You are on page 1of 36

MANUAL DO TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO

SÓLLITTA Engenharia e Construções Ltda.
NOME DO FUNCIONÁRIO SETOR

Código: SLT01

Edição: 29/11/2004

Revisão: 00

RECIBO

Declaro que recebi a minha cópia do Manual do Treinamento de Integração da Sóllitta Engenharia e Construções Ltda. Declaro ainda que li o Manual e que o compreendi, principalmente no que se refere aos Princípios Éticos da Sóllitta Serviços, ao uso de uniformes e de EPI. Declaro também que recebi o Treinamento de Integração, onde tive oportunidade de entender e tirar minhas dúvidas sobre este Manual, sobre o funcionamento da Empresa e, principalmente, sobre a Política da Qualidade da Sóllitta Serviços. São Paulo, _____ de _______________ de ______ Nome do Funcionário:

Assinatura

1a via: EMPRESA

RECIBO

Declaro que recebi a minha cópia do Manual do Treinamento de Integração da FGS Brasil Indústria e Comércio Ltda. Declaro ainda que li o Manual e que o compreendi, principalmente no que se refere aos Princípios Éticos da FGS Brasil, ao uso de uniformes e de EPI. Declaro também que recebi o Treinamento de Integração, onde tive oportunidade de entender e tirar minhas dúvidas sobre este Manual, sobre o funcionamento da Empresa e, principalmente, sobre a Política da Qualidade da FGS Brasil. Cotia, __________________________ Nome do Funcionário:

Assinatura

2a via: FUNCIONÁRIO

...................................................................................................26 COMPORTAMENTO E COMUNICAÇÃO..................17 POLÍTICA DA QUALIDADE............................18 O SIGNIFICADO DA POLÍTICA DA QUALIDADE DA SÓLLITTA SERVIÇOS............................................................................................................8 A SÓLLITTA SERVIÇOS E A ISO 9001:2000.........................................................................................................................................................................................................................19 RESPONSABILIDADES PARA COM A QUALIDADE......................5 INTRODUÇÃO..............................................36 ......................................................................................18 OBJETIVOS DA QUALIDADE.......27 BENEFÍCIOS...................................28 NORMAS INTERNAS.........................................30 POLÍTICA DE SAÚDE OCUPACIONAL.....6 HISTÓRICO DA EMPRESA............ÍNDICE BOAS VINDAS..............................24 COMO MANTER UM BOM RELACIONAMENTO NO DIA-A-DIA DE TRABALHO....7 PRINCÍPIOS ÉTICOS E DE TRANSPARÊNCIA DA SÓLLITTA SERVIÇOS...........................................................34 POLÍTICA DE ÁLCOOL E DROGAS...............................................................................................................................................................................................................................................

pois contamos com mais um colaborador! Aqui você passará a maior parte do seu dia. e também muito importante para todos nós da Sóllitta Serviços. SEJA BEM VINDO! T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 5 . como toda boa família. no final prevalece a amizade e o bom senso e permanecemos todos do mesmo lado. Somos uma família. Mas. de vez em quando discordamos de alguma coisa. portanto. sempre unidos em busca do nosso objetivo maior: A Satisfação dos Nossos Clientes. e. que você se sinta bem conosco.BOAS VINDAS Hoje você está iniciando uma nova fase de sua vida! Isso é um fato importante para você. Nada mais justo.

Esperamos que este trabalho seja útil para você. o que esperamos de você e o que podemos oferecer. Faça um bom trabalho. do qual você e todos nós possamos nos orgulhar! A DIRETORIA T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 6 . Mas de uma empresa para outra algumas regras mudam. É pois a nossa obrigação informá-lo e instrui-lo como atua a Sóllitta Serviços. seus direitos e suas obrigações. Para isso é que foi feito este livreto. Ele foi feito para que você conheça e saiba como a Sóllitta Serviços trabalha e como trabalhamos nela. Sabemos que você conhece o seu serviço. Ele não tem a finalidade de estabelecer regras. Mas antes é preciso saber em mais detalhes quem somos. Você já recebeu as Boas Vindas e logo irá iniciar o seu trabalho do dia-a-dia.INTRODUÇÃO Caro Colaborador. mas de apresentar a você a postura e os procedimentos que adotamos aqui na Sóllitta Serviços.

000 ordens de serviços por ano e já havia instalado até 2004 mais de 6. a Sóllitta Serviços participa ativamente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no desenvolvimento da normatização de equipamentos e procedimentos relacionados à distribuição de combustíveis. Ribeirão Preto e Campo Grande. hipermercados e órgãos públicos. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 7 .000 bombas de abastecimento. Bauru. transportadoras. e a qualidade e segurança de suas instalações.HISTÓRICO DA EMPRESA Sóllitta Serviços é uma empresa integrante da Sóllitta Grupo com mais de 15 anos de experiência no atendimento de empresas do segmento de distribuição de derivados de petróleo. Com um corpo técnico com mais de 50 equipes de instaladores distribuídas nas cidades de São Paulo. programadores e inspetores de campo a Sóllitta Serviços atende cerca de 3. Com esta estrutura flexível coordenada por engenheiros.000 tanques e 10. Afiliada a PEI (Petroleum Equipment Institute) desde 1992.500 postos e obras em todo território nacional. atacadistas. montadoras. Buscando a satisfação de seus clientes. Campinas. a Sóllitta Serviços atende cerca de 2. a Sóllitta Serviços prioriza o treinamento de seus profissionais e a padronização de seus procedimentos de trabalho.

1. Presenteando-os de forma explícita. E se algo ocorrer ou puder dar errado mantemos o Cliente a par da situação. 1.2. Somos responsáveis por entregar a eles sempre produtos e serviços de alta qualidade. nós nos obrigamos a fornecer-lhes somente a informação verdadeira.6. procurando construir a confiança mútua. estamos sempre procurando por melhores e modernas soluções.5. 1.4. Nós tomamos o maior cuidado com o nome e a reputação de nossos Clientes. Honestidade e Transparência 1. Durante o relacionamento. até mesmo nos casos de menor importância. Para manter as boas relações com os Clientes. Nós mantemos com os Clientes relações de longo prazo.3. para que saibam que os brindes que recebem são da empresa e não do funcionário.PRINCÍPIOS ÉTICOS E DE TRANSPARÊNCIA DA SÓLLITTA SERVIÇOS 1. podemos presenteá-los com brindes da Sóllitta Serviços – nunca presenteamos em dinheiro. Por isso. Nos contatos com os Clientes. procuramos sempre a qualidade e a T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 8 . Nós apresentamos de forma clara e transparente nossas propostas de negócio. Asseguramos a eles que as informações a nós confiadas durante o período de relacionamento estão seguras.1. 1. CLIENTES Nossos Clientes são tratados com extremo cuidado. Desenvolvimento do Relacionamento 1. Não prometemos o que não podemos cumprir.

1.12. Em situações de conflito. 9 . Nos contatos dos funcionários da Sóllitta Serviços com os Clientes. Proteção dos Interesses da Sóllitta Serviços 1. 1. Nossa meta é tornar a vida de nosso Cliente o mais simples possível. Nós cumprimos os princípios aceitos de proteção da informação.8. Potenciais relações sociais do funcionário da Sóllitta Serviços com funcionários do Cliente não devem influenciar nas condições do relacionamento entre ambas as empresas. mantendo-os informados regularmente sobre toda inovação em nossos produtos e sistemas. Conflito de Interesses 1. nós evitamos situações que possam resultar em conflito entre o interesse pessoal e o interesse da Sóllitta Serviços no relacionamento com o Cliente. ofendam a lei ou a regulamentos ou T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 1.simplificação.9. nós tentamos usar a objetividade procurando encontrar a solução que satisfaça ambas as partes. franqueza e amizade.7. a menos que elas violem nossa estratégia de mercado. Nós os aconselhamos e procuramos pelas melhores soluções para os seus problemas. Nós escutamos suas perguntas com atenção.10. Nós procuramos informar imediatamente nossos Clientes sobre potenciais irregularidades de qualidade de nossos produtos ou serviços. No contato com nossos Clientes nós cuidamos da boa reputação deles e dos interesses da Sóllitta Serviços. 1. Nós respondemos aos problemas que aparecem tão rápido quanto o possível.11. Nós sempre procuramos satisfazer as expectativas de nossos Clientes.

na Sóllitta Serviços. A Sóllitta Serviços assegura as condições sob as quais é garantido para todos o respeito pela dignidade e autonomia. sexo. justiça e respeito à dignidade de todos. Na Sóllitta Serviços é inadmissível discriminar pessoas pela origem.1. Nós assumimos que. Nas relações com os funcionários. 2.6. A Sóllitta Serviços deve proteger as informações relativas aos funcionários. A vida e a saúde dos funcionários. credo ou afiliação em alguma organização. estão sujeitos à proteção especial. FUNCIONÁRIOS Em uma atmosfera de franqueza e entendimento nós desenvolvemos valores tal como honestidade. a Sóllitta Serviços é responsável por observar altos padrões éticos e legais. o Cliente será claramente informado sobre as razões para tal. apoiar o desenvolvimento profissional dos funcionários e de assegurar-lhes condições de trabalho adequadas e seguras. como valores fundamentais.2.5. Sóllitta Serviços e seus Funcionários 2. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 2. 2. 2. 2.transgridam os Princípios Éticos da Sóllitta Serviços. No caso da impossibilidade de executar algum ato pelas razões aqui estabelecidas. que lhes são confiadas nos termos legais.4. 10 .3. 2. Todos os que estão em função de chefia tomam cuidado em relação a segredos e outros assuntos pessoais dos seus funcionários. condições de trabalho seguras e amigáveis são direitos de todos os funcionários.

Cursos e treinamentos devem estar de acordo com a função exercida pelo funcionário. necessárias para executar suas funções. do conhecimento de todos. parceria. representar adequadamente a empresa. Cada funcionário é responsável por alcançar as metas estabelecidas para ele e/ou seu setor. 2. 2.2. As relações empregador-empregado são baseadas na franqueza. Nossos funcionários têm o direito à verdade e à informações atualizadas. Os Funcionários e a Sóllitta Serviços 2. O desempenho dos funcionários deve avaliado com base em critérios claramente definidos.7.11. 2. confiança mútua e princípios claros de conduta. Um subordinado não deve possuir nenhum grau de parentesco com um superior. As ordens dadas aos funcionários devem ter justificação explícita.9. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 11 . A Sóllitta Serviços como empregador encoraja seus funcionários a expressarem suas opiniões de modo livre e direto. 2. A Sóllitta Serviços está envolvida no desenvolvimento de seus funcionários através do apoio à ampliação dos conhecimentos e habilidades relacionadas com o trabalho. inclusive sobre as perspectivas do desenvolvimento dela. A Sóllitta Serviços evita empregar membros da família dos funcionários.13. normas e regulamentos válidos para a Sóllitta Serviços.12.8.10. observar os valores. Crítica pública e a divulgação de fatos constrangedores são inadmissíveis. ampliar suas próprias qualificações. assegurando ao mesmo tempo as instalações e oportunidades necessárias. 2. ter comportamento leal. como também o conhecimento de fatos e dados sobre a empresa.

14. Nosso desafio é a melhoria continua da qualidade dos produtos e serviços da empresa e da qualidade de nosso trabalho pessoal. no respeito. 2. 2. Por isso.20. A franqueza e a satisfação das necessidades dos colegas de trabalho devem ser as características para a cooperação entre as equipes de trabalho. equipes de trabalho etc. Nós não usamos nossos contatos com os Clientes ou Fornecedores para nos beneficiar de compras pessoais de produtos deles. Cooperação Interna 2. Nós falamos explicitamente e sem medo sobre os problemas que enfrentamos. que não sejam aqueles negociados com o nosso empregador. 12 .19. Nós baseamos nossos relacionamentos internos no profissionalismo e na amizade. Em vez de reclamações nós propomos soluções. como também no envolvimento comum e na troca de experiências servindo ao T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 2. Nós somos leais para com a Sóllitta Serviços. Nós somos responsáveis pelas informações e propriedades da empresa confiadas a nós. 2. para uso conforme nossas atribuições. nos recusamos a divulgar fatos pessoais negativos a quem quer que seja.16. Nós estamos sempre procurando as melhores soluções para os problemas enfrentados. Nós baseamos o relacionamento entre os funcionários. na bondade e desinteresse.17. Nós não obtemos lucros materiais a partir de nossa função ou posição na empresa. É inadmissível usar o trabalho na empresa para ganhar benefícios pessoais sem autorização. 2.2. no entendimento.15. Nós estamos conscientes da nossa co-responsabilidade e influência no desenvolvimento dela.18.

25. 2.desenvolvimento da Sóllitta Serviços. nós acionamos alguém em posição superior para envolver-se no caso. Os funcionários da Sóllitta Serviços cooperam uns com os outros. em uma atmosfera de amizade e de respeito para com as opiniões dos outros. Nós os ajudamos a compensar a falha cometida – de acordo com o interesse e os princípios da empresa. que ameacem a vida humana ou a saúde. 3. encobrir os próprios erros ou violar os procedimentos existentes. 2. Nós não podemos ser indiferentes a falhas e negligências de outros funcionários.21. Não é admissível ser desonesto. FORNECEDORES T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 13 . Ao achar uma falha que pode afetar negativamente a imagem da empresa. Nós procuramos por um ajuste conciliatório nas disputas. Nós concordamos que o interesse da empresa é superior ao do grupo ou de interesses locais. 2. procuramos as soluções para eliminar as causas e cooperamos para corrigir os efeitos imediatos. Nós sempre refletimos antes de executar um trabalho de maneira perigosa.22. 2. Juntos analisamos as razões das falhas.24. mantendo e cumprindo mutuamente as promessas e compromissos assumidos.23. Nós nos lembramos que somos Clientes Internos uns para com os outros e assim nos obrigamos a observar o profissionalismo. no jogo de futebol) nós seguimos os princípios do fair play (“jogo limpo”). resultado da baixa qualidade de nossos produtos ou serviços. transferir a responsabilidade para outros. 2. Em situações quando nós competimos entre nós (por exemplo.

baseando nossas relações na confiança e na parceria.2. CONCORRENTES Nós reconhecemos a competição justa como um fator natural que facilita o desenvolvimento de nossa empresa e o mercado. 3.5.1. Nossas relações com os Fornecedores são baseadas na parceria em longo prazo e na transparência nos negócios. A seleção de um Fornecedor está baseada nos méritos dos produtos ou serviços oferecidos e dos princípios justos da competitividade. 3.1. 4. 3. Nós trabalhamos com os melhores Fornecedores. Nós não aceitamos presentes dos Fornecedores. Tendo em mente o bem-estar da Sóllitta Serviços. 3. Nós conquistamos nossos Clientes baseando nossas atividades nos benefícios de nossa proposta de T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 14 .3.3. procurando ir além das melhores condições de preço e da qualidade do produto ou do serviço. nós determinamos precisamente as condições de cooperação. 4.4. Nós somos guiados pela moderação e pelo bom senso e só aceitamos presentes de valor material pouco significativo e que apenas promovam o Fornecedor. É absolutamente proibido aceitar benefícios materiais na forma de dinheiro. Todos os Fornecedores são tratados em iguais condições. de acordo com os princípios de cooperação aceitados. Os Fornecedores têm acesso somente às informações de que precisam para prestar serviço do mais alto nível exigido. Nós cooperamos através da troca de experiência e da procura contínua por melhores soluções para a obtenção de benefícios mútuos. Nós evitamos conflitos de interesse não selecionando Fornecedores de produtos estratégicos que também os forneçam a concorrentes.

Nossa atitude profissional é caracterizada pelo respeito expresso para com os concorrentes e nós não nos referimos de maneira negativa sobre eles. quando um membro da família de um dos funcionários trabalha em uma empresa concorrente.3. A Sóllitta Serviços procura viver em harmonia com a comunidade local.2. Nós usamos os recursos naturais não renováveis (gás. participação no mercado ou qualquer outra informação com os concorrentes que violem o bem-estar da Sóllitta Serviços ou as leis do livre mercado. a Sóllitta Serviços se reserva o direito para limitar o acesso deste funcionário à informação. 5. Sempre que possível. 15 .5. 5.4. Desligamos os T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 5. combustíveis) de modo racional.negócio para o Cliente. nós implementamos soluções inovadoras no campo da proteção ambiental. 4. para uso interno.3. inclusive mudando-o de função.2. 5. sem colocar em questão a confiança dos concorrentes. Nós tratamos os concorrentes como um estímulo para a melhoria contínua da qualidade de nossos produtos e serviços. Nós não trocamos informações comerciais. água. Nós conduzimos nossa atividade de modo a não prejudicar nossos vizinhos. O MEIO-AMBIENTE Nossa atividade deve considerar os princípios da proteção do meio-ambiente. 4. 4.1. 4. Nós somente usamos informações sobre nossos concorrentes obtidas de maneira legal. Nós procuramos limitar a emissão de resíduos poluidores e os níveis de ruídos. No caso de conflito de interesse.

5. Nós economizamos água e cuidamos para que o sistema de esgoto não receba afluentes poluidores. Nós só aplicamos tecnologias limpas e não violamos as normas aplicáveis de proteção ambiental. 5. Nós procuramos usar a menor quantidade possível de materiais prejudiciais ao meio-ambiente.4. Nós administramos o lixo através de sua segregação e reutilização. Nós procuramos reciclar a maior quantidade de resíduos possível e produzir a mínima quantidade de lixo. Nós procuramos usar materiais e matérias-primas que são menos prejudiciais ao meio-ambiente.6.pontos de consumo de energia elétrica que não estão sendo usados. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 16 .5. 5.

pelo seu pioneirismo e por exigência de seus Clientes. Por isso. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 17 . ela precisa prestar muita atenção em muitas coisas para agradar a seus Clientes.A SÓLLITTA SERVIÇOS E A ISO 9001:2000 Do jeito que a economia está hoje. É através dela que a Sóllitta Serviços indica para as pessoas que trabalham nela e para seus Clientes os seus objetivos para a Qualidade. a Sóllitta Serviços tornou-se uma empresa com o sistema de gestão (administração e fábrica) certificado segundo a norma NBR ISO 9001:2000. Uma das mais importantes é a qualidade dos processos (isto é. A Qualidade é tão importante que anos atrás (1987) uma organização internacional (ISO – Organização Internacional de Normatização) criou uma série de regras (série ISO 9000) para que as empresas pudessem se guiar para poderem oferecer produtos e serviços de qualidade reconhecida em todo o mundo. como também seus produtos e serviços. POLÍTICA DA QUALIDADE A definição de uma Política da Qualidade é uma das exigências Norma. Veja a segui o que diz a Política da Qualidade da FGS Brasil. para que uma empresa possa crescer com sucesso. como as coisas são feitas) da Empresa.

POLÍTICA DA QUALIDADE O Propósito da SÓLLITTA SERVIÇOS é ser reconhecida como a solução para o gerenciamento e execução de serviços de instalação de equipamentos de distribuição de combustíveis. • O crescimento profissional e o comprometimento de seus funcionários com os resultados. • Uma relação de respeito com a comunidade. • Parcerias com seus fornecedores. Assim comprometida com o atendimento dos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) busca desenvolver e estimular: OBJETIVOS DA QUALIDADE • Uma relação sólida de confiança com seus clientes. • O crescimento da empresa e a consolidação de sua imagem no mercado. Sérgio Luiz Morelli Diretor Comercial/Industrial Aprovação: 30nov2003 T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 18 .

dimensão. conhecer quem são os nossos Clientes e quais as suas necessidades.). • Negociar com os Clientes de forma honesta e transparente.O SIGNIFICADO DA POLÍTICA DA QUALIDADE DA SÓLLITTA SERVIÇOS A Política da Qualidade da FGS Brasil diz: O propósito da FGS Brasil é Ser admirada por seus Clientes. tanto em termos de qualidade do produto quanto ao produto mais adequado para o que ele precisa. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 19 . cor. Isso significa: • Os Clientes têm importância vital para a Empresa. • Precisamos. prazo.. • Entregar aos Clientes exatamente aquilo que ele comprou (preço. portanto. • Propor-lhes negócio vantajoso para ambos. etc. • Precisamos saber o que eles precisam agora e o que vão precisar no futuro.. • Oferecer a eles sempre os melhores produtos que pudermos. Clientes e Empresa. quantidade.

A Política da Qualidade da FGS Brasil diz: O propósito da FGS Brasil é Ser admirada.. por seus Parceiros. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 20 ....

• São dever de todos comunicar e reparar qualquer situação que seja contrária a essa meta. • Caixas de Chão. via Internet. • Sumps (de tanque e de bomba) e Spill Containers. Quais são nossos Produtos e Serviços? NOSSA LINHA PRODUTOS ALGUNS DOS NOSSOS SERVIÇOS • Tubulação de polietileno (PEAD) . • Flexíveis metálicos. • Seminários. • A Diretoria da FGS Brasil está totalmente comprometida com esta meta e vai investir e modificar o que for preciso para alcançá-la . treinamentos. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 21 . • Este comprometimento tem que ser permanente. • Boots.Melhorar continuamente o seu Sistema de Gestão da Qualidade. • SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. • Informe ao Clientes sobre a coleta realizada pela sua transportadora. • Contato de Pós-vendas.com e sem liner. via fax. Isso significa que: • Fabricar e vender produtos com qualidade é uma meta importante para a Empresa. • Visita a Clientes. • E fazer com que eles se tornem cada vez melhores é igualmente importante. cotovelos). visitas técnicas à fábrica. • Confecção de Orçamentos a partir de croquis do posto. • Descargas Seladas. • Atendimento telefônico. • Transições metálicas (ponteiras.A Política da Qualidade da FGS Brasil diz: O propósito da FGS Brasil é .. • Indicação de transportadoras. • É fundamental o comprometimento de todas as pessoas da empresa para com esta meta.... • Válvulas.

..gerar resultados para seus Acionistas.A Política da Qualidade da FGS Brasil diz: O propósito da FGS Brasil é . T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 22 .

aperfeiçoamento técnico e pessoal e incentivo à participação na melhoria de nossos produtos e serviços. • A Qualidade depende do empenho de cada um de nós. Isso significa: • Valorização das pessoas. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 23 . transferindo para as máquinas as atividades mais rotineiras e mais pesadas. • Investimento contínuo em máquinas modernas que garantam a produção de produtos de qualidade.A Política da Qualidade da FGS Brasil diz: Este propósito é atingido através: • Da qualificação profissional das pessoas da organização. Isso significa: • Valorização dos funcionários através do investimento em treinamento. • Incentivo à busca pessoal para descobrir novas formas de fazer seu trabalho da melhor forma. A Política da Qualidade da FGS Brasil diz: Este propósito é atingido através: • Da automatização dos sistemas de produção e de gestão. • Valorização dos profissionais qualificados. • Utilização de sistemas informatizados de gestão dos vários setores da empresa. • Valorização da criatividade e da participação.

Desenvolver. Monitorar e melhorar continuamente o nível de satisfação dos Clientes. AS SUAS RESPONSABILIDADES PARA COM A QUALIDADE A Política da Qualidade define dois objetivos básicos: fabricar produtos com qualidade e atender bem aos Clientes. Estas são. etc. com todos nós!).) não permita que produtos com defeito T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 24 . Vendedores e Representantes Comerciais. metas conjuntas para a Qualidade. E isso tem tudo a ver com você (e.RESPONSABILIDADES PARA COM A QUALIDADE RESPONSABILIDADES DA DIRETORIA. uma de suas responsabilidades:  Ao produzir (extrusão. claro. GERÊNCIA E CHEFIA Na implementação do programa da Qualidade cada diretor. Monitorar e reduzir continuamente os índices de defeitos em produtos e processos. Educar. treinar. portanto. usinagem. montagem. gerente e chefe é responsável por:        Comunicar a Política da Qualidade a cada Funcionário. Esclarecer as responsabilidades da Qualidade de cada Funcionário. Implantar e revisar programas específicos de aperfeiçoamento da Qualidade. conscientizar e motivar todos os Funcionários nos aspectos da Qualidade. rotomoldagem. junto a Fornecedores.

fale com o responsável (Gerência da Qualidade). ou com identificação errada.). mesmo que seja por pouco tempo. PORTANTO. Se perceber que precisam ser alterados. Siga fielmente o que está escrito nos documentos da Qualidade (Procedimentos. deixe o local arrumado. O PROGRAMA DA QUALIDADE DA SÓLLITTA SERVIÇOS É UM GRANDE DESAFIO PARA CADA UM DE NÓS. SEJAMOS. A identificação e a situação de inspeção e ensaio (Aprovado. Se notar algum item em qualquer lugar da fábrica sem identificação.     T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 25 . peça à outra pessoa que arrume.  Mantenha sempre limpo e em ordem o seu local de trabalho. Aguardando Liberação. pois está prejudicando a todos. Mantenhaos identificados corretamente. corrija você mesmo ou peça ao responsável que o faça. Fichas Técnicas. etc.sejam aprovados e depois entregues ao Cliente. Se você notar isso. Planos de Controle. Se precisar se ausentar. E lembre-se: o Cliente é muito importante. Ele tem a prioridade sobre tudo. Não conforme) dos itens de sua área são de sua responsabilidade. AGENTES MULTIPLICADORES DE PROJETOS E PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE. Instruções de Trabalho. Não permita que outra pessoal deixe o local desarrumado e/ou sujo.

Se você não sabe fazer. 9. Seja generoso ao elogiar. 2. não se envergonhe de não saber. 3. e cauteloso ao criticar. Reconheça que ninguém realiza nada sozinho. “Bom dia”. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 26 . “Por Favor”.COMO MANTER UM BOM RELACIONAMENTO NO DIA-A-DIA DE TRABALHO 1. pergunte como faz. Aprender é o primeiro passo para crescer profissionalmente. Trate seus colegas de trabalho da mesma forma que você gostaria de ser tratado. Empenhe-se em fazer o melhor em seu trabalho. são palavras fundamentais para se começar um bom relacionamento. Cuidado com as brincadeiras: nem todos têm o mesmo senso de humor! Lembre-se: cada um de nós é diferente do outro. 6. Saiba ouvir e respeitar a opinião dos outros. 8. 4. 7. Respeite as diferenças e limitações de cada um. 5. Procure ser sincero e amigo. 10. “Obrigado”.

certifique-se de que foram bem entendidas. poderá ser-lhe muito útil. para evitar tropeções. Ao transmitir ordens ou instruções verbais. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 27 . por mais simples que seja. Preste atenção aos cartazes e avisos de segurança. assim como os meios de evitá-los. Coopere com seus companheiros em benefício da segurança e bem estar comum. Ande sem correr. Trabalhar sob efeito de bebida alcoólica pode resultar em acidentes graves e constitui falta grave. Mostre ao novo companheiro os perigos que o cercam. Atenção ao caminhar. seguindo corretamente as instruções de seus superiores. escorregões ou acidentes semelhantes. Evite correria na fábrica. Uma recomendação.COMPORTAMENTO E COMUNICAÇÃO         Qualquer forma de grosseria e brincadeira de mau gosto pode dar origem a acidentes graves.

São entregues na última semana do mês. o Funcionário deverá optar por querer ou não o benefício. PLANO DE SAÚDE Através do Plano de Saúde.BENEFÍCIOS TICKET REFEIÇÃO São fornecidos Tickets Refeição para todos os Funcionários. São em quantidade de acordo com os dias úteis de cada mês. cabendo aos funcionários os 30% restantes. entregue na fábrica no início do mês. mensalmente. Posteriormente. uma cesta básica. CESTA BÁSICA A empresa oferece a todos os seus funcionários dos setores da fábrica. na mesma ocasião que os Tickets Refeição. A empresa paga 70% dos custos do Plano de Saúde. a FGS Brasil possibilita a seus funcionários um acesso de melhor qualidade a consultas médicas e hospitais. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 28 . A entrega é feita uma vez por mês. Direitos No ato da admissão. ele poderá modificar a sua decisão aceitando o benefício ou desistindo dele. em qualquer época. VALE TRANSPORTE A FGS Brasil fornece aos seus Funcionários Vales Transportes de acordo com a legislação em vigor.

a informação de endereço falso com o objetivo de obter vantagens na emissão dos Vales Transportes e o se uso indevido. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 29 . assim como as mudanças no meio de transporte utilizado deverão ser imediatamente comunicadas. Desconto Será efetuado o desconto em folha de pagamento o correspondente a 6% do valor do Vale Transporte. Qualquer alteração do seu endereço de residência. No mês em que o Funcionário estiver em gozo de suas férias. receberá os Vales Transporte correspondentes aos dias efetivamente trabalhados. itinerário e o seu endereço de residência. Punição Constitui falta grave. sujeita à dispensa por justa causa.Deveres É obrigação do empregado comunicar ao seu chefe imediato o meio de transporte utilizado.

Lembramos que a T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 30 .NORMAS INTERNAS CARTÃO DE PONTO Na admissão você receberá um cartão magnético. solicite permissão ao gerente de sua área. que será usado para a anotação do ponto. ATRASOS Será permitida a entrada até 15 minutos após o horário normal do expediente. será cobrada a nova emissão do cartão. HORÁRIO DE TRABALHO A Sóllitta Serviços adota o seguinte horário de trabalho: • De Segunda-feira a Quinta-feira: Das 08h00 às 18h00 • Sexta-feira: Das 08h00 às 17h00 HORÁRIO DE ALMOÇO Há um intervalo de 1 hora para o almoço. Em caso de extravio ou mau uso. O horário segue uma listagem de revezamento estabelecida pela gerência da área. este documento deve ser devolvido ao seu chefe imediato. Em caso de demissão. Se ultrapassar este período de tolerância. ENTRADA Só é permitido anotar o cartão de ponto a partir de 15 minutos antes do início do expediente. Em caso de extravio ou desgaste pelo tempo de uso solicite ao seu chefe a emissão de outro cartão.

Portanto. não será permitida a entrada de Funcionários que não estejam devidamente uniformizados. compostos por camisas e calças. conforme a tabela abaixo: FUNÇÃO EQUIPAMENTOS EXTRUSÃO ROTOMOLDAGEM USINAGEM SOLDAGEM MONTAGEM - EM GERAL Sapatos de segurança Luvas Protetor auricular Sapatos de segurança Luvas Protetor auricular Sapatos de segurança Óculos de segurança Luvas Protetor auricular Sapatos de segurança Máscara para solda Luvas Avental Protetor auricular Sapatos de segurança Protetor auricular Luvas (quando necessário) Óculos de segurança (quando necessário) Avental (quando necessário) Sapatos de segurança Luvas (quando necessário) Protetor auricular (quando necessário) T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 31 . A empresa fornece aos seus Funcionários 2 uniformes completos. EPI O uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) também é obrigatório.autorização de entrada não isenta do desconto nem das penalidades. É sua obrigação cuidar para que estejam sempre limpos e em bom estado. UNIFORMES É obrigatório o uso de uniformes nas áreas onde foram adotados.

• Abonadas com perda parcial da remuneração (declaração de comparecimento e atestado médico com afastamento). Estas faltas. Conforme o documento apresentado. De 6 a 14 faltas: direito a 24 dias de férias. além de sofrerem os descontos legais (dias. conforme esclarecido abaixo: • • • • • • De 1 a 5 faltas: não há prejuízo.FALTAS Será considerado falta todo dia normal de trabalho não cumprido pelo Funcionário. filhos. Faltas Justificadas São todas aquelas documentadas por atestado médico. De 24 a 32 faltas: direito a 12 dias de férias. Sem Perda da Remuneração 2 dias consecutivos pelo falecimento de esposo ou esposa. devidamente comprovada. De 15 a 23 faltas: direito a 12 dias de férias. As faltas são classificadas em dois tipos: Faltas Justificadas e Faltas Injustificadas. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 32 . elas poderão ser: • Abonadas sem perda da remuneração (atestado médico sem afastamento). • 3 dias consecutivos em virtude de casamento civil. pais. irmãos ou qualquer pessoa que viva sob dependência econômica. As declarações de acompanhante familiar justificarão as falta mas não as abonarão. Acima de 32 faltas: perda do direito das férias. horas e descanso semanal remunerado) acarretarão prejuízo para o cálculo de férias. Faltas Injustificadas São todas aquelas que não apresentam nenhuma comprovação. Faltas Legais. declaração de comparecimento ou outro documento aceito.

6o descumprimento: dispensa por justa causa. 5o descumprimento: suspensão por 3 dias. • incontinência de conduta ou mau procedimento. sem a permissão da empresa. • ato lesivo da honra. os seguintes atos: • ato de improbidade. • abandono de emprego. Serão consideradas faltas graves.• pai. • 1 dia a cada ano para a doação de sangue. 3o descumprimento: 2a advertência documentada. • negociação habitual por conta própria. • ofensa física praticada no serviço. 2o descumprimento: 1a advertência documentada. • 5 dias de descanso pelo nascimento do filho. o não cumprimento das obrigações aqui descritas poderá acarretar em punição. para o 1 dia para o alistamento militar e suas apresentações posteriores. PENALIDADES De acordo com a CLT. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 33 . 4o descumprimento: suspensão por 1 dia. • ato de indisciplina ou de insubordinação. seguindo a seguinte escala: 1o descumprimento: advertência verbal. que acarretará a dispensa por justa causa.

Informar. relativos às suas atividades e produtos.POLÍTICA DE SAÚDE OCUPACIONAL A Sóllitta Serviços tem como política:  Identificar e avaliar os riscos à saúde. quando da admissão e subseqüentemente. implementar e avaliar programas para eliminar ou controlar qualquer risco deste tipo. Em relação às práticas e políticas anteriores. imunizações e educação em assuntos relativos à saúde e higiene. Determinar. a adequação médica dos funcionários para realizar seu trabalho sem riscos indevidos a eles mesmos e aos demais. conforme apropriado. programas adotados e serviços médicos prestados devem ter as seguintes características: • Os funcionários são responsáveis pelo próprio tratamento médico. Os programas e serviços da T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página       34 . Os exemplos de tais serviços incluem exames de saúde periódicos. a empresa acredita que é boa prática serviços preventivos de saúde projetados para ajudar os funcionários a manterem e até mesmo melhorarem sua saúde. em tempo hábil e de modo eficaz. seu conhecimento sobre riscos à saúde resultante do programa de saúde ocupacional e que podem ser importantes à comunidade científica ou outras pessoas ou grupo potencialmente afetados. Fornecer ou conseguir serviços médicos necessários para o tratamento de doenças ou ferimentos ocupacionais e atendimento dos casos de emergência médica. Planejar. Ao cumprir estas políticas.

• As informações sobre funcionários.empresa não devem interferir no relacionamento dos funcionários com médicos particulares. em tais programas. deve ser voluntária. exceto: se solicitado pelo próprio funcionário em questão. cooperar com autoridades e órgãos de saúde pública e cultivar e manter relacionamentos éticos legais com funcionários. a não ser quando exames sejam necessários por lei ou por política da empresa. • A participação dos funcionários naquilo que diz respeito à manutenção da saúde. seus médicos pessoais ou grupos de médicos e com outros membros das profissões da área de saúde. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 35 .  A equipe que administra destes programas deve: cumprir os regulamentos legais aplicáveis. quando determinado por consideração de saúde pública dominantes. devem complementar os seus serviços. mas em vez disto. ou quando necessária a implementação de diretrizes a Política de Álcool e Drogas. quando solicitado por lei. para sua própria segurança ou a segurança de todos. devem ser consideradas confidenciais e não devem ser reveladas a pessoal não médico. obtidas por meio da implementação destes programas.

O mau uso de drogas lícitas ou o uso.POLÍTICA DE ÁLCOOL E DROGAS Com o objetivo de fornecer aos empregados da Sóllitta Serviços um ambiente seguro e produtivo. T R E I N A M E N T O D E I N T E G R A Ç Ã O – Página 36 . estamos introduzindo uma Política sobre o abuso de álcool e drogas. posse. distribuição ou venda de drogas ilícitas ou controladas nas dependências da empresa é proibido e passível de ações disciplinares. como também solicitar aos empregados e/ou contratados que se submetam à avaliação médica ou testes de álcool e/ou drogas. A empresa poderá proceder a buscas não anunciadas de drogas e/ou álcool nas áreas por ela ocupadas.