You are on page 1of 5

Ciclo de Vida de um Mercado Como tudo na vida, os mercados não são estáticos; eles evoluem ao longo do tempo e é costume

falar-se do conceito de ciclo de vida do mercado. É importante perceber a fase do ciclo de vida em que o mercado onde actuamos se encontra, pois as estratégias e as políticas são certamente diferentes em cada fase do ciclo de vida. O ciclo de vida de um mercado representa a sua evolução ao longo de um período de tempo e compreende quatro fases: lançamento, crescimento, maturidade e declínio.

A fase de lançamento é caracterizada pelo aparecimento de novas competências, tecnológicas ou outras. As empresas que mais rapidamente conseguirem dominar essas competências, mais rapidamente adquirirão vantagens competitivas sobre os seus concorrentes. Nesta fase são necessários investimentos e, por isso, a rendibilidade não costuma ser muito elevada, começando a aumentar na fase de crescimento, caracterizada por uma taxa de expansão mais elevada, fazendo aumentar a atractividade do negócio e atraindo assim mais concorrentes. O factor-chave de sucesso nesta fase, é dotar-se de meios que permitam que a empresa cresça mais rapidamente do que os seus concorrentes. A fase de maturidade é caracterizada por uma estabilização dos factores de evolução do "jogo" concorrencial. A crescente fidelidade dos clientes, a estabilidade das tecnologias (cujo ciclo de renovação se vai alongando) e a fraca atractividade para a entrada no mercado de novos concorrentes, contribuem para fixar as posições. Nesta fase, é normal o desaparecimento de concorrentes e as fusões e aquisições entre eles, como tem estado a acontecer na indústria farmacêutica ou nos fabricantes de automóveis. O factor-chave de sucesso nesta fase, reside na adopção de uma estrutura que permita o melhoramento da produtividade e a redução de custos, uma vez que as margens têm tendência a diminuir. A fase de declínio é acompanhada por uma modificação progressiva da estrutura da concorrência na linha de evolução anunciada na fase de

[editar] Ciclo de Vida do produto ou serviço Ver artigo principal: Ciclo de vida do produto Ciclo de Vida do produto ou serviço. cujo volume vai decrescendo a um ritmo mais ou menos acelerado.: uma linha de aparelhos de fax da Panasonic). Os principais concorrentes que se mantêm. pesquisa É a história completa do produto através de suas fases de concepção. produção. a “desistência” de concorrentes pode verificar-se. Finalmente o produto entra no estágio de declínio. A empresa procura melhorar o produto. de aparelhos de fax. por exemplo. O ciclo de vida de um produto ou serviço indica a possibilidade do crescimento do mercado consumidor e também indica princípios de ação que podem ser seguidos no planejamento de marketing. repartem entre si a quase totalidade do mercado. o que não é considerado adequado dentro da teoria de marketing. onde as vendas e se estabilizam e os lucros diminuem. . Ir para: navegação. operação e obsolescência. carruagens. marcado por problemas e oportunidades relativas.maturidade. Todo novo produto entra num ciclo de vida. Quando se fala do ciclo de vida de um produto fala-se tanto. Segue a maturidade do produto. Ele também é utilizado para a avaliação de uma forma de produto ou até mesmo uma marca de uma empresa em conjunto com a matriz BCG. O modelo de ciclo de vida do produto pode auxiliar na análise do estágio de maturidade de um produto (ou de uma indústria). a enciclopédia livre. fornos de microondas e discos de vinil quanto do sucesso ou fracasso de uma versão específica de um produto (por ex. O factor-chave de sucesso nesta fase é a redução de custos. se as barreiras à saída não são muito elevadas. onde as vendas caem e os lucros também Ciclo de vida do produto Origem: Wikipédia. O estágio de introdução é marcado por um crescimento lento das venda e lucros mínimos. Aí segue o estágio de crescimento com um rápido crescimento das vendas e lucros. É normal darem-se reestruturações nas empresas e. definição.

Um conhecimento profundo de cada um destes estágios é essencial para os profissionais de marketing. Esses estágios são: Índice [esconder] • 1 Lançamento • 2 Crescimento • 3 Maturidade • 4 Declínio • 5 Ver também . A questão seria (com um exemplo actual): quanto vale a pena investir (em pesquisas tecnológicas e em esforços de mercado) em fitas VHS? Através da análise do ciclo de vida do produto pode-se ter um forte auxílio para esta resposta. produção. quando as taxas de crescimento ou declínio se tornam bastante pronunciadas. um produto líder que tem uma grande participação de mercado em mercados maduros. investir em desenvolvimento de novos produtos e aumentar a sua equipa de colaboradores. por este motivo a prática é caracterizar os estágios. maximizando o lucro das vendas de produtos e serviços.O ciclo de vida de um produto visa a olhar além das fronteiras da empresa. necessariamente. Um fluxo de caixa (receita) consistente e sustentável vindo das vendas dos produtos é crucial para qualquer investimento de longo prazo. Os produtos têm ciclos de vida cada vez mais curtos e muitos produtos em indústrias maduras são revitalizados através da diferenciação e da segmentação do mercado. as empresas devem avaliar a sequência normal do ciclo de vida e a duração média de cada estágio. com as competências da empresa avaliada. Todo o negócio busca modos de aumentar suas receitas futuras. não se preocupando. A melhor forma de obter um fluxo de caixa contínuo e estável é com um produto "vaca leiteira" (ver Matriz BCG). Ainda assim. pois cada oferta de marketing requer estratégias diferentes para suas finanças. Tudo para buscar adquirir participação de mercado adicional e tornar-se líder em sua indústria. O fluxo de caixa permite à empresa manter-se viável. Por vezes não é fácil identificar com precisão quando cada estágio começa e termina. logística e promoção em cada um de seus ciclos de vida.

a velocidade das vendas é dramaticamente reduzida e o volume de vendas se estabiliza. porque o produto já foi aceito pela maioria dos consumidores potenciais. É preciso visão a longo prazo. e melhoria significativa no lucro. Este estágio fica evidente quando alguns concorrentes começam a deixar o mercado. O mercado apresenta uma abertura à expansão que deve ser explorada. os consumidores fiéis repetem suas compras. Caracterizado por vendas crescentes. O lucro estabiliza-se até entrar em declínio graças ao aumento das despesas de marketing em defendê-lo da concorrência. • Estratégias para a fase de maturidade: o modificação do mercado  expansão dos consumidores  expansão da taxa de consumo o modificação do produto  melhoria da qualidade  melhoria de características . onde grandes despesas de lançamento são necessárias.[editar] Lançamento O produto é apresentado ao mercado através de um esforço de marketing intenso e focado visando a estabelecer uma identidade clara e promover ao máximo o conhecimento do produto. Muitas compras de teste ou por impulso acontecerão nesta fase. • Estratégias para a fase de crescimento: o melhoria da qualidade e adição de novas características o acrescentar novos modelos e produtos de flanco o entrar em novos segmentos de mercado o aumentar a cobertura de mercado e entrar em novos canais de distribuição o mudar o apelo de propaganda de conscientização sobre o produto para preferência do produto o reduzir preços para atrair novos consumidores o segmentação demográfica [editar] Maturidade É o momento de redução no crescimento das vendas. Nesta fase. este estágio também traz concorrentes. • Estratégias para a fase de introdução do produto: • o o o o penetração rápido desnatamento lento desnatamento rápida penetração lenta [editar] Crescimento Neste estágio há uma rápida aceitação de mercado. As ações de marketing buscam sustentação e as repetições de compra do consumidor. É o período de crescimento lento das vendas. pois o lucro é ainda inexistente neste estágio.

Este estágio pode ser causado por uma competição feroz. com a introdução de um novo produto/serviço e seu próprio ciclo de vida. • Estratégias para a fase de declínio: o identificação dos produtos fracos  manter  modificar  abandonar o manter o nível de investimento o aumentar o investimento o reduzir o investimento  retrair seletivamente  recuperar ao máximo  desacelerar rapidamente . eliminação ou revitalização.o  melhoria de estilo (design) modificação do composto de marketing  preço  distribuição  propaganda  promoção de vendas  venda pessoal  marketing direto  serviços  marketing de relacionamento [editar] Declínio Período de forte queda nas vendas e no lucro. É o momento de desaceleração. condições econômicas desfavorecidas. mudanças nas tendências ou outros fatos.