You are on page 1of 9

Colégio Sagrada Família Blumenau, 16 de Novembro de 2011.

Nome: Eduardo Jorge Leyen / Número 10 / 5 B Disciplina: Ciencias Professora: Milena

2. 3.Trabalho de Investigação Científica Aplicação do método científico Objetivo: Observar a germinação de sementes. não deve receber luz. coloque duas sementes.Separe 6 sementes de milho. curiosidades. . Destaque características da planta. As condições são apenas umidade. 4. Não há condições para que ocorra a germinação. tamanho e aspecto dos cotilédones e coloque a data da mesma. completa e madura. resistência do caule. Acrescente uma pesquisa sobre o tipo de planta que você escolheu para realizar este experimento.No pote n°3. . . Experimentos: . ou alpiste. para que ocorra a germinação das sementes? Hipóteses: 1. . ou qualquer outra semente que seja do seu interesse pesquisar (escolha sementes de fácil germinação) e três potes numerados (1. regue somente no primeiro dia e deixe-o recebendo luz.No pote n°2. coloque as duas sementes restantes. ou girassol.Desenhe ou fotografe as alterações mais significativas ( no mínimo dois ). tamanho das folhas. estar completa e madura.No pote n° 1. ou feijão. luz. As condições são: umidade. . . etc. coloque duas sementes e regue periodicamente ( não encharque ) e deixe em local que receba luz. estar viva. Fato: As sementes germinam Problema: Quais são as condições ideais.Anote as observações de no mínimo cinco dias destacando a cor. seguindo os passos do método científico. As condições são apenas luz. comprimento. Conclusão: Determine qual das hipóteses foi aceita e responda a pergunta feita no item PROBLEMA. oxigênio.Faça observações periódicas de cada pote.2 e 3). temperatura ótima. regue periódicamente e deixe em local escuro. estar completa e madura. Analise dos resultados: . utilidades.

sucesso. parente ancestral do girassol e da margarida. disse. Na Hungria. foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C. eu diria que está na América do Sul. Fósseis da família Asteraceae.Descrição É caracterizada por possuir grandes inflorescências do tipo capítulo . comportamento vegetal conhecido como heliotropismo. "Se alguém fosse dizer onde está a origem dessa família.está na base da árvore evolutiva. Mitos e crendices O girassol é uma flor simbólica que significa fama. "Nós encontramos uma inflorescência cujo pólen -.. na América do Sul".cujo caule pode atingir até 3 metros de altura e apresenta filotaxia [1] do tipo oposta cruzada. acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade. e sementes colocadas na beira da janela. disse Katinas. são difíceis de serem encontrados e a maioria é formada apenas por grãos de pólen. A cientista trabalha no Conselho Nacional para Pesquisa Científica e Técnica da Argentina e faz parte da equipe que vem estudando o fóssil nos últimos dois anos. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. foi encontrado na Argentina e sugere que essas plantas podem ter florescido pela primeira vez na América do Sul. na Patagônia". notável por "olhar" para o Sol..com aproximadamente 30 cm de diâmetro . Um fóssil encontrado em 2002 na região da Patagônia argentina sugeriu que as flores evoluíram primeiramente na América do Sul. Os cientistas divulgaram os resultados de suas pesquisas nesta semana em um artigo da revista "Science". ou aster. O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol. sorte e felicidade. A botânica Liliana Katinas disse à Reuters na quinta-feira que pesquisadores vêm tentando determinar o lugar de origem da família. o filho será homem.[2] História Os girassóis são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação. cientistas argentinos encontraram um fóssil com duas inflorescências primitivas que apresentavam algumas características da família aster. disseram cientistas. em uma casa onde exista uma mulher grávida. No entanto. E onde encontramos ela? Encontramos na Patagônia.. do nascente ao poente. .[3] Um fóssil belissimamente preservado de uma flor de 50 milhões de anos atrás.depois da análise de especialistas do grupo -.

muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol. é extraído o óleo de girassol que é comestível. do nascente ao poente. os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade. As sua folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia. É. em substituição a outros grãos. A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel. A sua flor é comercializada como flor de corte. O girassol é um símbolo da páscoa. A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio. segundo os cristãos. . popularmente chamados sementes. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão. multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet. A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva. Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. Utilização Dos seus frutos. porém. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal. Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado. apesar de poucas pessoas saberem.Na Espanha. para se ter sorte são necessários onze girassóis.

Pote 2 – Não germinou.Data 1 – 25/10/2011 Montagem do Experimento Data 2 – 27/10/2011 Pote 1 – Não germinou. . Pote 3 – Não germinou.

.Data 3 – 29/10/2011 Pote 1 – Uma das sementes iniciou germinação.5 cm. Pote 3 – Não apresentou alterações. Pote 2 – Uma das sementes iniciou a germinação. Data 4 – 31/10/2011 Pote 1 – Cresceu cerca de 1.

Data 5 – 02/11/2011 Pote 1 – Cresceu cerca de 2. .Pote 2 – Cresceu cerca de 3 cm. más apresentou uma cor mais branca do que a número 1. Pote 3 – Não apresentou alterações. Está se separando da semente e sua cor é verde. Está com 4 cm.5 cm.

Pote 3 – Está seco e ainda não germinou. Não foi nescessario regar. pois seu pote ainda contém bastante agua. Sua cor é de um verde bem fraco.Pote 2 – Cresceu cerca de 7 cm. . e está com 10 cm.

4.. Não há condições para que ocorra a germinação. estar completa e madura. 3. temperatura ótima. Resposta: Para que ocorra uma germinação saúdavel. As condições são: umidade. Pote 3 – A semente do pote número 3 acabou torrando. oxigênio. 2. O que aconteceu com esta planta é chamado de estiolamento. Pote 2 – A semente do pote número 2. para que ocorra a germinação das sementes? Hipóteses: 1. luz.Conclusão: . Problema: Quais são as condições ideais. estar viva. pois só foi regada no dia em que foi plantada o que fez com que ela não germine. As condições são: umidade. oxigênio. completa e madura. completa e madura. o que é uma busca desesperada de luz ( clorofila ). Observações Pote 1 – A semente do pote número 1.. As condições são apenas umidade. temperatura ótima. estar completa e madura.. luz. . estar viva.. a resposta correta é a número 1. e cresceu de forma saúdavel. As condições são apenas luz. teve uma germinção ótima. chegou a germinar. más. ao decorrer de seu crescimento acabou apresentando uma cor muito esbranquiçada.

Related Interests