habilidade ou força com que é revestido e o direito de exercer aquele poder. Ele ora a Palavra.. Você não obedece a Deus mais do que obedece a Sua Palavra. Ele ouve o que Jesus ora e. concordarem a respeito DE QUALQUER .Nós nos submetemos ao Espírito e dependemos dEle para nos revelar. É uma concordância absoluta. Não importa o que está acontecendo. Deus ouve os pedidos em hamonia com sua vontade. Quando ele é proferido o céu entra em operação. através da Palavra escrita.. Podemos estar diante e podemos saquear o inferno. 2º . pode nos comunicar o objeto da oração.

5.3 26). 2. 2. A palavra escrita. PELO ESPÍRITO DE DEUS. São vária peças. diante do inimigo. Essa foi a arma usada por Jesus e deverá ser usada por nós. 2. Os problemas que enfrentamos são gerados por forças satânicas – principados e potestades. e esta é a INFALÍVEL PALAVRA DE DEUS. 6:12) . SERLHES-Á CONCEDIDA POR MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS” (Mt.2 – O ESPÍRITO NOS DÁ UMA LINGUAGEM DE ORAÇÃO – Isso nos permite orar por questões que transcendem a mente (I Co. RESPALDADA PELA PALAVRA ESCRITA. se torna ilimitado na vida de intercessão. 6 apresenta a armadura que Deus nos deu para nossa proteção. Todo o poder de Deus está por trás da Sua Palavra e Satanás foge dela. quer não. 12) A palavra e o Espirito Santo estão intimamente ligados. 1.COISA QUE PEDIRES.3 – USE A PALAVRA COMO ARMA DE COMBATE ESPIRITUAL – Ef. A Espada do Espírito é arma temida por Satanás. o intercessor e o Espírito Santo concordam com Jesus diante do Pai e.4 – A intercessão no espírito permite-nos orar mais (Ef.5 – A oração no espírito é um privilégio do crente.5.5 – Edifica a fé (Judas 20). Mas há uma única arma ofensiva. (Ef.3 – Na intercessão tanto podemos orar com a mente. COMBATE ESPIRITUAL A oração é um campo de batalha. 8: – Traz edificação pessoal (I Co. 18: 19). 8: 26. pelo Espírito Santo. PRODUZIRÁ SEU EFEITO NA TERRA. FEITA EM FÉ. nos garantirá a vitória contra a dúvida e os ataques inimigos no reino do espírito. Ate quando dormimos o espírito pode permanecer alerta. 6: 18). como com o espírito. 14: 4) – É fonte de descanso (Is. TODA ORAÇÃO GERADA EM NOSSO ESPÍRITO.2 2.5. A Palavra em nossos lábios. 2 – DEPENDA TOTALMENTE DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE INTERCESSÃO 2. 14). Não é uma escolha. O tempo gasto em oração não esgota nossos recursos. podemos interceder até nas línguas das nações. em consequência.1 – SÓ O ESPÍRITO SANTO CONHECE AS PROFUNDEZAS DE DEUS – Ele vive em nós e nos assiste (Rm. quer queira. O que toma a Palavra e enche o seu coração da mesma e se entrega ao Espírito.4 2. Oramos no espírito.5. 2. governantes do reino das trevas. o poder de Deus será manifesto na terra.1 2. – Glorifica a Deus de modo efetivo (At. 1 – A REALIDADE DO CONFLITO ESPIRITUAL – Cada crente está envolvido num conflito espiritual. 27) 2. mas torna-os efetivos. NA UTORIDADE DO NOME DE JESUS. ESPADA DE DOIS GUMES. 10: 46). 28: 11.5. – Faz o crente participante da intercessão do Espírito Santo (Rm. 2. pois o Espírito e a Palavra são Deus mesmo em nossos lábios.

2. 1. 12. 3. 10: 19. são alguns dos textos que mostram essa realidade. antes de tudo.2. 4: 5.1 – O NOME DE JESUS É A CHAVE QUE ABRE OS TESOUROS DO CÉU E FECHA OS PORTÕES DO INFERNO. 28: 11-15. 6:10). Lc. 4.3 O reino das trevas tem uma bem estruturada organização.Somos conduzidos em triunfo (2 Co. 3. 4 – A REALIDADE DA ARMAS ESPIRITUAIS (2 Co. 6:12). E ele nos deu sua autoridade e o direito de usar o seu nome (Lc. 2: 14). 2. 4. 3 – A REALIDADE DA PROTEÇÃO DIVINA CONTRA OS ATAQUES DE SATANÁS. Temos uma armadura de proteção e armas. 1. Serve de proteção contra os ataques inimigos. 6. 1 – A Palavra de Deus é a ESPADA DO ESPÍRITO.” 3. . 13.3 – Esteja propriamente vestido (Ef. 2 – O nome de Jesus transporta a mais alta autoridade no mundo do espírito. mas é o Espírito Santo que nos capacita e dá poder para usa-las.2 Não se pode negar que há forças contrárias no reino do espírito lutando contra nós.1 – A armadura de Efésios 6: 10-18 é destinada ao guerreiro de oração. 6: 18). 3.3 – O Espírito Santo é outro elemento importante. 6:11). Ef. At.4 – Seja um intercessor que lança mão da intercessão sobrenatural ( Ef. 3.2. Esta é a arma ofensiva usada por Jesus contra Satanás e é pela mesma arma que alcançamos a vitória. Não somos chamados a ganhar uma vitória. 13.2 .Como esta protegido contra os ataques na vida de oração. O poder que está por trás do Nome de Jesus é o poder do Altíssimo. Veja Efésios 3: 20. 10: 3-5) 4. Revestir-se com a armadura de Deus está relacionado como o “orando em todo o tempo.1.1 – Jesus despojou as potestades de sua autoridade (Cl.1 – Seja forte no Senhor (Ef.2. Somos exortados a crer nesse Nome (I Jo 3: 22.2 Esteja especificamente informado das maquinações inimigas. 2:15). Quando mais confiamos e nos submetemos a Ele. 16.1 – O Espírito Santo é o poder de Deus.3. (Ef. 6: 12. 3. Ez.1 – Somos seres espirituais e nossa derrota ou vitória é ganha. 23). 4.2 . 2 – A REALIDADE DA VITÓRIA EM CRISTO 2.2. no reino do espírito. Daniel 10: 12. 4. mas a celebrar a vitória alcançada por Cristo em nosso lugar. 3: 6. Tg 4:7. tanto mais efetivamente nossa oração.

afetar. devem ser geradas no espírito e então virão à luz. trabalho. “ANAL” (Is. Fala de Israel vindo à luz. em palavras normais. RUMO À MATURIDADE PLENA. No grego temos “ODINO” (Gl. orar. Este é um deles. desse peso e nos tornamos participantes do sofrimento da criação. dor. “TELWAG” (Ex. 1 – DORES DE PARTO é uma expressão que traduz várias palavras no hebraico “YALAD” (Gn 38: 27). isto é. É disso que Paulo fala em Gálatas 4: 19.DORES DE PARTO Deus lança mão de realidades visíveis para nos ensinar as que estão no reino do espírito. trazer à luz filhos. é que tem havido muitas adesões. De novo sente as dores de parto. Os filhos de Deus são gerados no Espírito e alguém sofre as dores para que ele nasçam. Uma das razões de falta de vida em muitas igrejas. Hebreus 12: 18-23 diz que a Igreja tem chegado a Sião. Muitos textos da Bíblia têm dois sentidos: um natural e outro o sentido espiritual. 4– AS DORES DE PARTO TAMBÉM ESTÃO PRESENTES NO CRESCIMENTO. . Seu significado é: dar à luz. 18: 8). Para que as realidades espirituais se manifestem na terra. que quer dizer “experimentar a dor de parto”. 2 – O ESPÍRITO SANTO GEME. 4: 31). ANTES 66: 8). perturbação. 3 – É PELAS DORES DE PARTO QUE OS FILHOS VÊM À LUZ. 5 – O Espírito Santo trará ao espírito do crente esse gemer. agir como parteira. Experimentou-as primeiro. O crente deve se submeter a e esse mover e interceder até que os filhos venham à luz. pesar. Romanos 8: 22-27 fala do gemer ( dores de parto) da criação. 4: 19). O Espírito Santo traz para nós a consciência do sofrimento e intercede com gemidos que não podem ser expressos na articulação comum. Falta quem se entregue a Deus como instrumento das dores de parto geradas pelo Espírito Santo. “THALAH” (Jr. para que nascessem e agora para que cresçam. 53: 11). esse trabalho. Isaías declara: “QUEM PODE ACASO UMA TERRA VEZ? POIS SIÃO. DEU A LUZ SEUS FILHOS” (Is. Através da nossa comunhão com Deus adquirimos consciência desse gemer. 6 – O Segredo de toda intercessão é a submissão ao Espírito de Deus em nós. essa dor. uma mulher em dores de parto. por causa do seu amor perfeito. dos homens e do Espírito Santo. JAMAIS VIU TAL COISA? QUEM VIU COISA SEMELHANTE? NASCER EM UM SÓ DIA? OU NASCER UMA NAÇÃO DE UMA SÓ QUE LHE VIESSEM AS DORES. mas não nascimento de novo. Seguindo seu mover em nosso espírito. mas fala também da igreja. estaremos em linha com o coração do Pai. A consciência da dor que precede o nascimento reside em Deus mesmo.